A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), ligada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), que tem como função acolher as demandas da sociedade, firmou um termo de cooperação com a empresa Fundimisa - Fundição e Usinagem Ltda, visando o desenvolvimento do projeto "Utilização de resíduos da indústria de fundição na produção de produtos de concreto e base granular para pavimentos rodoviários". A Fundimisa produz ferro fundido cinzento e nodular, usinagem e pintura. Um dos principais resíduos é a areia de fundição e as alternativas de sua reutilização estão embasadas no seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Atualmente, o principal destino das areias de fundição são os aterros de descarte industrial, que além de acarretar altos custos, tanto para sua implantação quanto para manutenção, geram uma crescente preocupação ambiental. O envio e a disposição das areias descartadas de fundição em aterros industriais constituem a única solução legal, sem a necessidade de novos licenciamentos, além daqueles necessários à implantação e operação destas áreas.
Neste contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver traços, mistura entre materiais que compõem os blocos de concreto e as bases de pavimentos, incluindo o uso de diferentes teores do rejeito de fundição (areias de modelação, macharia, quebra canais e fusão) em substituição à areia natural. A realização de ensaios normativos avaliará o desempenho desses produtos (blocos) quanto a riscos ambientais e humanísticos.
A pesquisa é coordenada pelo professor mestre Diorges Carlos Lopes e pelo professor doutor André Luiz Bock, além de contar com a participação de estudantes bolsistas vinculados ao curso de graduação em Engenharia Civil. A equipe dispõe dos Laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais como infraestrutura institucional disponível para a pesquisa.
A possibilidade de reutilização de Areia de Fundição (ADF) em blocos de concreto e como base de pavimentação pode reduzir a quantidade de resíduos enviada para aterro industrial, minimizando os impactos ambientais.