A Unijuí vai selecionar estudantes estrangeiros, por meio de edital, para os cursos de Mestrado e Doutorado. A Universidade tem por objetivo elevar o número de acadêmicos de países com os quais mantêm relações de cooperação, além de seguir ampliando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiar a formação de recursos humanos de alto nível.
As inscrições abrem no dia 11 de agosto, quando ocorrerá um evento online de lançamento do edital, às 14h. Para acompanhar, basta acessar este link.
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que possuem duas vagas ofertadas no Mestrado e uma no Doutorado, para ingresso no ano de 2022, são: Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos. Além disso, os programas Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade possuem duas ofertas no Mestrado.
O acadêmico Marcel Metogbe é nascido no Benim, país localizado na África ocidental. Formou-se em Direito em seu país e foi selecionado para a Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Ele comenta que a Universidade possui professores altamente qualificados, além de promover a diversidade cultural ao receber estudantes de diferentes locais do mundo. “Possui um corpo docente qualificado e disponível ao estudante, além de possuir espaços adequados ao estudo e grandes eventos científicos que ligam a outras instituições de ensino internacionais”, afirma o beninense.
Os requisitos para inscrição são: ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas de conhecimento compatíveis com o curso pretendido; compreender e ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por todas as despesas de viagem e de manutenção durante toda a estada no Brasil.
Mais informações estão disponíveis no endereço unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado. Em caso de dúvida, contate o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
Imagem aérea da Granja Kist e Froelich
A Granja Kist e Froelich, situada no município de Santa Rosa, foi uma das oito plantas de biogás do sul do país selecionadas pelo Projeto GEF Biogás Brasil para receber investimentos incrementais e servir como Unidade de Demonstração de tecnologias e arranjos técnicos que possam ser replicados em todo o território nacional.
O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). O projeto aprovado, intitulado “Arranjo Produtivo Sustentável de uma Granja de Suínos”, foi o único selecionado do Rio Grande do Sul e contou com o apoio do Programa Inova RS - Noroeste e Missões na elaboração da proposta submetida ao edital. A Unijuí faz parte do programa como coordenadora do projeto que disponibiliza bolsistas para o trabalho de disseminação da inovação na região.
O Programa Inova RS, um Programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS) e da Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado (Fapergs), tem como propósito conectar o Rio Grande do Sul para impulsionar transformações, tendo na inovação a estratégia central para o desenvolvimento local. Organizado em oito regiões, a Região Noroeste e Missões contempla 77 municípios, dentre os quais Santa Rosa, tendo como campos prioritários o agronegócio, o setor eletrometalmecânico e a geração de energia, de modo que o apoio a este projeto é parte dos esforços para o estímulo a estas áreas.
A Granja possui cerca de 12 mil suínos - aproximadamente 2.100 matrizes e 10.000 leitões, entre maternidade e creche, e já conta com o aproveitamento dos dejetos dos animais para a produção de biogás desde 2019, possuindo atualmente dois biodigestores. A Granja já utiliza o biogás para geração de energia elétrica com finalidade de autoabastecimento, além de empregar estratégias de aproveitamento do calor residual de processos para melhorar a eficiência energética, aplicações que diferenciam a planta porque exploram a versatilidade e possibilidade de empilhamento de benefícios no sistema. Implementado pela Fageo, o projeto contou com o apoio de diversas entidades, como Emprapa, Emater e Banco do Brasil, as quais seguem parceiras do projeto.
A proposta apresentada ao edital aprimora este arranjo, implementando a valorização do digestato para produção de composto orgânico e para promover um melhor uso da água, de modo a proporcionar o fechamento do ciclo dentro da propriedade, sem causar danos ambientais ou sociais e de forma economicamente viável. Além disso, também serão realizadas melhorias no conjunto gerador, passando de 75kVA para 109kVA de potência, de forma a expandir a produção de energia elétrica, de cerca de 45 MW/mês para aproximadamente 65.4 MW/mês, permitindo um aproveitamento integral do biogás produzido pelos biodigestores e o despacho de energia para rede elétrica além da própria granja.
Como etapa final da seleção, no dia 29 de julho a Granja havia recebido a visita de uma equipe técnica formada pelo coordenador nacional do projeto e coordenador adjunto de inovação em tecnologias setoriais do MCTI, Gustavo Ramos; pela especialista em tecnologia de biogás e consultora da Unido em parceria com o CIBiogás, Natalí Nunes; pela assistente de projetos e consultora também da UNIDO, Crislaine Reis; e pelo especialista do CIBiogás, Thiago Lopez. Além dos sócios-proprietários, Edson Caetano Kist e Danieli Andrea Rambo, também estiveram presentes Bárbara Righi Cenci, Cleber Eduardo Graef e Patrícia Lazzarotti Garcia, gestores de inovação e tecnologia do Programa Inova RS - Noroeste e Missões, além de representantes da Emater/RS-Ascar, Fageo e Banco do Brasil. O resultado final do edital, publicado nesta terça-feira, dia 3 de agosto, bem como outras informações sobre o Projeto GEF Biogás Brasil, podem ser conferidas em https://www.gefbiogas.org.br.
A escolha do local como Unidade de Demonstração reforça a relevância do empreendimento para a região e a pertinência do aproveitamento do biogás em propriedades rurais, evidenciando os diversos ganhos possíveis quando se trabalha em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e de forma integrada e cooperativa.
Equipe reunida em visita técnica realizada no dia 29 de julho de 2021
O curso superior de tecnologia em Logística, ofertado pela Unijuí na modalidade Ensino a Distância (EaD), nunca esteve tão em alta quanto agora. Diante da oferta de produtos muito parecidos, até mesmo no preço, tem sido um diferencial conseguir movimentar as mercadorias com agilidade, para melhor atendimento do cliente, com o mínimo de perdas.
“Para o e-commerce, ou comércio eletrônico, a logística é um dos principais diferenciais. Não adianta você ter produtos se não tem a capacidade de entregar de forma rápida, otimizando o transporte”, explicou o coordenador da modalidade Ensino a Distância (EaD) na Unijuí, professor Luciano Zamberlan.
Com duração de dois anos e meio, o curso forma profissionais para atuar na área da logística, na gestão da cadeia de suprimentos e sistemas de armazenagem de materiais de qualquer natureza, nos segmentos da indústria, comércio ou prestadores de serviços logísticos, contribuindo para a melhoria da gestão estratégica das organizações. “O curso prepara o profissional para a gestão do transporte, para que possa pensar estrategicamente e ter vários sistemas de movimento de mercadorias, sem se descuidar do gerenciamento de estoque”, explicou.
O profissional pode atuar em distribuidoras e centros de distribuição, empresas de encomendas, em portos, aeroportos, terminais de transporte e transportadoras, por exemplo.
Interessados podem se inscrever no processo seletivo, para o terceiro módulo, até o dia 10 de setembro. No EaD, o candidato pode optar por realizar a prova online; utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado a partir de 2010; ou utilizar a nota de redação de outro vestibular da Unijuí, realizado a partir de 2005.
A Unijuí também oferta os seguintes cursos de graduação na modalidade EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Para saber mais, acesse unijui.edu.br/ead.
Reunião com estudantes que farão o intercâmbio virtual
Na última semana, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou reuniões de orientação com estudantes de diferentes cursos de graduação, que participarão de intercâmbios virtuais e com mobilidade neste segundo semestre.
Ao todo, sete acadêmicos farão parte do intercâmbio virtual na Uniminuto, da Colômbia: Letícia R. V. da Costa, Jéssica M. da Cruz e Andressa Neumann, do curso de Ciências Contábeis; Alex. B. de Oliveira e Dionato M. de Oliveira, do curso de Administração; Anna C. Berton, de Psicologia; e Francis H. M. Rodrigues, do curso de Pedagogia.
Os estudantes participaram do encontro no qual Vanderléia de Andrade Haiski, assessora de Relações Internacionais, e Fabrício Nicoletti, assistente de Relações Internacionais, orientaram sobre o intercâmbio, esclareceram dúvidas e realizaram a leitura e assinatura do Termo de Compromisso para Intercâmbio Virtual.
Para além destes acadêmicos, há um outro grupo de estudantes com candidaturas encaminhadas para a Udelar, no Uruguai, também para intercâmbio virtual.
A distância, no entanto, não diminui a ansiedade e a expectativa dos acadêmicos. "Para nós, estudantes dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD), é uma grande oportunidade participar do intercâmbio virtual, pois normalmente cursamos o EAD para conciliar as demais atividades do dia a dia”, explicou a acadêmica do curso de Ciências Contábeis, Jéssica Moreira da Cruz. “Espero, com essa experiência, agregar conhecimento pessoal e profissional, trocar experiências e informações culturais e praticar o espanhol”, completou.
“Com o intercâmbio virtual, terei a oportunidade de complementar meu currículo, interagir e compartilhar conhecimentos, tanto da área acadêmica como vivências e aprendizados. A expectativa é grande, pois sou apreciadora da cultura colombiana e também do idioma espanhol”, comentou Letícia Rosecler Viana da Costa, do curso de Contábeis.
Mobilidade
Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição dos casos de coronavírus, as universidades estrangeiras começaram a receber estudantes internacionais. Duas acadêmicas da Unijuí sairão para intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, neste segundo semestre: Larice Carolina Pereira, do curso de Direito, e Gabriela do Nascimento Vieira, de Engenharia Química.
As estudantes foram orientadas, durante o encontro, que também teve a leitura e assinatura do Termo de Compromisso de Estudos no Exterior. A professora Angélica Cristiane Moreira, interlocutora do convênio com a Universidade do Porto, também participou da reunião, compartilhando um pouco das suas experiências com a Instituição.
Para quem está prestes a realizar o intercâmbio acadêmico, é grande a expectativa. “Sem dúvidas, a possibilidade de realizar um intercâmbio é animadora. Estudar em uma das melhores e mais antigas universidades da Europa é um sonho, que se soma a poder conhecer outras culturas, lugares e pessoas. Acredito que terei uma evolução pessoal e intelectual imensa e a Unijuí será parte essencial desta conquista”, disse Larice Pereira.
Já Gabriela Vieira afirma que nunca havia pensado em estudar no exterior. “Sempre fui aquela menina que vivia no seu mundo. Quando me deparei com a oportunidade de voar para além dos meus horizontes, não tive dúvidas em embarcar nessa experiência. Procurar crescer e evoluir sempre me instigaram a querer ser mais. Tenho certeza que essa experiência irá agregar muito conhecimento e oportunidades incríveis. Ansiosa por iniciar essa etapa.”
Para informações sobre intercâmbios virtuais e de mobilidade, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0329.
Reunião com acadêmicas que farão o intercâmbio acadêmico em Portugal
Inicia-se nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, o período para inscrições com submissão de trabalhos no IV Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da sustentabilidade.
O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, de forma online, a partir de uma promoção da Unijuí - por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos e centros acadêmicos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária; com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Interessados têm até o dia 27 de setembro para se inscrever, neste link, vinculando a produção em um dos Grupos de Trabalho do evento: Ciências Ambientais (GT 1); Ciências Agrárias (GT 2); Ciências Biológicas (GT 3); Ciências Humanas e Sociais (GT 4); Ciências da Saúde (GT 5); Ciências Exatas (GT 6) e Ciências da Educação (GT 7).
Para submissão do trabalho, é necessário utilizar o template disponível na página. Os trabalhos podem ser escritos em coautoria, podendo ter até seis autores por trabalho - 1 autor mais 5 coautores. Cada autor poderá submeter até dois trabalhos.
As sessões de apresentação dos trabalhos acontecerão nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 16h, pelo Google Meet. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados como comunicação oral estendida.
O IV Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais: em busca da Sustentabilidade propõe-se a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais, e estabelecer um percurso em busca das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O Seminário agrega a XX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, XII Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas.
Mais informações podem ser obtidas neste link.
Detalhes do convênio foram discutidos nesta segunda-feira, 4 de agosto, durante visita da secretária estadual de Trabalho e Assistência Social à Universidade
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, foi selecionada para realizar a capacitação de 1,5 mil mulheres por meio do programa estadual RS TER – Mulheres Empreendedoras. A iniciativa tem como objetivo ofertar ferramentas necessárias para o empreendedorismo feminino. Detalhes do convênio foram discutidos nesta quarta-feira, 4 de agosto, durante a visita da secretária estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, à Unijuí. Estiveram presentes na reunião a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e Impacto Socioambiental (Criatec), Maria Odete Palharini.
Segundo a secretária Regina Becker, o programa vai estimular a participação da mulher nos processos de geração de trabalho e renda. “Precisamos ter uma perspectiva de capacitar mulheres que querem estar mais preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. Temos certeza de que este projeto vai oferecer instrução, assessoria e sobretudo o acompanhamento à ampliação das habilidades dessas mulheres, que serão empreendedoras futuras na construção das bases para o desenvolvimento do Estado, tendo em vista o serviço de excelência que presta a Unijuí dentro da área do conhecimento."
Para a reitora da Unijuí, Cátia Nehring, o projeto marca, efetivamente, uma das missões da Universidade a partir da sua fundação, que é contribuir, por meio da educação, com o desenvolvimento da região. ”A pandemia acabou agravando as desigualdades, por isso o processo formativo de mulheres que são responsáveis por suas famílias é bastante necessário. Por meio da expertise trazida pela Criatec entendo que será, de fato, um case de sucesso no sentido da Fidene marcar o seu trabalho em relação ao enfrentamento das desigualdades”.
Para a execução do RS TER - Mulheres Empreendedoras, o governo estadual fará o repasse de R$ 350 mil à Universidade, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip). As vagas foram direcionadas às mulheres em todo o Estado que se inscreveram junto à secretaria.
A Unijuí aguarda a assinatura do convênio para iniciar as atividades. A coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, explicou como funcionará o programa. “Iremos trabalhar em cinco eixos a partir da liberação dos recursos. Vamos trabalhar focados nas empreendedoras e no planejamento, execução e monitoramento do negócio. Recebo nesta quarta-feira o perfil das inscritas e, a partir disso, iremos organizar os módulos de acordo com a necessidade e montar as turmas conforme a realidade de cada uma. Nosso grande objetivo é entregar resultados e impactar positivamente a vida das pessoas", disse.
A Unijuí lançou o projeto Innovation in Teaching Methodology: Virtual English Teaching Fellow at Unijuí. A iniciativa consiste em cursos, destinados aos professores da rede pública, estudantes do curso de Letras da Unijuí e professores do Ensino Superior. O objetivo é debater metodologias de ensino da língua inglesa, além de utilizar o idioma como meio de instrução, buscando soluções organizadas para fazer frente aos desafios da docência na contemporaneidade.
O projeto foi aprovado junto ao consulado dos Estados Unidos no Brasil e conta com apoio do Programa Fulbright. As formações vão contar com a presença virtual de um “fellow'', ou seja, de um professor norte-americano, que irá ministrar as aulas. Essa será uma oportunidade para os professores qualificarem suas metodologias, trabalhando com a língua inglesa como um meio para levar o conhecimento de suas áreas aos estudantes da graduação e pós-graduação.
A aula inaugural do projeto ocorreu na segunda-feira, dia 3 de agosto, de forma online. O encontro contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da oficial de Assuntos Públicos/cônsul para Assuntos de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Sarah Borenstein; do diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil, professor doutor Luiz Valcov Loureiro; e da professora e virtual English Language Fellow da Unijuí, doutora Susan Crosbie.
Também estavam presentes a coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês, História e Pedagogia, professora Taíse Neves Possani; e o coordenador do projeto e professor do curso de Letras, Anderson Amaral de Oliveira.
O professor Anderson salientou que a parceria entre a Unijuí com o Consulado e com o Programa Fulbright foram fundamentais para o desenvolvimento desta ação. “São nossos parceiros de longa data nos projetos. Isso nos possibilita trazer professores americanos para trabalhar conosco na Unijuí. Considero uma oportunidade ímpar para a Universidade e para região”, disse. Segundo Sarah Borenstein, após tanta cooperação, a expectativa para o projeto é positiva. “Espero que seja uma oportunidade rica para todos, com muitas trocas e sinergia positiva. Espero também que logo possamos voltar a ter mais interações presenciais e que algum dia eu possa visitá-los em Ijuí”, comentou.
A professora do projeto virtual English Language Fellow da Unijuí, doutora Susan Crosbie, sugeriu aos estudantes que tragam sempre seu bom humor para dentro da sala de aula. “O inglês de ninguém é perfeito, então não tenham vergonha. Eu sei que vocês têm interesse em aperfeiçoar sua metodologia de ensino e é por isso que estão aqui. Então quero que vocês experimentem tudo, que simplesmente arrisquem. Participem de tudo e eu realmente quero que vocês lembrem que devem aproveitar as aulas e a colaboração entre os colegas, pois assim tenho certeza que vocês irão perceber grandes avanços em suas metodologias de ensino. Por fim, lembrem-se de trazer seu senso de humor às aulas, nós queremos nos divertir”, afirmou.
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, afirmou que a parceria com o Programa Fulbright é muito importante para viabilizar o projeto institucional de ampliar a adesão da língua estrangeira para os professores da Universidade e também da rede básica de ensino. “Nos orgulha muito sermos parceiros neste projeto e nosso propósito é continuar a investir para possibilitar oportunidades como esta, cada vez mais. É importante atrever-se e construir um sistema de comunicação, por isso, aproveitem essa oportunidade e sejam um grupo que mobiliza movimentos para que cada vez mais nossas aulas tenham a integração de idiomas. Que a riqueza da diversidade das línguas estrangeiras sejam exploradas em nosso ensino”, finalizou.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
Nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, a Unijuí firmou um convênio com a Prefeitura de Santa Rosa para oferta de cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD). O encontro para oficialização da parceria contou com a presença do vice-prefeito, Aldemir Ulrich; do coordenador do Campus da Unijuí em Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer; e dos analistas de negócios da Universidade, Tarso dos Reis Fin e Karin Riedner.
O convênio permitirá que servidores da prefeitura, cônjuges e dependentes, além de estagiários, tenham desconto de 25% nos cursos de graduação EaD ofertados pela Unijuí. Também oportuniza a realização de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou curso de extensão com 10% de desconto na mensalidade.
Somente para graduação, a Universidade oferece 15 possibilidades na modalidade Ensino a Distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Segundo o vice-prefeito, Aldemir Ulrich, oportunizar qualificações faz parte do planejamento estratégico. “Queremos que todos tenham oportunidade de estar em qualificação contínua”, disse.
Local é um importante espaço de prática aos acadêmicos
O Laboratório de Solos da Unijuí é mais do que um espaço de prática para os estudantes e de suporte para a realização de análises de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), por exemplo. O espaço atua na prestação de serviços a agricultores, cooperativas, prefeituras, associações e demais entidades da região, realizando análises básicas e completas de nutrientes do solo, teor de argila, pH em água, índice SMP, fósforo e potássio disponível, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis, de cobre, zinco, ferro, manganês e boro. No Laboratório também são realizadas análises granulométricas, além de análises de tecido vegetal.
“A análise de solos é importante para o desenvolvimento de projetos de planejamento para utilização de áreas. E é por meio desta análise que podemos acompanhar o histórico de cultivo periodicamente e que podemos controlar a capacidade de fertilidade de solo e suas possibilidades a longo prazo, o que reflete em resultados positivos tanto para a agricultura tradicional quanto para a de precisão”, explicou a professora doutora do curso de Agronomia e responsável técnica do Laboratório de Solos, Fernanda San Martins Sanes.
Conforme explica a docente, a análise de solos é solicitada, por exemplo, por algumas instituições financeiras no processo de financiamento para custeio dos cultivos agrícolas, além de ser necessária para o seguro agrícola. “O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro exige a apresentação de análises química e física do solo. Cada uma possui peculiaridades, podendo ser solicitadas a qualquer momento durante o seguro”, explica a professora.
Integrante da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Rolas), órgão que coordena o programa de controle de qualidade das análises de solo, o Laboratório de Solos da Unijuí está atento a alguns cuidados que podem influenciar no resultado da análise, como o período e número de coletas, o material utilizado e as profundidades coletadas. Conforme explica a professora Fernanda, erros podem ocorrer nas etapas de análise, o que pode alterar as recomendações de fertilizantes.
“Um dos erros mais comuns é o de coleta das amostras. Uma amostragem não representativa da área pode causar distorções grandes, maiores que 50% na avaliação de fertilidade”, explica a professora, lembrando que a correta amostragem é mais difícil de ser executada em áreas com sistema de plantio direto, onde há utilização de adubação em linha, pela maior variabilidade, tanto vertical quanto horizontal.
Para quem deseja mais informações, o contato é 3332-0200 - Ramal 3327.
Estudantes dos cursos de Comunicação da Unijuí são frequentemente instigados a colocar em prática a teoria passada em sala de aula. A disciplina de Produção Audiovisual e Multimídia, sob orientação da professora Márcia Almeida, propôs aos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda a elaboração de um podcast sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O podcast foi elaborado com 11 episódios, com base nos 17 Objetivos, e pode ser conferido neste link.
O podcast foi produzido numa parceria entre os acadêmicos e a Rádio Unijuí FM, que entrou como cliente das produções acadêmicas. Inicialmente, foi realizada uma reunião de briefing com a diretora da Rádio Unijuí FM, Claudia Bohrer. Posteriormente, os estudantes selecionaram os ODS de interesse e produziram o podcast. Ao longo dos episódios há a presença de vários convidados que são referências em cada área trabalhada.
O primeiro episódio do podcast foi produzido pelos estudantes Fidel Arthur Franco dos Santos e Mônica Taíza Mülhbaier. É uma introdução à temática das produções, que relaciona a cidadania e os ODS/ONU. Os acadêmicos explicam brevemente o que são os 17 ODS e a importância do esforço conjunto para sua promoção.
O segundo episódio foi desenvolvido pelos estudantes Alessandro Haab Welter e Matheus Bernardo. Na produção, eles trazem o ODS 3, Saúde e Bem-Estar. O foco da produção foi a saúde mental. O terceiro episódio foi produzido pelas acadêmicas Mozara Aguilar Sandri e Laura Foletto dos Santos. Com a escolha do ODS 5, elas trouxeram como abordagem as mulheres transsexuais na sociedade.
O quarto episódio trouxe o ODS 11, Cidade e Comunidades Sustentáveis. Foi produzido pelas estudantes Aline Denise Gehrke e Brenda Berwanger Silva Pereira e trabalhou a temática de cidades do futuro. O quinto episódio teve como tema o ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis. Com a produção das alunas Marjory Mayer, Marina Moesch Silveira e Mariane Martins dos Santos, o episódio abordou sobre a indústria da moda.
O sexto episódio foi produzido pelos estudantes Andrei Martins e Gabriel Roggia Jaskulski. Eles trabalharam com o ODS 15, Vida Terrestre. Os estudantes trabalharam os cuidados com a terra e o uso exagerado de agrotóxicos e os impactos no solo. O sétimo episódio teve como escolhido o ODS 7, Energia Acessível e Limpa. A produção foi feita pela acadêmica Evelin Ramos Rosa e teve como tópico principal a importância de uma energia acessível e limpa no desenvolvimento regional e sustentável.
O oitavo episódio foi desenvolvido pelo estudante Davi Covari sobre o ODS 6, Água Potável e Saneamento. A abordagem foi baseada no esgotamento sanitário e no saneamento básico. O nono episódio foi sobre o ODS 14, Vida na Água, e foi produzido pelo estudante Rubian Bottega. A abordagem teve como foco a importância dos oceanos.
O décimo episódio foi sobre o ODS 10, Redução de Desigualdades. A produção foi feita pelas alunas Amanda Calegaro Thiel e Ariane Wendland de Souza. O foco do episódio foi a desigualdade econômica. O último episódio do podcast foi produzido pelo acadêmico Giovanni Pasquali Piovesan. O ODS trabalhado foi o 13, Ação contra a mudança global do clima. O estudante trouxe como ponto central as metas de produção e meios de alcançar os objetivos.
A atividade foi finalizada com ótimos resultados. Os acadêmicos conseguiram, de forma dinâmica e descontraída, trazer para discussão um tema tão importante quanto os ODS/ONU.
Por Krislaine Baiotto, estagiária do curso de Jornalismo da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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