Um dos componentes do currículo da Graduação Mais, a Formação Pessoal e Profissional (FPP), tem proporcionado aos acadêmicos da Unijuí a integração de diversos cursos, possibilitando práticas mais dialógicas. Exemplo disso é a disciplina de Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea, ministrada pelos professores Jóice Graciele Nielsson e Doglas César Lucas.
Durante a realização da FPP, foram trabalhadas questões específicas envoltas nos direitos humanos, como questões raciais, indígenas e de gênero, de modo geral, e como isso afeta a vida de todos a partir das experiências vividas e compartilhadas nas aulas. Além disso, os temas também foram tratados de forma ampla, analisando o cenário da região em que os estudantes residem.
“Cada aula foi uma descoberta, uma oportunidade de refletir com os estudantes a partir de dinâmicas diferentes. Pudemos ouvir relatos, trocar experiências e informações, aprender em conjunto pensando nos processos de formação de cidadãos para que possam conviver em espaços em melhores condições de vida. Para mim, enquanto professora, discutir temas tão fundamentais com acadêmicos de vários cursos é muito enriquecedor ”, explicou a professora Jóice Nielsson.
“A disciplina possui caráter diverso que implica diretamente na vida como dos sujeitos. Quando falamos sobre direitos humanos, não estamos falando apenas do direito ou área específica, mas de questões que envolvem a nossa convivência humana em todas as áreas”, pontuou a docente, acrescentando que “a oferta das disciplinas de Formação Profissional e Pessoal concretizam o papel da Universidade que é oferecer a possibilidade de ensino e aprendizagem de forma ampla, interdisciplinar e que aborde temas que são fundamentais para a vida pessoal e profissional de cada um dos estudantes”.
A docente analisou ainda a realização da primeira oferta da disciplina. “Foi um grande acerto da Unijuí. As FPPs contribuirão imensamente para a formação de estudantes conectados com as demandas do século XXI. Bons profissionais, mas também boas pessoas, capazes de conviver em sociedade e que respeitam os direitos humanos. A experiência foi extremamente satisfatória e exitosa”.
Já o professor Doglas Lucas acrescentou que o tema despertou a curiosidade dos alunos. "Acredito que a experiência foi positiva e tende a ser aprimorada nas próximas edições”. A acadêmica do 1º semestre do curso de Direito da Unijuí, Amanda Schafer, destacou que participar desta FPP foi uma experiência gratificante e de grande aprendizado.
“Foram aulas excepcionais, que contribuíram muito para a minha formação pessoal e profissional, ensinamentos que ficarão comigo para vida. Os direitos humanos são de fundamental importância para uma sociedade civilizada. Acredito que todo cidadão deveria estudar este tema devido a sua grande importância, refletir sobre eles e como colocá-los em prática. Assim, viveríamos numa sociedade melhor. Terminei as aulas com uma nova visão e por isso, sou grata por essa experiência que me dá um importante embasamento para compreender o ser humano e o direito através da sua principal função, que é de garantir a dignidade para todos”, frisou.
A Unijuí preparou uma Pós-Graduação Lato Sensu totalmente voltada aos enfermeiros que desejam se preparar para a assistência a pacientes gravemente enfermos, em Unidades de Terapia Intensiva. A especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva possui a duração de dois anos e, em razão da pandemia de covid-19, foi estruturada para que as aulas aconteçam de forma online. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho, com previsão de início do curso em 23 de julho.
“A especialização é um diferencial ao profissional. O curso prepara para o atendimento de pacientes que têm uma complexidade maior, que requerem um atendimento mais especializado. O enfermeiro precisa desenvolver competências específicas para atender às demandas deste perfil de paciente”, explicou a coordenadora do curso, professora Bruna Nadaletti, lembrando que as aulas vão acontecer em plataforma adequada, com acompanhamento contínuo dos professores.
Os encontros acontecem quinzenalmente e, ao final do curso, o estudante ainda realiza um estágio. “Depois que o estudante tem contato com a parte teórica, o estágio acontece dentro de serviços de saúde de Ijuí e da região, mais especificamente em unidades de terapia intensiva. A ideia é que ele saia do curso com uma bagagem teórica e com a experiência prática”, reforçou a professora.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos.
A Unijuí também está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Controladoria e Gestão Empresarial; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, no Campus Ijuí; e em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário no Campus Três Passos.
Para quem prefere a modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Marketing, MBA em Gestão e Negócios Bancários e Psiquiatria.
Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Mesmo que lentamente, a vacinação contra a Covid-19 avança pelo país. Contudo, o número de casos, mortes e internações conta com uma inexpressiva ou, até mesmo, inexistente redução. Quais são os fatores que levam o Brasil a estar “na contramão” do enfrentamento à pandemia de coronavírus?
No Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 10 de junho, o assunto debatido foi justamente este: “Covid-19: Por que estamos na contramão do enfrentamento?”. O que a conversa revelou é que os números não só não estão diminuindo, como, novamente, estão aumentando na região. Os convidados do programa foram o secretário municipal de Saúde e professor da Unijuí, Márcio Strassburger; a diretora Técnica e coordenadora da internação Covid-19 do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Mariele Zardin; o coordenador Técnico do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) e professor da Universidade, Matias Nunes Frizzo.
Ao analisar a situação municipal e regional da pandemia, o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, afirmou que o cenário é de preocupação. “Temos uma grande quantidade de casos ativos, um aumento no número de confirmações e na procura pelo Centro de Triagem. Não chega a ser o que enfrentamos em março, quando atingimos um pico de 1.050 pessoas com coronavírus ativo e a média de consultas diárias era de 140, mas precisamos ter mudanças de comportamento para garantir a redução desse número de casos”, destaca e acrescenta “estamos com 334 pessoas com a doença ativa, uma média de 90 consultas diárias no Centro de Triagem e em torno de 32% da população vacinada”. Ele ressalta ainda que houve uma mudança no perfil das pessoas que buscam atendimento. “Hoje, talvez mais de 80% das pessoas que procuram o Centro de Triagem são pessoas jovens, abaixo de 50 anos, enquanto a procura da população idosa reduziu significativamente, certamente já por efeito da vacina”, avalia Márcio.
A análise do professor Matias Frizzo vai ao encontro da do secretário. Segundo ele, os números observados no Unilab também vêm crescendo nas últimas semanas, tanto o quantitativo de testes realizados quanto o percentual de casos positivos. Além disso, o perfil das pessoas que procuram os testes também é de uma faixa etária mais jovem. “A circulação viral está alta e as novas variantes podem oferecer maiores riscos de contaminação e agravamento do quadro, o que contribui para a internação da população jovem. Mesmo que no início da pandemia a maior preocupação era com idosos, hoje percebemos que também há uma busca pelos serviços hospitalares pela população jovem”, enfatiza Matias.
A avaliação da coordenadora da internação Covid-19 do HCI, Mariele Zardin, é ainda mais enfática. "Na minha opinião já estamos na terceira onda. Nós estamos vendo pacientes com comportamentos totalmente diferentes das outras vezes, pacientes que pioram em dois dias, pacientes jovens, a média de idade em torno de 40 anos. Então é um novo comportamento do vírus e com esse aumento da taxa de incidência, provavelmente já estamos vivendo a terceira onda sim”, alerta a médica.
Por Amanda Thiel, acadêmica de Jornalismo.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
A partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, acadêmicos da Unijuí já podem realizar a rematrícula para o segundo semestre de 2021. Basta acessar o Portal do Estudante, clicar diretamente no banner (abaixo)
ou na aba Estudante (abaixo), selecionando Matrícula e Efetuar Matrícula.
A diferença, neste ano, é que o processo de rematrícula acontece em etapa única, entre os dias 10 e 21 de junho.
Quem não realizar a rematrícula neste período, poderá efetuar fora de prazo, de 2 de julho a 13 de agosto, porém, com pagamento de taxa.
No mesmo período, de 10 a 21 de junho, é possível realizar a matrícula para as disciplinas ofertadas no período de férias. Os componentes que constam como presenciais no sistema serão ofertados, no mês de julho, de forma online, em razão da pandemia de covid-19.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo chat 3332-0200, telefone 3332-0444 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.
Procurando um curso com alta empregabilidade, estabilidade profissional e com amplo campo de atuação? O curso de licenciatura em Letras: Português da Unijuí, ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), possui estas características. Com duração de cinco anos, o curso prepara para atuação no ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio.
“O profissional da área de Letras: Português também poderá trabalhar em projetos educacionais interdisciplinares, em cursos preparatórios, cursos de Português para estrangeiros, cursos de Português como língua de acolhimento para imigrantes e outros contextos de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. O curso prepara, ainda, para utilização da linguagem nos mais variados contextos profissionais, como editor, revisor, consultor, assessor, produtor cultural e em atuações com secretariado executivo”, explicou a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani.
O curso propicia uma formação humana e intelectual para quem deseja complementar e qualificar sua trajetória pessoal e profissional e ainda permite que os estudantes vivenciem experiências como bolsistas de Iniciação à Docência. “Os acadêmicos têm a possibilidade de atuar com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura em escolas básicas desde o início do curso”, lembra a professora.
O curso organiza-se em trimestres, sendo um módulo por trimestre com três ou quatro disciplinas de 40h ou 80h, totalizando 15 módulos.
O número de trimestres por ano respeita o tempo do estudante, sem sobrecarga de atividades e sem precarizar o nível formativo necessário à formação profissional qualificada em nível universitário. “Cada disciplina possui material próprio produzido por professores com experiência na área e voltado para o perfil de estudos da educação a distância. Os estudantes são acompanhados diariamente pelo tutor em cada disciplina e recebem acompanhamento sistemático e constante pelos professores, com possibilidade de diálogo e experiências formativas diversificadas diretamente com o professor”, reforça Taíse.
Inscrições para o terceiro módulo dos cursos EaD já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
A Instituição também oferta os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais na modalidade EaD.
Nadine Paré, do curso de Ciências Biológicas, e Maria Luiza Zimmermann, do curso de Direito
A disciplina de Formação Pessoal e Profissional denominada Projeto de Vida e Carreira, desenvolvida neste primeiro semestre de 2021 dentro da Graduação Mais da Unijuí, foi ministrada com o objetivo de sensibilizar e inspirar o autoconhecimento dos estudantes. Baseada em quatro pilares - autoconhecimento, inspiração, minha contribuição para sociedade e objetivos e metas, na disciplina os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre cada ponto, podendo desenvolver atividades significativas para o processo formativo.
A metodologia busca sensibilizar o acadêmico para entender o processo da escolha profissional em cada passo dado a partir da entrada na Universidade, fazendo um contraponto com a importância dos aprendizados também para sua vida pessoal. “Na disciplina de Projeto de Vida e Carreira sugerimos, dentre as diversas atividades realizadas, que os estudantes citassem pessoas inspiradoras, nas quais poderiam achar pontos que os motivassem pessoal e profissionalmente. Surgiram vários nomes, como familiares e pessoas famosas, a exemplo da modelo Gisele Bündchen, Madre Teresa de Calcutá e a pintora Frida Kahlo”, destacou o professor da disciplina, Luciano Zamberlan.
Para a estudante do curso de Ciências Biológicas Nadine Paré, o assunto que mais lhe chamou atenção foi a etapa do autoconhecimento. “A disciplina fez com que eu olhasse para o meu interior e visse como eu realmente sou. Além disso, poder transmitir para um papel as duas pessoas que mais me inspiram, meu pai e minha mãe, me deixou muito realizada”, comenta.
Já para a estudante do curso de Direito, Maria Luiza Zimmermann, as disciplinas que levam em consideração as questões emocionais dos estudantes que estão ingressando na Universidade demonstram sensibilidade e empatia. “Era apenas esperado que esses indivíduos soubessem o que querem para o resto de suas vidas, e quando demonstrassem algum sinal de indecisão, fossem incentivados a manter para si. O Projeto de Vida e Carreira é uma disciplina que entrou como uma forma de preencher essa lacuna na formação do estudante da universidade, criando um espaço onde acadêmicos de todo tipo de curso podem expressar suas incertezas e dúvidas, um espaço onde seus sentimentos são valorizados ao invés de serem tratados como uma mera inconveniência. Pelo menos foi essa a lacuna que a matéria preencheu para mim. Sou muito grata ao processo de autoconhecimento que a matéria me possibilitou ter. Posso afirmar que é indispensável e que todos deveriam ter esse tipo de experiência alguma vez na vida”, conclui.
No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o curso de Ciências Biológicas e o Programa de Educação Tutorial – PET Biologia da Unijuí realizaram um mutirão de limpeza para o recolhimento de resíduos sólidos junto à Trilha da Vó Preta, marcando a inauguração do espaço. A atividade fez parte do lançamento oficial de dois projetos: “Resgate histórico e ambiental da Trilha da Vó Preta” e “Trilhas do Campus – Trilha da Vó Preta: a educação socioambiental na conexão entre a natureza, a história e a cultura”.
“Estes dois projetos têm como objetivo instituir oficialmente a Trilha da Vó Preta junto à área de proteção permanente do Arroio Espinho, no Campus da Unijuí, qualificando-a para torná-la um espaço ecopedagógico de educação ambiental, que possibilite a construção de saberes e de conhecimentos que colaborem para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, contribuindo, assim, para uma gestão ambiental democrática das águas no Município de Ijuí”, explicou a professora do curso de Ciências Biológicas, Francesca Ferreira.
Os dois projetos, conforme destaca a docente, foram aprovados e financiados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente – Edital nº 01/2019, e pelo Edital Concurso Cultural Nº 04/2020 – Culturas Diversificadas da SMCET/ Ijuí – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
“A ideia de realizar a inauguração foi mostrar às pessoas que este é um espaço qualificado para ser visitado e preservado em Ijuí”, completou Francesca, lembrando que todas as atividades objetivam o conhecimento sobre o trajeto das águas, bem como a conscientização e sensibilização para preservação e recuperação dos recursos hídricos, com foco em ações locais e na promoção da saúde pública e do bem viver. As atividades estão conectadas às ações propostas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para conferir as fotos e saber mais sobre a Trilha da Vó Preta, acesse este link.
Fotos: Stefani Grutka
3º Seminário Internacional aconteceu na Unijuí em 2018
O 4º Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais em busca da sustentabilidade, está sendo organizado pelo Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Unijuí, com seus respectivos Centros Acadêmicos. O evento será realizado de 8 a 10 de novembro, de forma online.
O seminário será realizado em um momento de profundos desafios para a produção de alimentos, fibras e energia, para a sustentabilidade econômica, social e ambiental e para a promoção ao acesso aos alimentos, ao combate à exclusão, à miséria e ao fim da fome. Nos últimos anos, o volume da produção de alimentos atingiu limites suficientes para atender às necessidades humanas, entretanto, devido ao seu uso para outras finalidades e à impossibilidade de acesso, ainda faz com que cerca de 10% da população não consiga se alimentar dignamente.
Diante disso, o 4º Seminário Internacional se propõe a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais e estabelecer um percurso em busca de atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Para tanto, estão sendo convidados profissionais renomados e reconhecidos pela comunidade acadêmica que perpassam as áreas das ciências humanas, agrárias, sociais, ambientais e econômicas.
O projeto foi submetido e aprovado no recente Edital de Auxílio à Organização de Eventos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e receberá recursos para viabilizar a impressão de um livro sobre a temática abordada no evento.
Estima-se a participação de 300 participantes, entre acadêmicos, profissionais e professores. Ao final do seminário, espera-se que o mesmo consiga produzir uma síntese sobre os desafios a serem enfrentados na formação de recursos humanos e na produção acadêmica interdisciplinar em Ciências Agrárias e Ambientais nos próximos anos.
Concomitante à realização do 4º Seminário Internacional, serão realizadas a 20ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, 12ª Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e Semana do Curso de Ciências Biológicas. Participam da Comissão Organizadora: Roberto Carbonera (coordenador geral), Angélica de Oliveira Henriques, Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira, Christiane de Fátima Colet, Daniel Rubens Cenci, Ester Matter, Felipe Libardoni, Fernando Silvério Ferreira da Cruz, Juliana Maria Fachinetto, José Antônio Gonzalez da Silva, Laura Pereira, Márcia Jung, Luana Fillipin da Rosa, Michele Renz Scheer, Natiane Basso, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Stefani Alexandra Grudka e Vidica Bianchi.
A tecnologia é a peça-chave na incorporação de práticas sustentáveis no campo. A otimização de recursos, ao mesmo tempo que alavanca o desempenho agrícola, entrega valor ao produto, assegura a perenidade do negócio e não compromete o futuro do meio ambiente. Mas como está a digitalização do campo na nossa região?
Para debater o tema “Digitalização do Agro: o uso das tecnologias para potencializar a produtividade no campo”, o Rizoma Temático da Unijuí FM foi ao ar nesta quarta-feira, dia 2 de junho, com quatro convidados: o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli; o professor do curso de Agronomia e coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Grãos e Forrageiras da Unijuí, Ivan Carvalho; a representante da startup Agricon, Eduarda Olivia Schneider; e o representante da APC Inova, Alessio Cagliari.
Segundo Condorelli, a digitalização no campo vem crescendo rapidamente. No passado, como conta, o lema das famílias era: se o filho não quisesse estudar na zona urbana, iria para a fazenda. Hoje há uma alteração: só vai para fazenda quem estudar. “Temos uma necessidade de maior produtividade, com maior resultado econômico, num mesmo espaço territorial. Isso faz com que tenhamos um avanço muito grande da eficiência de produção e, óbvio, uma evolução em tecnologias, em todas as regiões”, destacou.
Professor na Unijuí, Ivan Carvalho reforçou que o agricultor é uma pessoa informada e que, hoje, o campo é regido por tecnologia embarcada, GPS e imagens por satélite, por exemplo. “O que eu observo, na região, é que há muitos produtores utilizando tecnologias de ponta, outros que estão se adaptando e outros que ainda passam por processo de adaptação. Acredito que, nos próximos cinco anos, teremos uma reviravolta tecnológica”, afirmou.
Eduarda explicou que a Agricon nasceu com o objetivo de conectar produtores rurais a compradores, nos mercados interno e externo, a partir de uma plataforma digital que usa tecnologia blockchain. “Além da comercialização do produto, trabalhamos com a conexão destes dois importantes elos da cadeia, realizando a rastreabilidade deste produto. O objetivo é valorizar a cadeia do agronegócio. Precisamos dar voz aos produtores rurais e aos agentes que interferem neste processo, trabalhando para que essa cadeia chegue à gôndola do consumidor”, completou Eduarda.
A APC Inova realiza o monitoramento e controle de produtos, reduzindo perdas e permitindo a gestão em tempo real. O software de automatização desenvolvido otimiza o controle da unidade armazenadora, gerando agilidade, segurança e precisão a partir da coleta de informações em tempo real, que pode ser realizada de qualquer dispositivo conectado à internet. Segundo Alessio, hoje a APC Inova possui um mix de produtos e o desafio é manter a qualidade no pós-colheita, no processo de armazenagem. “Não só manter, mas entregar a gestão da armazenagem do produto na palma da mão do produtor”, disse.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
Se você não quer perder tempo e deseja ingressar em um curso de graduação ainda neste segundo módulo, fique atento: até o dia 4 de junho, a Unijuí recebe inscrições para os cursos da modalidade Ensino a Distância (EaD).
Caracterizados pela flexibilidade de horários, os cursos adaptam-se à rotina de quem não tem tempo para estudar presencialmente, ou que simplesmente preferem estudar de qualquer lugar. Os estudantes têm acesso a uma plataforma e materiais didáticos desenvolvidos especificamente para estudantes da modalidade. Além disso, os cursos contam com um corpo docente qualificado, que interage com os estudantes – diferente de outros cursos de graduação a distância, que possuem apenas tutores.
Atualmente, a Instituição conta com 15 cursos a distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Inscrições devem ser realizadas em unijui.edu.br/ead. O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados podem ganhar 50% de desconto no primeiro módulo do curso.
A Unijuí conta com polos EaD nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana.
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