Internacionalização: Unijuí recebe comitiva da República Tcheca - Unijuí

Internacionalização: Unijuí recebe comitiva da República Tcheca

A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, e o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, receberam na tarde desta sexta-feira, dia 2 de julho, uma comitiva com representantes da República Tcheca. O encontro foi acompanhado pela assessora de Relações Internacionais da Instituição, Vanderleia de Andrade Haiski.

A comitiva contou com a presença do cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz de Azevedo; da presidente da Associação Tcheca Brasileira Karin Musel; da professora de tcheco em missão por parte do Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca, Kristýna Omastová; do pesquisador André Haiske, que está desenvolvendo estudos sobre a contribuição da imigração tcheca e austríaca no Brasil; e do assessor da Associação Cultural Tcheco-Brasil/RS, Matheus Leite. O grupo esteve na Universidade acompanhado do professor Adelar Baggio.

Em Ijuí, a comitiva fez a entrega de uma carta, apoiando o município para que receba o título de Capital Mundial das Etnias. “Reconhecemos o trabalho, o empenho da comunidade em preservar a sua bagagem cultural, suas etnias”, destacou o cônsul Fernando Lorenz de Azevedo, que fez um relato das potencialidades da República Tcheca, que tem como projeto ser reconhecida, até 2025 ou 2030, como uma das 10 nações mais desenvolvidas em Inteligência Artificial e robótica.

Fernando fez a entrega de um catálogo à reitora Cátia Nehring, com informações de universidades tchecas que podem vir a estreitar laços com a Unijuí.

A Universidade, como destacou a reitora, é uma das apoiadoras do movimento que busca trazer este reconhecimento a Ijuí como a Capital Mundial das Etnias. Destacou, ainda, que a Instituição trabalha fortemente a internacionalização, ampliando as possibilidades de vivências, em diferentes países, aos seus acadêmicos.