Encontro de Ouvidores do Rio Grande do Sul é realizado na Unijuí - Unijuí

Encontro de Ouvidores do Rio Grande do Sul é realizado na Unijuí

Na última segunda-feira, dia 28 de junho, a Unijuí sediou o 9º Encontro de Ouvidores do Rio Grande do Sul. O evento, cuja temática principal foi "A ouvidoria como canal de interação com a sociedade", contou com a participação de mais de 50 profissionais de ouvidoria do Rio Grande do Sul e de diversos outros estados brasileiros, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás.

No cerimonial de abertura, a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, cumprimentou a todos, ressaltando a satisfação em promover o evento, uma vez que as ouvidorias são canais essenciais de comunicação nas Instituições de Ensino Superior, já que possibilitam conhecer a percepção das comunidades interna e externa sobre o projeto institucional. Destacou, ainda, que as informações oriundas das ouvidorias, alinhados à avaliação institucional, constituem-se em  ferramentas de gestão que contribuem com o planejamento dos cursos e da Universidade.

As palestras realizadas foram "Ouvidoria nos processos de avaliação Institucional", ministrada pelo professor Thiago Ferreira Braga Alves, ouvidor do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); “A comunicação nos processos de ouvidoria”, ministrada pela professora mestra Márcia Almeida (Unijuí); e "As competências socioemocionais do ouvidor", ministrada pelo professor doutor Francisco Arseli Kern, ouvidor da PUCRS.

A professora Laura Scheren Dalpiaz, ouvidora da Unijuí, encerrou o evento agradecendo os palestrantes e destacou que o alinhamento do conteúdo das temáticas abordadas evidenciaram a importância do papel do ouvidor, especialmente na prevenção de conflitos. Também ressaltou a importância do ouvidor que,  além de competências técnicas, deve comunicar, informar, conceder feedback com agilidade e, principalmente, ter o cuidado com a vida das pessoas.

No final do evento, a presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e Hospitais de Ensino (FNOUH), professora doutora Luciana Bertachini, fez o convite para o encontro nacional que será realizado de 25 a 27 de agosto, promovido pela Universidade de Brasília (UNB).