Ciência para Todos Unijuí 2 abre programação na segunda-feira - Unijuí

Ciência para Todos Unijuí 2 abre programação na segunda-feira

Diversas atividades serão realizadas por meio dos projetos de extensão

Primeira edição do Ciência para Todos aconteceu em 2019

Integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Fidene/Unijuí promove, de 5 a 9 de julho, a segunda edição do Ciência para Todos, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento, diferente da edição de abertura, acontecerá de forma totalmente virtual, com uma extensa programação elaborada a partir dos projetos de extensão que são desenvolvidos na Universidade.

“O Ciência para Todos é um grande guarda-chuva, que permite que os projetos de extensão mostrem suas produções à comunidade e que também desenvolvam atividades específicas”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, lembrando que o principal objetivo do evento é popularizar a ciência. Colocar à disposição da comunidade um conjunto de conhecimentos científicos de uma forma simples, que permita uma fácil compreensão.

Como lembrou o vice-reitor, o evento é a segunda maior plataforma de divulgação científica da Universidade, que mais envolve a produção dos estudantes. A primeira é o Salão do Conhecimento, que acontecerá neste ano de 26 a 29 de outubro, também de forma virtual. “É importante destacar que o Ciência para Todos é um grande palco aos acadêmicos. Temos cerca de 150 bolsistas em projetos de pesquisa e extensão, que têm o desafio de comunicar o que fazem”, reforçou.

Coordenador do evento, o professor Edson Luiz Padoin lembrou que a primeira edição do Ciência para Todos aconteceu em 2019. Em razão da pandemia de covid-19, não foi possível realizá-lo em 2020 na sua integralidade. Ocorreram, no ano passado, debates sobre Inteligência Artificial e o Salão do Conhecimento com a mesma temática. A Unijuí promoveu diferentes palestras, como a que contou com o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

A realização do Ciência para Todos Unijuí 2 acontece a partir da aprovação de um projeto em 2019, submetido ao CNPq, no edital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Nosso principal objetivo é divulgar a ciência para alunos e professores de Ijuí e região”, reforçou Padoin, lembrando que a expectativa é ampliar o público participante com a realização do evento online.

A Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2 pode ser acompanhada no canal da Unijuí no Youtube. A programação completa, com as atividades realizadas pelos projetos de extensão, pode ser conferida em bit.ly/cienciasparatodos. Na mesma página, escolas podem realizar inscrições para oficinas que são realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.