Interessados em ingressar em um dos cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí podem se inscrever até o dia 10 de setembro, pelo Portal da Universidade, para o terceiro e último módulo de disciplinas de 2021. São 15 cursos de graduação ofertados, nas áreas de Gestão e Negócios e Licenciatura. Candidatos aprovados e matriculados ganham desconto de 30% no primeiro módulo cursado.
No EaD da Unijuí a organização do estudo ocorre em módulos com três ou quatro disciplinas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas tem o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, por meio de pesquisa e interdisciplinaridade, proporcionando ao acadêmico uma conexão direta com a realidade.
Neste modelo o estudante é o protagonista: as provas são agendadas por ele com antecedência, que escolhe a data e o horário mais adequados, de acordo com sua organização pessoal. As avaliações acontecem ao final de cada módulo, isto é, ele precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las.
Cursos
Estão sendo ofertadas vagas em todos os cursos que integram o EaD Unijuí: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Letras: Português, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Contate um Polo perto de você:
Ijuí
55 3332-0200 Ramal: 2430
55 99108-5034
eadij@unijui.edu.br
Rua do Comércio, 3000, bairro Universitário
Santa Rosa
55 3511-5200 Ramal: 4430
55 99106-8499
eadsr@unijui.edu.br
Rodovia RS 344, KM 39, 1100
Bloco C - Bairro Timbaúva
Panambi
55 3375-4466 Ramal: 6430
55 99108-5034
eadpb@unijui.edu.br
Rua Prefeito Rudi Franke, 540, bairro Arco Íris
Três Passos
55 3522-2122 Ramal: 8430
55 99108-5034
eadtp@unijui.edu.br
Rua Ricardo Rücker, 235, Centro
Palmeira das Missões
55 3742-6207
55 98405-6862
poloead.pm@unijui.edu.br
Rua República, 414, bairro Operário
Planalto
55 9962-7337
poloead.planalto@unijui.edu.br
Av. Presidente Vargas, 828, sala 2, Centro
Tenente Portela
55 3551-1989
55 99960-2678
poloead.portela@unijui.edu.br
Av. Itapiranga, 117, Centro
Uruguaiana
55 3412 1635
55 991551114
poloead.uruguaiana@unijui.edu.br
Rua XV de novembro, 2594 Centro
Horizontina
55 99162-7982
poloead.horizontina@unijui.edu.br
Rua Duque de Caxias, 242, Centro
Porto Alegre
51 3234 2239
51 99822 9407 Whatsapp
poloead.portoalegre@unijui.edu.br
Rua Vigário José Inácio, 251, Centro Histórico
Santa Maria
55 3026 2020
55 99143 4803 Whatsapp
poloead.sm@unijui.edu.br
Rua Doutor Astrogildo Cezar de Azevedo, 194
Centro de Santa Maria
CEP 97015-150 - Santa Maria/RS
Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
9º Ano da Escola Municipal Santa Rita, de Santa Rosa, se destacou na coleta de pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos
Na última sexta-feira, 20 de agosto, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, realizou a entrega de brindes à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita, de Santa Rosa, que se destacou na coleta de pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos. A ação envolveu as comunidades acadêmica e escolar nos municípios de Ijuí e Santa Rosa.
“Uma das ações do projeto foi buscar o apoio dos estudantes do Ensino Fundamental, de educandários de Ijuí e Santa Rosa, para que fizessem um movimento em suas escolas, em suas comunidades, visando a coleta destes resíduos. E a turma do 9º Ano da Escola Santa Rita se destacou nesta atividade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Caroline Radüns.
Na comunidade acadêmica, a ação foi realizada nos dias 1º e 2 de julho nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Esta atividade resultou na coleta de 43,3 kg de pilhas e 152 unidades de eletroeletrônicos. Já os estudantes do Ensino Fundamental envolvidos na iniciativa, de ambos os municípios, arrecadaram um total de 47,96 kg de pilhas, 66 unidades de eletroeletrônicos e 2.526 lâmpadas.
O Projeto de Extensão Energia Amiga busca ampliar o conhecimento sobre energia elétrica, com foco na eficiência energética, segurança em eletricidade e resíduos tecnológicos, tendo como público-alvo alunos das redes de Ijuí, Santa Rosa e suas respectivas cidades de abrangência, aproximando, assim, os conceitos teóricos com a vivência diária e o uso da energia elétrica.
Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, da Unijuí, preparou uma programação especial, com conversas, que buscam conscientizar a comunidade, buscando promover a inclusão e combater o preconceito. Este ano a campanha anual tem como tema norteador “Tempo de transformar o conhecimento em ação'', que visa a defesa e a garantia dos direitos e a mobilização social.
As conversas acontecem durante a semana na recepção da Unijuí Saúde - CER III/Unir, e têm o objetivo de informar pacientes e acompanhantes durante a espera para as consultas. Na segunda-feira, estudantes do curso de Nutrição trabalharam a temática “Sabor, aroma e saúde”, ressaltando a importância de buscar uma vida mais saudável, diminuindo o consumo de sal e substituindo-o por uma mistura de temperos, que foi doada aos pacientes. Além disso, a assistente social Anita de Lara falou sobre a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, assegurados por lei.
Na terça-feira, os acadêmicos do curso de Fisioterapia organizaram a recepção aos pacientes, com música, demonstrando carinho e ressaltando a importância do tratamento. Houve novamente uma conversa com estudantes de Nutrição e com a assistente social, que abordou temáticas relacionadas à desigualdade, marginalização, direitos e deveres.
Na quarta-feira, os estagiários do curso de Farmácia trabalharam a importância do uso das plantas medicinais e o cuidado que deve ser tomado ao se fazer o chá. Para esta quinta-feira, estão sendo planejadas atividades com a fonoaudióloga e, na sexta-feira, com a nutricionista e a assistência social. Além dessas atividades presenciais, os profissionais estarão durante a semana participando da programação da Rádio Unijuí FM, informando e esclarecendo dúvidas sobre a Semana da Pessoa com Deficiência, com destaque para os direitos da pessoa com deficiência.
Atualmente, o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, da Unijuí, atende pacientes encaminhados pela 17ª e 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde, localizadas em Ijuí e Cruz Alta, que concentram 32 municípios. A média de atendimentos é de 70 pacientes por dia.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Startup ZenFisio chegou à marca de 1.000 clientes e 18.000 profissionais e usuários utilizando sua plataforma
Uma das empresas criadas a partir da 13 Bits Soluções em Tecnologia da Informação, incubada e graduada na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental - a Criatec da Unijuí, está planejando a sua expansão. A ZenFisio oferece um sistema completo de gestão e marketing para clínicas e profissionais de Fisioterapia e outras áreas da saúde e, no primeiro semestre, chegou à marca de 1.000 clientes e 18.000 profissionais de saúde e usuários cadastrados. A plataforma vem sendo utilizada em todos os estados brasileiros e em outros países, como Angola, Portugal e Uruguai.
O sistema ZenFisio oferece funcionalidades para facilitar a organização das informações do negócio e otimizar as rotinas e atividades dos colaboradores, contribuindo na produtividade e resultados dos clientes. A solução é ampla e contempla desde cadastro de pacientes, agenda de atendimentos, registro de avaliações e evoluções, prontuário eletrônico completo, procedimentos e pacotes de atendimento, até módulo de controle financeiro e emissão de notas fiscais. Ainda no módulo ZenFisio Marketing, conta com recursos para qualificar o relacionamento com os clientes e a divulgação do negócio em canais digitais.
A startup também atende às exigências legais do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais exigências legais de proteção de dados e segurança da informação.
De acordo com um dos sócios da ZenFisio, Cledison Fritzen, auxiliar de forma efetiva nos resultados dos clientes e contribuir com o desenvolvimento do mercado de Fisioterapia fazem parte do propósito da ZenFisio. “Percebemos que não existia um sistema de gestão completo e especializado na área de Fisioterapia e a maioria dos negócios e profissionais dessa área precisam melhorar muito em relação à administração e marketing nos seus negócios. Nesse sentido que criamos e seguimos melhorando o nosso sistema”, afirmou.
A constante evolução da tecnologia e as mudanças aceleradas pela pandemia criaram espaço e até mesmo a necessidade para que os profissionais utilizassem, cada vez mais, recursos de tecnologia e sistemas para otimizar os seus negócios, qualificando o relacionamento com os clientes e pacientes. Nesse contexto e considerando a evolução da ZenFisio no mercado, segundo Cledison, o objetivo é agregar novas soluções junto à plataforma, como um sistema de cobranças/faturamento e um ambiente de acesso para clientes/pacientes das clínicas e profissionais. Também, garantir a oferta de opções de educação de forma integrada e o desenvolvimento de e-commerce para comercialização de produtos. A ideia é tornar a plataforma BuscaFisio referência na busca de serviços e profissionais nas áreas de Fisioterapia, pilates, estética, saúde e bem-estar.
A plataforma BuscaFisio pode ser acessada em buscafisio.com.br e conta com mais de 15 mil negócios e profissionais cadastrados em todo o Brasil, organizados por região, áreas de atuação nos serviços prestados e especialidades de atendimento. Para atender às diferentes necessidades e perfis de negócios e profissionais, a startup disponibiliza diferentes opções de planos e módulos complementares, onde o número de profissionais que realiza o atendimento define o plano mais adequado.
Na próxima terça-feira, dia 31 de agosto, será realizado o workshop Construção de Patentes Relevantes, a partir de uma promoção da Axonal, Unijuí e Agência de Inovação e Tecnologia (Agit). Agendado para acontecer das 9h às 12h, o evento apresentará uma versão condensada dos cursos “Construção de Patentes Relevantes” e “Busca e análise de informações, com foco em patentes”.
O workshop vai trabalhar as patentes como instrumentos para impedir que terceiros usem invenções; a definição de problemas técnicos, subproblemas e construções mínimas como bases para patentes relevantes; e as patentes como fontes de informação e aprendizagem.
À frente da capacitação estará Henry Suzuki, sócio-fundador e diretor-geral da Axonal Consultoria Tecnológica, titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, membro do Conselho Consultivo do Fortec e membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-SP. Atuante em diversas redes, tem se dedicado à missão de disseminar conhecimentos sobre inteligência tecnológica, inovação e patentes.
Inscrições podem ser realizadas até o dia 31, pelo endereço unijui.edu.br/eventos. O evento será transmitido pelo Zoom e o link enviado aos inscritos. Mais informações na Agit, pelo telefone 3332-0200 - Ramal 2059 ou pelo e-mail agit@unijui.edu.br.
Teve início nesta segunda-feira, 23 de agosto, e segue até a sexta-feira, 27, a terceira edição do curso de Análise de Sementes, promovido pela Unijuí em parceria com a Germinar Consultoria.
Contando com aulas teóricas e práticas, o curso busca capacitar profissionais do agronegócio para avaliação e monitoramento da qualidade de sementes em laboratório. Nesta edição, são trabalhadas as espécies de soja, milho, trigo e azevém. Participam da capacitação profissionais de diferentes empresas da região.
Segundo a coordenadora, professora Gerusa Conceição, a quarta edição do curso já está sendo organizada e acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro. Indo ao encontro da formação, também está sendo planejado o curso de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes, entre os dias 14 e 16 de dezembro. As inscrições estarão abertas em breve.
A Unijuí fechou uma parceria na última quinta-feira, dia 19 de agosto, com a Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda - Cotrirosa.
O convênio permitirá que funcionários e seus dependentes, bem como os associados, realizem cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD), com 25% de desconto, e de especialização e qualificação com 10% de desconto.
O ato de assinatura do convênio contou com a presença do coordenador do Campus da Unijuí em Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer; da analista de negócios da Universidade, Karin Riedner; do presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin, e do vice-presidente, Pedro Olavo Rauber.
Atualmente, a Unijuí conta com diversas opções de cursos EaD. Somente na graduação, são 15 possibilidades: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para saber mais, acesse unijui.edu.br/ead.
A Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unijuí tem seu ensino pautado na melhoria da qualidade de vida dos profissionais, incentivando os estudantes a participar dos programas de prevenção de riscos ambientais, acidentes e doenças do trabalho. Destinada aos egressos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a especialização está com inscrições abertas para a 12ª edição até o dia 17 de setembro, com previsão de início das aulas em 1º de outubro.
Dentre os objetivos da especialização estão oportunizar aos profissionais a otimização do seu desempenho frente às atividades técnico-profissionais; estimular a produção científica na atividade prevencionista a partir de diagnósticos realizados na nossa região; e aprofundar e adaptar o estudo da engenharia de segurança do trabalho às necessidades regionais.
Segundo a coordenadora da Pós-Graduação, professora mestre Cristina Eliza Pozzobon, todas as empresas que possuem empregados regidos pela CLT devem cumprir uma série de exigências legais por parte do Ministério do Trabalho. “Muitas dessas exigências se constituem em atividades técnicas que são de atuação exclusiva do profissional engenheiro de segurança do trabalho,” comenta a coordenadora, acrescentando que “é somente pelo curso de pós-graduação que graduados em Engenharias, Arquitetura ou Agronomia se habilitam para o exercício profissional nessa área."
Toda proposta do curso parte de situações concretas vividas pelo estudante para a identificação de problemas e a instrumentalização de soluções que façam a adequação da realidade com a teoria. "A especialização é baseada na formação de profissionais preparados para atuar preventivamente, objetivando a eliminação, neutralização ou minimização dos agentes e fatores geradores de riscos ambientais", comenta Cristina.
O profissional especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho vem ganhando espaço em diversos ramos, principalmente pela sua versatilidade. “A atuação profissional pode se dar pela contratação do engenheiro de segurança do trabalho como funcionário da empresa em tempo parcial ou integral, como consultor ou assessor técnico ou como prestador de serviço na forma de pessoa física ou jurídica,” explica a docente ao ser perguntada sobre o mercado de trabalho.
As aulas ocorrem de forma presencial, com práticas que vão além da sala de aula. O curso possui carga horária de 600 horas-aula. As inscrições da pós-graduação podem ser feitas em unijui.edu.br/pos. Em caso de dúvidas, o contato do setor de Educação Continuada é 55 3332-0553.
Gabriel Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
O design de mobiliário é uma importante área de atuação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Para aproximar os estudantes do mercado profissional e estimular a criatividade, o professor Matheus Cargnelutti organizou um evento online no mês de junho, intitulado “Design de Mobiliário: Processo Criativo e Concursos”, contextualizando os conteúdos da disciplina de Desenho Descritivo com aplicações práticas, incentivando a participação dos acadêmicos em concursos acadêmicos.
Para ministrar a palestra, a Unijuí recebeu o designer de produto paulista, Renan Albano, que vem se destacando no cenário nacional, colecionando premiações como o 1º lugar no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2018; 2º lugar no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2019; vencedor do Prêmio Salão Design 2020, na categoria Espaços em Transformação; prata no Brasil Design Award 2020, na categoria Design de Impacto Positivo; e ouro no Prêmio Bornancini de Design 2020, na categoria Design de Moda e Acessórios.
O profissional apresentou um panorama geral de possibilidades de participação em concursos nacionais, compartilhou um pouco da sua trajetória como designer, abordando as dificuldades e as potencialidades no mercado de trabalho, além de interagir com os estudantes em um bate-papo.
“A palestra foi uma forma dos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design conhecerem possibilidades de construírem o seu currículo e portfólio ainda na graduação, através da participação em concursos acadêmicos, que poderão impulsionar uma rápida entrada no mercado profissional após a graduação, bem como, uma maneira de estimular o processo criativo na execução de exercícios acadêmicos. Só temos a agradecer ao Renan pela disponibilidade e empenho para o sucesso do nosso evento”, destacou o professor Matheus Cargnelutti.
Esta sexta-feira, 20 de agosto, marcou o lançamento do livro “Notas preliminares de Teoria da História: questões contemporâneas do ofício do historiador”, pela Editora Unijuí. A obra resulta de estudos do professor doutor da Unijuí, Ivo dos Santos Canabarro, e do doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Wellington Rafael Balém.
“O livro tem a intenção de levar, tanto ao público acadêmico quanto ao grande público, uma noção da história, da Teoria da História, que vai embasar todos os livros, artigos e pesquisas”, explicou o professor Ivo Canabarro, destacando que a obra faz uma introdução ao campo da historiografia. “É quase que um passo a passo, começando pelo ofício do historiador, passando pela escrita da história, as escolas históricas, as tendências, até concluirmos com uma questão muito recente, que é a história digital e pública”, completou.
Lançado um dia após a comemoração do Dia do Historiador, o livro começou a ser produzido no ano passado, após um convite de Ivo a Wellington. “Fiquei bastante feliz com esse desafio. É importante trabalharmos este tema num momento de crise pandêmica, social e econômica. Num momento em que o conhecimento científico vem constantemente sendo atacado. Neste contexto, é importante que façamos uma reflexão sobre as teorias e métodos”, comentou Wellington.
Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e também editor-chefe da Editora Unijuí, Fernando Jaime González destacou a satisfação em poder apresentar à comunidade acadêmica uma obra de qualidade. “Agradeço à equipe da Editora que tem assumido a responsabilidade de publicar, em média, 30 livros por ano. Este é um dos 12 publicados em 2021. Ainda temos outros livros em produção, além da organização e publicação de quatro revistas científicas. Lembrando que tudo isso acontece com o apoio dos professores da Universidade”, afirmou.
“Notas preliminares de Teoria da História” pode ser encontrado em e-book e livro físico. O evento de lançamento pode ser conferido, abaixo, na íntegra:
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.