Engenharia de Segurança do Trabalho: especialização com ênfase na valorização da vida - Unijuí

A Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unijuí tem seu ensino pautado na melhoria da qualidade de vida dos profissionais, incentivando os estudantes a participar dos programas de prevenção de riscos ambientais, acidentes e doenças do trabalho. Destinada aos egressos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a especialização está com inscrições abertas para a 12ª edição até o dia 17 de setembro, com previsão de início das aulas em 1º de outubro.

Dentre os objetivos da especialização estão oportunizar aos profissionais a otimização do seu desempenho frente às atividades técnico-profissionais; estimular a produção científica na atividade prevencionista a partir de diagnósticos realizados na nossa região; e aprofundar e adaptar o estudo da engenharia de segurança do trabalho às necessidades regionais.

Segundo a coordenadora da Pós-Graduação, professora mestre Cristina Eliza Pozzobon, todas as empresas que possuem empregados regidos pela CLT devem cumprir uma série de exigências legais por parte do Ministério do Trabalho. “Muitas dessas exigências se constituem em atividades técnicas que são de atuação exclusiva do profissional engenheiro de segurança do trabalho,” comenta a coordenadora, acrescentando que “é somente pelo curso de pós-graduação que graduados em Engenharias, Arquitetura ou Agronomia se habilitam para o exercício profissional nessa área."

Toda proposta do curso parte de situações concretas vividas pelo estudante para a identificação de problemas e a instrumentalização de soluções que façam a adequação da realidade com a teoria. "A especialização é baseada na formação de profissionais preparados para atuar preventivamente, objetivando a eliminação, neutralização ou minimização dos agentes e fatores geradores de riscos ambientais", comenta Cristina.

O profissional especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho vem ganhando espaço em diversos ramos, principalmente pela sua versatilidade. “A atuação profissional pode se dar pela contratação do engenheiro de segurança do trabalho como funcionário da empresa em tempo parcial ou integral, como consultor ou assessor técnico ou como prestador de serviço na forma de pessoa física ou jurídica,” explica a docente ao ser perguntada sobre o mercado de trabalho.

As aulas ocorrem de forma presencial, com práticas que vão além da sala de aula. O curso possui carga horária de 600 horas-aula. As inscrições da pós-graduação podem ser feitas em unijui.edu.br/pos. Em caso de dúvidas, o contato do setor de Educação Continuada é 55 3332-0553.

Gabriel Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí