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Contribuições da extensão universitária são exploradas no Rizoma Temático

Diversas ações aproximam a Unijuí da comunidade, e os projetos de extensão são bons exemplos dessa interação. Por meio deles, a Universidade estabelece uma relação com o município e a região, para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Para detalhar as características e contribuições dos projetos de extensão, o Rizoma Temático da Unijuí FM desta quinta-feira, dia 29 de abril, convidou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; o professor e coordenador do projeto de extensão Física para Todos, Nelson Toniazzo; e o acadêmico de Enfermagem e bolsista do projeto Educação em Saúde, Gilberto Nogara.

A extensão estabelece um diálogo com a comunidade, nas mais diversas instâncias, e mantém um olhar especial aos grupos mais vulneráveis”, explicou o professor Fernando González, lembrando que a Unijuí possui 15 projetos de extensão, nas áreas prioritárias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Educação e Formação de Professores, Tecnologia e Desenvolvimento. No entanto, não é apenas por meio dos projetos que esse contato com a comunidade acontece.

A nova graduação possui os Projetos Integradores, que têm um forte viés extensionista, à medida que trazem para dentro da universidade as dificuldades, os desafios da comunidade, e buscam uma resposta a partir do conhecimento científico e profissional. A própria pesquisa tem uma dimensão extensionista quando coloca aos empresários da região as novas tecnologias e avanços, por exemplo”, completou o vice-reitor.

À frente de um dos projetos de extensão mais antigos da Universidade, Física para Todos, com cerca de 30 anos, Toniazzo destacou que a atividade traz ganhos ao professor, por meio do feedback que acontece com os diferentes agentes envolvidos, e aos estudantes – que têm a oportunidade de aprender mais e para além da sala de aula. Opinião compartilhada pelo acadêmico Gilberto, que há três anos integra o projeto Educação em Saúde.

Iniciei como voluntário e depois passei a ser bolsista. A extensão dá sentido à produção de conhecimento que vivenciamos em sala de aula, que aprendemos dentro da universidade. Por meio dela, conhecemos a realidade de diferentes pessoas, desenvolvemos nosso lado profissional e humano”, destacou, reforçando que a liderança também é trabalhada pelos bolsistas, que assumem responsabilidades ao lado dos professores.

Confira o programa na íntegra:


Biblioteca Universitária participa de reunião do grupo de bibliotecários do Comung

Na última sexta-feira, dia 23 de abril, as bibliotecárias da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom), juntamente com a coordenadora do setor, participaram de uma reunião virtual com o grupo de bibliotecários do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), coordenado atualmente pela Universidade de Caxias do Sul.

Em pauta, esteve a reaproximação do grupo, que não se reunia desde 2018, bem como a troca de experiências de ações desenvolvidas no período da pandemia de covid-19. A maioria dos relatos demonstrou que as bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias trilharam um caminho semelhante, com a adaptação aos protocolos sanitários e a restrição de acesso ao acervo e redução/alteração de horários, mas mantendo o atendimento à comunidade acadêmica. Muitas das bibliotecas que oferecem capacitações aos usuários passaram a fazer as seções de forma virtual, e a maioria também não está fazendo cobranças de multas por atraso durante o período de aulas teóricas remotas.

Com a sistemática de reuniões virtuais, os encontros antes anuais poderão ocorrer de forma mais sistemática, sendo agendada uma próxima reunião para o mês de maio, em que se discutirá sobre repositório institucional e avaliações do MEC no formato online.

Para saber as adaptações que a Biblioteca da Unijuí realizou para atender estudantes e professores durante o período de pandemia, que ainda persiste, acesse a matéria que circulou em janeiro no Comunica, neste link.


Campus Santa Rosa realiza Roda Viva de Projetos Integradores

Os cursos de Engenharias, Direito, Administração e Ciências Contábeis do campus Santa Rosa, realizaram na noite desta terça-feira, 27 de abril, o evento “Roda Viva de Projetos Integradores - Módulo I”, que fazem parte da Graduação Mais, novo modelo de graduação da Unijuí. O encontro online teve como objetivo promover a integração, motivação e apoio aos estudantes dos Projetos Integradores (PI) destes cursos, além de oportunizar uma visão mais ampla de outros projetos e o compartilhamento de ideias e iniciativas. 

Sob a coordenação dos professores Pedro Luís Büttenbender, do curso de Administração; Taciana Paula Enderle, do curso de Engenharia Elétrica e Joice Graciele Nielson, do curso de Direito, os acadêmicos apresentaram os PI’s que estão sendo desenvolvidos, com temas, como, por exemplo, Direito dos Animais, Violência Doméstica, Auxílio à Micro e Pequenas Empresas e Destinação de Resíduos Sólidos.

Em sua fala de abertura, o professor Pedro Büttenbender destacou a importância do compartilhamento de ideias. “Este momento conjunto promove o compartilhamento dos projetos integradores que vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos. É uma proposta inovadora, diferenciada e de qualificação dos programas de graduação da Unijuí, da formação por competências”. 

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, reiterou o comprometimento da Universidade com a nova proposta. “Este momento é bastante importante para todos. Tenham a certeza que nós, enquanto Unijuí, estamos muito dedicados para que esta nova forma de fazer educação dê certo. Ao final do semestre, vocês irão se orgulhar do que fizeram ao longo deste tempo”.

Participaram ainda do Roda Vida de Projetos Integradores - Módulo I, o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg e o professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Ariosto Sparemberger.


Reitoria da Unijuí realiza encontro com o Executivo de Santa Rosa e recebe visita do Executivo de Três Passos

Representantes do Executivo de Três Passos estiveram na Unijuí na terça-feira, dia 27

A reitoria da Unijuí participou na segunda-feira, dia 26 de abril, de um encontro com o Poder Executivo de Santa Rosa. A Universidade esteve representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e pelo coordenador do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer. A Administração Municipal, por sua vez, esteve representada pelo prefeito, Anderson Mantei.

De acordo com a reitora, no encontro, realizado em Santa Rosa, foi discutido o posicionamento da Universidade em relação aos cursos de graduação e as possibilidades existentes em relação ao Polo Tecnológico e à Agência de Inovação e Tecnologia do Campus. O prefeito destacou alguns projetos para a cidade e a busca de parcerias, contando com a Universidade para seu desenvolvimento. 

Foi discutida a manutenção da contribuição do Município à Fidene, com destaque para projetos realizados a partir de demandas do Executivo, considerando a Lei Municipal nº 5.533 de 6 de novembro de 2019. Ficou marcado para o mês de maio um novo encontro de planejamento de ações, a partir das atividades já realizadas pela Universidade e, também, projetos da gestão municipal.

“Aproveitamos a visita ao município para também conversar com o presidente da Fenasoja, Elias Dallalba, para alinharmos algumas iniciativas para a feira, que acontecerá em 2022, e que contará com a participação da Universidade, a partir dos cursos, da pesquisa e do debate de temas específicos, propostos para o evento”, destacou a reitora.

No Campus Santa Rosa, também foi analisada a reorganização das salas de aula e laboratórios, além da finalização do projeto do ginásio dentro do campus, na preparação da instituição a volta ao presencial dos estudantes. 

E na terça-feira, dia 27 de abril, estiveram visitando o campus da Unijuí, em Ijuí, representantes do Poder Executivo de Três Passos: o vice-prefeito, Rodrigo Ype, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Nader Ali Umar, o secretário de Educação e Cultura, Gustavo Graffitti, e a secretária adjunta de Cultura, Andrea Baraldi.

Durante o encontro, foi debatido um projeto de aproximação entre a Universidade e as diferentes secretarias do Município. “Trabalhamos dentro de um reposicionamento da Unijuí, para que ela se torne um local de acolhimento, por meio de diversas ações, considerando sua locação e expertise, tais como: retomada da biblioteca pública, Museu da Colonização com consultoria do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Casa da Cultura, Centro de Informações Turísticas e projeto Cante e Encante”, explicou a reitora, que participou da reunião ao lado do vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon, e dos responsáveis do campus da Unijuí em Três Passos, Emerson da Cruz e Sandra Ottonelli. Outros assuntos abordados, durante o encontro, foram o Pólo Oleoquímico da cidade e demandas da biblioteca do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Nesta quinta-feira, representantes da Agit irão ao Município para discutir um desenho de proposta de parceria. Na primeira quinzena de maio, a reitoria participará de um novo encontro, para organização das ações.

Reunião foi realizada em Santa Rosa, na segunda-feira




HackaPower vai propor desafios na área de energia

Maratona foi lançada em evento online, nesta segunda-feira, dia 26 de abril

Entre os dias 21 e 23 de maio, ocorrerá uma maratona de equipes, que serão incentivadas a desenvolver soluções tecnológicas para desafios de energia. A chamada HackaPower – Transformando Ideias em Soluções, foi lançada nesta segunda-feira, dia 26 de abril, em um evento realizado de forma online e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

“O evento é uma união de esforços, de várias entidades, e irá propor a construção de soluções a partir de dois tópicos: energias renováveis e redes elétricas inteligentes (ou Smart Grids)”, destacou o professor Peterson Cleyton Avi, ressaltando que o evento é organizado em parceria entre a Unijuí - por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e projeto Cidades Inteligentes; e o Programa Inova RS - Noroeste e Missões, um Programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Direcionada a estudantes, startups, empresas de engenharia e tecnologia da informação (TI) ou qualquer outra pessoa que se interesse pelo tema, a HackaPower será 100% online e gratuita. A maratona vai ocorrer pela plataforma Discord, mas a apresentação das soluções, no último dia, será transmitida ao vivo pelo Youtube e pelas redes sociais do evento, da Unijuí e da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

“Entre os principais objetivos da maratona estão inovar, já que há o estímulo à criatividade, orientada à resolução de problemas reais do setor de energia; aprender sobre os principais desafios de energia e contribuir para a sua superação. Também são objetivos da HackaPower conectar pessoas e entidades que trabalham no setor de energia e proporcionar a experiência do desenvolvimento e validação de uma solução”, explicou a Gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS, Bárbara Righi Cenci, lembrando que as equipes contarão com o auxílio de mentores – profissionais tanto do campo da energia, da tecnologia, quanto da área de negócios, que darão suporte aos participantes durante a maratona.

O evento de lançamento também contou com a apresentação de experiências dos empreendedores Jean Diniz, cofundador da startup SolarView, que oferece soluções para monitoramento de energia solar, e de Daniele Schneider, head de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo e sócia proprietária da escola de programação e tecnologia Código Kid Santo Ângelo. Na oportunidade, os palestrantes frisaram a relevância de experiências como o HackaPower para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a criação e amadurecimento de negócios.

As inscrições para a HackaPower podem ser realizadas até o dia 16 de maio, de forma individual ou em equipes com no mínimo quatro pessoas e, no máximo, seis. Inscrições e informações podem ser obtidas em criatecunijui.com.br/eventos.


Pesquisa na Gestão e Governança Cooperativa  é destaque internacional

O cooperativismo vem se fortalecendo em várias dimensões da organização econômica e social e está presente em diversas iniciativas que contam com a participação da Unijuí. A Universidade inclusive é parceira de uma sequência de painéis virtuais, coordenados pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender, que tem o intuito de gerar um olhar que valorize e reconheça o panorama do cooperativismo em cada um dos países e, consequentemente, da América Latina. Os painéis acontecem por meio de uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo (Rilac), Observatório de Cooperativas (OBSCoop/USP) e Económicas/UBA.

O primeiro painel foi realizado no dia 23 de abril e contou com representantes da Argentina, Colômbia e Brasil. Participaram Davi Rogério de Moura Costa, professor doutor na Universidade de São Paulo/Brasil, coordenador do OBSCOOP; Mirta Vuotto, professora doutora na UBAeconómicas – ARG, coordenadora da Rilac; e Juan Fernando Alvarez, professor da Faculdade de Estudos Ambientais e Rurais da Pontifícia Universidade Javeriana/Colômbia.

O próximo painel está agendado para o dia 7 de maio, das 10h às 12h, e contará com a presença de representantes do Equador, Chile e Uruguai. Na sequência já estão confirmadas as datas de 14 e 21 de maio para os paineis seguintes.

A Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo – Rilac é uma organização internacional que reúne pesquisadores de vários países com trabalho efetivo de pesquisa e de fomento ao cooperativismo na economia social. Esta rede, criada em 2000, tem como uma de suas principais ações coletivas a promoção do Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo - EILAC. Realizados a cada dois anos, estes encontros são itinerantes entre os países, sendo que já foram sede o Brasil, Argentina, Colômbia Equador, Chile e Paraguai.

O próximo Eilac será realizado no Brasil em 2022 e terá como sede a PUC de Curitiba - Paraná. Está sendo constituído um comitê de coordenação geral do evento, junto com a formação de comitês que trataram dos diferentes temas envolvidos na promoção e organização do EILAC.

Para o professor Pedro Luís Büttenbender, um dos coordenadores do comitê do próximo EILAC, a presença ativa da Unijuí nestas ações, na rede Rilac e estando na liderança destas atividades, significa o reconhecimento da qualificada integração da  universidade com o movimento  cooperativista, bem como os novos frutos que poderão ser gerados a partir da aproximação entre as organizações cooperativas, suas entidades de representação e as Universidades, aportando não apenas o fortalecimento, inovações e avanços ao cooperativismo, mas também formando novos profissionais com competências para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.




Fidene/Unijuí realiza a doação de classes e cadeiras escolares à rede municipal

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), por meio da Unijuí, realizou nesta terça-feira, dia 27 de abril, a doação de 200 classes escolares e 20 cadeiras à Secretaria Municipal de Educação (Smed). A pasta havia entrado em contato com a Universidade, solicitando a doação dos materiais, que serão utilizados nas escolas da rede municipal.

“A Universidade, no processo de reinvenção institucional, reorganizou a sua estrutura interna, o que permitiu que tivéssemos uma grande quantidade de materiais que podem ser destinados a outras instituições. Hoje, realizamos a doação de mesas e cadeiras à Secretaria Municipal de Educação, que contribuirá com a qualificação de estruturas na Educação Básica”, destacou a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que realizou a entrega dos bens ao secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, durante um encontro realizado naUnijuí.

“Além de destinar estes itens, trabalhamos num processo de planejamento, de relação, de construção de parcerias entre a Universidade, a partir dos cursos de graduação e pós-graduação, que vai ao encontro do próprio planejamento da gestão da Secretaria Municipal”, completou a reitora.

Cláudio de Souza explicou que houve um aumento no número de alunos na rede municipal e que as classes e cadeiras escolares serão muito bem utilizadas. “Nós manifestamos nosso agradecimento por esta parceria. A Unijuí tem um envolvimento muito grande com a educação municipal, desde a formação dos professores até ações como esta, de doação de materiais”, comentou o secretário.

Participaram do ato de assinatura do termo de doação, além da reitora e do secretário de Educação, o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin; a secretária adjunta de Educação, Luciana Deutschmann; o coordenador do Núcleo Patrimonial de Ijuí, Jeferson Dalla Rosa; e o coordenador do Núcleo de Logística, João Lucas Pereira dos Santos. A equipe da Smed também esteve reunida, na sequência, com a reitora e o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre vagas para Aluno Eventual

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde da Unijuí está com inscrições abertas para Aluno Eventual no curso de Mestrado. Inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de maio, por meio do preenchimento do formulário, neste link.

Conforme consta no edital, são ofertadas quatro vagas em cada uma das seguintes disciplinas: Atividade física e exercício físico para populações especiais (quinta-feira pela manhã); Senescência e Senilidade (quinta-feira à noite); Epidemiologia (sexta-feira à tarde); Biomarcadores celulares e moleculares das populações (sexta-feira à noite) e Comunicação Científica Escrita (sábado pela manhã). As aulas irão ocorrer de forma remota.

O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Ele dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Mais informações pelo telefone 3332 0200 - Ramal 3214 ou pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br.


Estudantes da Unijuí participam de oficina ministrada por artista de Brasília

O desenho da paisagem requer conhecimento de representação gráfica de vegetação e ambientação de paisagismo. Para isso, o professor Matheus Cargnelutti, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, organizou um evento para os seus alunos no dia 14 de abril,  intitulado “Oficina de Desenho da Paisagem e Pintura em Aquarela”. A atividade contou com o artista Cleiton do Carmo, de Brasília - DF, que  compartilhou seus conhecimentos, com demonstrações do seu trabalho e aplicação de exercícios práticos com os participantes da oficina.

“Com um talento extraordinário na área de expressão e representação gráfica, Cleiton do Carmo, além de desenhista e aquarelista, também está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB). Ele apresentou aos nossos estudantes do 1º semestre a evolução dos seus trabalhos desde que ingressou na universidade, motivando os alunos e mostrando que talento não está apenas relacionado com um dom artístico, mas com muito treino e dedicação. Só temos a agradecer ao Cleiton pela disponibilidade e empenho para o sucesso da nossa oficina", disse o professor Matheus Cargnelutti, responsável pelo evento.


Estudantes de Comunicação da Unijuí promovem a primeira LiveCom

Jornalista do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli

Na quinta-feira, 15 de abril, foi transmitida a primeira LiveCom - uma live produzida pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, na disciplina de Produção e Redação Multimídia, orientada pela professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi com a jornalista e repórter do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli.  

A live teve início às 20h, e foi transmitida através do Instagram dos cursos @jornalismopublicidadeunijui, sendo visualizada por aproximadamente 50 pessoas, que interagiram em relação à temática. A entrevistada Fabiana Bonugli, é formada  em Jornalismo pela PUCRS e falou sobre “O futuro da comunicação e o mercado de trabalho no ambiente digital”. 

Segundo a entrevistada, o futuro digital estará em maior destaque do que está atualmente. "Vejo o digital crescendo cada vez mais e imagino um maior e melhor aproveitamento de vídeos dentro do digital. Acho que a gente usa ainda vídeos de uma maneira, aproveitamos muito de TV no digital. Acredito que em 10 anos o vídeo não será reaproveitado, vão ter conteúdos projetados, feitos exclusivamente para o digital e isso vai ser o que estará rolando. Vejo no digital esse futuro”.

Para colocar em prática a atividade, alguns desafios foram superados, como trabalhar em uma produção prática durante a pandemia, já que isso dependia da estabilidade de casos para a live ir ao ar. Além disso, produzir conteúdo de maneira remota e toda a logística de pôr em prática a live. A professora orientadora da atividade explica esses desafios. "Acredito que tivemos três grandes desafios. O primeiro foi trabalhar numa produção prática que dependia muito da estabilidade de casos de Covid-19 no Estado para que fosse ao ar. A segunda, de produzir a primeira LiveCom totalmente remota e com todos os alunos em suas casas. Pode parecer simples, mas não ter a possibilidade de estar na universidade, conversar com os técnicos, avaliar o cenário, fazer teste de áudio, vídeo e luz, por exemplo, exigiu da turma muita dedicação, maturidade e resiliência para encontrar soluções para as adversidades que surgiram durante todo o processo de produção. O terceiro desafio, foi a logística. Permitimos, no momento da live, somente três alunos no laboratório. Tenho certeza que toda a turma gostaria de estar presente, mas o momento requer cuidado com nós e com o outro também e, por isso, permitimos a permanência somente das apresentadoras e uma aluna responsável pela produção textual”.  

Durante o início do mês de março, para conter o avanço da pandemia de coronavírus, regras mais duras foram impostas e com elas muitas dúvidas surgiram sobre a efetividade da produção. "Demos start no dia 25 de março e, durante três semanas consecutivas, desenvolvemos nas aulas online um produto com texto, áudio e vídeo numa mesma produção”, explica Daniéli, sobre a dinâmica de organização do trabalho.

Para o desenvolvimento do trabalho, a turma foi dividida em duplas, responsáveis por áreas essenciais em uma produção multimídia, um aluno ficou responsável pelo cenário, outros pela produção de áudio e vídeo, produção textual, criação de arte e as apresentadoras LiveCom. Durante a semana que antecedeu a primeira LiveCom, foram publicados conteúdos no Instagram dos cursos relacionados à live, buscando chamar a atenção dos estudantes, através de vídeos, cards, enquetes interativas. A estudante de Jornalismo, Ariane Wendland, ficou responsável pela produção de artes. "Participar da produção da primeira LiveCom foi uma experiência de muito aprendizado, onde pude colocar em prática a teoria estudada durante as aulas. Mesmo trabalhando de longe, vivenciei com toda a equipe, composta por acadêmicos do curso, o envolvimento com a produção de um evento online."

A live foi intermediada por duas apresentadoras, Marina Moesch e Evelin Ramos, alunas de Jornalismo. Evelin relata que, “além de apresentar, precisávamos estar por dentro de tudo que acontecia. Editamos o roteiro junto com as roteiristas, fizemos exercícios de voz, tivemos inúmeros ensaios  e reuniões até a chegada da live. Também teve um bate-papo com a entrevistada antes do ao vivo, para tirar algumas dúvidas, e isso foi fundamental na nossa preparação. Essa foi a primeira vez em que estive em frente às câmeras em um ao vivo. Foi um desafio. Apesar da nossa preparação, o nervosismo do 'gravando' é inevitável. Foi uma experiência magnífica, que com certeza agregou bastante conhecimento e me mostrou o quanto importante é aproveitar as oportunidades que a universidade oferece e nos desafiar”.

Daniéli ressalta: “com certeza, a primeira LiveCom superou as expectativas. E isso só foi possível pelo comprometimento dos alunos, pela colaboração dos técnicos de laboratórios que não mediram esforços para a efetivação dessa produção prática. Pelo amparo da coordenação dos nossos cursos e de tantas outras pessoas que auxiliaram nesse processo”. 

A professora enfatiza a importância de aulas práticas para o desenvolvimento dos alunos. "É ali que eles podem colocar os conhecimentos, habilidades e técnicas aprendidas durante o semestre à prova. Oportunizar espaços que unem teoria e prática é estimulante e muito recompensador. O entusiasmo deles e a adrenalina de estar ao vivo, sem dúvida, oportunizou experiências que muitas vezes só temos no mercado de trabalho”. 

Fabiana finalizou o bate-papo salientando: “se envolvam em projetos da própria universidade, isso é muito legal, aproveitem tudo que a  faculdade tem para oferecer para vocês, isso é muito importante."

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo. 


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