Com o propósito de retomar a aproximação com a comunidade escolar, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) está promovendo conversas de modo virtual, facilitando o contato com as instituições de ensino que, no momento, encontram-se em uma situação delicada para o deslocamento dos alunos, devido à pandemia.
Abordando assuntos históricos e contemporâneos, o Museu dividiu as atividades em três meses de execução, sendo o mês de agosto exclusivo para discutir sobre os povos indígenas, referente ao mês comemorativo das sociedades originárias no Brasil, o Agosto Indígena.
Utilizando materiais didáticos concebidos no Museu, as conversas não são exclusivas a uma faixa etária, sendo adaptadas ao nível escolar de cada turma. A atividade busca compartilhar um pouco do contexto histórico dos povos e a atual situação na contemporaneidade, trabalhando desde suas origens aos dias atuais.
A partir do mês de setembro, e durante o mês de outubro, as conversas serão direcionadas para a história do município, abordando os diferentes períodos que a região já viveu. O povoamento da colônia com a imigração e a emancipação política como cidade são alguns dos momentos históricos trabalhados na proposta.
Escolas que têm interesse na atividade podem entrar em contato pelo telefone 3332-0257 ou encaminhar um e-mail para o endereço museumadp@gmail.com solicitando agendamento de horário para as conversas virtuais. Lembrando que a palestra tem custo zero e estará disponível até o fim do mês de outubro.
Por Giordano Toniazzo, estagiário no MADP
Termo de cooperação foi assinado na tarde desta quinta-feira, na Criatec
Em um encontro realizado na Criatec nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, a Unijuí firmou um termo de cooperação com o Poder Executivo de Boa Vista do Cadeado, para o desenvolvimento de ações no município, nas mais diversas áreas.
Estiveram representando a Unijuí a reitora, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; Aldemir Berwig, professor do curso de Direito, e Roberto Carbonera, professor do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; a responsável pelo braço de Negócios de Impacto Socioambiental na Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva; e a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Stroschein. Representando o Executivo estiveram o prefeito, João Paulo Beltrão dos Santos; o vice, Juquinha José Fracaro; a secretária de Administração, Planejamento e Fazenda, Maria Alice da Costa Beber Goi; e o secretário da Agricultura e Pecuária, Sérgio Luis Becker.
Conforme explicou o professor Aldemir, que também presta assessoria jurídica à Administração, a equipe realizou uma análise das ações já desenvolvidas no município e percebeu que eram necessários planejamento e ações que garantissem a continuidade dos projetos. “Partindo da definição do que é desenvolvimento sustentável, pensamos em nos unir com a Universidade para trabalhar em prol deste objetivo, atendendo, também, prioridades elencadas pela população”, explicou, lembrando que o Município carece de profissionais especializados e de oportunidades a alguns grupos. “Como vamos desenvolver a agricultura se o pequeno agricultor não tem condições de buscar financiamento, de ter uma assistência técnica para o desenvolvimento das suas atividades?”, questionou.
O objetivo, segundo o prefeito João Paulo Beltrão dos Santos, é dar condições de qualificação às pessoas que não tiveram essa oportunidade no Município - a exemplo das mulheres, que culturalmente permanecem no cuidado da casa.
Reitora da Unijuí, Cátia Nehring destacou que a parceria entre a Universidade e as prefeituras é uma alavanca para o desenvolvimento da região. “Iniciamos hoje, fechando essa parceria, e vamos a partir de agora iniciar este projeto, definir prioridades e, a partir disso, materializar a entrega das demandas”, comentou.
A Unijuí, segundo o vice-reitor Fernando Jaime González, já vem acumulando uma série de experiências com outros municípios. “Trabalhamos com a prefeitura e não para a prefeitura, e isso é importante. O trabalho conjunto gera aprendizagens, formas de funcionamento que ficam para a comunidade, não voltam com a Universidade”, reforçou.
Durante a tarde, a coordenadora Maria Odete Palharini fez a apresentação da Criatec, enquanto que a coordenadora Vivian Stroschein falou sobre o convênio com a Universidade para o desconto em cursos de graduação, especialização e qualificação na modalidade Ensino a Distância (EaD). O professor Roberto Carbonera também falou sobre o programa Rede Leite e a importância da parceria com o Município para a geração de renda ao pequeno produtor.
A pandemia ampliou o tempo em que crianças e jovens permanecem em frente às telas de computadores e smartphones. O que antes era diversão, tornou-se também um meio para estudos. E a preocupação entre pais, professores e especialistas sobre o uso excessivo de tecnologias inevitavelmente se intensificou neste período.
Para discutir o tema “O impacto do uso de tecnologias no desenvolvimento infantil”, a Unijuí FM convidou para o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 19 de agosto, a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn; a doutora em Psicologia, Elisa Cardoso de Azevedo; e a professora da EFA e do curso de Pedagogia da Unijuí, Elisabete Andrade.
“Este é um tema que está cada vez mais presente. É importante pensarmos sobre os efeitos que o uso da tecnologia produz nas crianças, mas também sobre o uso que os pais fazem da tecnologia e como isso pode afetar o desenvolvimento dos seus filhos e as suas questões subjetivas”, explicou a professora Amanda Sehn.
Na avaliação de Elisa, embora a pandemia tenha acendido o alerta para muitos, há pessoas que ainda subestimam ou talvez não conheçam os impactos que o uso excessivo pode ocasionar no desenvolvimento das crianças. “Há anos anos a gente vem se dando conta deste fenômeno, do uso cada vez mais precoce das mídias por bebês e crianças. Até achamos bonito de ver. Eles são, de fato, nativos digitais, mas precisamos nos questionar sobre a proporção do uso”, reforça.
O impacto pode ser sentido, segundo Elisabete, pela falta de paciência entre os estudantes para ouvir, para transcrever as informações que estão no quadro ou simplesmente para ler. “Nós percebemos que as crianças estão ansiosas. Precisamos constantemente fazer uma conversa para que elas entendam a importância de transcrever ou de ler, por exemplo. Precisamos, na minha avaliação, buscar o equilíbrio.”
Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:
Estação está localizada no IRDeR e auxilia estudantes e comunidade externa com informações meteorológicas
Localizada junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Unijuí, a Estação Meteorológica é referência em dados, para toda a região, desde o ano de 1964. Ao longo destas quase seis décadas, a Estação foi coordenada e mantida por diferentes instituições, a exemplo da Cotrijui, até chegar a de fato ser administrada pela Universidade, no ano de 1995.
“A Estação Meteorológica é totalmente automatizada desde 2008. Ela faz a coleta de dados meteorológicos como radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa, vento (velocidade, direção e intensidade) e precipitação. Essa coleta permite que os dados sejam registrados e armazenados em um banco, além de compartilhados, servindo de referência para diversas situações ligadas ao tempo e ao clima em nossa região”, explicou a professora do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Cleusa Bianchi Teixeira.
Conforme explica a docente, existem várias estações, distribuídas em diversos locais e propriedades rurais, que podem fazer o registro e a coleta de dados. No entanto, a Estação Meteorológica localizada no IRDeR está implantada em um local indicado como referência para obtenção de dados meteorológicos representativos da região, conforme preconiza a Organização Mundial de Meteorologia (OMM). “A Unijuí é constantemente acionada para apresentar informações sobre eventos extremos, como temperaturas muito baixas ou muito elevadas, condições de ocorrências de granizo e ventos fortes. E a Estação, por estar ligada à uma instituição de ensino, possui uma alta credibilidade em sua informação”, explica Cleusa.
Os dados coletados são utilizados pelos acadêmicos para trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Os produtores rurais, por sua vez, utilizam as informações para tomada de decisões, desde os manejos realizados nas propriedades, como condição de solo para fazer a semeadura, que está ligado ao volume de precipitação; até a condição de colheita e aplicação de produtos na lavoura. “Há um conjunto de situações onde a informação meteorológica pode ser utilizada”, reforçou a professora, lembrando que até para o planejamento a longo prazo os dados são importantes.
“A projeção climática é realizada a partir das condições de clima que ocorreram na região, no passado. A Estação Meteorológica não vai dar informações para o planejamento, mas o seu banco de dados permite que se faça a projeção do clima e aí, então, o agricultor pode utilizar as informações para planejar ações a longo prazo”, completa a professora.
Para entrar em contato com o IRDeR, onde a Estação Meteorológica está instalada, o telefone é 3332-0209.
Finalizam no próximo domingo, dia 22 de agosto, as inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu em Justiça Restaurativa e Mediação da Unijuí. Com carga horária de 360 horas, o curso terá início no dia 28 de agosto. Inscrições e informações podem ser acessadas em unijui.edu.br/pos.
A especialização destina-se aos egressos dos cursos de Direito, Psicologia, Administração, Pedagogia e demais áreas do conhecimento que atuam em espaços sociais de convivência. O objetivo do curso é qualificar os profissionais para a utilização de mecanismos alternativos de abordagem dos conflitos, com ênfase na mediação e nas práticas de justiça restaurativa. Sendo assim, busca fortalecer o espaço teórico e de reflexão sobre as dimensões do conflito e da violência na sociedade contemporânea, sob o enfoque dos direitos humanos e da cidadania.
Segundo a professora Ester Eliana Hauser, uma das coordenadoras da especialização, juntamente com a professora Joice Graciele Nielsson, o curso abre diversas possibilidades no contexto atual da sociedade contemporânea. “A gente acredita que todos os profissionais, em qualquer área que atuem, precisam estar cada vez mais habilitados a gerir conflitos e encontrar soluções positivas no seu local de trabalho,” comenta a docente.
O curso é híbrido, possibilitando que os estudantes se qualifiquem em casa, mas sem perder o contato presencial com os colegas e professores. “O curso foi planejado para que ocorram esses encontros presenciais, aumentando, assim, o fluxo de trocas de experiências, permitindo que o pós-graduando conheça o campus da Universidade,” afirma Ester. Essa é a segunda edição da especialização.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
Professor Luciano Zamberlan
A Unijuí ampliou a sua atuação nesta quarta-feira, dia 18 de agosto, com a inauguração de mais um polo de Ensino a Distância (EaD) no município de Porto Alegre. A Universidade agora conta com unidades em Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Uruguaiana, Horizontina e Santa Maria.
O lançamento aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, com a presença da professora Giane Siciliani da Rosa, coordenadora do Instituto Ciência e Saber, parceira da Unijuí na instalação do polo; do coordenador da modalidade EaD na Universidade, professor Luciano Zamberlan; e do professor doutor Eliezer Pacheco, ex-secretário de Educação de Porto Alegre e Canoas e ex-presidente da Undime, IPE/RS e Inep.
A partir do tema “Graduação e pós-graduação no ensino remoto: paradigma e novos desafios”, o professor Eliezer Pacheco destacou que vivemos um dos momentos mais difíceis e desafiadores da história, de turbulência para a educação. “Se pararmos para pensar, a maioria das tecnologias que utilizamos hoje foram criadas há dois, cinco anos. Significa que quando os estudantes completarem seu ciclo de estudos, estes recursos já terão sido superados. Cabe ao professor prepará-los não só para assimilar conhecimentos, mas para construir novos e acompanhar, de forma criadora e criativa, as transformações”, explicou, lembrando que os avanços trazidos pela pandemia não deverão regredir, a exemplo do ensino a distância, que ganhou ainda mais força, e do home office.
Conforme observação feita pela professora Giane, há uma diferença quando falamos em ensino remoto, onde houve uma adaptação do ensino presencial para o online, e o EaD, pensado a partir de metodologias diferenciadas para que o ensino ocorra a distância, e que coloca o estudante como um protagonista.
“O ensino a distância permite que possamos estreitar laços e realizar discussões a centenas de quilômetros. O EaD não ganhou força apenas com a graduação, durante a pandemia, mas com cursos de qualificação e a própria pós-graduação. Já passamos a discutir cursos de mestrado e doutorado por meio dessa mediação tecnológica”, reforçou o professor Luciano Zamberlan, lembrando que é possível ter um aprendizado de excelência a distância, especialmente numa Universidade como a Unijuí, com mais de 60 anos de história.
Vestibular EaD Unijuí
Para além de cursos de qualificação e pós-graduação, a Unijuí conta com 15 cursos de graduação EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
As inscrições para o terceiro (e último) módulo do ano vão até o dia 10 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
Caracterizados pela flexibilidade de horários, os cursos adaptam-se à rotina daqueles que não têm tempo para estudar presencialmente, ou que simplesmente preferem estudar de qualquer lugar. Os estudantes têm acesso a uma plataforma e materiais didáticos desenvolvidos especificamente para a modalidade.
O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010.
Confira o evento na íntegra:
Um dos momentos mais importantes durante a trajetória acadêmica é o estágio. É a partir dele que o estudante acompanha o dia a dia de profissionais experientes, vivenciando as práticas da profissão e tem a possibilidade de colocar em ação os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com o intuito de aliar a teoria à prática, atualmente a Unijuí conta com cerca de 150 estagiários, sendo 109 estágios obrigatórios e 42 remunerados, em diferentes cursos de graduação e nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Para a analista de Recursos Humanos da Unijuí, Solange Andréa Bohn, o estágio é necessário para o desenvolvimento de todo profissional e, em muitos casos, é o primeiro contato com o mercado de trabalho. “A partir do estágio, o estudante passa a ter mais clareza das habilidades necessárias para a sua área de atuação, tendo a oportunidade de aprimorá-las”, comenta a analista.
Com o objetivo de estar mais próxima da profissão, a estudante do 2º semestre de Medicina Veterinária, Giovana Valandro Minetto, iniciou seu estágio de maneira voluntária já no primeiro semestre da graduação, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR). “Esta experiência acrescentou muito, me dando a certeza de que é com os animais que quero trabalhar. Além de me trazer muito aprendizado, o estágio está me proporcionando conhecimento prático, o que me dará maior segurança na hora de exercer minha profissão como médica veterinária”, relata.
Prestes a concluir o curso, a estudante do 10º semestre de Nutrição, Laura Neckel da Cruz, realiza estágio no Consultório de Nutrição da Universidade e considera essa etapa fundamental para sua formação. “A importância desse estágio na minha formação é muito grande. Me ensinou a ter autonomia no atendimento e a ter um olhar perceptivo que sabe reconhecer as reais necessidades do paciente”, afirma. Apaixonada pela área, Laura destaca que desde o início de sua graduação muitos aprendizados e descobertas surgiram através das oportunidades oferecidas. “Com toda a certeza, a experiência no Consultório de Nutrição prepara o acadêmico para o mercado de trabalho. Me sinto muito feliz por ter essa possibilidade para qualificar minha formação”, complementa.
Para se destacar em uma seleção de estágio, Solange pontua que é essencial que o estudante mantenha seu currículo atualizado, buscando conhecimento além da sala de aula. Desta forma, participar de cursos, eventos da área e projetos de extensão são atitudes importantes para destacar-se. Para ingressar como estagiário remunerado na Unijuí é necessário passar por um processo seletivo, que geralmente é composto por análise de currículo e entrevista com a banca examinadora. Para informações ou saber sobre as vagas abertas no momento, acesse unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
A Unijuí firmou nesta terça-feira, 17 de agosto, um convênio com o Sindicato do Comércio Varejista Fronteira Noroeste - Sindilojas de Santa Rosa, voltado à qualificação profissional.
A parceria permitirá que associados e dependentes realizem cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD) com 25% de desconto, ou cursos de especialização e qualificação com 10% de desconto.
O ato de assinatura do convênio contou com a presença do coordenador do Campus da Unijuí em Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer; da analista de negócios da Universidade, Karin Riedner; e do presidente do Sindilojas, Leonides Freddi.
A Unijuí conta com diversas opções de cursos EaD. Somente na graduação, são 15 possibilidades: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para saber mais, acesse unijui.edu.br/ead.
Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, às 17h, o lançamento do livro “Notas preliminares de Teoria da História: questões contemporâneas do ofício do historiador”, pela Editora Unijuí.
Escrito por Ivo dos Santos Canabarro e Wellington Rafael Balém, o livro propõe um estudo inicial de introdução à Teoria da História, por meio de pequenas notas fundamentais para o embasamento nos estudos históricos contemporâneos. As notas propostas têm a pretensão de fazer uma iniciação formativa, situando os leitores no campo da historiografia, de forma a estabelecer um percurso que recorre aos princípios fundamentais do ofício do historiador.
Ao escrever as notas, os autores levaram em consideração que muitos estudantes iniciantes têm dificuldades para entrar no campo da teoria, dadas as incertezas para o entendimento de um conhecimento que exige certo domínio da linguagem historiográfica.
Neste link, é possível acessar o lançamento.
Na última semana, a Unijuí esteve reunida com a Ceriluz para a entrega do sistema de leitura remota de medidores de energia - conjunto de programas computacionais para realização da leitura remota dos dados dos medidores de energia de clientes do grupo A da empresa, englobando aproximadamente 300 medidores.
O novo sistema, desenvolvido pelo Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí, possibilita a utilização de uma série de informações de forma online para análise de carga do sistema e identificação de interrupções no fornecimento de energia, possibilitando a análise de forma rápida e segura da qualidade de energia fornecida aos consumidores, aumentando a confiabilidade do sistema como um todo e reduzindo significativamente o tempo necessário para realizar o faturamento, minimizando o tempo entre a leitura inicial e a emissão da fatura para pagamento por parte do consumidor.
Participaram, pela Unijuí, os professores Paulo Sérgio Sausen e Mauricio de Campos, o técnico Gustavo Machado e as analistas da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon e Miriam Spohr. Pela Ceriluz, estiveram o engenheiro eletricista e responsável técnico, Bráulio Schussler, e o gerente de P&D Mateus Trevisol.
A parceria foi estabelecida no início do mês de abril entre as duas Instituições, com acompanhamento pela Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (Agit) e promete continuidade em novos projetos para o aperfeiçoamento de outras variáveis do sistema.
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