Estação Meteorológica da Unijuí é referência em dados para região - Unijuí

Estação Meteorológica da Unijuí é referência em dados para região

Estação está localizada no IRDeR e auxilia estudantes e comunidade externa com informações meteorológicas

Localizada junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Unijuí, a Estação Meteorológica é referência em dados, para toda a região, desde o ano de 1964. Ao longo destas quase seis décadas, a Estação foi coordenada e mantida por diferentes instituições, a exemplo da Cotrijui, até chegar a de fato ser administrada pela Universidade, no ano de 1995.

“A Estação Meteorológica é totalmente automatizada desde 2008. Ela faz a coleta de dados meteorológicos como radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa, vento (velocidade, direção e intensidade) e precipitação. Essa coleta permite que os dados sejam registrados e armazenados em um banco, além de compartilhados, servindo de referência para diversas situações ligadas ao tempo e ao clima em nossa região”, explicou a professora do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Cleusa Bianchi Teixeira.

Conforme explica a docente, existem várias estações, distribuídas em diversos locais e propriedades rurais, que podem fazer o registro e a coleta de dados. No entanto, a Estação Meteorológica localizada no IRDeR está implantada em um local indicado como referência para obtenção de dados meteorológicos representativos da região, conforme preconiza a Organização Mundial de Meteorologia (OMM). “A Unijuí é constantemente acionada para apresentar informações sobre eventos extremos, como temperaturas muito baixas ou muito elevadas, condições de ocorrências de granizo e ventos fortes. E a Estação, por estar ligada à uma instituição de ensino, possui uma alta credibilidade em sua informação”, explica Cleusa.

Os dados coletados são utilizados pelos acadêmicos para trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Os produtores rurais, por sua vez, utilizam as informações para tomada de decisões, desde os manejos realizados nas propriedades, como condição de solo para fazer a semeadura, que está ligado ao volume de precipitação; até a condição de colheita e aplicação de produtos na lavoura. “Há um conjunto de situações onde a informação meteorológica pode ser utilizada”, reforçou a professora, lembrando que até para o planejamento a longo prazo os dados são importantes.

“A projeção climática é realizada a partir das condições de clima que ocorreram na região, no passado. A Estação Meteorológica não vai dar informações para o planejamento, mas o seu banco de dados permite que se faça a projeção do clima e aí, então, o agricultor pode utilizar as informações para planejar ações a longo prazo”, completa a professora.

Para entrar em contato com o IRDeR, onde a Estação Meteorológica está instalada, o telefone é 3332-0209.