A pandemia ampliou o tempo em que crianças e jovens permanecem em frente às telas de computadores e smartphones. O que antes era diversão, tornou-se também um meio para estudos. E a preocupação entre pais, professores e especialistas sobre o uso excessivo de tecnologias inevitavelmente se intensificou neste período.
Para discutir o tema “O impacto do uso de tecnologias no desenvolvimento infantil”, a Unijuí FM convidou para o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 19 de agosto, a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn; a doutora em Psicologia, Elisa Cardoso de Azevedo; e a professora da EFA e do curso de Pedagogia da Unijuí, Elisabete Andrade.
“Este é um tema que está cada vez mais presente. É importante pensarmos sobre os efeitos que o uso da tecnologia produz nas crianças, mas também sobre o uso que os pais fazem da tecnologia e como isso pode afetar o desenvolvimento dos seus filhos e as suas questões subjetivas”, explicou a professora Amanda Sehn.
Na avaliação de Elisa, embora a pandemia tenha acendido o alerta para muitos, há pessoas que ainda subestimam ou talvez não conheçam os impactos que o uso excessivo pode ocasionar no desenvolvimento das crianças. “Há anos anos a gente vem se dando conta deste fenômeno, do uso cada vez mais precoce das mídias por bebês e crianças. Até achamos bonito de ver. Eles são, de fato, nativos digitais, mas precisamos nos questionar sobre a proporção do uso”, reforça.
O impacto pode ser sentido, segundo Elisabete, pela falta de paciência entre os estudantes para ouvir, para transcrever as informações que estão no quadro ou simplesmente para ler. “Nós percebemos que as crianças estão ansiosas. Precisamos constantemente fazer uma conversa para que elas entendam a importância de transcrever ou de ler, por exemplo. Precisamos, na minha avaliação, buscar o equilíbrio.”
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