Com o propósito de retomar a aproximação com a comunidade escolar, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) está promovendo conversas de modo virtual, facilitando o contato com as instituições de ensino que, no momento, encontram-se em uma situação delicada para o deslocamento dos alunos, devido à pandemia.
Abordando assuntos históricos e contemporâneos, o Museu dividiu as atividades em três meses de execução, sendo o mês de agosto exclusivo para discutir sobre os povos indígenas, referente ao mês comemorativo das sociedades originárias no Brasil, o Agosto Indígena.
Utilizando materiais didáticos concebidos no Museu, as conversas não são exclusivas a uma faixa etária, sendo adaptadas ao nível escolar de cada turma. A atividade busca compartilhar um pouco do contexto histórico dos povos e a atual situação na contemporaneidade, trabalhando desde suas origens aos dias atuais.
A partir do mês de setembro, e durante o mês de outubro, as conversas serão direcionadas para a história do município, abordando os diferentes períodos que a região já viveu. O povoamento da colônia com a imigração e a emancipação política como cidade são alguns dos momentos históricos trabalhados na proposta.
Escolas que têm interesse na atividade podem entrar em contato pelo telefone 3332-0257 ou encaminhar um e-mail para o endereço museumadp@gmail.com solicitando agendamento de horário para as conversas virtuais. Lembrando que a palestra tem custo zero e estará disponível até o fim do mês de outubro.
Por Giordano Toniazzo, estagiário no MADP