Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla conta com ações na Unijuí Saúde - Unijuí

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto, o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, da Unijuí, preparou uma programação especial, com conversas, que buscam conscientizar a comunidade, buscando promover a inclusão e combater o preconceito. Este ano a campanha anual tem como tema norteador “Tempo de transformar o conhecimento em ação'', que visa a defesa e a garantia dos direitos e a mobilização social.

As conversas acontecem durante a semana na recepção da Unijuí Saúde - CER III/Unir, e têm o objetivo de informar pacientes e acompanhantes durante a espera para as consultas. Na segunda-feira, estudantes do curso de Nutrição trabalharam a temática “Sabor, aroma e saúde”, ressaltando a importância de buscar uma vida mais saudável, diminuindo o consumo de sal e substituindo-o por uma mistura de temperos, que foi doada aos pacientes. Além disso, a assistente social Anita de Lara falou sobre a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, assegurados por lei.

Na terça-feira, os acadêmicos do curso de Fisioterapia organizaram a recepção aos pacientes, com música, demonstrando carinho e ressaltando a importância do tratamento. Houve novamente uma conversa com estudantes de Nutrição e com a assistente social, que abordou temáticas relacionadas à desigualdade, marginalização, direitos e deveres.

Na quarta-feira, os estagiários do curso de Farmácia trabalharam a importância do uso das plantas medicinais e o cuidado que deve ser tomado ao se fazer o chá. Para esta quinta-feira, estão sendo planejadas atividades com a fonoaudióloga e, na sexta-feira, com a nutricionista e a assistência social. Além dessas atividades presenciais, os profissionais estarão durante a semana participando da programação da Rádio Unijuí FM, informando e esclarecendo dúvidas sobre a Semana da Pessoa com Deficiência, com destaque para os direitos da pessoa com deficiência.

Atualmente, o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir, da Unijuí, atende pacientes encaminhados pela 17ª e 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde,  localizadas em Ijuí e Cruz Alta, que concentram 32 municípios. A média de atendimentos é de 70 pacientes por dia.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí