Livro “Notas preliminares de Teoria da História” é lançado pela Editora Unijuí - Unijuí

Livro “Notas preliminares de Teoria da História” é lançado pela Editora Unijuí

Esta sexta-feira, 20 de agosto, marcou o lançamento do livro “Notas preliminares de Teoria da História: questões contemporâneas do ofício do historiador”, pela Editora Unijuí. A obra resulta de estudos do professor doutor da Unijuí, Ivo dos Santos Canabarro, e do doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Wellington Rafael Balém.

“O livro tem a intenção de levar, tanto ao público acadêmico quanto ao grande público, uma noção da história, da Teoria da História, que vai embasar todos os livros, artigos e pesquisas”, explicou o professor Ivo Canabarro, destacando que a obra faz uma introdução ao campo da historiografia. “É quase que um passo a passo, começando pelo ofício do historiador, passando pela escrita da história, as escolas históricas, as tendências, até concluirmos com uma questão muito recente, que é a história digital e pública”, completou.

Lançado um dia após a comemoração do Dia do Historiador, o livro começou a ser produzido no ano passado, após um convite de Ivo a Wellington. “Fiquei bastante feliz com esse desafio. É importante trabalharmos este tema num momento de crise pandêmica, social e econômica. Num momento em que o conhecimento científico vem constantemente sendo atacado. Neste contexto, é importante que façamos uma reflexão sobre as teorias e métodos”, comentou Wellington.

Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e também editor-chefe da Editora Unijuí, Fernando Jaime González destacou a satisfação em poder apresentar à comunidade acadêmica uma obra de qualidade. “Agradeço à equipe da Editora que tem assumido a responsabilidade de publicar, em média, 30 livros por ano. Este é um dos 12 publicados em 2021. Ainda temos outros livros em produção, além da organização e publicação de quatro revistas científicas. Lembrando que tudo isso acontece com o apoio dos professores da Universidade”, afirmou.

“Notas preliminares de Teoria da História” pode ser encontrado em e-book e livro físico. O evento de lançamento pode ser conferido, abaixo, na íntegra: