Estudantes têm até sexta-feira para se inscrever no Programa
Foto ilustrativa
Quando se fala em áreas mundialmente promissoras, a de tecnologia da informação (TI) certamente está entre elas. Atualmente, a demanda por profissionais com esta formação é extremamente alta. Com o objetivo de tornar ainda mais sólida e dinâmica a formação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, além de buscar diferenciais aos currículos dos estudantes, a Unijuí firmou um importante convênio com o Google, no projeto Google Cloud Program Career.
Por meio deste convênio, os estudantes poderão construir carreiras na área Cloud, que consiste na atuação com computação em nuvem, armazenamento de dados e capacidade de computação, com qualificação e certificação pelo Google. Terão acesso gratuito ao curso de especialização Architecting with Google Cloud Platform (português), Laboratório Cloud Engineering Quest e laboratórios adicionais na plataforma Qwiklabs, além de desconto através do convênio com a empresa Compasso UOL para fazer o exame e obter a Certificação Associate Cloud Engineer.
Segundo o coordenador dos cursos na Unijuí e responsável pelo convênio, professor Edson Luiz Padoin, os estudantes podem realizar sua inscrição no programa até o dia 1º de outubro. Podem participar acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, nos campi Ijuí e Santa Rosa. Para saber mais sobre o acesso e inscrição, os acadêmicos podem contatar o coordenador ou o Núcleo de Suporte ao Curso.
“Esta é uma área que tem demandado muitos profissionais no mundo inteiro, inclusive o Google pretende indicar nossos acadêmicos após a certificação. Também considero dois pontos essenciais neste convênio: a qualificação com material do Google com acesso ao laboratório Qwiklab e a prova de certificação com desconto, que hoje tem sido exigida por grandes empresas e pode determinar o futuro salário dos estudantes e egressos”, relata o coordenador.
Realizado pela Unijuí, evento acontece entre os dias 26 e 29 de outubro
Nesta semana, foi divulgada a relação dos trabalhos aprovados para o Salão do Conhecimento 2021 - evento promovido pela Unijuí e que terá sua realização, de forma totalmente virtual, entre os dias 26 e 29 de outubro.
O evento recebeu a inscrição de 648 trabalhos, entre resumos expandidos e trabalhos completos, e 614 foram aceitos para apresentação e para publicação nos anais.
Deste total, 186 trabalhos estão vinculados aos programas institucionais de bolsas de iniciação científica (Pibic/Probic), tecnológica (Pibiti), educação tutorial (PET), extensão (Pibex) e interação universidade e instituições públicas e privadas (Profap). Neste ano, também foram recebidos trabalhos resultantes das atividades dos Projetos Integradores da Graduação Mais - novo modelo de cursos de graduação da Universidade, no total de 11 inscrições.
“Esperamos que a edição deste ano seja não apenas melhor do que a dos anos anteriores, mas que possa ser ainda mais enriquecedora a partir dos diferentes espaços que se abrem para discutir a produção do conhecimento dentro e fora da Universidade. O Salão será tão mais rico à medida em que seus protagonistas - estudantes, professores e pesquisadores se dispuserem a questionar, perguntar, indagar, aportar sobre os diferentes temas discutidos durante o evento. Muita discussão, essa é nossa grande expectativa”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Os trabalhos serão apresentados em sessões virtuais, ao longo das quatro noites do evento, organizadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além da apresentação, o evento contará com palestras, oficinas e painéis temáticos, apresentados pelo Google Meet e Youtube.
A programação é aberta e gratuita para as comunidades acadêmica e externa. Os participantes que desejarem receber certificado, devem realizar a inscrição no endereço unijui.edu.br/salao, até o dia 27 de outubro. Na mesma página, é possível conferir a programação completa, que será em breve divulgada.
É neste mês, marcado pela campanha Setembro Verde, que se intensificam as ações que visam dar visibilidade à inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD). Como lembra a estudante Vanessa Hoffmann, acadêmica do curso de Farmácia e bolsista no projeto de extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, neste período a comunidade é convidada a se juntar à luta a favor da inclusão social, da acessibilidade e da equidade para as pessoas com deficiência.
“É importante a divulgação e a discussão sobre o tema neste mês, mas vale ressaltar que nossa luta acontece todos os dias. O Brasil possui uma legislação muito abrangente a favor da PcD, mas que na prática nem sempre acontece. Por isso, precisamos nos manter firmes em busca dos nossos direitos."
Vanessa, que passou a ser cadeirante após um acidente, sente na pele a falta de acessibilidade no Município, mas acredita que é possível evoluir, se cada cidadão fizer a sua parte - começando pela inclusão. “Infelizmente, assim como na maioria das cidades, Ijuí não é acessível para todos. A pessoa com deficiência tem seu direito de ir e vir cassado, muitas vezes, já que ruas, calçadas, estacionamentos, estabelecimentos públicos e privados e até mesmo serviços de saúde não possuem acessibilidade. Mas eu acredito que é possível evoluir e melhorar nossa cidade em muitos aspectos se todos fizerem a sua parte. A mudança parte de cada um”, frisa.
Mesmo na pandemia, o projeto de extensão desenvolveu muitas ações de impacto, como lembra Vanessa, a exemplo de rodas de conversa e elaboração de materiais para as redes sociais, visando conscientizar a população sobre a causa da PcD. “Tivemos um ótimo retorno através destas ações. Muitas pessoas foram alcançadas, de vários municípios, principalmente de abrangência da 9ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), de Cruz Alta e Ijuí. Os bate-papos promovidos de forma online geraram debates importantes, onde os participantes relataram experiências e aprendizados valiosos”, comenta a estudante, lembrando que muitas das atividades aconteceram em parceria com órgãos municipais como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa), o que proporcionou um maior alcance e aproximação de instituições que visam objetivos semelhantes.
Na avaliação da estudante do 6º semestre, para avançar e transformar a realidade, o ponto central é trabalhar para garantir o apoio de todos. “É uma longa jornada, impossível de seguir sozinho. Esta causa não é apenas das pessoas com deficiência, mas de todos. Por isso faça sua parte, transforme o seu meio. Uma sociedade acessível e acolhedora traz benefícios para todos”, finalizou.
Ocorrerá nesta quarta-feira, 29 de setembro, o workshop de lançamento da segunda edição do Programa Centelha RS. O evento é promovido pela Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental, e está previsto para iniciar às 18h30, através do canal do Youtube da Criatec.
O Programa Centelha RS é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fundação CERTI. No Rio Grande do Sul é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
O programa visa estimular a criação e transformação de ideias em produtos e serviços para o mercado e inovação, fornecendo aos inscritos a premiação de $66,6 mil para financiar o empreendimento. Para participar, basta inscrever-se através do CPF ou empresas com no máximo 12 meses de CNPJ.
Para a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, é muito importante estar junto em um programa como esse. "Ele trata justamente de um dos trabalhos que a gente vem fazendo aqui como Universidade, por meio da Incubadora, que é estimular a inovação e também trazer recursos aqui para nossa região”, salienta.
Durante o evento, serão fornecidas as as instruções de onde e como inscrever-se, assim como nicho, instruções de elaboração do projeto e requisitos.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, firmou nesta segunda-feira, 27 de setembro, um contrato de cooperação técnica e científica com a empresa Ijuí Eco Reserva Empreendimentos Ltda. A parceria visa o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Construção de um condomínio sustentável: uma análise de indicadores ambientais para o desenvolvimento de um espaço de lazer relacionado a um lago”.
O ato contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; dos professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva e Juliana Maria Fachinetto; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon; e dos diretores da empresa, Luciano Knebel Ottonelli e Irmgard Knebel Ottonelli.
Conforme explicou Ottonelli, a Ijuí Eco Reserva Empreendimentos Ltda e Ottonelli Terraplenagem são responsáveis pela construção do primeiro condomínio sustentável da cidade, localizado ao lado do campus da Unijuí em Ijuí. O projeto teve início há cerca de três anos, mas, em razão da demora para emissão da licença junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), que permitiria o acesso ao local pela ERS-342, houve uma pausa e a necessidade de reconstruir o projeto.
“A ideia de construir neste espaço o primeiro condomínio de lotes de Ijuí, aproveitando ao máximo o meio ambiente disponível, e especialmente o lago para as estruturas de lazer, é algo arrojado, responsável e sustentável. Sabendo que a área do empreendimento é de 164.500 m² e praticamente mais de 60.000 m² são destinados ao lazer junto à natureza, isso o torna diferenciado, um refúgio onde temos a natureza como foco principal, aliado à privacidade e segurança. Ali, a interação com a natureza e a busca pelo bem-estar ampliam o gosto de viver bem. Além disso, a implantação das obras de infraestrutura será um misto de inovação tecnológica, técnicas construtivas modernas e aproveitamento de materiais diversos, que estarão aliados à sustentabilidade e recuperação ambiental”, explicou Ottonelli.
Com a parceria firmada, a Unijuí ficará responsável por desenvolver a análise de indicadores ambientais para o desenvolvimento de um espaço de lazer no interior do condomínio, tendo como foco o lago e seu entorno. Serão realizadas análises quantitativas e qualitativas de indicadores ambientais, uma revisão de literatura a respeito da escolha do material mais adequado para ser utilizado na instalação da pista de caminhada, no entorno do lago, e da legislação pertinente, bem como uma pesquisa de interesse.
“Temos várias pequenas estruturas, ligadas a um contexto mais macro, que precisam ser analisadas, como a água, nascentes e indicadores ambientais, para que tenhamos, neste local, lazer, pesca e natação, por exemplo. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento da pesquisa e um caminho a ser vislumbrado pelos empreendedores na cidade, para a construção de novos espaços com características ambientais”, destacou o professor José Antônio Gonzalez da Silva.
O desenvolvimento do projeto terá duração total de 18 meses, com entrega do resultado em fevereiro de 2023.
Com o objetivo de trazer ao som das vozes do coro obras musicais que estiveram presentes em trilhas sonoras de filmes importantes para o cinema nacional e internacional, o Coral Unijuí realiza desde 2020 o Projeto Trailers e Trilhas, financiado pela Prefeitura de Ijuí, por meio da Lei Aldir Blanc de apoio à Cultura. Para apresentar os resultados do projeto, no dia 24 de outubro, às 20h, o Coral Unijuí promoverá uma live com transmissão ao vivo no canal da Unijuí no Youtube e também na página da Prefeitura de Ijuí no Facebook.
Apesar da pandemia de covid-19 também ter afetado os ensaios do coral, que precisou trabalhar as canções de maneira online, a comunidade pode esperar uma belíssima apresentação. “Com muito empenho e carinho, estamos na reta final dos ensaios dessas obras que escolhemos para compor esse quadro de repertórios. O público que aguarda a live pode esperar ouvir a quatro vozes, na harmonia coral, obras musicais que acompanharam em filmes que, provavelmente, tenham assistido, recordando-os através das músicas e essas, com uma cara diferenciada, ao som de múltiplas vozes”, explicou o regente do Coral Unijuí, Diogo Braggio.
Braggio destacou, ainda, que o projeto tem uma grande importância cultural, uma vez que une música e cinema. “Estas são duas formas de manifestação cultural muito intensas na vida das pessoas. Passa pelo plano da emoção e do saudosismo, uma vez que, ouvindo as canções que estiveram presentes em cenas emocionantes de cada filme em que o Trailers e Trilhas foi buscar base para constituir sua planilha de repertórios, as pessoas poderão recordar estas cenas e quiçá reviver as emoções afloradas por essas películas, além de poder observar como o coral produziu cada uma das obras dentro de arranjos vocais.”
Para quem é graduado e deseja seguir na produção de novos conhecimentos científicos, com um curso de mestrado, e para quem é mestre, e quer se manter atuante e colaborando com o desenvolvimento da ciência, através do doutorado, a Unijuí dispõe de uma série de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Na área da saúde, estão abertas as inscrições para o Mestrado em Atenção Integral à Saúde, até o dia 10 de novembro. São 22 vagas ofertadas no Programa, que busca promover o debate sobre a atenção integral à saúde, formando profissionais capazes de se apropriar e produzir conhecimento científico, a fim de avaliar as diferentes situações para construção de estratégias integradoras e interdisciplinares que resultem em melhorias e na transformação da saúde da população.
A Unijuí também conta com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica, além de alternativas e soluções de intervenção nos progressos sociais de territórios coletivamente construídos. Contando com 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado, as inscrições se encerram no dia 26 de novembro.
Até o dia 16 de novembro, seguem as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, que busca intervir na realidade através da reflexão crítica e conscientização sobre a importância dos direitos humanos para sociedades democráticas, a partir da formação de uma cidadania ativa e comprometida com a transformação social. São ofertadas 22 vagas no Mestrado e 10 vagas no Doutorado.
Já profissionais interessados no tema da educação escolar e superior e na educação em sentido amplo podem concorrer a uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências: há 25 no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas. As inscrições seguem abertas até 26 de novembro.
Com o objetivo de utilizar a modelagem matemática para a melhoria dos processos produtivos - em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais para atuar no Ensino Superior e em empresas, o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional conta com 25 vagas para o curso de Mestrado e 10 vagas para o curso de Doutorado. As inscrições vão até o dia 26 de novembro.
Para fechar, também estão abertas as inscrições para o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, até o dia 6 de dezembro. Contando com 25 vagas, o curso busca formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar, capazes de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participando de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/estude/mestrado-
Na tarde de ontem, o Sicredi, representado pelos gerentes Éverton Luiz Dill e Sandra Kunz, entregou os certificados de Projetos Contemplados pelo Programa Empreender para Transformar, aos três projetos da Unijuí inscritos nos editais lançados pela cooperativa. Participaram do ato a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a assessora de cultura Sirlei Schneider, a coordenadora da Criatec Maria Odete Palharini, e as professoras Caroline Raduns e Edina Coelho.
Os projetos contemplados com o valor de R$ 1 mil cada foram: “Desafio da inovação socioambiental”, da Criatec; “Investimentos na primeira infância”, do Centro Especializado em Reabilitação Física - Unir; e “Energia Amiga”, projeto de extensão do curso de Engenharia Elétrica.
O gerente do Sicredi Éverton Dill ressaltou a importância do papel da cooperativa em olhar para as questões sociais e da educação, em busca do desenvolvimento. “O PET é um programa que tem crescido a cada ano e, com isso, também cresce o número de projetos inscritos. A seleção dos vencedores é feita por meio de uma análise dos associados do Sicredi que definem os projetos contemplados, dentre os quais os três da Unijuí se enquadraram”, explica. Sandra Kunz acrescentou o importante papel dos projetos em olhar para as necessidades da comunidade.
A reitora destacou a relação da política do Sicredi com o olhar, estrutura e trabalho da própria Universidade. “São duas instituições que têm o processo de sociativismo, o processo de cooperativismo, o processo da sua ação para trabalhar com as suas regiões de atuação estão muito alinhados. Então, não é só uma parceria de eventos, é uma parceria de trabalho”, finalizou.
A Associação Noroeste Runners e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) firmaram convênio de parceria para beneficiar atletas e estudantes das duas instituições. Dentre as ações estabelecidas no convênio está o atendimento dos atletas pela Clínica de Fisioterapia e no Consultório Escola de Nutrição da Unijuí, com isenção de pagamento de taxas.
Aos estudantes da Unijuí, o benefício é estendido para acadêmicos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia que realizarão um trabalho de acompanhamento junto aos atletas da Associação. “Enquanto grupo gestor da reitoria, temos uma política de fazer parcerias que ligam à educação e proporcionem experiências formativas aos nossos acadêmicos, enquanto cumprimos nosso papel social e comunitário junto à sociedade”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, relembrando que boas experiências ainda na primeira infância e juventude podem ser decisivas quanto aos futuros adultos que se tornarão.
Hoje a Noroeste Runners tem 76 atletas federados. “A Noroeste nasceu do desejo de ajudar as pessoas, em especial as crianças e jovens carentes por meio do esporte. Hoje temos atletas de Ijuí, mas também de todo Estado e também alguns que residem em países vizinhos”, destaca o presidente Ethor Augusto Martins da Silva. A sede da associação fica no Ginásio Poliesportivo de Ijuí.
Nesta sexta-feira, 24 de setembro, aconteceu o lançamento do Campeonato SuperLux, junto ao auditório do Espaço Mais Inovação da Unijuí. A competição envolverá alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Ijuí, com o objetivo de promover o uso consciente da energia elétrica, de modo dinâmico e interativo. O ato aconteceu de forma híbrida, contando com a presença de representantes das escolas e transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
Conforme explicou o professor Maurício de Campos, coordenador do Grupo de Automação Industrial e Controle (Gaic) da Unijuí, a ação faz parte do projeto “Educação em Eficiência Energética: construindo um futuro sustentável II”, que tem o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) como contratante, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); como contratada a Unijuí e como executor o Gaic.
“Em 2012, realizamos o primeiro projeto de Educação em Eficiência Energética, e realizamos palestras aos estudantes do Ensino Médio. Naquele ano, registramos uma significativa mudança de comportamento dos consumidores, com redução no consumo de energia na cidade. Também percebemos, em meio a este processo, que as crianças eram mais empenhadas em economizar”, explicou o professor, lembrando que o projeto sofreu uma pausa e foi retomado em 2018, com sua reformulação para os anos de 2019 e 2020. “Mantivemos a realização de palestras no Ensino Médio e ampliamos nossos objetivos, que eram a realização de jogo educacional, contação de histórias e teatro para as crianças.”
Somente em 2019, 14 escolas de Ensino Médio foram envolvidas, além de cerca de 9.850 estudantes. A pandemia forçou uma readaptação e as atividades migraram para o canal ConscientizAção, no Youtube. Agora, jovens e crianças serão desafiados a participar de uma competição, que será dividida em duas fases: a etapa SuperLux, em que os inscritos irão participar de um jogo eletrônico, desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Design; e a etapa Mundo Real, em que os jogadores deverão aplicar os conhecimentos obtidos através do jogo em suas residências, colaborando para redução do consumo de energia e promovendo a integração familiar.
O jogo eletrônico, disponível para smartphones com Android, foi desenvolvido para o público de 7 a 8 anos, mas pode ser acessado por outras faixas etárias, “desde os pequenos até os maiores, do Ensino Médio”, como lembra o professor Maurício. Os participantes criam um avatar e esse personagem caminha por uma casa, onde um ‘monstrinho’ acende a luz de cômodos sem ninguém dentro, liga a TV quando ninguém está assistindo, aumenta o tempo do banho... O participante precisa ir corrigindo esses problemas. Conforme ela vai corrigindo, vai passando de fase.
Já na etapa Mundo Real, os participantes deverão colocar em prática os aprendizados com o jogo. A criança vai preencher um formulário pela internet, informando o consumo de energia daquele mês em que jogou, e vai competir com o ano anterior para ver se ela realmente está aprendendo as ações e está conseguindo incorporá-las ao dia a dia.
Na avaliação do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, é muito importante para a Instituição fazer parte de um projeto como este, que inclui escolas da Educação Básica. “Dessa forma, qualificamos a missão da universidade enquanto instituição comunitária”, disse.
Diretor-presidente do Demei Distribuição, Marco Aurelio Sikacz falou sobre a importância de promover este projeto em um momento de crise energética no País. “Nós, talvez com uma ação pequena, consigamos conscientizar nossos futuros consumidores de algo tão importante, que é o consumo racional, moderado de energia”, disse.
Titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Evelise Berlesi falou da satisfação em conhecer mais uma possibilidade de aprendizagem, de mudança de cultura e atitude. Lembrou que a proposta envolverá, somente nas escolas da zona urbana de Ijuí, 7,8 mil alunos.
Segundo o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, José Augusto Fiorin, a proposta dialoga com as ideias e concepções da educação que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta. “O projeto nos permitirá um novo olhar perante a realidade que se apresenta, de crise energética”, reforçou.
Inscrições e premiação
Podem participar do Campeonato SuperLux estudantes que residem na área urbana de Ijuí - na área de concessão do Demei. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.superlux.unijui.edu.br, de 27 de setembro a 31 de outubro. Todo participante deverá apresentar a documentação solicitada e seguir as regras exigidas para que a inscrição seja validada.
Os estudantes que obtiverem a maior pontuação receberão um tablet (1º lugar) e um smartphone A12 da Samsung (2º lugar). Será sorteado um smartphone A12 da Samsung entre os participantes da competição e outro, de mesmo modelo, para os inscritos no canal. Professores destaques receberão um notebook (1º lugar) e um smartphone A12 da Samsung (2º lugar). As escolas destaques concorrem a um projetor multimídia e notebook (1º lugar) e um projetor multimídia (2º lugar). Também será entregue o Selo de Escola Consciente às instituições participantes.
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