CPA e Ouvidoria da Unijuí participam do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino - Unijuí

Nesta semana, entre os dias 24 e 26 de agosto, aconteceu o XXII Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino - FNOUH, promovido pela UniBrasil, de Curitiba/PR, no formato online. O encontro reuniu ouvidores de diversas instituições de ensino superior e de hospitais de ensino de todas as regiões do Brasil e permitiu, além da abordagem de importantes temáticas relacionadas à função de ouvidor, a troca de experiências entre os profissionais que atuam nesse setor de escuta dos diversos sujeitos que fazem parte das comunidades universitárias e dos hospitais de ensino.

Pela Unijuí, participaram Laura Scheren Dalpiaz, que atua na Ouvidoria desde a sua implementação em 2007; e Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e ouvidora substituta.

Entre os temas abordados, estiveram a “A ouvidoria brasileira em tempos de transformação”, com Valmir Gomes Dias, ouvidor-geral da União; “A harmonização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com a Lei de Acesso à Informação (LAI) aplicadas na realidade das ouvidorias de universidades e hospitais de ensino”, com Marcos Lindenmayer, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; “Diretrizes relacionadas ao tratamento de demandas dos usuários”, com Savana Dantas, ouvidora-geral na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; e “Impactos na Governança e na integridade”, com Rose Meire Cyrillo, ouvidora na Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S.A..

Foram debatidos, ainda, os temas “O Atendimento da ouvidoria: insumos para a gestão: experiências com o método NPS (Net Promoter Score)”, com Claudia Regina Haponczuk de Lemos, ouvidora do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/ HCFMUSP; “Isolamento social e retorno à presencialidade: como mediar os impactos da pandemia?”, com Francisco Arseli Kern, ouvidor da PUCRS; “Câmara de mediação e ações colaborativas no ambiente universitário: a experiência Unicamp”, com Maria Augusta Pretti Ramalho, coordenadora da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp; “Mediação no ambiente universitário”, com Adriana Eugênia Alvim, conciliadora e mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Campinas/SP; e “Empatia, a habilidade necessária para o século XXI”, com Cristina Ayoub Riche, ex-ouvidora da UFRJ.

Na opinião das participantes, Laura e Magna, mais do que nunca é preciso exercer a escuta ativa aliada à empatia, gerando uma ação a partir da demanda do sujeito que busca esse canal de comunicação institucional. Além disso, é fundamental o ouvidor ter a característica de fazer a escuta com paciência e sem pré-julgamentos, deixando o sujeito expressar seus anseios.

Mais informações sobre a ouvidoria institucional podem ser obtidas no site Unijuí, na página da Ouvidoria ou ainda na página da CPA.