Unijuí é apoiadora do 32º Seminário Diocesano de Educação - Unijuí

Unijuí é apoiadora do 32º Seminário Diocesano de Educação

Nesta terça-feira, dia 23 de agosto, a Unijuí sediou o 32º Seminário Diocesano de Educação. O evento, que ocorreu no auditório do campus Santa Rosa, teve como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a educação brasileira e foi destinado a professores das redes públicas e privadas, e a lideranças civis, religiosas e políticas da região de Santa Rosa. Na segunda-feira o evento havia sido realizado no Colégio Tereza Verzeri, em Santo Ângelo, sendo direcionado ao público da região das Missões.

No turno da manhã, aconteceu uma palestra com o professor Dr. Silvio Antônio Bedin, mediada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, professor Dr. Sidinei Pithan. O tema da palestra norteou também esta edição do Seminário: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O professor Silvio fez uma fala acerca da Campanha da Fraternidade e das grandes questões que estão em curso na educação, sobretudo, a respeito da pergunta “o que é educar?”.

Durante a palestra, foram trazidos dados sobre a educação brasileira: são cerca de 50 milhões de estudantes na Educação Básica e 2 milhões de educadores. “Foi destacada a questão da sobrecarga dos professores e também essa dimensão da escola como uma instituição em que o sujeito se constitui, e eu diria que se humaniza nesse espaço institucional. Também se percebe uma forte indicação da Campanha da Fraternidade como um permanente modo de enfrentamento da miséria, dos problemas sociais, da desigualdade social e uma aposta significativa em torno dos ideais da democracia”, relatou o professor Sidinei sobre a palestra.

Na parte da tarde, o evento continuou com outras três palestras: “Sensibilização e aspectos históricos”, com José Roberto de Oliveira; “O ensino do tema missioneiro nas escolas e a nova proposta”, com o padre Luiz Fernando Medeiros; e “O grande Projeto Missões como agente de transformação”, com o pesquisador Álvaro Medeiros de Farias.

Também houve espaço para perguntas e debates, no qual o público pôde discutir sobre as temáticas apresentadas. “Houve bastante interação dos professores que estavam presentes, que enfatizaram os cenários da pandemia de uma dimensão maquínica que o mundo acabou desenvolvendo e também a crise existencial dos professores. O evento foi muito importante, sobretudo para celebrar essa forma de organização em que mobiliza a sociedade civil a refletir sobre os elementos da Campanha de Fraternidade”, completou o professor Sidinei.

O Seminário foi promovido pela Diocese de Santo Ângelo, com apoio da Unijuí, da 17ª, 14ª e 32ª Coordenadorias Regionais de Educação, das Secretarias Municipais de Educação de Santo Ângelo e Santa Rosa, e de outras Instituições de Ensino.