Finalizada a oitava edição da especialização em Controladoria e Gestão Empresarial na Unijuí - Unijuí

Na noite da última sexta-feira, 26 de agosto, foi finalizada a Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria e Gestão Empresarial da Unijuí, que já conta com a nona turma em andamento. A especialização tem sido ofertada praticamente todos os anos pela Universidade, devido à alta procura pelos profissionais da área.

“Os estudantes da qualificação conseguem ir aplicando os conhecimentos que adquirem em suas funções, preparando-se para tomada de decisões no planejamento estratégico. É uma pós-graduação que abraça todos os conhecimentos da gestão e da controladoria, indo ao encontro do que as organizações estão cobrando”, explicou a coordenadora do curso, professora Euselia Paveglio Vieira.

Há cerca de 15 dias, os estudantes foram desafiados a resolver um problema real da organização onde atuam e, na sexta-feira, realizaram a apresentação dos problemas, hipóteses, soluções e a testagem dessas propostas. Foram convidadas para avaliar os trabalhos a gerente de Controladoria da Unimed Noroeste/RS,  Micheli Martini Furtado, e a contadora da empresa Bruning Tecnometal de Panambi, Roseli Cristina Kepler.

Mais do que fazer apontamentos, as duas profissionais aproveitaram para compartilhar suas experiências na área. Segundo Micheli, a controladoria é uma área muito importante para os profissionais, que faz ter uma ampla visão sobre a empresa. “Ela nos permite tomar decisões mais assertivas. Meu setor, por exemplo, trabalha com toda a área de planejamento estratégico, orçamento, indicadores que mensuram as atividades da cooperativa, tanto na parte de operação do plano de saúde quanto do hospital”, explicou a profissional, que é egressa da Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial da Unijuí.

Roseli Cristina destacou que a controladoria é uma área que traduz a linguagem dos negócios em números. Para uma empresa que tem como foco resultados, lucros, a controladoria faz uma leitura da situação e aponta se a empresa está ou não no caminho certo. “Se há algum problema de fluxo na fábrica, por exemplo, de nota fiscal, a controladoria vai apontar. Posso afirmar que uma uma empresa que tem a área de controladoria forte é uma empresa preparada para as situações difíceis que podem vir a acontecer”, afirmou.

Gerente de Controladoria do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Dorcas Piccinini decidiu realizar o curso porque sentiu a necessidade de mais conhecimento na área, já que havia agregado uma nova função na empresa. “Percebi como é essencial termos essa visão abrangente dos setores e processos. A controladoria exerce a função de gerar resultados, indicadores, informações para uma gestão mais assertiva”, afirmou.

Nestor Carlos Pautz, supervisor de Produção na Kepler Weber de Panambi, decidiu realizar o curso para aumentar seu conhecimento sobre custeio de produção. “Cada vez mais o ramo em que atuamos se abre para auxiliarmos não só na fabricação de peças e gestão de pessoas, mas para auxiliar na parte da lucratividade, desempenho e sustentabilidade. E a pós-graduação nos possibilitou entrar em áreas ainda nebulosas”, disse.

Já Anderson Pettenon Bandeira, que reside em Palmeira das Missões, atuava em uma cooperativa de crédito quando começou a realizar a pós-graduação. Em meio ao curso, foi aprovado em um concurso e assumiu como contador em uma prefeitura. “Acabei, durante a especialização, tendo duas visões: das áreas pública e privada", comentou.