Nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, aconteceu o II Seminário do CER III - Unir (Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual), no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento tem o intuito de proporcionar mais informações acerca das atividades desenvolvidas no Centro, incentivando profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e a comunidade em geral a conhecer, identificar e encaminhar pacientes aos serviços prestados no espaço.
Na abertura, a coordenadora do CER III, professora Edina Coelho, desejou um excelente evento aos participantes, enaltecendo também a participação dos colaboradores do Centro. “Gostaria de prestar meus sinceros agradecimentos às parceiras de luta do CER III, que assumiram comigo o desafio de propor a segunda edição do Seminário. Em nome desta equipe, dou boas vindas a todos participantes”, destacou.
A Unir está em funcionamento desde 2011, como Unidade de Reabilitação Física. Em 2014, foi habilitada para atuar na reabilitação intelectual e visual. Em dezembro de 2020, recebeu a certificação de Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual. “Acreditamos que o compartilhamento das nossas experiências em reabilitação é indispensável para a qualificação da rede de cuidados”, ressaltou Edina.
No turno da manhã o evento abordou os seguintes temas: Histórico e Fluxograma do CER III; Direitos e deveres das pessoas com deficiência e suas famílias; Triagem Inicial: Avaliação, Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs); Nutrição e Enfermagem na cicatrização; Neuropsicopedagogia e Terapia Ocupacional no Atendimento Multidisciplinar; Orientação e Mobilidade; e O Papel do Oftalmologista na Reabilitação Visual.
Pela parte da tarde, foram apresentados os assuntos: Transtornos de Neurodesenvolvimento; Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Terapia Psicológica; A Prática Fonoaudiológica no CER III; Avaliação Nutricional na Paralisia Cerebral; Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Infantil; Atuação da Terapia Ocupacional na Estimulação Sensorial com Crianças Atendidas no CER III; e Atuação do Ortopedista Infantil na Paralisia Cerebral.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí