Rizoma debate participação política dos jovens no Brasil - Unijuí

Rizoma debate participação política dos jovens no Brasil

Frente à massiva presença dos jovens na internet, e diante do crescimento de 51% no número de eleitores entre 16 e 17 anos - segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rizoma Temático desta quinta-feira, 25 de agosto, debateu o tema “Internet e participação política de jovens no Brasil”.

O programa da Rádio Unijuí FM contou com a participação da professora doutora em Comunicação da Unijuí, Gisele Corrêa Noll; da acadêmica do curso de Administração e representante do Diretório Acadêmico Estudantil (Dacae) do campus Panambi, Lisiane Tolentino Brizolla Schmidt;  e da estudante do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e presidente do Grêmio Estudantil Chico Mendes, Anna Vitória Engler Bressam.

“É curioso pensar que cada geração teve a sua história em relação à participação política. E a internet, especialmente a partir dos anos 2000 e das plataformas digitais, levou esses jovens a terem uma outra postura, a serem mais participativos em debates. No Brasil, temos discussões bem particulares, sobre causas específicas, a exemplo do feminismo e da luta LGBTQIA+, que somam-se e são tão importantes quanto as discussões político-partidárias”, explicou a professora Gisele.

Ana contou que sempre teve interesse por assuntos públicos e procura estar presente em debates realizados na escola. “Minha família sempre falou sobre política em casa e com a internet acabo sempre acompanhando o que está acontecendo no mundo. Mais como espectadora, mesmo, como muitos jovens que conheço, que acabam tendo sua opinião, seu posicionamento político, mas sem curtir, comentar ou postar algo”, destacou.

Para Lisiane, participar ativamente da política foi algo natural, já que sua família está inserida neste cenário. “Aos 16 anos, eu já queria fazer meu título para poder votar. Quando surgiu a oportunidade de representar o campus Panambi, entrei em contato com o DCE do campus de Ijuí, formei uma chapa e concorri. Acredito que não temos que esperar pelos outros para agir”, completou.

Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse: