Avenida das Nações: um projeto que nasceu na Unijuí em prol do desenvolvimento da comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Avenida das Nações: um projeto que nasceu na Unijuí em prol do desenvolvimento da comunidade

Projeto desenvolvido pela Lavoro contempla calçadas com pisos intertravados, sinalização, parklets e paradas de ônibus temáticas

Desde o início do mês de março, a comunidade local acompanha a execução de obras na Rua do Comércio, entre as Ruas Bento Gonçalves e Guilherme Timm. Pisos intertravados já foram colocados nas calçadas que, neste momento, recebem paradas de ônibus temáticas, que evidenciam os movimentos étnicos. As mudanças fazem parte de um grande projeto, Avenida das Nações, que também contempla sinalização, parklets, lixeiras e bancos sustentáveis.

Uma iniciativa que teve início dentro da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, por meio dos então sócios e egressos do curso de Design, Marcel Megier Meller e Alessandro Zangirolami dos Santos, que davam início à empresa Lavoro Design. Alessandro inclusive apresentou uma ideia inicial em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “O projeto surgiu da necessidade de divulgarmos potencialidades que poderiam ser desenvolvidas através da empresa. Paralelo a isso, havia uma vontade de nós, sócios da empresa, em desenvolver algo em prol da comunidade, que resgatasse o orgulho presente na diversidade cultural, inserindo no cotidiano do município os elementos turísticos que estão representados somente no Parque de Exposições, durante um curto período do ano, potencializando, desta forma, o turismo na cidade de Ijuí”, explicou Marcel, lembrando que o projeto foi lançado na Expo-Ijuí/Fenadi de 2017.

Marcel explica que após várias reuniões para apresentações, intermediadas pela Criatec e pela Unijuí, foi conquistada a verba de R$ 2 milhões para investimento no projeto, por meio de emenda do então deputado federal Darcísio Perondi. A ideia original desenvolvida pela empresa Lavoro Design foi adquirida pelo Poder Executivo, que abriu licitação pública para a conclusão e acabamentos técnicos do projeto. A empresa vencedora fez mudanças pontuais, principalmente nas paradas de ônibus, que acabaram não sendo consultadas pelos desenvolvedores da ideia. No entanto, o restante do projeto manteve-se com as suas características originais.

A Lavoro é idealizadora, responsável pelo planejamento e execução do projeto, mas outras empresas graduadas pela Criatec também estão envolvidas. À empresa Infinitum TI cabe o desenvolvimento do aplicativo InfoBus, que tem como objetivo auxiliar os usuários do transporte público municipal; enquanto que a empresa VSys Soluções Inteligentes produzirá o dispositivo GPS que auxiliará no funcionamento do Aplicativo InfoBus. Já a empresa Elithe Engenharia instalará painéis solares e conversores nas paradas de ônibus; e a empresa Doled Automação e Iluminação LED será responsável pela produção das lâmpadas LED, instaladas nos pontos de iluminação direta e indireta da Avenida, bem como nas paradas de ônibus.

Criatec fomentou o desenvolvimento do projeto

A Criatec disponibilizou as estruturas física e tecnológica para o desenvolvimento do projeto Avenida das Nações, além de auxiliar na elaboração do projeto para captação de recursos via governo federal. “A Incubadora cumpriu um importante papel no desenvolvimento do projeto, disponibilizando espaços e laboratórios para a criação da ideia, auxiliando também na divulgação e em reuniões que permitiram a apresentação do projeto para os diversos agentes públicos que viabilizaram a implementação da iniciativa”, explicou Marcel.

Mesmo que o projeto tenha sofrido mudanças, a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, vê o andamento da obra como algo positivo. O projeto, na sua avaliação, vai tornar a Rua do Comércio mais agradável e bonita, não só à comunidade local, mas aos visitantes, movimentando o comércio e, principalmente, auxiliando na identificação da cidade como Capital Nacional das Etnias.

“Somos uma universidade em um universo de possibilidades, e temos o ativo mais valioso da atualidade, que é o conhecimento e o estímulo à criatividade e à inovação. Então, acredito que quanto mais iniciativas saírem da Unijuí, da Criatec, mais benefícios teremos à população. Tornaremos a cidade mais humana, pensada para as pessoas que nela vivem. É na cidade onde moramos que a vida acontece”, frisou. 

Para Marcel, o incentivo ao turismo contribuirá para a transformação econômica e para a promoção da inclusão social, gerando oportunidades de emprego e renda em Ijuí. “A ideia é potencializar as particularidades culturais do município, dando destaque ao segmento turístico e viabilizando a ampliação do setor comercial da cidade. O projeto Avenida das Nações trará melhorias aos passeios públicos, à iluminação e à sinalização, fomentando o desenvolvimento do comércio local, inserido dentro de um conceito de Cidade Inteligente, focado na sustentabilidade e na qualidade de vida das pessoas”, completou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.