Representantes do Comung se reuniram, no Palácio Piratini, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado
Reitores e representantes de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 30, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin. O encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, teve como objetivo reiterar ao governo estadual o pedido de destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul.
Participaram da reunião com Balestrin os reitores Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp) e Sergio Mariucci (Unisinos); a vice-reitora Solange Fagan (Universidade Franciscana – UFN); a secretária adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Simone Stülp; o chefe de gabinete da Unisinos, Carlos Alberto de Oliveira Cruz; a assistente do Comung, Viviane Born; e a assessora de gabinete da SICT, Soraia Zanchi.
O Comung busca, com essa iniciativa, utilizar o percentual da verba definida na Constituição Estadual do Rio Grande do Sul para estudantes da graduação. A intenção é elaborar um programa destinado à educação superior comunitária que disponibilize bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e favorecer o desenvolvimento regional.
Nos últimos anos, nenhum recurso foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, destaca que as universidades comunitárias são responsáveis, há mais de 50 anos, por estimular o desenvolvimento regional. “Mais que um negócio ou serviço, a causa da educação é a razão de ser dessas instituições, que estão comprometidas com toda a comunidade gaúcha”, afirma.
O movimento do Comung iniciou no ano passado, quando reitores se reuniram com o governador do Estado e com deputados estaduais. O secretário Alsones Balestrin demonstrou apoio à entidade e, ao final da reunião, salientou que vai verificar a situação e, após, dar seguimento às tratativas.
Sobre o Comung
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, entre elas a Unijuí, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.
Graduada em 2018, a enfermeira Bruna Katiuza Reginaldo sempre foi fascinada pela área de obstetrícia, pelo atendimento à gestante e cuidado com o recém-nascido. Na Unijuí, ela buscou a qualificação que precisava para alavancar a carreira e atuar como especialista neste campo.
“Busquei a Unijuí assim que soube que estava lançando uma Pós-Graduação Lato Sensu em Obstetrícia. Eu conhecia a Universidade, seus valores e reconhecimento junto ao MEC. Fiz a opção pela excelência da Instituição em seus cursos e pela disponibilidade de estágio em um hospital que é referência em partos em São Paulo”, explicou a egressa, que hoje atua na supervisão de Enfermagem da Maternidade do Hospital Vida & Saúde em Santa Rosa.
Bruna conta que já estava atuando como enfermeira assistencial quando ingressou na especialização, mas que, após concluir o curso, teve a oportunidade de trabalhar na área e de aplicar o conhecimento adquirido no cuidado das pacientes atendidas. “A especialização é um diferencial, principalmente na área da saúde. Nós auxiliamos na prestação do melhor atendimento e cuidado, e devemos sempre estar nos atualizando. A especialização permite que estejamos mais preparados para o mercado de trabalho”, completou.
Para a profissional, entre os diferenciais das aulas de pós-graduação da Unijuí estão os temas abordados, professores com bagagem e conhecimento, aulas práticas e trocas de experiências. “Através desse processo de formação tive diversas oportunidades de aprimoramento técnico-científico e a possibilidade de colocar em prática o conhecimento durante o período de estágio, rico em aprendizado. Um diferencial ofertado e sem igual na região.”
Para quem deseja se especializar em uma área, a Unijuí conta com diversos cursos de pós-graduação lato sensu. Acesse unijui.edu.br/pos e confira as especializações com inscrições abertas.
Para mais informações, acesse unijui.edu.br, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística está situado no Complexo 2 da Unijuí Saúde. O ambiente funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 19h45, com técnicos preparados, à disposição dos acadêmicos e professores de todos os cursos da saúde da Universidade.
O Laboratório tem como finalidade possibilitar o ensino, a investigação e o estudo de técnicas e procedimentos na área da saúde. A partir do estudo de forma metodológica, o acadêmico poderá adquirir conhecimento e desenvolver suas habilidades profissionais, sendo o ambiente ideal para experimentar, testar, repetir, errar e corrigir, proporcionando, ainda, o manuseio de todos os equipamentos de simulação com a supervisão docente.
As práticas desenvolvidas no ambiente são fundamentadas cientificamente para contribuir com o conhecimento teórico e prático do acadêmico, instrumentalizando-o para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Utilizando a semiologia e semiotécnica como intervenção nas necessidades humanas afetadas, os estudantes se capacitam, prestando um cuidado sistemático e eficaz.
A comunidade escolar também possui acesso ao Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, podendo agendar horário para visitação, que será acompanhada pelos técnicos do espaço. No último ano, diversos alunos em formação no Ensino Médio dos municípios da região conheceram o local.
Escolas podem enviar um e-mail para estude@unijui.edu.br para agendar o horário.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na última quinta-feira, 24 de março, o Espaço + Inovação Unijuí recebeu a visita de cerca de 50 profissionais que atuam na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os assessores, que trabalham diretamente com os professores e diretores de escolas estaduais dos 12 municípios que compõem a regional, puderam conhecer toda a estrutura do espaço, experimentando as diferentes tecnologias disponíveis, como forma de inspiração para o trabalho que é realizado por eles.
“Nós temos o privilégio de morar em Ijuí, de estar perto da Universidade e de poder vivenciar isso na prática. A minha expectativa é que, com esta experiência, eles pensem em possibilidades do que trabalhar com cada escola a nível de região. Pensar em como podemos trazer toda essa ideia de inovação, de um trabalho pedagógico diferenciado e que converse com a realidade e necessidade dos nossos estudantes e o mercado de trabalho que eles irão encontrar quando saírem do Ensino Médio”, explicou a coordenadora da 36ª CRE, Eveline Eberle.
Para o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Avi, a integração com a comunidade é um dos objetivos. “Recebemos este grupo de profissionais que puderam experimentar as diferentes tecnologias disponíveis, desde os óculos de realidade aumentada e demais laboratórios, para que eles possam pensar em projetos a serem desenvolvidos nas escolas e implementados aqui no Espaço + Inovação Unijuí. A nossa grande proposta é termos um espaço realmente aberto à comunidade, onde as pessoas tenham a possibilidade de estar conhecendo o futuro em relação à tecnologia, vivenciando questões de criatividade, inovação e cultura”.
O Espaço + Inovação Unijuí fica localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica, e conta com cinco ambientes: o Laboratório de Smart Grids - ou Redes Elétricas Inteligentes, Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), Espaço de Ideação, Espaço Coworking e Sala de Realidade Aumentada.
Para entrar em contato e agendar uma visita, basta enviar um e-mail para espacomaisinovacao@unijui.edu.br, ligar para 3332-0200 ou ainda contatar via instagram: @espacomaisinovacaounijui.
Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) tiveram, recentemente, uma aula diferenciada e conduzida por bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PETBio) da Unijuí. Os estudantes estiveram na Trilha da Vó Preta e nos laboratórios da Universidade para realização do Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde foram trabalhados temas como poluição das águas, saneamento básico e resíduos sólidos.
Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a atividade faz parte de uma parceria realizada entre a Unijuí e o Ceap, mas que está aberta a outras escolas do município e da região. Ela permite que os alunos realizem os Itinerários Formativos - que correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho - na Universidade e nos espaços utilizados pelos acadêmicos.
“O Brasil está passando pela implementação de um novo Ensino Médio e neste sistema há uma formação comum, onde o aluno tem a possibilidade de escolher entre cinco Itinerários Formativos, que dão ênfase à Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. A ideia é que o estudante tenha um maior grau de protagonismo na produção de conhecimento e foque na área que tem mais identidade”, explicou o vice-reitor, lembrando que as escolas têm adotado diferentes estratégias para trabalhar a nova proposta, e uma delas é a parceria com a Universidade, que dispõe de estrutura, professores e estudantes nas áreas trabalhadas.
“Temos projetos de extensão em diferentes áreas, que atendem exatamente a este público e disciplinas propostas. Essa parceria, que começa com o Ceap, mas que pode ser estendida a outros educandários, permite que os alunos tenham uma experiência única na Universidade, bem diferente daquela que teriam em uma escola”, reforçou o vice-reitor.
Na prática realizada com o PETBio - programa que busca ampliar as experiências formativa e cidadã dos acadêmicos, os estudantes do Ceap foram separados em três grupos e conduzidos pela Trilha da Vó Preta para a realização da coleta de água e medição da temperatura e pH em três pontos distintos do arroio Espinho, com o intuito de observar as características de cada ambiente. A coleta e as medições tiveram como principal objetivo promover a discussão dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos estabelecidos pela resolução do Conama 375/2005, que determina a qualidade das águas e as classifica quanto à sua utilização.
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), desenvolvido por Callisto et al. (2002), que auxilia o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos, sendo incentivados a, posteriormente, em sala de aula, socializar e comparar os resultados obtidos por todos os três grupos nos diferentes pontos do arroio. Ao longo do percurso foram discutidas questões sobre a elaboração e execução do projeto da Trilha, o caminho percorrido pelo arroio e os diversos impactos causados pelo ser humano na água, fauna e flora.
Na segunda etapa do Itinerário, os alunos foram recebidos no laboratório de zoologia, onde foram discutidos alguns conceitos e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão; o que são estações de transbordo; reutilização, reciclagem e logística reversa. Por fim, os alunos realizaram uma atividade prática de separação de resíduos sólidos para a coleta seletiva, seguida de uma discussão sobre a atividade.
As escolas interessadas na parceria podem entrar em contato com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, pelo telefone 3332-0200 - Ramal 2042 ou pelo e-mail extensao@unijui.edu.br.
Imagem: Prefeitura de Santa Rosa
Conhecer os potenciais dos municípios e como esses podem ser trabalhados de maneira mais promissora, é um dos objetivos da pesquisa coordenada pelo professor da Unijuí, Ariosto Sparemberger. O projeto de pesquisa idealizado pelo docente iniciou neste ano e deve finalizar no final de 2023, mas existe a possibilidade de ampliação de prazo. Outros professores voluntários da Universidade e, no momento, um estudante bolsista, também trabalham na atividade, que envolve 20 municípios da Região Fronteira Noroeste.
A pesquisa irá investigar e entender a identidade dos municípios a partir de ferramentas de Marketing das Cidades – instrumentos operacionais e elementos do Marketing. Ariosto explica que a maioria dos municípios brasileiros, cerca de 68%, têm menos de 20 mil habitantes. “As pequenas cidades geralmente enfrentam dificuldades relacionadas ao orçamento público, participação nos tributos arrecadados no Brasil, elaboração do plano diretor e ao uso de práticas modernas de gestão pública, por exemplo. Por outro lado, as demandas por parte dos contribuintes, que cobram serviços de qualidade e novos investimentos, são significativas. A arrecadação que já é limitada, torna-se insuficiente para o atendimento de todas as necessidades dos moradores”, destaca o pesquisador.
Muitos desses municípios apresentam potenciais que podem, quando bem trabalhados, tornarem-se atrativos para moradores, indústrias e para novos investimentos, além de gerar visibilidade. Neste sentido, a pesquisa irá auxiliar também no processo de gestão desenvolvido nas cidades, para atender as necessidades e desejos de indivíduos e organizações.
O pesquisador também compartilha os objetivos específicos da pesquisa:
- Analisar as cidades, tendo por base um conjunto de instrumentos operacionais conhecidos pela denominação de Composto de Marketing;
- Investigar o nível de atratividade dos municípios, para as indústrias, o comércio e os prestadores de serviços;
- Sugerir ações voltadas para o desenvolvimento e melhorias no gerenciamento do Marketing dos municípios estudados;
- Propor ações que possam contribuir para a melhoria da atratividade das cidades da Região da Fronteira Noroeste.
Em breve, os municípios devem receber um questionário para coleta de informações. Também estão sendo articuladas outras parcerias e a possibilidade de Trabalhos de Conclusão de Curso de acadêmicos de Administração, investigarem o Marketing na região.
Lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira, durante a 1ª edição do Festival Futurível
Um importante evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de março, em meio à programação do 1º Festival Futurível: o lançamento do Espaço + Inovação Unijuí. Localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), junto à Sede Acadêmica, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, empreendedorismo, criatividade e tecnologia para construção de cidades mais criativas e sustentáveis.
“Este espaço surgiu entre 2018/2019, a partir do projeto Cidades Inteligentes, mas começou a ser efetivado em 2020, quando recebemos a primeira parte da emenda do então deputado federal Darcísio Perondi. O Espaço + Inovação Unijuí surge com a proposta de ser um ambiente vivo, criativo, com salas e atividades abertas que buscam conectar estudantes, pesquisadores, empresários e a comunidade, possibilitando diferentes ações de inovação”, explicou o coordenador do Espaço, professor Peterson Cleyton Avi.
Como parte da primeira etapa do projeto, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes, já em funcionamento: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a internet das coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem.
De acordo com o ex-deputado federal, Darcísio Perondi, a ideia surgiu a partir de uma publicação realizada em uma revista especializada em cidades inteligentes. Perondi teve acesso, apresentou à reitora, professora Cátia Maria Nehring, e assim nasceu o desejo de ter em Ijuí um espaço para o desenvolvimento de ações inovadoras. “É claro que ter uma cidade inteligente não é rápido e nem fácil, e exige a participação de todos. Mas é importante lembrar que Ijuí vai se transformar com esse projeto: teremos a melhora da qualidade de vida, semáforos inteligentes, conexão entre o campo e a cidade, entre os bairros, uma comunicação mais efetiva com o mundo. Ser uma cidade inteligente atrai investidores e a descoberta de novos produtos. Nós acreditamos nisso”, destacou o ex-parlamentar, em gravação realizada para o lançamento.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o projeto Cidades Inteligentes compreende quatro etapas: a primeira corresponde à implantação de ambientes inovação, com o Espaço + Inovação Unijuí; a segunda prevê a compra de mais equipamentos para poder levar a iniciativa para fora da Universidade, com apoio de órgãos públicos e entidades; a terceira etapa projeta ajudar na construção de uma cidade mais inovadora e, por fim, a concretização de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, capaz de atrair e fixar profissionais e empresas em Ijuí. “A ideia é que a Universidade inicialmente realize projetos com o bairro São Geraldo e, depois, com as ações validadas e com apoio do poder público, leve para o restante da cidade”, explicou o professor.
Como destacou a reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, a Universidade, no mês em que completa 65 anos, está novamente pensando no futuro. Pensando numa “virada” não apenas para a Instituição, mas para o município e para região. “Queremos que isso ocorra em parceria, tal qual a constituição do DNA do nosso complexo Fidene, em comunidade. Este espaço pode ser de reposicionamento para todos nós e principalmente para Ijuí, que precisa melhorar em áreas como mobilidade, inovação, segurança, empreendedorismo e meio ambiente, conforme nos mostra o Ranking Smart Cities”, reforçou a reitora.
Nos ambientes do Espaço + Inovação Unijuí acontece até a próxima quinta-feira, 31 de março, uma série de atividades dentro do Festival Futurível. A programação é aberta à comunidade e pode ser conferida em http://eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel.
Inscrições para concorrer as vagas gratuitas podem ser feitas até o dia 31 de março. Após essa data, comunidade acadêmica poderá acessar os cursos por valor simbólico.
A Unijuí está com inscrições abertas para estudantes, professores e técnicos-administrativos que buscam aperfeiçoar ou aprender outro idioma. Em uma parceria com a Plataforma Altissia, a Universidade oferece um total de 600 licenças, em um curso totalmente online, onde o participante pode optar por entre 25 opções diferentes de idiomas. Inicialmente, as vagas são limitadas a alguns públicos, inclusive com possibilidade de gratuidade. No caso de vagas remanescentes, haverá a comercialização.
As inscrições para a etapa gratuita encerram no dia 31 de março, quinta-feira e o preenchimento das vagas acontece por ordem de inscrição. As aulas iniciam no dia 8 de abril. Confira seu e-mail, o público com direito a acesso foi notificado. Saiba quem pode ter uma licença gratuita:
- Estudantes participantes do projeto do Grupo Helios, com foco no estudo do idioma Alemão;
- Estudantes regularmente matriculados no curso de Enfermagem, com foco no estudo do idioma Alemão, limitado a 50 vagas;
- Estudantes regularmente matriculados no curso de Medicina, que ainda não tenham realizado o teste de proficiência, com foco no estudo do idioma Inglês, limitado a 50 vagas;
- Estudantes regularmente matriculados no curso de Letras: Português e Inglês, modalidade presencial e EaD;
- Estudantes matriculados no curso de Inglês no Campus (online), como ferramenta complementar dos estudos;
- Professores e técnicos-administrativos, limitado a 50 vagas.
Para garantir a gratuidade é necessário que o participante tenha, no mínimo, 10 horas de estudo por mês e outros parâmetros previamente divulgados aos matriculados.
A Plataforma Altissia oferece acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, a qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de aplicativo ou navegador. Também será disponibilizado aos participantes: teste de nível, certificado, sessões de informações gratuitas e participação na Comunidade Global de Intercâmbio Digital.
Caso você esteja entre os públicos que não têm direito ao benefício oferecido pela Unijuí, clique aqui e demonstre seu interesse, sem compromisso. Podem se inscrever estudantes, professores e técnicos-administrativos, até o dia 4 de abril. Lembre-se que são 25 opções de idiomas. O investimento é de R$ 60,00 por trimestre e a carga horária é de 10 horas/mês.
Na noite desta segunda-feira, 28 de março, a Biblioteca Mario Osorio Marques da Unijuí realizou a primeira capacitação para estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD). Com o tema “Uso da Biblioteca, bibliotecas virtuais e portal de periódicos Capes”, o encontro aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.
“Esse é um momento de aprendizagem, realizado para que os estudantes possam aprender a utilizar melhor a Biblioteca Mario Osorio Marques e toda a sua plataforma, bibliotecas virtuais e portal de periódicos. Para os acadêmicos isso é muito importante para que possam ser protagonistas na pesquisa e na busca por informações de interesse”, explicou a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí, professora Taíse Neves Possani.
A capacitação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, com mediação do analista do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Sandro Dias, e da professora Taíse Neves Possani.
No dia 4 de abril, às 19h, a formação será sobre as Normas ABNT, com a bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima. A transmissão acontece pelo Youtube da Universidade.
Para conferir a formação na íntegra, acesse:
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, 28 de março, a assinatura do segundo termo aditivo ao contrato de cessão onerosa da estrutura física, bens materiais e equipamentos da Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba - Unipeixe.
O ato contou com a presença da reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Fabiana Simon; e do empreendedor cessionário da Unipeixe, Airton Luis Cossetin.
O contrato permite a cessão da Unidade Experimental para fins de exploração industrial e comercial de processamento de peixes, envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de outros produtos derivados de peixe. Em troca da locação, a Fidene/Unijuí receberá uma pequena parcela do faturamento da empresa para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e suporte gerencial. As atividades serão realizadas através do compartilhamento da estrutura da Unipeixe para a realização de estágios acadêmicos, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento (P&D).
“Teremos professores, pesquisadores e estudantes atuando de forma colaborativa com a empresa, estudando formas de melhorar os processos”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González. Airton Luis Cossetin, empreendedor cessionário, destacou que acredita que o desenvolvimento passa pelo conhecimento, e falou da satisfação em contar com a Universidade para o crescimento da piscicultura.
A Nutripeixe, de propriedade do empreendedor Airton Luis Cossetin, será atendida pela Criatec na área de gestão e indicadores de desempenho de negócio e pelo Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento no que tange a projetos de P&D.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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