Unijuí recebe estudantes estrangeiros para cursos de mestrado - Unijuí

Unijuí recebe estudantes estrangeiros para cursos de mestrado

Na última sexta-feira, 25 de março, a Unijuí recebeu dois estudantes para cursos de mestrado, selecionados por meio do Edital para Estrangeiros. Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun vem da República de Benin, na África, para iniciar o curso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Já Gabriela del Mar Perez Villota, da Colômbia, cursa o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade desde o ano passado, de forma online, e chega a Ijuí para dar sequência ao curso presencialmente.

Eles foram recebidos na Unijuí pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela assessora de Relações Internacionais da Universidade; Vanderléia de Andrade Haiski; pelo coordenador e pela secretária do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva e Luana Filippin da Rosa.

“Para nós, da Unijuí, é uma satisfação enorme receber novos estudantes. Há cerca de quatro anos, estamos neste movimento intenso de internacionalização, atraindo estrangeiros para Ijuí. Primeiro, temos a riqueza do intercâmbio, tanto para quem está chegando quanto para os nossos estudantes, que podem compartilhar experiências sobre outros países, trocando formas de olhar o mundo. Segundo que essa oportunidade nos conecta com instituições de fora, projetando, consequentemente, nossos programas de pós-graduação stricto sensu”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González.

Graduado em Negociação e Comunicação Multimídia, Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun tem uma irmã morando no Brasil, em Brasília, e soube da seleção pelo agora egresso do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Marcel Metogbe, também da República de Benin. Na Unijuí, ele vai dar sequência aos estudos em marketing e gestão de mercado.

Formada em Engenharia Ambiental, Gabriela del Mar Perez Villota soube do edital pelo professor da Unijuí, Daniel Cenci. Ela conta que, no último ano, período em que teve aulas online, sentiu falta da interação entre professores e colegas. E que, no início, teve dificuldades com o português - língua que vem se familiarizando aos poucos e que já não é um empecilho para o aprendizado.

Na Unijuí, os estudantes terão aulas presenciais de português e acesso à plataforma de idiomas Altíssia, que permite o aprendizado de até 25 línguas.