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Unijuí investe mais de R$ 1mi na implementação de Smart LiveLab no campus Santa Rosa

Verba provém de edital aprovado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia do Estado

A Unijuí faz parte de mais uma importante conquista para a comunidade regional. O projeto da “Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico social da Macrorregião Noroeste e Missões” foi um dos quatro selecionados pelo edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS) e será implementado no campus da Universidade em Santa Rosa. 

O projeto, coordenado pelo professor doutor Sandro Sawicki, recebeu da Secretaria o total de R$ 1.057.004,48 (capital e custeio) para implantação de um laboratório colaborativo para o acesso qualificado de toda a Macrorregião. O edital exigia uma contrapartida de 25% do valor solicitado, que foi dividido entre a proponente - Unijuí/Fidene (R$ 205.353,66) - e empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação parceiras: Nuvoni Softwares e I-Convergence Soluções Computacionais (R$ 59.210,08). O total do investimento será de R$ 1.321.568,22. 

O Smart LiveLab será focado na criação, prototipagem e testes de soluções no contexto da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, concentrando atividades principalmente nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste/Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde. “Com o desenvolvimento de uma solução web ou aplicativo teremos dados em tempo real, como a qualidade do ar e a intensidade de raios UV em uma determinada região da cidade. Também em tempo real, será possível monitorar a qualidade da água dos rios, saber quanto está consumindo a lâmpada de um poste de luz, se há vazamento de gás, umidade do ar, temperatura do solo, rastreamento de animais, carros, nível dos riachos que cortam a cidade, entre inúmeras outras possibilidades”, explica o coordenador.

O Laboratório irá contar com quatro espaços físicos: Front LiveLab - para recepção de parceiros e usuários; Idea LiveLab - para estimular a criatividade e a inovação, com um conjunto de tecnologias que contemplam ferramentas criativas, equipamentos de informática e softwares; Make LiveLab - para o processo de prototipação, produção de pilotos e testes de componentes; Storage LiveLab - um conjunto de servidores de alto desempenho e de alta capacidade, que permite o armazenamento e recuperação dos dados coletados pelos sensores. O outro ambiente é a própria cidade de Santa Rosa, tratada como City LiveLab, que terá a cobertura de 22 antenas para capturar os dados enviados pelos diversos tipos de sensores espalhados na zona urbana e rural.





Secretária Regina Becker anuncia liberação de recursos à Unijuí para projeto de empreendedorismo feminino

Em visita à Unijuí nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, anunciou a liberação de recursos, nos próximos dias, para a execução do Programa Online para o Desenvolvimento de Habilidades Empreendedoras. A Fidene, mantenedora da Unijuí, foi selecionada para realizar a capacitação de 1,5 mil mulheres. Com a assinatura do convênio, nesta quarta-feira, o governo do Estado poderá realizar o repasse de R$ 350 mil.

Em meio a um cenário de incertezas, agravado pela pandemia, o programa visa estimular a participação da mulher nos processos de geração de trabalho e renda. Conforme explicou a secretária, as mulheres ainda sofrem discriminação no mercado de trabalho; recebem menos do que homens, mesmo ocupando os mesmos postos; e muitas ainda acabaram perdendo seus empregos nos últimos meses.

“Nós queremos trabalhar a autoestima destas mulheres, para que se sintam capazes de ingressar no mercado de trabalho, que ainda é muito machista”, comentou a secretária, lembrando que não houve seleção para o programa. As inscrições foram abertas, pela Secretaria, às mulheres que tinham interesse em realizar a capacitação. “A expectativa era de poder atender mulheres de níveis médio e baixo de escolaridade, mas, para a nossa surpresa, 82% das inscritas têm curso superior completo. Isso mostra que elas têm expectativa de terem seus próprios negócios”, afirmou.

Conforme explica a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Criatec, e coordenadora do projeto Mulheres Empreendedoras no âmbito da Fidene/Unijuí, Maria Odete Palharini, o programa contará com duas trilhas de conhecimento. Parte das mulheres inscritas já possuem empresas e, com elas, serão trabalhadas questões como reposicionamento, marketing, equipe e gestão. Com as demais mulheres, serão trabalhadas as fases de ideação, prototipagem e validação, e definição do modelo de negócio.

Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring frisou que a iniciativa tem o potencial de transformar vidas. “A pandemia acentuou a exclusão, o desemprego, e muitas mulheres buscaram alternativas para manter o seu sustento. É importante que elas tenham essa capacitação e aprendam a transformar, de fato, suas ideias em negócios”, disse.


Ações Sustentáveis nas Escolas recebe alunos da EFA para gravação de conteúdos para o rádio

O projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, da Unijuí FM, neste ano de pandemia, ganhou uma dinâmica diferente. Numa parceria com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), através do projeto Conexões, estudantes do Ensino Médio puderam participar de um encontro na escola, para falar sobre a profissão de jornalista, o mercado de trabalho, a programação e a produção de conteúdo na emissora educativa, produção de podcasts e o imaginário no rádio. Após este momento, os participantes foram desafiados a pesquisar e produzir conteúdos sobre a temática das Cidades Sustentáveis.

Um dos professores que atua no projeto Conexões, da EFA, Jader da Silveira explica que essa parceria com a Unijuí FM foi importante para proporcionar contato com diversas áreas do conhecimento humano e da sociedade. “Os estudantes sabem que todas essas experiências que eles tiveram vão complementar a formação de cada um, seja para o desenvolvimento da escrita, da leitura, da fala e para conhecer outras áreas profissionais, em que eles poderão atuar depois do Ensino Médio”, avalia.

Numa segunda etapa do Ações Sustentáveis, os estudantes visitaram a rádio, conheceram os estúdios e a redação, e realizaram as gravações de seus conteúdos, praticando a dicção e oratória, material que será veiculado a partir de agora na programação, às 8h e às 13h. Para os participantes, a oportunidade de desenvolver habilidades voltadas à comunicação foi importante neste momento estudantil. “Gosto muito de falar e pensar em falar as coisas, poder, efetivamente, fazer o texto que eu preparei funcionar, é a parte mais divertida”, explica Ícaro Zucolotto Biscaino. “Sempre fui muito comunicativa e sempre gostei muito desse meio, por isso achei bem legal essa proposta e logo me dispus a vir gravar”, conta Cindy Goettems.

Lembrando que o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, da Rádio Unijuí FM, tem apoio da Fonte da Ilha, de Ijuí.


SuperLux: últimos dias para se inscrever e participar

O jogo SuperLux está chegando ao final de sua primeira etapa e os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição têm até o dia 18 de dezembro para se cadastrar. Visando conscientizar crianças e jovens das escolas do município de Ijuí, a Unijuí, a partir do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (Gaic) desenvolveu o jogo SuperLux. O projeto foi criado em parceria com o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel) e o Departamento Municipal de Energia (Demei). 

O objetivo do jogador é fazer com que seu avatar economize energia. A partir do jogo, foi lançado o campeonato de SuperLux, um evento que visa recompensar os melhores jogadores e os professores que mais incentivaram seus alunos a participarem do desafio. O torneio é dividido em duas etapas, sendo que, na primeira, chamada de SuperLux, os participantes devem realizar a inscrição e jogar. Posteriormente, devem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas residências, etapa essa denominada Mundo Real.

Para se inscrever, os competidores devem se cadastrar no site superlux.unijui.edu.br/NovoUsuario. Na inscrição, é necessário mencionar a escola, o professor incentivador, uma foto da conta de luz vigente, entre 18 de novembro até 17 de dezembro. O jogador finaliza o seu registro no campeonato apresentando um print da tela, mostrando a pontuação obtida.

O coordenador do Gaic da Unijuí, professor Maurício de Campos, salienta que o jogo é recomendado para todas as crianças. “A princípio, o SuperLux foi desenvolvido para crianças com mais de sete anos, porém ele é muito simples. A partir dessa praticidade, qualquer criança que resida na área de abrangência do Demei pode se divertir com o jogo”, comenta. 

O próximo passo do jogo é a etapa Mundo Real. Nessa fase, os competidores vão utilizar os ensinamentos do jogo para economizar energia elétrica, só que desta vez em suas próprias residências. Dessa forma, vão competir com o consumo da conta de luz do ano anterior.

Premiação

O primeiro e o segundo colocados no campeonato SuperLux receberão um tablet e smartphone A12 da Samsung, respectivamente. Além disso, será sorteado um smartphone A12 da Samsung entre os participantes da competição e  outro, de mesmo modelo, para os inscritos no canal ConscientizAÇÃO, no YouTube. 

Os professores destaques receberão um notebook (1º lugar) e um smartphone A12 da Samsung (2º lugar), já as escolas que se destacarem no campeonato concorrem a  um projetor multimídia e notebook (1º lugar) e um projetor multimídia (2º lugar). As instituições participantes também recebem o Selo de Escola Consciente.


Unijuí sedia etapa regional do curso Oportunidades Culturais

Ijuí, a Unijuí e a 9ª Região Tradicionalista receberam, no último final de semana, a 8ª edição da capacitação gratuita Oportunidades Culturais, direcionada a interessados na captação de recursos públicos via leis de incentivo. Nos dias 3 e 4 de dezembro, o evento reuniu produtores culturais e representantes de centros culturais étnicos e entidades tradicionalistas e sociais de toda a região.

O projeto Oportunidades Culturais é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o gabinete da deputada estadual Fran Somensi, a qual se fez presente na cerimônia de abertura do encontro. O momento inicial contou, também, com a participação do chefe de gabinete da parlamentar, José Adamoli; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; e da coordenadora da 9ª RT, Ana Cláudia da Silva.

A série de cursos, que vem percorrendo o Estado desde outubro, tem por intuito oferecer suporte a pessoas físicas e entidades para a concepção de projetos que movimentem a cadeia produtiva da cultura. Sob a condução de Anderson Barros de Oliveira e Guilherme Bohrer, os participantes da edição da região de Ijuí foram levados a mergulhar no universo dos projetos culturais, recebendo importantes informações sobre a submissão, abrangendo a elaboração, a execução, a prestação de contas e o encerramento do processo.


Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular Contínuo

A Unijuí acaba de lançar uma nova oportunidade às pessoas que desejam realizar um curso presencial de graduação na Unijuí, mas que perderam o prazo de inscrições para o Vestibular de Verão. No Vestibular Contínuo são ofertadas vagas remanescentes para praticamente todos os cursos, com exceção de Medicina, que conta com um processo seletivo específico.

Interessados podem se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/vestibularcontinuo, até o dia 25 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e, assim como no Vestibular de Verão, o candidato pode optar por uma das formas de seleção.

A primeira possibilidade é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2021. Também é possível aproveitar a nota de redação de um vestibular realizado na Universidade, a partir de 2005. A terceira opção é a realização da prova de redação, de forma online, até o dia 6 de março. O candidato acessa a plataforma e pode desenvolver a redação em até duas horas. 

Todos os aprovados ingressarão no novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, a Graduação Mais, que aproxima os estudantes de inovações que estão se consolidando no cenário mundial, a partir de currículos por competências e módulos, Projetos Integradores e Formação Pessoal e Profissional.

“Ao trabalharmos por competências, pensamos no profissional que queremos formar para o mercado de trabalho. Construímos os currículos pensando que os estudantes precisam ser formados a partir de uma tríade: conhecimento, que é o saber científico; aplicabilidade, ou saber fazer aquilo que aprendeu teoricamente; e saber ser. Buscamos trabalhar as atitudes destes futuros profissionais, seja em termos de comunicação, de trabalho em grupo, gerenciamento de conflitos, de ética e responsabilidade, que são valores muito importantes”, explica a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Como lembra a vice-reitora, pesquisas mostram que 90% das pessoas são contratadas pelas suas habilidades, pelo saber científico e pelo saber fazer, mas um grande número de desligamentos está associado ao não conseguir trabalhar em grupo e não conseguir ser proativo. “Nossa proposta é bastante robusta porque ela procura abarcar estas três facetas de competências que, com certeza, vão refletir na competência profissional dos nossos estudantes”, frisou a professora.

Para mais informações, acesse unijui.edu.br/vestibularcontinuo.


Comunidade regional conta com serviços exclusivos no Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí

Entre a ampla infraestrutura da Unijuí campus Santa Rosa, está o Laboratório de Engenharia Civil (LEC), o único da região que oferece diversos ensaios nesta área. Além de atender estudantes em suas atividades acadêmicas, de extensão ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o LEC também presta serviços técnicos à comunidade externa.

Até o final de 2021, o Laboratório deve fechar mais de 1000 ensaios. Entre o portfólio de serviços oferecidos, os principais e com maior número de demandas são os ensaios de aglomerantes e agregados, concreto, cerâmica, argamassa, solos e pavimentação. Geralmente, o LEC atua no controle tecnológico de materiais de construção que são utilizados em obras e empreendimentos realizados por diversas empresas nos municípios de Santa Rosa, Ijuí e também na região.

Qualquer pessoa pode utilizar os serviços disponibilizados pelo LEC. Os custos variam de acordo com a solicitação demandada. Para solicitar um orçamento, entre em contato pelo e-mail lec.sr@unijui.edu.br ou pelos telefones 55 3511-5244 ou 3511-5200. Os atendimentos em Santa Rosa são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. A técnica do Laboratório é Jéssica Bos Goulart, que também é acadêmica do 9ª semestre de Engenharia Civil. Já a coordenação das atividades é realizada pelo professor Éder Pedroso.

O coordenador do LEC destaca que os serviços realizados geram diversos benefícios à sociedade, especialmente para quem solicita os atendimentos, pois aumenta a confiabilidade no serviço prestado por aquela empresa em questão. “Temos um  laboratório com excelente qualificação, tanto em termos de pessoal quanto em estrutura física. Nossos equipamentos possuem aferição periódica e certificados de calibração. Além disso, somos independentes, idôneos e contamos com a experiência de mais de uma década de atuação. Assim, aliado às atividades de ensino e de pesquisa, que também são realizadas em nosso Laboratório, podemos nos orgulhar ao dizer que somos referência para Santa Rosa e região”, afirma Éder.

Além de Santa Rosa, o LEC também possui espaço físico no campus Ijuí.


Unijuí finaliza série de webinars voltada à Educação Física escolar

Temáticas foram sugeridas por professores da região Noroeste

Na segunda-feira, dia 6, o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de graduação em Educação Física da Unijuí promoveram o último, de uma série de seis webinars, sobre temas emergentes na Educação Física escolar. O assunto abordado neste encontro foi "Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Física escolar". Para falar sobre o tema foi convidado o professor doutor Ari Lazzarotti Filho, da Universidade Federal de Goiás. O evento teve transmissão pelo YouTube da Unijuí e está disponível na íntegra neste link.

O evento teve como objetivo principal possibilitar reflexões e debate de alternativas às dificuldades encontradas por docentes em suas atuações profissionais, nas aulas de Educação Física, nas escolas de Educação Básica. Cada encontro teve uma temática diferente, todas sugeridas por professores que atuam na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

Ari convidou os participantes a interagirem pelo bate-papo, compartilhando experiências, dificuldades, facilidades e aprendizados sobre a integração da tecnologia no período de pandemia, seja como professor ou estudante. “Hoje, todos nós passamos por experiências com as mídias e a tecnologia em nosso trabalho, mas principalmente na educação, visto que estamos praticamente há dois anos trabalhando de alguma forma integrando as tecnologias ao tradicional”, afirmou o convidado.

O evento foi mediado pelo coordenador do curso de Educação Física da Unijuí e também docente do Proef, Robson Borges. “Os webinars cumpriram uma importante função junto à comunidade regional, proporcionando reflexões e indicando alternativas para qualificação da atuação docente. As diversas participações nas lives, por meio de perguntas, comentários e elogios aos participantes de cada evento indicam o êxito do projeto”, afirma o docente.


Acadêmicos propõem melhorias ao Bosque dos Capuchinhos em projetos

O Espaço Mais Inovação da Unijuí sediou na última sexta-feira, 3 de dezembro, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador em Cidades Inteligentes. Participaram acadêmicos de Design e de Engenharia Química da Unijuí.

“O componente incentivou o estudo do conceito de Cidades Inteligentes, tendo como referência os indicadores e/ou critérios utilizados para medir o nível de inteligência de uma cidade. Também foi possível levantar e avaliar as necessidades locais com relação à proposição de intervenções ou melhorias, considerando exemplos de cidades bem-sucedidas”, explicou o professor João Paulo Medeiros.

Aos estudantes foi proposto o desenvolvimento de um projeto global de revitalização do Bosque dos Capuchinhos, visando a aplicação de melhorias para o lazer, segurança e conforto da população.

Os cinco grupos apresentaram propostas de mobiliário urbano de convivência; mobiliário modular; elaboração de uma horta; intervenção com base nas etnias; e incentivo ao esporte e contemplação da natureza.

Confira a relação de projetos:

Mobiliário Urbano de Convivência: Bruna Brutis Botine, Camila Mosquer, Katherine Nascimento e Nadine Menegol.

Espaço Educação Ambiental: Daiane Franco Züge, Dara Cristina Bratz, Jéssica Caroline Gullich, Joel Almeida da Luz e Luís Carlos Post Júnior.

Projeto de Intervenção no Parque Mário Osório Marques: Dalton Nobles, Felipe Aita, Fernanda Wildner e Marcelo Pies.

Em contato com o Bosque: Alexandre, Eduardo, Mariana e Ramaira.

Projeto de Mobiliário Modular - Colméia: Amanda Almeida, Bruna Cerezini, Pâmela Hortencio e Vitoria Costa.




Acadêmicos da Saúde apresentam resultados de Projetos Integradores

Acadêmicos do Núcleo da Saúde realizaram na última quinta-feira, 2 de dezembro, a apresentação dos resultados dos Projetos Integradores - PIs, para professores, coordenadores de cursos, mentores e proponentes das demandas. 

“Os estudantes foram divididos em duas turmas para apresentação dos trabalhos, que contaram com desafios encaminhados pela comunidade, por empresas, poder público, instituições e escolas, tanto de Ijuí quanto da região”, explicou a professora Eilamaria Libardoni Vieira, que coordenou a apresentação em uma das salas, onde estiveram presentes as coordenadoras dos cursos de Nutrição e Biomedicina, Adriane Huth e Bruna Comparsi. O segundo grupo estava sob coordenação das professoras Marli Frison e Bruna Nadaletti.

“O PI é um espaço-tempo na formação acadêmica de apropriação e articulação de conhecimentos científicos e cotidianos, e um espaço-tempo de desenvolvimento de sentimentos e emoções pelas interações que são estabelecidas com pessoas da comunidade. Entendo que é um espaço de diálogo, negociação de significados e ideias, e de reconhecimento das limitações e potencialidades”, avaliou a professora Marli. 

Os trabalhos apresentados abordaram temas como a tecnologia a favor da saúde; educação nutricional para gestantes com diabetes; tratamento de doenças crônicas; além do resgate e valorização da cultura da comunidade Quilombola Passo do Araçá, de Catuípe. A lista completa pode ser conferida abaixo.

As apresentações contaram com a presença de mentores e de proponentes. Participaram representantes de Catuípe - da Secretaria de Educação, Emater, Quilombo Passo do Araçá e Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva; e do Cerest Missões. 

Trabalhos:

- Health Teens: a tecnologia a favor da saúde: Ana Paula Baumgarten, Camilli Marquezin de Lima, Júlia Gutkoski Zani, Luísa Farias Taborda, Mateus Corrêa da Silva e Rafaela Cortes Pinheiro

- Servidores Penitenciários: das condições de trabalho à saúde: Aline Spohr, Ana Paula Ramos Soares, Érica Souza de Oliveira Weimer, Isadora de Medeiros Barbosa, Júlia dos Santos Jandrey e Juliana Reis Rodrigues

- Instruções para preparo e aplicação mais eficazes da insulina: Alessa Schwede Walker, Camila Schwickert Rui, Gustavo Humberto Porazzi, Nicolli Maria Kovaleski, Vinicius Rodrigues Trein e Isadora Dietze Cavalheiro

- Educação nutricional para gestantes com diabetes gestacional: Éveli Tais Trentini, Fernanda Lírio, Gabriele Sisti Tassotti, Lívia Ferari e Vitória Morais Glitzenhirn

- Estratégias de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis para os colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santo Ângelo de acordo com a realidade de cada indivíduo e do grupo: Bruna Bresolin Vincensi, Francieli Becker Ribeiro, Gabriel Giacobbo Costa, Rafaela de Almeida Barbosa

- Resgate e valorização da cultura da co­munidade Quilombola Passo do Araçá, Catuípe-RS: Ana Laura Toquetto, Éllen Diogo Lorca, Júlia Elena Spohr, Nathalia Zimmer­mann e Nicoli Delavusca

- Ações em Saúde Destinadas ao Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Missões: Amanda Garros, Arthur Zimmermann, Luciane Zachow e  Viviane Rodrigues

- Estratégias de prevenção para diabetes e obesidade em uma comunidade escolar rural: Cleiton de Lima dos Santos, Daiana Cecilia Kunz, Eduarda Sakis dos Santos, Laura Krüger Cappellari

- Desenvolvimento de práticas nutricionais para prevenção da obesidade em uma comunidade escolar de Catuípe – RS: Alana Thais Gisch Andres, Bruna Eduarda Hüller, Camila Tischer, Julia Caroline Ferreira Chaves, Ketlin Brum Ayres

- Prática nutricional no viver da tecnologia: em base do nutrir: Keli Raiane dos Santos Nigolino, Vitória Cris Mattioni Jacob Schäffel, Ricardo Rubert dos Santos, Larissa Knebelkamp

- Ações de qualidade de vida e saúde da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eusébio de Queirós localizada no interior do município de Catuípe, RS: Alana Camille Tecchio, Camila Isabel Dummel, Manuele Jaqueline de Castro, Vitória De Nani Moreira

- Desenvolvimento de material de apoio para utilização da academia popular do ESF 6 Thomé de Souza do município de Ijuí RS: Barbara Bezzaro Fernanda Bettin João Vitor Gabbi Tamiris Weidmann Vitória Gasparetto

- Orientações para Alta Hospitalar em Pronto Atendimento: Andiele Bueno Brum, Bethina Barz Basso, Julia Giordani, Henrique Deves Ribeiro

 


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