Fidene/Unijuí renova contrato de cessão onerosa da Unipeixe, em Ajuricaba - Unijuí

Fidene/Unijuí renova contrato de cessão onerosa da Unipeixe, em Ajuricaba

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, 28 de março, a assinatura do segundo termo aditivo ao contrato de cessão onerosa da estrutura física, bens materiais e equipamentos da Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba - Unipeixe.

O ato contou com a presença da reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Fabiana Simon; e do empreendedor cessionário da Unipeixe, Airton Luis Cossetin.

O contrato permite a cessão da Unidade Experimental para fins de exploração industrial e comercial de processamento de peixes, envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de outros produtos derivados de peixe. Em troca da locação, a Fidene/Unijuí receberá uma pequena parcela do faturamento da empresa para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e suporte gerencial. As atividades serão realizadas através do compartilhamento da estrutura da Unipeixe para a realização de estágios acadêmicos, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Teremos professores, pesquisadores e estudantes atuando de forma colaborativa com a empresa, estudando formas de melhorar os processos”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González. Airton Luis Cossetin, empreendedor cessionário, destacou que acredita que o desenvolvimento passa pelo conhecimento, e falou da satisfação em contar com a Universidade para o crescimento da piscicultura.

A Nutripeixe, de propriedade do empreendedor Airton Luis Cossetin, será atendida pela Criatec na área de gestão e indicadores de desempenho de negócio e pelo Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento no que tange a projetos de P&D.