Estudantes da Unijuí campus Santa Rosa atendem demandas da comunidade regional - Unijuí

Estudantes da Unijuí campus Santa Rosa atendem demandas da comunidade regional

Com o retorno das atividades letivas na Unijuí, também acontece a retomada de uma importante iniciativa, que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade. O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. Para isso, os acadêmicos também contam com a orientação de professores da Unijuí e mentores, que são profissionais e egressos que ajudam a construir as soluções.

Em 2021, nos quatro campi da Universidade, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Panambi, cerca de 300 desafios foram cadastrados e, 203 projetos foram executados. Neste ano, em Santa Rosa, os 12 cursos oferecidos no campus, trabalham seis áreas de desafios diferentes.

Estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia Civil, trabalham neste semestre com um desafio proposto pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rosa, para a padronização dos coletores de lixo do município. Os acadêmicos estão divididos em seis grupos, que devem apresentar propostas diferentes. Estão envolvidos no projeto 30 estudantes, seis professores e seis mentores.

Os desafios do curso de Psicologia, neste semestre, contam com o envolvimento de 32 estudantes, oito professores e três mentores. São cinco desafios, oriundos do programa Primeira Infância Melhor (PIM) estadual e regional, Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rosa (CAPS) e CAPS álcool e drogas.

Na área do Direito, 13 estudantes trabalham em três PIs, a partir de desafios propostos pelo Portal Plural (imprensa regional); Poder Legislativo de Santa Rosa, por meio do vereador Maicon Zamboni; Projeto Tecendo Vidas em Violência de Gênero; e por Scheila Bugs Guth Advogada. Quatro professores orientam os estudantes e o grupo de mentores está sendo construído.

O curso de Ciência da Computação trabalha em um desafio proposto pela Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (AFAPENE), para construção de aplicativos ou jogos para pessoas com deficiência cognitiva. Os 12 estudantes envolvidos estão divididos em dois grupos e devem apresentar projetos diferentes,  com orientação de três professores e dois mentores.

Os cursos de Pedagogia e Educação Física trabalham na solução de cinco problemas, sendo três deles encaminhados pelo Projeto Cidadão do Amanhã, um pela Academia Dragões do Oriente e outro pela Escola Bela União, de Horizontina. Estão envolvidos nas atividades, 20 estudantes, dois professores e três mentores.

Já na área da gestão, os cursos de Administração e Ciências Contábeis, buscam a solução de um problema, mas com a segmentação dos estudantes em quatro linhas diferentes de pesquisas. Ao todo, 17 acadêmicos estão envolvidos no desafio proposto pela Criatec, com orientação de dois professores e dois mentores.

A professora Taciana Paula Enderle, uma das responsáveis pelo acompanhamento dos PIs neste semestre, reconhece a importância da relação, cada vez mais próxima, com toda a comunidade. “A parceria com a comunidade, empresas, órgãos públicos e outras instituições, qualifica ainda mais a formação dos estudantes. Com isso, ao mesmo tempo que aprendem a teoria, colocam em prática seus conhecimentos. Além disso, faz com que eles sejam mais participativos na comunidade, encontrando soluções para o bem comum”, destaca a docente.

Os estudantes, professores e mentores envolvidos na execução dos trabalhos, já realizam visitas e recebem os responsáveis pelas demandas, para coletar mais informações, que possam auxiliar na construção da solução.