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Fidene e empresas parceiras inauguram Natal na Unijuí neste domingo

Com o objetivo de melhor aproveitar o espaço do campus da Unijuí em Ijuí, está sendo preparada uma programação especial para este fim de ano, pela Fidene e suas mantidas - a Unijuí, Rádio Unijuí FM e o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). 

O “Natal na Unijuí - o campus ainda mais bonito para você e sua família” contará com uma série de atividades, do dia 5 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, realizadas em parceria com a Sicredi, Dubai, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Soberana Alimentos, Cargnelutti Máquinas Agrícolas, Sesc, Estruturar, Focus Produtora de Eventos, Espaço Clínico Colibri, Erva-mate Seiva Pura e CD Lândia Som e Luz.

“Com a parceria destas empresas, vamos organizar diversos espaços, dentro do campus, com decoração natalina, iluminação especial e casinha do Papai Noel, que ficarão disponíveis para visitação até o dia 6 de janeiro.  Além disso, teremos uma ampla programação à comunidade”, explicou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.

A programação será aberta no domingo, dia 5 de dezembro, com fala da reitoria, acendimento de luzes, chegada do Papai Noel e apresentação da Orquestra Jovem de Santa Rosa, a partir das 19h.

No sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 19h, haverá apresentação da Cia Cadagy e participação dos integrantes na pintura de rosto. Também ocorrem apresentações artísticas e culturais, além da presença do Papai Noel.

No dia 15 de dezembro, às 19h30, a comunidade pode levar cadeiras até o campus para conferir uma sessão de cinema do Sesc. Já no dia 19 de dezembro, às 19h, acontecem as apresentações da Banda Municipal e do Coral da Unijuí. Também haverá a presença do Papai Noel. 

Algumas atrações serão fixas no campus, como a exposição Pluralidade do MADP e as decorações natalinas montadas pelas empresas. A partir das 17h, o espaço também estará aberto para mateada, com disponibilização de erva-mate e água quente pela empresa Seiva Pura. 

“Esperamos que a comunidade faça parte da nossa programação e deixe esse Natal ainda mais bonito junto com a Unijuí”, reforçou a coordenadora.


Curso gratuito vai capacitar interessados em captar recursos via leis de incentivo

“Oportunidades Culturais” é o nome do encontro que acontecerá na sexta-feira e no sábado, no Campus da Unijuí 

Na sexta-feira e no sábado, dias 3 e 4 de dezembro, acontece o encontro “Oportunidades Culturais” junto ao campus da Unijuí em Ijuí. O evento oferecerá capacitação, de forma gratuita, para quem deseja aprender a captar recursos públicos via leis de incentivo, sendo voltado para toda a região. Inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 1º de dezembro, neste link

O curso é destinado a entidades tradicionalistas, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações culturais, profissionais da cultura, produtores culturais, secretarias de Cultura e organizações, públicas ou privadas, ligadas ao setor cultural. Os participantes receberão todas as informações sobre como inscrever projetos, desde a inscrição no sistema Pró-Cultura, passando pela organização da documentação até a elaboração final dos projetos para captação de recursos. 

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado (Sedac), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e o Gabinete da Deputada Estadual Fran Somensi, que está destinando R$ 200 mil para a cultura em 2021 e 2022.

O encontro acontecerá das 19h30 às 22h30, na sexta-feira; e das 8h30 às 17h, no sábado, com intervalo para o almoço. Mais informações  55 9 8135 5993 (Ana Cláudia) ou 54 9 9987 5709 (Anderson).


NOTA OFICIAL FIDENE Nº 32 UNIJUÍ/RÁDIO UNIJUÍ FM/MUSEU/EFA

Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, em especial ao  Decreto Estadual nº 56.120, de 1º de Outubro de 2021 e ao Informe Técnico nº 16, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, o Comitê Institucional de Prevenção Interna informa:

 

- Conforme determinado no Art. 8º-A do Decreto acima citado, passa a ser obrigatória a apresentação do  passaporte vacinal a partir do dia 18/10/201 para entrada nos espaços de Auditórios e Salão de Atos da Universidade.

 

  • O passaporte vacinal poderá ser obtido via carteira digital (App Conecte SUS) ou caderneta física, e deverá seguir o cronograma do quadro abaixo:

Faixa etária

Data para exigência da D1 ou DU

Data para exigência do esquema vacinal completo - D1 +D2 ou DU

40 anos de idade ou mais

A partir de 1º de outubro

30 a 39 anos de idade

A partir 1º a 31 de outubro

A partir de 1º de novembro

18 a 29 anos de idade

A partir 1º outubro a 30 novembro

A partir de 1º dezembro

 

- Para as formaturas agendadas  de forma presencial, passa a ser obrigatória a apresentação do Comprovante de Vacinação. 

- As Comissões de Formatura continuam sendo comunicadas previamente de todos os protocolos de saúde que deverão ser cumpridos, considerando os Decretos governamentais.

- Reiteramos que nos espaços institucionais, o uso de máscara permanece obrigatório, assim como o cumprimento de todos os demais protocolos de segurança.

- Permanecem inalteradas as orientações exaradas pela NOTA OFICIAL FIDENE Nº 31 UNIJUÍ/RÁDIO UNIJUÍ FM/MUSEU/EFA 

- Os casos positivos e suspeitos envolvendo pessoas da comunidade acadêmica estão sendo acompanhados pelo COE-Local e pela Vigilância Epidemiológica do Município, a partir de todos os protocolos definidos pelos órgãos oficiais.

 

Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável  enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para superar este momento.  

 

Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


Último dia para se inscrever no Vestibular de Verão da Unijuí

A Unijuí encerra nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, as inscrições para o Vestibular de Verão. Já o Vestibular de Medicina recebe inscrições até o dia 5 de dezembro. Interessados podem acessar a página unijui.edu.br/vestibular e garantir a participação em um dos processos seletivos, que contam com diferenças em sua realização.

No Vestibular de Verão são ofertadas vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais - com exceção de Medicina, que conta com seleção específica. Dentro dos quatro campi da Universidade são ofertadas 1.300 vagas em Ijuí; 570 vagas em Santa Rosa; 185 em Panambi e, por fim, 50 vagas em Três Passos.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por uma das três formas de ingresso: a primeira é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020. Também é possível aproveitar a nota de redação de um dos vestibulares da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022.

A terceira e mais tradicional opção é a realização da prova do Vestibular Verão 2022, que consistirá numa redação, a ser realizada de forma online. A diferença é que, neste ano, a realização das provas não será concentrada em um único dia. O candidato pode realizá-la remotamente, de 11 de outubro a 5 de dezembro, em até 2 horas, dentro da plataforma da Universidade.

Quem desejar realizar a prova dentro da estrutura de um dos quatro campi da Unijuí poderá solicitar o agendamento via e-mail, vestibular@unijui.edu.br, até hoje. A Comissão de Vestibular fará a análise da solicitação e informará a procedência do pedido, via e-mail.

O Vestibular de Medicina oferta 40 vagas e o valor da inscrição é de R$ 190,00. Previstas em edital, neste ano são ofertadas duas formas de seleção, por meio do aproveitamento da nota do Enem ou, então, realização da prova presencial no dia 12 de dezembro, no campus da Unijuí em Ijuí, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br.


Projeto Plurais conecta histórias para além do campus

Neste ano, o projeto Plurais está sendo desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador “Produção de Conteúdo para Marcas”, ministrada e orientada pela professora Nilse Maldaner. A produção está sendo realizada pelos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Mariane dos Santos, Mozara Sandri e Rubian Bottega, sob orientação da professora responsável.

O principal objetivo do projeto é compartilhar histórias para conectar todos aqueles que já vivenciaram momentos semelhantes ou inusitados durante a caminhada acadêmica. “Nosso objetivo com o projeto Plurais é gerar conexão entre a comunidade acadêmica da Unijuí. E em um pós-pandemia em que pudermos finalmente nos reencontrar, nada melhor que isso”, declarou a estudante de Publicidade e Propaganda, Brenda. 

O projeto Plurais busca experimentar o papel das histórias na conexão entre as pessoas. Os acadêmicos - no papel de comunicadores - declararam que o principal motivo que os levou a fazer parte do projeto foi a vontade de conhecer e contar histórias. “Eu amo a possibilidade que o projeto nos dá de conhecer histórias diferentes. Acredito que todo mundo tem algo interessante para contar, principalmente nós, acadêmicos, que vivemos experiências diferentes todos os dias”, contou sobre o projeto a estudante de Jornalismo, Evelin Ramos. 

Essa proposta de projeto foi iniciada no ano de 2016, por estudantes dos cursos de Comunicação, com a orientação de professores dos cursos. A produção de conteúdo foi direcionada à promoção da diversidade e empatia e publicada em uma página no Facebook. “Foi um trabalho de grande relevância social, que teve continuidade em outros anos, assim como agora, buscando explorar abordagens diferentes”, frisou a professora Nilse. Sobre o objetivo do projeto, a professora declarou: “queremos valorizar as experiências das pessoas e, também, mostrar que cada pessoa é única e através da sua história reconhecer o valor de cada vida, de cada ser humano”. 

Neste semestre, foi proposto aos estudantes retomar e dar continuidade ao projeto. Com a ideia de encorajar acadêmicos, professores e funcionários da Unijuí a contarem suas histórias, os alunos estão produzindo materiais de áudio e vídeo. O projeto conta com um perfil no Instagram - @plurais.unijui - em que as histórias são compartilhadas pela turma responsável pelo projeto. Para a divulgação dos materiais, foi necessária a criação de uma identidade visual. “Meu papel desde o surgimento da ideia de trazer o projeto Plurais para o Instagram foi do processo criativo, criação da identidade, criação da vinheta, arrecadar e traduzir histórias”, explicou o acadêmico de Jornalismo, Rubian.

O compartilhamento de histórias é uma forma de aproximar pessoas. “O que me motiva a contar histórias é a aproximação que estamos tendo com os estudantes por meio das histórias que eles contam pra gente”, comentou a estudante de Publicidade e Propaganda, Mariane. Além disso, a importância e a atuação das histórias na conexão entre as pessoas são ressaltadas pelo Plurais. “Não são apenas histórias, são memórias e sentimentos de alguém que aceitou se abrir conosco e compartilhar a sua experiência”, salientou a acadêmica de Publicidade e Propaganda, Mozara Sandri.

O projeto Plurais já conta com algumas histórias publicadas no perfil do Instagram, mas ainda há algumas em processo de edição e produção, e em breve haverá novos posts. Todos os materiais divulgados estão relacionados com o ambiente universitário, promovendo a integração desse público com as histórias contadas. “Se futuramente as pessoas quiserem entender e conhecer mais da vida universitária na Unijuí durante o período de 2020/2021/2022, vão ter à disposição o material que estamos produzindo com muito carinho agora”, conclui o estudante de Jornalismo, Gabriel. Além disso, os estudantes deixam um convite para que a comunidade acadêmica acompanhe e interaja no perfil.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí 


Reitora da Unijuí é mediadora em painel do Comung sobre ambientes de inovação

A Unijuí é uma das universidades integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e uma das parceiras do IX Fórum de Gestão e Inovação do Comung. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, contou com programações presenciais realizadas na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e diversas atividades online. O Fórum teve como temática central “A universidade comunitária inovadora: fortalecendo o DNA do Ensino Superior”.

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, foi a mediadora do painel “Ambientes de inovação: desenvolvendo negócios e interagindo com a comunidade”. Participaram como painelistas: Artur Gibbon, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp); Francisco Saboya, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Giovani Feltes, deputado federal; e Pedro Valério - CEO do Instituto Caldeira. O painel foi transmitido na íntegra pelo canal do YouTube do Comung.

Convidado pela mediadora a iniciar o debate, Artur Gibbon argumentou sobre a forte relação entre ambientes de inovação e de ensino. “O combustível da inovação é o conhecimento e o conhecimento, na sua grande maioria, advém das Universidades, dos nossos Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e também das pesquisas realizadas em laboratórios, em todas as áreas do conhecimento. É muito comum um ambiente de inovação, em especial uma incubadora ou um parque tecnológico, estar atrelado a uma Universidade”, destacou o presidente da Reginp.

Reforçando diversos argumentos importantes colocados pelos painelistas, a professora Cátia apontou para a necessidade de ações para atração e retenção de talentos, além da formação, que é uma competência das universidades. “Dinâmicas e ambientes de inovação passam efetivamente por pessoas. Deve-se definir políticas de longo prazo, apontando e tendo como elementos centrais o capital humano, para desencadear um capital financeiro. Ambientes de inovação são necessários se quisermos entender o desenvolvimento das regiões. E como efetivamente promover? A partir de academia, sociedade, poder público e empresas”, colocou a reitora da Unijuí.

A Unijuí, como uma universidade comunitária, também coloca à disposição da comunidade diversas ações e ambientes ligados à inovação, como a Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) e a Criatec, incubadora de novos negócios e que apoia empreendedores.


Incentivo ao empreendedorismo: HackaPower da Unijuí é apresentada em feira virtual do Comung

Uma das iniciativas desenvolvidas pela Unijuí foi apresentada nesta sexta-feira, 26 de novembro, durante a nona edição do Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Realizada de forma online, a feira Pitch Comung reuniu relatos de ações executadas pelas 14 instituições integrantes do Consórcio, que mostram como incluir o empreendedorismo no Ensino Superior.

Coordenador do projeto Cidades Inteligentes, o professor Peterson Cleyton Avi apresentou a maratona realizada no primeiro semestre deste ano, a HackPower: transformando ideias em energia, destinada a estudantes, egressos, startups, empresas de base tecnológica e demais interessados. Realizada pela Unijuí por meio do Projeto Cidades Inteligentes, da Criatec e da Agência de Inovação Tecnológica (Agit); a iniciativa contou com a parceria do Sebrae, a partir do projeto Empreenda Mais; e do governo do Estado, através do Programa Inova RS - Noroeste e Missões.

“O evento foi pensado a partir da crise energética, discutida desde o ano passado, mas que acabou se intensificando neste ano. Tivemos 158 pessoas ativas na plataforma, em 24 equipes, sendo que 16 chegaram à apresentação dos pitchs”, explicou o professor, lembrando que os participantes tiveram que pensar em soluções para o fomento e incentivo à cadeia do biogás; soluções para o pós-venda em relação à energia fotovoltaica; e gerenciamento de demandas das concessionárias: picos de cargas.

Hoje, cinco equipes discutem a implementação das suas soluções, sendo que uma já está em processo de incubação. Para conferir todos os cases apresentados na feira virtual, clique aqui


Graduação Mais: Unijuí tem formação voltada às habilidades exigidas no mercado de trabalho

Desde o início de 2021, a Unijuí conta com a Graduação Mais, um novo modelo de cursos de graduação que aproxima os acadêmicos de inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, a exemplo dos currículos por competências e módulos, Projetos Integradores e Formação Pessoal e Profissional.

Desde o primeiro semestre, os estudantes são inseridos na realidade de seus municípios, aproximando-se da realidade do mercado de trabalho, por meio dos Projetos Integradores - componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre. 

Entre o primeiro e segundo semestre de 2021, 240 desafios foram cadastrados na plataforma unijui.edu.br/soumais, por empresas, instituições hospitalares, entidades e órgãos públicos de Ijuí e região. Somente no Módulo II, há 70 desafios com projetos, em plena execução, em áreas como saúde, terceira idade, educação, saúde animal, inclusão social, direito social e direito do consumidor.

“Lembrando que também contamos com 188 mentores cadastrados na plataforma, 52 com atuação neste segundo semestre. Os mentores são profissionais com atuação no mercado de trabalho, que se candidatam voluntariamente para orientar os projetos, em parceria com os professores”, explica a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Graduação Mais, para além dos Projetos Integradores, se destaca pela metodologia utilizada em sala de aula, onde as atitudes dos acadêmicos são trabalhadas em todos os componentes, e principalmente nas disciplinas de Formação Pessoal e Profissional. 

“Ao trabalharmos por competências, pensamos no profissional que queremos formar para o mercado de trabalho. Construímos os currículos pensando que os estudantes precisam ser formados a partir de uma tríade: conhecimento, que é o saber científico; aplicabilidade, ou saber fazer aquilo que aprendeu teoricamente; e saber ser. Buscamos trabalhar as atitudes destes futuros profissionais, seja em termos de comunicação, de trabalho em grupo, gerenciamento de conflitos, de ética e responsabilidade, que são valores muito importantes”, explica a professora Fabiana.

Como lembra a vice-reitora, pesquisas mostram que 90% das pessoas são contratadas pelas suas habilidades, pelo saber científico e pelo saber fazer, mas um grande número de desligamentos está associado ao não conseguir trabalhar em grupo e não conseguir ser proativo. “Nossa proposta é bastante robusta porque ela procura abarcar estas três facetas de competências que, com certeza, vão refletir na competência profissional dos nossos estudantes”, frisou a professora.

Até segunda-feira, dia 29 de novembro, é possível se candidatar ao Vestibular de Verão da Unijuí, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibular. Na página, é possível conhecer os mais de 30 cursos de graduação presenciais que fazem parte da Graduação Mais. 




Unijuí oferece intercâmbio para 12 diferentes países

Os objetivos que levam um estudante a fazer um intercâmbio são muitos: busca por novas vivências acadêmicas e culturais, aprimoramento de idiomas, experiências profissionais, ampliar o conhecimento em determinada área, entre outros. Vivências acadêmicas no exterior contribuem como um diferencial para o mercado de trabalho, além de uma experiência pessoal que marca um processo evolutivo durante o período da Graduação ou Pós-Graduação.

A Unijuí tem à disposição dos estudantes o Escritório de Relações Internacionais (ERI), que cuida de cada detalhe e auxilia os acadêmicos neste processo. A Universidade possui convênio com mais de 30 instituições do exterior, em 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal, Paraguai, Uruguai e Rússia.

Bruna Carolina Ulsenheimer é egressa do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e, em 2019, período em que estava na fase final da Graduação, realizou um intercâmbio de um semestre na Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), de Portugal. Durante o período, cursou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, em que grande parte das disciplinas estudadas foram do Mestrado e, algumas da Graduação.

“Em todo este período, sempre me senti muito confortável e segura, pois tive todo suporte necessário e apoio da Unijuí, por meio do ERI, principalmente com as questões burocráticas. Busquei uma experiência internacional em que pude construir uma bagagem muito rica em conhecimento e aprendizado. Também tive a oportunidade de conhecer métodos inovadores e novas práticas de diagnóstico e tratamento que estavam sendo pesquisados e desenvolvidos em Portugal. Foi uma experiência fundamental em minha vida, pois pude observar tamanha evolução profissional e também pessoal”, afirma Bruna.

O acadêmico do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Airton Cristiano Viebrantz, fez um intercâmbio para Marii Curie-Skłodowskiej (UMCS), em Lublin, na Polônia, no segundo semestre de 2019. “Meu principal objetivo era desenvolver a oralidade em Língua Inglesa. Além disso, vivenciar a Língua Inglesa sendo usada por diferentes falantes não nativos, aprender novas metodologias de ensino e descobrir mais sobre diferentes culturas e costumes. Foi de grande importância vivenciar um ambiente acadêmico com diferentes metodologias e abordagens, em que estudantes intercambistas de todo o mundo compartilhavam seus conhecimentos, vivências e visões de mundo”, destaca Airton.

A egressa do curso de Psicologia da Unijuí Caiane Steurer Schneider, afirma que fazer um intercâmbio traz um olhar cultural diferente da área de ensino, permitindo ao estudante integrar outras metodologias de conhecimento. “Na psicologia, por exemplo, as aulas eram expositivas, mas também fazíamos estudos autônomos e laboratórios de aulas práticas, sendo um complemento diferente e muito rico na minha graduação. Entre tantas experiências, destaco os trabalhos realizados a campo, que me proporcionaram ver e debater a Psicologia dentro da cultura portuguesa e se tornaram um incentivo para que eu buscasse conexões entre estudos realizados também em outros países”, finaliza.

O que você precisa saber sobre intercâmbio

Existem alguns pré-requisitos para que o estudante possa participar de um intercâmbio, veja:

- Ter 20% dos créditos do curso concluídos, algumas instituições exigem 50%;

- Média aritmética de 75 pontos nas disciplinas concluídas;

- Carta de recomendação de um professor que já deu aula para o candidato durante o curso;

- Ser fluente no idioma em que as aulas serão ministradas.

O estudante pode permanecer um ou dois semestres no exterior. Neste período, ele recebe isenção de mensalidade na Unijuí e também na instituição onde realiza o intercâmbio. Deve ser pago somente um crédito, para manter o vínculo institucional, na disciplina de intercâmbio do exterior. O acadêmico também conta com um plano de estudos personalizado, elaborado antes da viagem, de acordo com o seus interesses de aprendizado pessoal e avaliando o que pode ser aproveitado no retorno à Unijuí.

Além de todos os benefícios acadêmicos, muitas Universidades também oferecem oportunidades de estágios não remunerados a intercambistas.

O ERI indica que os estudantes procurem informações com antecedência, para não perder prazos de envio de documentos e matrícula. O fluxo de candidatura é contínuo, ou seja, aceita inscrições durante todo o ano, e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Para saber mais informações sobre os intercâmbios oferecidos pela Unijuí, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais, pelo WhatsApp (55) 9 8146-1888 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.



Com lançamento na próxima semana, formação vai qualificar professores para a Graduação Mais

Visando a preparação dos docentes que atuarão na Graduação Mais no primeiro semestre de 2022, acontecerá no dia 1º de dezembro, às 13h45, o lançamento da formação para professores dos Módulos 1 e 3. O evento acontecerá de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, e é organizado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e Vice-Reitoria de Graduação. Para o evento são esperadas mais de 150 pessoas, entre professores, técnicos-administrativos, tutores e técnicos do NIP.

Durante a tarde serão lançadas duas formações que pertencem à implementação da nova Graduação:  “As transformações no contexto da formação superior e o currículo por competência” e “Planejamento Reverso”. As capacitações acontecerão a distância, a cargo dos professores do NIP, Ester Eliana Hauser, Isabel Koltermann Battisti e Luciano Zamberlan, e da coordenadora Mariane Denise Martins.

Conforme explica a coordenadora do NIP,  Mariane Martins, estas formações são imprescindíveis para atuação dos professores na Graduação Mais. “Hoje, o grande desafio é implementar este currículo. É necessário que o professor mude sua prática, sendo coerente com o novo projeto de curso. Para isso ele precisa compreender qual é a concepção de competência que a Unijuí adotou para, então, construir um planejamento. Assim o Planejamento Reverso é apresentado como um referencial conceitual que ajuda o professor a pensar o seu planejamento em sala de aula, visando o desenvolvimento de competências dos estudantes”, explica.

Para realizar estas formações, o Núcleo trabalhou intensamente, estudando e visitando universidades comunitárias, buscando construir um planejamento baseado nos desafios institucionais, como a implementação da Graduação Mais. Neste planejamento, a formação foi dividida em dois grandes Grupos: Formação Geral e Formação Específica, que se subdividem em  Formação para Iniciantes; Formação para disciplinas EaD e Ferramentas para a educação; Implementação da nova graduação; Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa; e Grupo de estudos dos coordenadores.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


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