Unijuí trabalha Itinerários Formativos com alunos do Ensino Médio - Unijuí

Unijuí trabalha Itinerários Formativos com alunos do Ensino Médio

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) tiveram, recentemente, uma aula diferenciada e conduzida por bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PETBio) da Unijuí. Os estudantes estiveram na Trilha da Vó Preta e nos laboratórios da Universidade para realização do Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde foram trabalhados temas como poluição das águas, saneamento básico e resíduos sólidos.

Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a atividade faz parte de uma parceria realizada entre a Unijuí e o Ceap, mas que está aberta a outras escolas do município e da região. Ela permite que os alunos realizem os Itinerários Formativos -  que correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho - na Universidade e nos espaços utilizados pelos acadêmicos.

“O Brasil está passando pela implementação de um novo Ensino Médio e neste sistema há uma formação comum, onde o aluno tem a possibilidade de escolher entre cinco Itinerários Formativos, que dão ênfase à Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. A ideia é que o estudante tenha um maior grau de protagonismo na produção de conhecimento e foque na área que tem mais identidade”, explicou o vice-reitor, lembrando que as escolas têm adotado diferentes estratégias para trabalhar a nova proposta, e uma delas é a parceria com a Universidade, que dispõe de estrutura, professores e estudantes nas áreas trabalhadas.

“Temos projetos de extensão em diferentes áreas, que atendem exatamente a este público e disciplinas propostas. Essa parceria, que começa com o Ceap, mas que pode ser estendida a outros educandários, permite que os alunos tenham uma experiência única na Universidade, bem diferente daquela que teriam em uma escola”, reforçou o vice-reitor.

Na prática realizada com o PETBio - programa que busca ampliar as experiências formativa e cidadã dos acadêmicos, os estudantes do Ceap foram separados em três grupos e conduzidos pela Trilha da Vó Preta para a realização da coleta de água e medição da temperatura e pH em três pontos distintos do arroio Espinho, com o intuito de observar as características de cada ambiente. A coleta e as medições tiveram como principal objetivo promover a discussão dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos estabelecidos pela resolução do Conama 375/2005, que determina a qualidade das águas e as classifica quanto à sua utilização.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), desenvolvido por Callisto et al. (2002), que auxilia o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos, sendo incentivados a, posteriormente, em sala de aula, socializar e comparar os resultados obtidos por todos os três grupos nos diferentes pontos do arroio. Ao longo do percurso foram discutidas questões sobre a elaboração e execução do projeto da Trilha, o caminho percorrido pelo arroio e os diversos impactos causados pelo ser humano na água, fauna e flora.

Na segunda etapa do Itinerário, os alunos foram recebidos no laboratório de zoologia, onde foram discutidos alguns conceitos e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão; o que são estações de transbordo; reutilização, reciclagem e logística reversa. Por fim, os alunos realizaram uma atividade prática de separação de resíduos sólidos para a coleta seletiva, seguida de uma discussão sobre a atividade.

As escolas interessadas na parceria podem entrar em contato com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, pelo telefone 3332-0200 - Ramal 2042 ou pelo e-mail extensao@unijui.edu.br.