Unijuí trabalha Itinerários Formativos com alunos do Ensino Médio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí trabalha Itinerários Formativos com alunos do Ensino Médio

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) tiveram, recentemente, uma aula diferenciada e conduzida por bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PETBio) da Unijuí. Os estudantes estiveram na Trilha da Vó Preta e nos laboratórios da Universidade para realização do Itinerário Formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde foram trabalhados temas como poluição das águas, saneamento básico e resíduos sólidos.

Conforme explica o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a atividade faz parte de uma parceria realizada entre a Unijuí e o Ceap, mas que está aberta a outras escolas do município e da região. Ela permite que os alunos realizem os Itinerários Formativos -  que correspondem a um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho - na Universidade e nos espaços utilizados pelos acadêmicos.

“O Brasil está passando pela implementação de um novo Ensino Médio e neste sistema há uma formação comum, onde o aluno tem a possibilidade de escolher entre cinco Itinerários Formativos, que dão ênfase à Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. A ideia é que o estudante tenha um maior grau de protagonismo na produção de conhecimento e foque na área que tem mais identidade”, explicou o vice-reitor, lembrando que as escolas têm adotado diferentes estratégias para trabalhar a nova proposta, e uma delas é a parceria com a Universidade, que dispõe de estrutura, professores e estudantes nas áreas trabalhadas.

“Temos projetos de extensão em diferentes áreas, que atendem exatamente a este público e disciplinas propostas. Essa parceria, que começa com o Ceap, mas que pode ser estendida a outros educandários, permite que os alunos tenham uma experiência única na Universidade, bem diferente daquela que teriam em uma escola”, reforçou o vice-reitor.

Na prática realizada com o PETBio - programa que busca ampliar as experiências formativa e cidadã dos acadêmicos, os estudantes do Ceap foram separados em três grupos e conduzidos pela Trilha da Vó Preta para a realização da coleta de água e medição da temperatura e pH em três pontos distintos do arroio Espinho, com o intuito de observar as características de cada ambiente. A coleta e as medições tiveram como principal objetivo promover a discussão dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos estabelecidos pela resolução do Conama 375/2005, que determina a qualidade das águas e as classifica quanto à sua utilização.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), desenvolvido por Callisto et al. (2002), que auxilia o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos, sendo incentivados a, posteriormente, em sala de aula, socializar e comparar os resultados obtidos por todos os três grupos nos diferentes pontos do arroio. Ao longo do percurso foram discutidas questões sobre a elaboração e execução do projeto da Trilha, o caminho percorrido pelo arroio e os diversos impactos causados pelo ser humano na água, fauna e flora. 

Na segunda etapa do Itinerário, os alunos foram recebidos no laboratório de zoologia, onde foram discutidos alguns conceitos e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão; o que são estações de transbordo; reutilização, reciclagem e logística reversa. Por fim, os alunos realizaram uma atividade prática de separação de resíduos sólidos para a coleta seletiva, seguida de uma discussão sobre a atividade. 

As escolas interessadas na parceria podem entrar em contato com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, pelo telefone 3332-0200 - Ramal 2042 ou pelo e-mail extensao@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.