Espaço + Inovação Unijuí é apresentado à comunidade em cerimônia - Unijuí

Espaço + Inovação Unijuí é apresentado à comunidade em cerimônia

Lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira, durante a 1ª edição do Festival Futurível

Um importante evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de março, em meio à programação do 1º Festival Futurível: o lançamento do Espaço + Inovação Unijuí. Localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), junto à Sede Acadêmica, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, empreendedorismo, criatividade e tecnologia para construção de cidades mais criativas e sustentáveis.

“Este espaço surgiu entre 2018/2019, a partir do projeto Cidades Inteligentes, mas começou a ser efetivado em 2020, quando recebemos a primeira parte da emenda do então deputado federal Darcísio Perondi. O Espaço + Inovação Unijuí surge com a proposta de ser um ambiente vivo, criativo, com salas e atividades abertas que buscam conectar estudantes, pesquisadores, empresários e a comunidade, possibilitando diferentes ações de inovação”, explicou o coordenador do Espaço, professor Peterson Cleyton Avi.

Como parte da primeira etapa do projeto, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes, já em funcionamento: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a internet das coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem.

De acordo com o ex-deputado federal, Darcísio Perondi, a ideia surgiu a partir de uma publicação realizada em uma revista especializada em cidades inteligentes. Perondi teve acesso, apresentou à reitora, professora Cátia Maria Nehring, e assim nasceu o desejo de ter em Ijuí um espaço para o desenvolvimento de ações inovadoras. “É claro que ter uma cidade inteligente não é rápido e nem fácil, e exige a participação de todos. Mas é importante lembrar que Ijuí vai se transformar com esse projeto: teremos a melhora da qualidade de vida, semáforos inteligentes, conexão entre o campo e a cidade, entre os bairros, uma comunicação mais efetiva com o mundo. Ser uma cidade inteligente atrai investidores e a descoberta de novos produtos. Nós acreditamos nisso”, destacou o ex-parlamentar, em gravação realizada para o lançamento.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o projeto Cidades Inteligentes compreende quatro etapas: a primeira corresponde à implantação de ambientes inovação, com o Espaço + Inovação Unijuí; a segunda prevê a compra de mais equipamentos para poder levar a iniciativa para fora da Universidade, com apoio de órgãos públicos e entidades; a terceira etapa projeta ajudar na construção de uma cidade mais inovadora e, por fim, a concretização de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, capaz de atrair e fixar profissionais e empresas em Ijuí. “A ideia é que a Universidade inicialmente realize projetos com o bairro São Geraldo e, depois, com as ações validadas e com apoio do poder público, leve para o restante da cidade”, explicou o professor.

Como destacou a reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, a Universidade, no mês em que completa 65 anos, está novamente pensando no futuro. Pensando numa “virada” não apenas para a Instituição, mas para o município e para região. “Queremos que isso ocorra em parceria, tal qual a constituição do DNA do nosso complexo Fidene, em comunidade. Este espaço pode ser de reposicionamento para todos nós e principalmente para Ijuí, que precisa melhorar em áreas como mobilidade, inovação, segurança, empreendedorismo e meio ambiente, conforme nos mostra o Ranking Smart Cities”, reforçou a reitora.

Nos ambientes do Espaço + Inovação Unijuí acontece até a próxima quinta-feira, 31 de março, uma série de atividades dentro do Festival Futurível. A programação é aberta à comunidade e pode ser conferida em http://eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel.