Unijuí integra organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira, que acontecerá no Paraguai - Unijuí

A Unijuí integra a organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteiras - VI Geofronteiras, que neste ano ocorre a partir do tema “Integração: Cooperação e Conflito”, entre os dias 13 e 15 de outubro, na Faculdade de Humanidades, Ciências Sociais e Cultura Guarani de Encarnación, no Paraguai. Participa da comissão organizadora, que esteve reunida no último mês de forma online, o professor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí.

A realização do seminário é baseada na necessidade de discutir questões comuns relativas às relações das universidades localizadas nas fronteiras dos três países envolvidos - Brasil, Paraguai e Argentina. Geofronteiras é um evento itinerante, que ocorreu, na última edição, em Posadas, na Argentina.

Os seminários visam reafirmar a fronteira como uma matriz conceitual e fenômeno territorial como investigação e ensino, num movimento historicamente condicionado de ordenação do espaço. Entendido como interação entre as múltiplas dimensões de escalas espaciais em sua manifestação, a organização territorial na fronteira é expressa como o produto de duas dinâmicas em seus relacionamentos reconhecidos: um regional (com a sua expressão, a política econômica e cultural); e outra ambiental (articulando processos da natureza com práticas sociais). A ideia é entender a diversidade territorial e ambiental dos espaços de fronteira, conjugada com a compreensão política e sua apropriação simbólica, com os processos econômicos que os constituem historicamente e geograficamente.

Integram a iniciativa, no Brasil, a Unijuí; a Unioeste do Paraná e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de Mato Grosso do Sul.

Para conferir a programação completa, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas com o professor Daniel Cenci, pelo e-mail danielr@unijui.edu.br.