Acontece nesta terça-feira, dia 4 de maio, a partir das 19h30, o webinar do Pré-Congresso Internacional em Saúde.
Durante a noite, será debatido o tema “Os determinantes sociais e a saúde como direito”, a partir da fala do palestrante Valdevir Both, coordenador executivo do Centro de Assessoramento Popular – Ceap.
Para acompanhar o webinar, acesse este link.
Para quem deseja participar do 8º Congresso Internacional em Saúde, que acontece de 18 a 21 de maio, de forma online, as inscrições seguem abertas pelo endereço unijui.edu.br/eventos. Pelo mesmo link, é possível verificar a programação do evento.
Já está disponível, por meio do endereço www.unijui.edu.br/8CIS, a programação do 8º Congresso Internacional em Saúde, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio, de forma online.
Com o tema “Determinantes sociais, tecnológicos e ambientes em Saúde”, o evento tem o objetivo de discutir, de forma interdisciplinar e multiprofissional, perspectivas, tendências e desafios no campo da saúde, permitindo interações, a ampliação de conhecimento e experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países.
O Congresso terá sua abertura no dia 18, às 8h30, com o Seminário “Os impactos dos agrotóxicos na saúde e ambiente e a favor da vida”. Serão dois momentos ao longo do dia: pela manhã, uma mesa redonda com o tema “Os impactos dos agrotóxicos na saúde”; e à tarde, debate sobre “Legislação, agrotóxicos, saúde e meio ambiente.”
A Conferência de Abertura acontece no mesmo dia, a partir das 19h15, também com dois momentos: às 19h30, haverá discussão sobre os “Serviços ecossistêmicos, saúde e bem-estar humano”, com o doutor Paulo Saldiva, da Universidade de São Paulo; e às 20h30 sobre “Os impactos do complexo industrial militar sobre a humanidade por intolerância cidadã e carência de honestidades”, com o doutor Sebastião Pinheiro, engenheiro agrônomo e florestal e ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A partir do dia 19 de maio, acontecem as jornadas dos cursos – começando pelo curso de Medicina, que terá como destaque a palestra “Ciência baseada em evidência”, com o doutor Pedro Curi Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O debate, a partir das 14h, será mediado pela professora doutora da Unijuí, Evelise Moraes Berlezi.
As Jornadas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, Estética e Cosmética e Farmácia acontecem na noite do dia 19 de maio, em paralelo com a mesa redonda “ O papel da Atenção Primária à Saúde nos Sistemas de Saúde: a questão da Saúde Rural”. Já no dia 20 de maio, serão realizadas as Jornadas dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, à tarde, e de Ciências Biológicas e Biomedicina, à noite.
Estes são apenas alguns dos destaques do 8º Congresso Internacional em Saúde, que terá sua Conferência Final no dia 21 de maio, com a 5ª Jornada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, às 19h15, e divulgação dos trabalhos premiados, às 21h.
Para mais informações e inscrições, acesse www.unijui.edu.br/8CIS.
O Congresso Internacional em Saúde é promovido pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - uma associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz); o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí; o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí; e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Ainda, pelos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gastronomia da Unijuí, e pela Universidade do Minho de Portugal.
Bazileu Teixeira já possui uma extensa experiência profissional e está prestes a concluir o curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais, ofertado pela Unijuí na modalidade Ensino a Distância (EaD). O jovem, que chegou a cursar até o 7º semestre do curso de Administração – mas teve que interromper em razão da mudança de cidade e estado, disse que se identificou com Processos Gerenciais. “Trabalho com vendas e, quando iniciei o curso, tinha a intenção de abrir o meu próprio negócio. Vi, então, uma oportunidade de ter um aprendizado que fosse me ajudar a organizar esse sonho”, disse.
Com 17 anos, Bazileu começou a trabalhar no Sicredi e passou por diversas áreas. Ao mesmo tempo em que trabalhava na cooperativa, testava novos conceitos de negócios até chegar à sua atual empresa. Hoje, o jovem é sócio da Colhesul, mas, em parceria com a sua família, está construindo uma clínica de saúde na cidade de Independência, onde haverá salas para que profissionais possam alugar. “Muitas coisas que os professores estão nos passando, consigo aplicar no meu dia a dia, especialmente agora, que estou na reta final do curso. Várias atividades, que realizamos na prática, aproveito para utilizar na empresa como referência”, destacou o estudante, que optou pelo Ensino a Distância para poder racionalizar o tempo. “Como eu sabia que precisaria de tempo ao abrir minha empresa, a modalidade a distância veio em primeiro lugar. Optei por escolher uma instituição que já conhecia e que eu sabia da qualidade. Sei que ainda há preconceito com o EaD, mas acredito que o aprendizado, independente se for presencial ou a distância, só depende do aluno. Se ele tiver real interesse, sempre irá aprender. Cada trimestre e matéria nova que tenho, venho aprendendo coisas que aplico no meu dia a dia”, comenta.
Para conciliar os estudos à rotina, Bazileu busca adiantar ao máximo as atividades propostas no curso. “Nunca sei como vai ser o dia de amanhã na empresa. Como estamos iniciando, não há hora para parar o trabalho. Essa é a vantagem do curso a distância. Sem dizer que, sempre que eu preciso consultar algum material, ele fica na rede. Se precisar, posso consultar fora de casa.”
Para quem deseja buscar uma graduação a distância, a Unijuí oferta este e outros 14 cursos: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Marketing.
O estudante pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados ganharão 50% de desconto no primeiro módulo do curso.
Mais informações em unijui.edu.br/ead.
Na terça-feira, dia 27 de abril, ocorreu a aula inaugural dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital da Unijuí, com mediação da professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi sobre “Tendências de Mercado para a Comunicação”, com o jornalista e editor de conteúdo na CNN Brasil, Marco Antonio Mendes.
A aula inaugural teve início às 20h e, durante o evento, Marco levou os alunos, de forma virtual, para um tour pelos estúdios da CNN Brasil, apresentando a redação, camarins, estúdios de gravação e edição - uma oportunidade para conhecer mais da rotina profissional do jornalista que atua na área da Comunicação há 15 anos, e desde 2020 faz parte do quadro de jornalistas da CNN.
Durante o bate-papo, o jornalista falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Marco contou que foi inspirado por seu avô radialista. “Quando eu entrei de fato na graduação, não sabia que área eu iria seguir. Sabia que eu queria aprender jornalismo e onde eu me identificasse, iria seguir. Foi o que aconteceu. Nas aulas de telejornalismo, foi onde de fato eu consegui me encontrar.”
Ao ser questionado sobre a importância do profissional multimídia na Comunicação, Marco ressalta que para atingir o público da melhor forma é necessário dominar todas as plataformas, com a linguagem adequada para cada uma delas. “Não é mais uma questão de eu me tornar um jornalista melhor ou mais preparado, é uma necessidade, o mercado exige que seja desta maneira.”
Segundo o jornalista, a pandemia acelerou a utilização de ferramentas que já estavam sendo utilizadas, mas ainda enfrentavam barreiras. Como por exemplo, o uso do celular como ferramenta de trabalho, ou uma reportagem feita de maneira totalmente online. Marco destaca que “as ferramentas digitais estão nos ajudando muito a facilitar a entrega da notícia, do agora”, possibilitando mudanças no mercado brasileiro, que foi o caso da CNN Brasil, ao inserir o videorrepórter, onde o repórter é seu próprio cinegrafista.
O profissional ganha seu kit de reportagem, com celular, tripé, luz, microfone sem fio e um aplicativo que permite a transmissão da gravação para a televisão, viabilizando a transmissão da notícia na hora em que ela acontece. Para o jornalista, este formato acaba facilitando para os veículos pequenos, já que amplia o leque de criatividade, criação e conteúdo, com ferramentas e custos mais acessíveis.
Além disso, para um conteúdo de qualidade Marco destacou para os acadêmicos a importância dos profissionais buscarem inspirações e observarem detalhes para o enriquecimento das reportagens, criando com embasamento e checagem de fatos. Segundo o jornalista, esse conteúdo precisa “trazer profundidade, trazer um bom texto, criar uma boa imagem, embalar muito bem essa informação.”
Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo
Matheus Bassi
Mesmo antes do período de incubação acabar, a Planejar, agência de comunicação e marketing, decidiu deixar a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí para encarar o mercado. Como lembra um dos sócios, Matheus Bassi, egresso do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e da pós-graduação lato sensu em Marketing e Comunicação Digital, foram dois anos e meio participando do programa.
“A Planejar, na verdade, entrou na Criatec antes mesmo de existir. Ingressamos em setembro de 2018 e a abertura do nosso CNPJ ocorreu em outubro. Ou seja, ingressamos apenas com a ideia e com a vontade de termos uma agência, e a Incubadora nos ajudou a estruturar e alinhar este projeto”, conta o jovem empreendedor, que administra a agência junto com Diego Ferreira dos Santos. “Hoje somos uma empresa estruturada, com métodos e objetivos definidos, e estamos muito mais preparados para encarar o mercado”, completa.
Matheus lembra que, já no início da incubação - que tem a duração de 36 meses, ele e seu sócio receberam várias consultorias em áreas como administração, contabilidade, gestão de tempo e processos. “Com o tempo, além de todo o apoio com a estrutura física e de pessoas da Criatec, também recebemos consultorias consideradas importantes, seja por nós ou pela Incubadora”, comenta Matheus.
Instalada desde o início do mês em um espaço amplo, localizado na Rua José Bonifácio, 863, a Planejar trabalha com estratégia, planejamento de ações e conteúdos, criação de marca, desenvolvimento de artes para redes sociais, produção de fotos e vídeos, edição de imagens e realização de eventos. “Nosso maior desafio, atualmente, é a expansão. Sair da Criatec foi um grande e importante passo, que demandou investimentos. Hoje temos uma estrutura que foi pensada na ampliação, tanto de equipe quanto do número de clientes atendidos”, destaca. A empresa conta com profissionais graduados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, além de pós-graduados em Marketing e Comunicação Digital.
“Um dos aspectos que aprendi na Criatec, e que levo comigo, é o espírito de coletividade. Tanto que não saímos sozinhos. Outras duas empresas, que também foram incubadas - a Infinitum e a Optimize, também fazem parte deste novo espaço que ocupamos. Embora cada empresa atue em uma área distinta, estamos começando e com os mesmos desafios de tocar um negócio”, reforça.
Diversas ações aproximam a Unijuí da comunidade, e os projetos de extensão são bons exemplos dessa interação. Por meio deles, a Universidade estabelece uma relação com o município e a região, para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida.
Para detalhar as características e contribuições dos projetos de extensão, o Rizoma Temático da Unijuí FM desta quinta-feira, dia 29 de abril, convidou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González; o professor e coordenador do projeto de extensão Física para Todos, Nelson Toniazzo; e o acadêmico de Enfermagem e bolsista do projeto Educação em Saúde, Gilberto Nogara.
“A extensão estabelece um diálogo com a comunidade, nas mais diversas instâncias, e mantém um olhar especial aos grupos mais vulneráveis”, explicou o professor Fernando González, lembrando que a Unijuí possui 15 projetos de extensão, nas áreas prioritárias de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Educação e Formação de Professores, Tecnologia e Desenvolvimento. No entanto, não é apenas por meio dos projetos que esse contato com a comunidade acontece.
“A nova graduação possui os Projetos Integradores, que têm um forte viés extensionista, à medida que trazem para dentro da universidade as dificuldades, os desafios da comunidade, e buscam uma resposta a partir do conhecimento científico e profissional. A própria pesquisa tem uma dimensão extensionista quando coloca aos empresários da região as novas tecnologias e avanços, por exemplo”, completou o vice-reitor.
À frente de um dos projetos de extensão mais antigos da Universidade, Física para Todos, com cerca de 30 anos, Toniazzo destacou que a atividade traz ganhos ao professor, por meio do feedback que acontece com os diferentes agentes envolvidos, e aos estudantes – que têm a oportunidade de aprender mais e para além da sala de aula. Opinião compartilhada pelo acadêmico Gilberto, que há três anos integra o projeto Educação em Saúde.
“Iniciei como voluntário e depois passei a ser bolsista. A extensão dá sentido à produção de conhecimento que vivenciamos em sala de aula, que aprendemos dentro da universidade. Por meio dela, conhecemos a realidade de diferentes pessoas, desenvolvemos nosso lado profissional e humano”, destacou, reforçando que a liderança também é trabalhada pelos bolsistas, que assumem responsabilidades ao lado dos professores.
Confira o programa na íntegra:
Na última sexta-feira, dia 23 de abril, as bibliotecárias da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom), juntamente com a coordenadora do setor, participaram de uma reunião virtual com o grupo de bibliotecários do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), coordenado atualmente pela Universidade de Caxias do Sul.
Em pauta, esteve a reaproximação do grupo, que não se reunia desde 2018, bem como a troca de experiências de ações desenvolvidas no período da pandemia de covid-19. A maioria dos relatos demonstrou que as bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias trilharam um caminho semelhante, com a adaptação aos protocolos sanitários e a restrição de acesso ao acervo e redução/alteração de horários, mas mantendo o atendimento à comunidade acadêmica. Muitas das bibliotecas que oferecem capacitações aos usuários passaram a fazer as seções de forma virtual, e a maioria também não está fazendo cobranças de multas por atraso durante o período de aulas teóricas remotas.
Com a sistemática de reuniões virtuais, os encontros antes anuais poderão ocorrer de forma mais sistemática, sendo agendada uma próxima reunião para o mês de maio, em que se discutirá sobre repositório institucional e avaliações do MEC no formato online.
Para saber as adaptações que a Biblioteca da Unijuí realizou para atender estudantes e professores durante o período de pandemia, que ainda persiste, acesse a matéria que circulou em janeiro no Comunica, neste link.
Os cursos de Engenharias, Direito, Administração e Ciências Contábeis do campus Santa Rosa, realizaram na noite desta terça-feira, 27 de abril, o evento “Roda Viva de Projetos Integradores - Módulo I”, que fazem parte da Graduação Mais, novo modelo de graduação da Unijuí. O encontro online teve como objetivo promover a integração, motivação e apoio aos estudantes dos Projetos Integradores (PI) destes cursos, além de oportunizar uma visão mais ampla de outros projetos e o compartilhamento de ideias e iniciativas.
Sob a coordenação dos professores Pedro Luís Büttenbender, do curso de Administração; Taciana Paula Enderle, do curso de Engenharia Elétrica e Joice Graciele Nielson, do curso de Direito, os acadêmicos apresentaram os PI’s que estão sendo desenvolvidos, com temas, como, por exemplo, Direito dos Animais, Violência Doméstica, Auxílio à Micro e Pequenas Empresas e Destinação de Resíduos Sólidos.
Em sua fala de abertura, o professor Pedro Büttenbender destacou a importância do compartilhamento de ideias. “Este momento conjunto promove o compartilhamento dos projetos integradores que vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos. É uma proposta inovadora, diferenciada e de qualificação dos programas de graduação da Unijuí, da formação por competências”.
A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, reiterou o comprometimento da Universidade com a nova proposta. “Este momento é bastante importante para todos. Tenham a certeza que nós, enquanto Unijuí, estamos muito dedicados para que esta nova forma de fazer educação dê certo. Ao final do semestre, vocês irão se orgulhar do que fizeram ao longo deste tempo”.
Participaram ainda do Roda Vida de Projetos Integradores - Módulo I, o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg e o professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Ariosto Sparemberger.
Representantes do Executivo de Três Passos estiveram na Unijuí na terça-feira, dia 27
A reitoria da Unijuí participou na segunda-feira, dia 26 de abril, de um encontro com o Poder Executivo de Santa Rosa. A Universidade esteve representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e pelo coordenador do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer. A Administração Municipal, por sua vez, esteve representada pelo prefeito, Anderson Mantei.
De acordo com a reitora, no encontro, realizado em Santa Rosa, foi discutido o posicionamento da Universidade em relação aos cursos de graduação e as possibilidades existentes em relação ao Polo Tecnológico e à Agência de Inovação e Tecnologia do Campus. O prefeito destacou alguns projetos para a cidade e a busca de parcerias, contando com a Universidade para seu desenvolvimento.
Foi discutida a manutenção da contribuição do Município à Fidene, com destaque para projetos realizados a partir de demandas do Executivo, considerando a Lei Municipal nº 5.533 de 6 de novembro de 2019. Ficou marcado para o mês de maio um novo encontro de planejamento de ações, a partir das atividades já realizadas pela Universidade e, também, projetos da gestão municipal.
“Aproveitamos a visita ao município para também conversar com o presidente da Fenasoja, Elias Dallalba, para alinharmos algumas iniciativas para a feira, que acontecerá em 2022, e que contará com a participação da Universidade, a partir dos cursos, da pesquisa e do debate de temas específicos, propostos para o evento”, destacou a reitora.
No Campus Santa Rosa, também foi analisada a reorganização das salas de aula e laboratórios, além da finalização do projeto do ginásio dentro do campus, na preparação da instituição a volta ao presencial dos estudantes.
E na terça-feira, dia 27 de abril, estiveram visitando o campus da Unijuí, em Ijuí, representantes do Poder Executivo de Três Passos: o vice-prefeito, Rodrigo Ype, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Nader Ali Umar, o secretário de Educação e Cultura, Gustavo Graffitti, e a secretária adjunta de Cultura, Andrea Baraldi.
Durante o encontro, foi debatido um projeto de aproximação entre a Universidade e as diferentes secretarias do Município. “Trabalhamos dentro de um reposicionamento da Unijuí, para que ela se torne um local de acolhimento, por meio de diversas ações, considerando sua locação e expertise, tais como: retomada da biblioteca pública, Museu da Colonização com consultoria do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Casa da Cultura, Centro de Informações Turísticas e projeto Cante e Encante”, explicou a reitora, que participou da reunião ao lado do vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon, e dos responsáveis do campus da Unijuí em Três Passos, Emerson da Cruz e Sandra Ottonelli. Outros assuntos abordados, durante o encontro, foram o Pólo Oleoquímico da cidade e demandas da biblioteca do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Nesta quinta-feira, representantes da Agit irão ao Município para discutir um desenho de proposta de parceria. Na primeira quinzena de maio, a reitoria participará de um novo encontro, para organização das ações.
Reunião foi realizada em Santa Rosa, na segunda-feira
Maratona foi lançada em evento online, nesta segunda-feira, dia 26 de abril
Entre os dias 21 e 23 de maio, ocorrerá uma maratona de equipes, que serão incentivadas a desenvolver soluções tecnológicas para desafios de energia. A chamada HackaPower – Transformando Ideias em Soluções, foi lançada nesta segunda-feira, dia 26 de abril, em um evento realizado de forma online e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
“O evento é uma união de esforços, de várias entidades, e irá propor a construção de soluções a partir de dois tópicos: energias renováveis e redes elétricas inteligentes (ou Smart Grids)”, destacou o professor Peterson Cleyton Avi, ressaltando que o evento é organizado em parceria entre a Unijuí - por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e projeto Cidades Inteligentes; e o Programa Inova RS - Noroeste e Missões, um Programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Direcionada a estudantes, startups, empresas de engenharia e tecnologia da informação (TI) ou qualquer outra pessoa que se interesse pelo tema, a HackaPower será 100% online e gratuita. A maratona vai ocorrer pela plataforma Discord, mas a apresentação das soluções, no último dia, será transmitida ao vivo pelo Youtube e pelas redes sociais do evento, da Unijuí e da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).
“Entre os principais objetivos da maratona estão inovar, já que há o estímulo à criatividade, orientada à resolução de problemas reais do setor de energia; aprender sobre os principais desafios de energia e contribuir para a sua superação. Também são objetivos da HackaPower conectar pessoas e entidades que trabalham no setor de energia e proporcionar a experiência do desenvolvimento e validação de uma solução”, explicou a Gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS, Bárbara Righi Cenci, lembrando que as equipes contarão com o auxílio de mentores – profissionais tanto do campo da energia, da tecnologia, quanto da área de negócios, que darão suporte aos participantes durante a maratona.
O evento de lançamento também contou com a apresentação de experiências dos empreendedores Jean Diniz, cofundador da startup SolarView, que oferece soluções para monitoramento de energia solar, e de Daniele Schneider, head de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo e sócia proprietária da escola de programação e tecnologia Código Kid Santo Ângelo. Na oportunidade, os palestrantes frisaram a relevância de experiências como o HackaPower para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a criação e amadurecimento de negócios.
As inscrições para a HackaPower podem ser realizadas até o dia 16 de maio, de forma individual ou em equipes com no mínimo quatro pessoas e, no máximo, seis. Inscrições e informações podem ser obtidas em criatecunijui.com.br/eventos.
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