Estudantes de Comunicação da Unijuí promovem a primeira LiveCom - Unijuí

Estudantes de Comunicação da Unijuí promovem a primeira LiveCom

Jornalista do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli

Na quinta-feira, 15 de abril, foi transmitida a primeira LiveCom - uma live produzida pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, na disciplina de Produção e Redação Multimídia, orientada pela professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi com a jornalista e repórter do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli.

A live teve início às 20h, e foi transmitida através do Instagram dos cursos @jornalismopublicidadeunijui, sendo visualizada por aproximadamente 50 pessoas, que interagiram em relação à temática. A entrevistada Fabiana Bonugli, é formada  em Jornalismo pela PUCRS e falou sobre “O futuro da comunicação e o mercado de trabalho no ambiente digital”.

Segundo a entrevistada, o futuro digital estará em maior destaque do que está atualmente. "Vejo o digital crescendo cada vez mais e imagino um maior e melhor aproveitamento de vídeos dentro do digital. Acho que a gente usa ainda vídeos de uma maneira, aproveitamos muito de TV no digital. Acredito que em 10 anos o vídeo não será reaproveitado, vão ter conteúdos projetados, feitos exclusivamente para o digital e isso vai ser o que estará rolando. Vejo no digital esse futuro”.

Para colocar em prática a atividade, alguns desafios foram superados, como trabalhar em uma produção prática durante a pandemia, já que isso dependia da estabilidade de casos para a live ir ao ar. Além disso, produzir conteúdo de maneira remota e toda a logística de pôr em prática a live. A professora orientadora da atividade explica esses desafios. "Acredito que tivemos três grandes desafios. O primeiro foi trabalhar numa produção prática que dependia muito da estabilidade de casos de Covid-19 no Estado para que fosse ao ar. A segunda, de produzir a primeira LiveCom totalmente remota e com todos os alunos em suas casas. Pode parecer simples, mas não ter a possibilidade de estar na universidade, conversar com os técnicos, avaliar o cenário, fazer teste de áudio, vídeo e luz, por exemplo, exigiu da turma muita dedicação, maturidade e resiliência para encontrar soluções para as adversidades que surgiram durante todo o processo de produção. O terceiro desafio, foi a logística. Permitimos, no momento da live, somente três alunos no laboratório. Tenho certeza que toda a turma gostaria de estar presente, mas o momento requer cuidado com nós e com o outro também e, por isso, permitimos a permanência somente das apresentadoras e uma aluna responsável pela produção textual”.

Durante o início do mês de março, para conter o avanço da pandemia de coronavírus, regras mais duras foram impostas e com elas muitas dúvidas surgiram sobre a efetividade da produção. "Demos start no dia 25 de março e, durante três semanas consecutivas, desenvolvemos nas aulas online um produto com texto, áudio e vídeo numa mesma produção”, explica Daniéli, sobre a dinâmica de organização do trabalho.

Para o desenvolvimento do trabalho, a turma foi dividida em duplas, responsáveis por áreas essenciais em uma produção multimídia, um aluno ficou responsável pelo cenário, outros pela produção de áudio e vídeo, produção textual, criação de arte e as apresentadoras LiveCom. Durante a semana que antecedeu a primeira LiveCom, foram publicados conteúdos no Instagram dos cursos relacionados à live, buscando chamar a atenção dos estudantes, através de vídeos, cards, enquetes interativas. A estudante de Jornalismo, Ariane Wendland, ficou responsável pela produção de artes. "Participar da produção da primeira LiveCom foi uma experiência de muito aprendizado, onde pude colocar em prática a teoria estudada durante as aulas. Mesmo trabalhando de longe, vivenciei com toda a equipe, composta por acadêmicos do curso, o envolvimento com a produção de um evento online."

A live foi intermediada por duas apresentadoras, Marina Moesch e Evelin Ramos, alunas de Jornalismo. Evelin relata que, “além de apresentar, precisávamos estar por dentro de tudo que acontecia. Editamos o roteiro junto com as roteiristas, fizemos exercícios de voz, tivemos inúmeros ensaios  e reuniões até a chegada da live. Também teve um bate-papo com a entrevistada antes do ao vivo, para tirar algumas dúvidas, e isso foi fundamental na nossa preparação. Essa foi a primeira vez em que estive em frente às câmeras em um ao vivo. Foi um desafio. Apesar da nossa preparação, o nervosismo do 'gravando' é inevitável. Foi uma experiência magnífica, que com certeza agregou bastante conhecimento e me mostrou o quanto importante é aproveitar as oportunidades que a universidade oferece e nos desafiar”.

Daniéli ressalta: “com certeza, a primeira LiveCom superou as expectativas. E isso só foi possível pelo comprometimento dos alunos, pela colaboração dos técnicos de laboratórios que não mediram esforços para a efetivação dessa produção prática. Pelo amparo da coordenação dos nossos cursos e de tantas outras pessoas que auxiliaram nesse processo”.

A professora enfatiza a importância de aulas práticas para o desenvolvimento dos alunos. "É ali que eles podem colocar os conhecimentos, habilidades e técnicas aprendidas durante o semestre à prova. Oportunizar espaços que unem teoria e prática é estimulante e muito recompensador. O entusiasmo deles e a adrenalina de estar ao vivo, sem dúvida, oportunizou experiências que muitas vezes só temos no mercado de trabalho”.

Fabiana finalizou o bate-papo salientando: “se envolvam em projetos da própria universidade, isso é muito legal, aproveitem tudo que a  faculdade tem para oferecer para vocês, isso é muito importante."

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.