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Da tecnologia às vivências na rede de saúde: estudantes destacam diferenciais do curso de Medicina

Acadêmicos apontam destaques da graduação, como a estrutura e a tecnologia disponibilizada

           

Victória Luisa da Rosa Ribeiro não tinha a pretensão de cursar Medicina – até chegar ao Ensino Médio, começar os estudos na área de Biologia e realizar uma visita ao Laboratório de Anatomia da Unijuí. Foi neste momento que a jovem decidiu que seguiria um curso na área da saúde. “Optei pela Medicina pela chance de poder mudar vidas, fazer a diferença trabalhando com algo que gosto”, contou Victória, hoje aluna do 2º semestre de Medicina da Unijuí.

A vontade de poder fazer mais pela saúde foi o que também motivou a acadêmica do 3º semestre, Juliana Furlanetto Pinheiro, a seguir o curso – que parecia tão distante de ser realizado, em razão da condição financeira de sua família. “Quero realizar uma residência em Saúde da Família e poder suprir uma das necessidades da nossa região, que é a carência de médicos”, adiantou.

Com uma carga horária de 9 mil horas/aula, o curso de Medicina da Unijuí vem preparando os futuros profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, gestão e educação, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas, em diferentes cenários de trabalho. “Desde o início, fomos inseridos nas unidades básicas de saúde de Ijuí e região. Nas aulas de Saúde Coletiva, atuamos em locais como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e até na rede de saúde de Santa Rosa. Essas visitas sempre foram acompanhadas e sempre tivemos apoio dos professores para conhecermos o funcionamento dos locais e a importância deles para a saúde da população”, explicou o estudante de Medicina do 3º semestre, Artur Zucolotto Keller, ressaltando que a pandemia modificou as práticas do curso. “Nossas visitas foram momentaneamente interrompidas em decorrência da pandemia, porém, continuamos colaborando com a saúde pública, a partir de projetos diferenciados, como o de telessaúde, desenvolvido no segundo semestre.”

Victória destaca que, neste período de pandemia, a Universidade proporcionou a ida a campo na pesquisa sobre a covid-19, no município de Coronel Bicaco, onde teve a oportunidade de vivenciar o atendimento ao paciente e a própria pesquisa. A aluna Jacinta Tamiozzo Goergen, que já está no 4º semestre, comenta que as realidades vivenciadas na atenção primária permitem um rico espaço de aprendizagem, já que levam à observação do cotidiano e seus desafios. “O contato com a comunidade, a multiplicidade de casos e a observação de realidades distintas convergem para o olhar humanizado ao paciente e o enfrentamento dos problemas de saúde”, reforça.

Diferenciais da graduação

A estrutura da rede básica de saúde de Ijuí e dos hospitais conveniados – todos referências para a região, são parte dos diferenciais do curso de Medicina da Universidade, que já se destaca pela carga horária ampliada. “Nossa formação é humanística, algo que prezo muito para formar um indivíduo, seja médico ou não. Não temos a visão de que somente o tratamento medicamentoso é a chave de uma equação. Nossa formação é ótima, mesmo que estejamos enfrentando um momento complicado que é a pandemia”, destaca Juliana, que não tem sua vivência na Universidade vinculada apenas ao curso. Ela é bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) e voluntária no Grupo Interdisciplinar em Saúde (GIS).

Para Victória, um dos diferenciais do curso está na motivação dos professores e coordenadores em fazer dos seis anos de graduação a melhor formação que os alunos poderiam ter. “Sem falar nos materiais novos e a tecnologia que foram adquiridos para a abertura do curso na Universidade. Mas o que mais me orgulha é a educação médica humanizada que recebemos, o que nos incentiva a sermos profissionais mais conscientes do nosso papel diário dentro do SUS”, frisa.

A Unijuí realiza importantes investimentos na infraestrutura do curso, a exemplo do Complexo de Ciências da Saúde, que vai agregar toda a estrutura laboratorial especializada do curso. Serão 1990,86 m² com laboratório de habilidades médicas, laboratório de simulação, salas de aula, salas de tutoria para utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, auditórios, salas de estudo e espaços para convivência, além de toda a estrutura de apoio.

Um dos grandes diferenciais será o Laboratórios de Simulação Realística e de Habilidades Médicas, onde os estudantes treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam as reações humanas em diversas situações clínicas. “Os laboratórios modernos são realmente destaques no curso, assim como a organização, a metodologia e as vivências na área”, opina Jacinta. O curso é baseado em metodologias ativas e propõe uma formação interdisciplinar, evidenciando a importância de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes que constituem o médico.

“Recomendo o curso porque acredito no projeto que está sendo executado e acredito nos profissionais responsáveis por torná-lo realidade. É visível o investimento que a Universidade faz para tornar a graduação especial, o que facilita o aprendizado e o estudo”, observa Artur, que vê como ponto alto do curso, até agora, o ensino de anatomia, que foi facilitado por peças orgânicas e sintéticas, além de mesas interativas. “Podemos utilizar todos esses recursos não só em aula, mas também fora de horário”, comenta o jovem, que deseja participar de projetos como o Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha.

Vestibular de Medicina

Até o dia 6 de dezembro, é possível realizar a inscrição para o Vestibular de Medicina. O candidato tem a possibilidade de realizar a prova da Unijuí, no dia 13 de dezembro, de forma presencial; ou utilizar a nota do Enem de anos anteriores - considerando que, neste ano, em função da pandemia, o Enem será realizado somente no mês de janeiro. Para o candidato utilizar a nota do Enem, ele deve ter concluído o Ensino Médio.

Inscrições e edital podem ser conferidos no endereço www.unijui.edu.br/vestibularmedicina.


Unijuí integrou programação do Fórum de Gestão e Inovação do Comung

             

Nesta semana, de 10 a 12 de novembro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou o VIII Fórum de Gestão e Inovação. O evento contou com uma programação diversificada, em torno das Tendências na educação superior: novos paradigmas. No encerramento, a Diretoria do Comung refletiu sobre o evento e debateu a importância das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) para a sociedade, especialmente durante a pandemia, onde foram e são ativas no enfrentamento da Covid-19.

Segundo a Presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, “foram três dias de questionamentos e aprendizagens fundamentais. E também foi o momento em que percebemos como nos movimentamos enquanto instituições comunitárias. Neste ano de pandemia colocamos em prática, mais do que nunca, o que é ser uma Universidade Comunitária. O compromisso social, a questão de colocar a ciência a serviço da sociedade e a colaboração constante das 14 instituições do Comung em localidades fez toda a diferença. O que nos une é fazer Educação Superior com qualidade”.

Este ano, devido à pandemia, a programação ocorreu de forma totalmente online, tendo como anfitriã a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os debates e palestras ofertados debateram sobre as novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade. Além do olhar focado no futuro da educação, também foi reforçado o papel fundamental das Universidades Comunitárias no enfrentamento da Covid-19.

Confira palestras realizadas no evento pelo Youtube, neste link.

Startup Plus University

Uma das atividade que integrou o 8° Fórum de gestão e inovação do Comung foi o Startup Plus University. O evento contou com a participação de estudantes das mais variadas instituições, sendo um deles graduando da Unisc.  Maria Odete dos Santos Garcia, coordenadora da Criatec-Unijui e do Startup Plus, contou que esse ano as atividades aconteceram de forma virtual, por conta da Pandemia. “Esse ano fomos desafiados a organizar o evento de forma remota, já que todo o evento ocorre de maneira on-line. Então, a gente se desafiou a pesquisar e a buscar plataformas tecnológicas que pudessem nos dar suporte para poder fazer as atividades em equipe e que permitissem a interação entre os alunos”, salientou.

Vencedores dos desafios feitos pela Startup Plus:

1º lugar: Gameup – Plataforma gameficada usando assuntos utilizados em sala de aula. Equipe: Jennifer Ullmann Teixeira (Unisc); Luiz Filipe Durigon de Mello (Unicruz); Mônica Gressler Grützmacher (UFN); Taynara Pires Christmann (Unisc); Tamires Schimeneck da Rocha (Unicruz).

2º Lugar: Students Jorney – Plataforma para engajar estudantes em temas determinantes para suas carreiras. Equipe: José Henrique Brixius de Oliveira (Unisc); Edenilson Bordignon (UPF); Solari De Souza Pereira Junior (Unicruz); Luiz Henrique Rauber (Unisc).

Para Maria Odete Garcia, a experiência de organizar o evento foi de muita importância para a comissão responsável. “Nós ficamos bastante satisfeitos com o resultado. Sabíamos do desafio que era fazer um evento on-line, mantendo as pessoas ali trabalhando o tempo todo. Entretanto, foi uma experiência muito proveitosa para todos os envolvidos nesse evento”, ressaltou.

          


Unijuí e Unijuí FM abrem espaço para os candidatos a prefeito das cidades sede mostrarem suas propostas

E eleição será no próximo domingo, dia 15 de novembro. Vote!

          

Nas últimas semanas a FIDENE/UNIJUÍ, cumprindo com suas premissas democráticas enquanto instituição de ensino comunitária, deu espaço para que os candidatos a prefeito de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, municípios onde a Universidade possui campus, mostrarem suas propostas de governo aos cidadãos. Na Unijuí FM, foi realizada uma rodada de entrevista com todos os candidatos destas quatro cidades, com tempo e espaço igualitários à todos. 

Além destas entrevistas, a Reitoria da Unijuí recebeu, separadamente, os três candidatos a prefeitura de Ijuí para ouvir as propostas e planos de governo. Na oportunidade, entregou uma carta com demandas e reivindicações para todos, focando em temáticas como a educação, ciência, tecnologia e inovação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento local e regional. São elementos em que a Universidade deve contribuir para com a sociedade. E a Unijuí disponibiliza uma formação profissional com competência e impacto e tem muito mais a contribuir para com a comunidade. Confira um trecho da carta:

“reiteramos a importância da Fidene/Unijuí no processo de desenvolvimento regional na região do noroeste gaúcho desde a década de 50. Cabe registrar que este processo foi historicamente marcado pela formação de quadros profissionais qualificados que elevaram a qualidade de vida de nossos egressos a partir de sua habilitação nas diversas profissões que abrangem nossos cursos e, principalmente, pela constituição de uma massa crítica e reflexiva. (...) Participar do processo de desenvolvimento pelo ensino, que é a missão da Fidene/Unijuí, não pode se restringir a formar quadros, mas implica em um posicionamento e numa ação mais incisiva na dinâmica produtiva e de crescimento local. Este posicionamento não implica necessariamente o ingresso da Universidade no processo de produção, mas envolve a transferência de conhecimento para a sociedade, é preciso constituir em uma ponte física e/ou intelectual entre o conhecimento e as necessidades materiais das comunidades”

 No domingo, dando continuidade ao trabalho, a Unijuí FM vai realizar uma cobertura completa das eleições, com análises e comentários dos professores: Jaeme Callai, Argemiro Brum, Suimar Bressan e Mirko Frantz.

Entrevistas na Rádio

O objetivo da iniciativa foi levar as propostas dos candidatos e suas respectivas coligações ao conhecimento da comunidade regional, fortalecendo, dessa forma, um dos preceitos da emissora que, além de pertencer à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), mantém, inerente ao seu caráter educativo, o compromisso de construção de conteúdo qualificado e promoção da democracia. Confira na íntegra todas as entrevistas realizadas pela emissora:

Ijuí

Prefeito: Fioravante Ballin - PDT | Vice-prefeito: Vilson Dornelles - PSB

Composição: PDT, PT, PSB, PSD, PSDB, PCdoB, PTB, Cidadania | Número: 12 | Coligação: Juntos pra cuidar da nossa gente

Prefeito: Carlos Kowalski - Patriota | Vice-prefeito: Sargento Oscar - Patriota

Composição: Patriota | Número: 51 | Coligação: Patriota

Prefeito: Andrei Cossetin - PP | Vice-prefeito: Marcos Barriquello - PL

Composição: PP, PL | Número: 11 | Coligação: Acredite, Ijuí pode mais!

Santa Rosa

Prefeito: Anderson Mantei - PP | Vice-prefeito: Aldemir Ulrich (Taquari) - MDB

Composição: Cidadania, PRTB, PSL, PP, MDB, PTB | Número: 11 | Coligação: União para avançar

 

Prefeito: Rodrigo Colla - PSDB | Vice-prefeito: Marcos Volnei dos Santos (Marcão) - PSB

Composição: PSDB, PSB | Número: 45 | Coligação: Sim Santa Rosa

Prefeito: Dr. Benedetti - Republicanos | Vice-prefeito: Gelson Waier - Democratas

Composição: DEM, Republicanos | Número: 10 | Coligação: Pra frente Santa Rosa

Prefeito: Orlando Desconsi - PT | Vice-prefeito: Sonia Conti - PCdoB

Composição: PT, PCdoB, PL, PDT | Número: 13 | Coligação: União do Povo por Santa Rosa

 

Panambi

Prefeito: Paulo Sérgio - PT | Vice-prefeito: Edison Artmann - PT

Composição: PT | Número: 13 | Coligação: PT

 

Prefeito: Délcio Vieira Franke - PSC | Vice-prefeito: Ibraim Chagas - PSD

Composição: PSC / PSD | Número: 20 | Coligação: Panambi para todos

 

Prefeito: Daniel Hinnah - MDB | Vice-prefeito: Henri Jorge Markus - PDT

Composição: MDB, PDT, PSL, PL | Número: 15 | Coligação: Juntos para Panambi seguir em frente

 

Prefeito: Martin Zachow - PP | Vice-prefeito: Robson Pazze - PTB

Composição: PP, PTB | Número: 11 | Coligação: Todos por Panambi

 

Três Passos

 Prefeito: Arlei Tomazoni - PSDB | Vice-prefeito: Rodrigo Ipê Glinke (pastor Ipê) - MDB

Composição: PSDB, MDB | Número: 45 | Coligação: Desperta Três Passos 

 

Prefeito: Jorge Dickel - PT (Dr. Jorginho) | Vice-prefeito: Ido Rhoden - PTB

Composição: PCdoB, PDT, PT, PTB | Número: 13 | Coligação: Três Passos que vai adiante

 

Prefeito: Enir Reginatto - PP | Vice-prefeito: Leilo - PP

Composição: PP | Número: 11 | Coligação: PP

 

Prefeito: Roberto Prediger - PSB | Vice-prefeito: Márcio Schmidt - PSB

Composição: PSB | Número: 40 | Coligação: PSB


ATIVIDADES DE ENSINO DA UNIJUÍ: ORIENTAÇÕES PARA BANDEIRA LARANJA E VERMELHA

              

A troca de bandeiras para a região de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos no sistema de distanciamento controlado proposto pelo Governo Estadual, tem oscilado entre a laranja e a vermelha nas últimas semanas. Dessa forma, tendo em vista os critérios a serem seguidos em cada bandeira, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica quais são as medidas adotadas em cada um dos campi, a depender da bandeira adotada.

Destacamos que a divulgação das bandeiras ocorrem sempre na sexta-feira e que cada município/região pode contestar o enquadramento, sendo a publicização oficial somente na segunda à tarde. Logo, como diretriz institucional, que já está sendo mantida é que do momento da divulgação, de sexta-feira até segunda-feira à tarde nada se modifica em relação à bandeira da semana anterior. A mudança só vai ocorrer a partir de terça-feira, caso tenha necessidade de alteração. 

Além das bandeiras e protocolos determinados pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul precisamos considerar na definição dos encaminhamentos institucionais, o que cada município estabelece a partir de decretos específicos para cada Campi.

A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação. Dessa forma fica estabelecido que:

Bandeira Laranja: 

- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;

- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.

Bandeira Vermelha:

- As atividades práticas e de estágio presenciais em sala de aula e em laboratório ficam suspensas e deverão ser reorganizadas oportunamente, na medida em que for possível sua recuperação;

- Somente são mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica, assim como aquelas que são realizadas em espaços abertos da universidade; 

- As atividades práticas e de estágio presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.

- As atividade relacionadas às reuniões presenciais e sessões de fotos para formatura ficam suspensas.

- Eventos permanecem no formato online.

Aulas online

As aulas permanecem online até o fim do semestre letivo, sem qualquer alteração, independentemente da bandeira. A VRG informa, ainda, que as atividades online para as aulas práticas simuladas síncronas e assíncronas, transmitidas de laboratório, sem a presença de estudantes, devem continuar normalmente, podendo ser incorporadas outras em substituição às atividades presenciais suspensas, de acordo com as especificidades de cada disciplina.


Cursos da Unijuí realizam a AUD Week com palestras e apresentações de trabalhos

        

Para debater temas importantes para as profissões, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí realizaram, de quarta, dia 04, até esta sexta, dia 06, o AUD Week. A programação contou com dois dias de palestras e, esta sexta, no encerramento, será dedicada à apresentação de trabalhos inscritos pelos estudantes.

Segundo a coordenadora dos cursos, professora Diane Johann, as palestras foram pensadas para o melhor aproveitamento dos estudantes do dois cursos, com nomes renomados no mercado brasileiro e internacional. “Ouvir as experiências dos profissionais que estão no mercado é muito importante para os nossos alunos. A partir disso eles também vão construindo o conhecimento e projetando o seu trabalho futuro. Tivemos um feedback muito positivos dos estudantes de ambos os cursos, inclusive, com a participação de famílias dos estudantes, que puderam também compartilhar esse momento juntos, em razão da pandemia”, salienta. 

Confira a programação de quarta-feira, dia 04, na íntegra

            

A programação de quinta, dia 05, marcou também os 20 anos do curso de Design, transmitida pelo Youtube, com duas palestras. Confira na íntegra:

             


Profissional do Futuro será realizado nesta semana

           

Está chegando a hora. O Profissional do Futuro 2020 será realizado na próxima semana, de segunda, dia 9, até a sexta-feira, dia 13. Tudo acontecerá de forma online, neste site. Ainda é possível se inscrever, participar das atividades e concorrer aos seguintes prêmios:

  • Sorteio de uma bolsa de 50% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.

  • Sorteio de outras duas bolsas de 25% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.

  • Sorteio de cinco bolsas integrais para o curso de inglês no campus online.

O evento vai ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão. 

Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.  


          


Campus Santa Rosa doa classes para instituições de ensino e famílias

              

O Campus Santa Rosa realizou uma ação social junto à Comunidade de Santa Rosa. Dentre as entidades beneficiadas estão a Associação do Bairro Auxiliadora e o CIEP, que é a escola estadual do bairro. E ainda escolas municipais também estiveram recebendo doações. Foram doadas para estas instituições classes, restauradas e em perfeitas condições de uso, para equipar salas ou mesmo para usarem em casa. 

Segundo o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, a Associação do Bairro Auxiliadora, que recebeu 70 dessas classes, irá utilizar para atividades realizadas junto a comunidade, principalmente para cursos e treinamentos que são desenvolvidos pela própria associação e entidades e instituições parceiras para os moradores do bairro, e até mesmo em atividades com as crianças no turno inverso das atividades escolares. Já as escolas municipais receberam 100 classes.

Além disso, algumas outras classes que também foram entregues para famílias de alunos de escola municipal que irão utilizar em atividades escolares que estão sendo realizadas em casa até que retornem às atividades presenciais.

“Para nós da Universidade foi de muita satisfação vermos que conseguimos contribuir significativamente com um gesto tão simples, oportunizando a estruturação desses ambientes com os equipamentos que tínhamos disponíveis no Campus Santa Rosa. com isso, as crianças terão um espaço mais adequado em casa para as tarefas escolares, com uma classe escolar que trará melhor qualidade e conforto, tornando o ambiente doméstico dessas crianças mais adequado para as atividades”, salienta o Pró-Reitor.

               





Estudantes da Especialização em Geriatria e Gerontologia participam de desafio de inovação voltado para atenção e cuidado ao idoso

                   

Na sexta e sábado, últimos dias de outubro, a Unijuí realizou o Desafio de Inovação da Pós-Graduação em Gerontologia e Geriatria, de forma virtual. O objetivo foi reunir mentores e comunidade acadêmica com o objetivo de fomentar o envolvimento dos estudantes na solução de desafios propostos pelo curso, proporcionando uma experiência única, em que possam descobrir soluções viáveis, compartilhar desejos, formando equipes e desenvolvendo seu perfil empreendedor. 

O evento foi realizado em parceria com a Criatec, que possui a metodologia para esse tipo de atividade, sendo que o colegiado do curso se desafiou a fazer uma proposta diferenciada para o encerramento do módulo e o Desafio proposto foi voltado para atenção e cuidado ao idoso. A premiação para o primeiro lugar é um curso online de marketing estratégico e para o segundo, uma vaga na pré-incubação por um período de 12 meses na Criatec.

Para a atividade foram constituídas três equipes, formadas pelos profissionais que estão cursando a Pós. O Desafio iniciou com a identificação dos problemas e ideação, ministrada pela professora Márcia Almeida. Depois, Christian Fontes Bezerra ministrou as oficinas de canvas do modelo de negócios e Pitch. Após cada oficina, as atividades nos grupos foram monitoradas pelas empreendedores da Criatec, Marcos Paz Almeida e Sandro Rogério Loeblein, pelo professores do colegiado da Especialização, Evelise de Moraes Berlezi e Leopoldo Filho. Os Pitchs finais foram apresentados para os avaliadores Cleber Graeff, César Augusto Fensterseifer e Lígia Bento Frantz.

                 

Em primeiro lugar ficou a equipe que propôs a criação da solução G-Care gerenciamento e cuidado em geriatria. A ideia é um app para a prestação de serviços de cuidado de saúde especializado e multidisciplinar ao idoso com segurança, responsabilidade, agilidade e qualidade. Com o segundo lugar, a equipe propôs o Familiar APP, de gerenciamento de transporte seguro e personalizado com acompanhamento qualificado. E com o terceiro Lugar a solução VeLhink, para facilitar o encontro entre pessoas que queiram doar/disponibilizar o seu tempo para aqueles que necessitam algo mais do que cuidado físico e aproximar voluntários através de um APP à idosos.

“Achei a atividade desafiadora e bastante pertinente, diferente de tudo que havíamos discutido até o momento, em que falávamos mais sobre Políticas Públicas, este foi o momento de pensar em empreender”, comentou Fernanda Moraes, uma das participantes.

             


#SomosMaisUnijuí: Reitor da Univates relata experiências de reinvenção institucional

              

Na tarde desta quarta-feira, dia 28, os professores e técnicos administrativos da Unijuí ouviram o relato de experiências do Reitor da Univates, de Lajeado, Ney Lazzari, dando sequência nas atividades formativas de Reinvenção Institucional que a Reitoria está oportunizando.

O palestrante iniciou realizando um histórico resumido da Univates, com a qual possui ampla ligação, pois conduziu a instituição comunitária desde 1999, participando ativamente de várias etapas importantes de transformação institucional. O professor também mostrou dados da Univates hoje, no que se refere a cursos, atividades, estudantes e a expansão para outras regiões do Estado e do país.

Como a Unijuí, a Univates passou recentemente por um grande processo de transformação e foi neste ponto que o professor Ney concentrou grande parte de sua fala. “Na Univates temos iniciativas de dois grandes blocos: um mais acadêmico e outros de novos serviços e negócios. Implantamos um sistema de emprego aos alunos com as empresas da nossa região, acredito que devemos ser a maior agência de empregos daqui, por exemplo”, observa. 

Segundo ele, também foram realizadas uma série de reformas administrativas e acadêmicas nos últimos anos, com a redução de pró-reitorias e coordenações de cursos, extinção de diretorias, entre outras questões. “Estamos com diversos grupos de trabalho repensando nossa estrutura institucional neste momento, inclusive contratamos uma empresa para fazer um diagnóstico de cada um dos setores para fazer uma revisão econômica”, relata. 

Ao final, os membros da Reitoria, professora Cátia Nehring, Reitora, professor Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração, Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação e Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, conduziram um debate, ampliando as discussões com o Reitor Ney Lazzari, também composto por questionamentos realizados por técnicos administrativos e professores da Unijuí.

       


Professor Sérgio Allebrandt recebe o título de Cidadão Ijuiense da Câmara de Vereadores

            

Foto: Jornal da Manhã Ijuí.

O professor da Unijuí, Dr. Sérgio Allebrandt, recebeu, nesta terça-feira, dia 27, o título de Cidadão Ijuiense da Câmara de Vereadores em Sessão Solene. A indicação do nome foi realizada pelo Poder Executivo.

Segundo o professor: “ser agraciado com esta homenagem nos deixa honrados, mas ao mesmo tempo também nos compromete mais ainda na atuação enquanto cidadão. Além disso, o recebimento desta homenagem, no meu caso, tem tudo a ver com minha trajetória na FIDENE/UNIJUÍ, são 48 anos vivendo em Ijuí e 48 anos trabalhando na FIDENE/UNIJUÍ”, observa.

Além da sua ampla atuação enquanto professor da Unijuí, Allebrandt também atuou por um período na Prefeitura, como Secretário Municipal. “Sempre tive uma atuação na sociedade como voluntário e/ou representando a própria Unijuí, em espaços públicos, como conselhos municipais e regionais. Por isso, sem dúvida preciso dividir a homenagem com todos: professores, técnicos, alunos e cidadãos com quem aprendi e aprendo, construí e continuo construindo a cidadania”, complementa.

A Sessão Solene foi transmitida na íntegra. Confira neste link.

         

Conheça mais sobre a trajetória do professor

Nascido em 1951, natural de Marques de Souza-RS (então 5° distrito do município de Lajeado), passou a infância e adolescência em Lajeado, onde cursou o primário, o ginásio, o científico e o técnico em Contabilidade, todos na Escola Evangélica Alberto Torres. Casado com a professora ijuiense Lídia Inês (Protti) Allebrandt desde 1976, tem duas filhas, Joana e Laura, a neta Tainá de 3 anos e a neta Melissa, que está se preparando para nascer nos próximos dias. 

Em 1972 passou a residir em Ijuí. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI) obteve o título de Licenciado em Ciências (1977) e na Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí (FACACEI) o título de Bacharel em Ciências Contábeis (1979). Depois da Graduação, obteve o título de especialista em Contabilidade na FACACEI (1983), fez uma Pós-Graduação em Administração Pública na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1986/1988), é Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – Ebape/FGV (1999/2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2005/2010). 

O professor também já ocupou cargos diretivos na Unijuí e atualmente é coordenador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Confira a trajetória completa aqui.

 


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