Jornalista da CNN Brasil participa da aula inaugural dos cursos de Comunicação - Unijuí

Jornalista da CNN Brasil participa da aula inaugural dos cursos de Comunicação

Na terça-feira, dia 27 de abril, ocorreu a aula inaugural dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital da Unijuí, com mediação da professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi sobre “Tendências de Mercado para a Comunicação”, com o jornalista e editor de conteúdo na CNN Brasil, Marco Antonio Mendes.

A aula inaugural teve início às 20h e, durante o evento, Marco levou os alunos, de forma virtual, para um tour pelos estúdios da CNN Brasil, apresentando a redação, camarins, estúdios de gravação e edição - uma oportunidade para conhecer mais da rotina profissional do jornalista que atua na área da Comunicação há 15 anos, e desde 2020 faz parte do quadro de jornalistas da CNN.

Durante o bate-papo, o jornalista falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Marco contou que foi inspirado por seu avô radialista. “Quando eu entrei de fato na graduação, não sabia que área eu iria seguir. Sabia que eu queria aprender jornalismo e onde eu me identificasse, iria seguir. Foi o que aconteceu. Nas aulas de telejornalismo, foi onde de fato eu consegui me encontrar.”

Ao ser questionado sobre a importância do profissional multimídia na Comunicação, Marco ressalta que para atingir o público da melhor forma é necessário dominar todas as plataformas, com a linguagem adequada para cada uma delas. “Não é mais uma questão de eu me tornar um jornalista  melhor ou mais preparado, é uma necessidade, o mercado exige que seja desta maneira.”

Segundo o jornalista, a pandemia acelerou a utilização de ferramentas que já estavam sendo utilizadas, mas ainda enfrentavam barreiras. Como por exemplo, o uso do celular como ferramenta de trabalho, ou uma reportagem feita de maneira totalmente online. Marco destaca que “as ferramentas digitais estão nos ajudando muito a facilitar a entrega da notícia, do agora”, possibilitando mudanças no mercado brasileiro, que foi o caso da CNN Brasil, ao inserir o videorrepórter, onde o repórter é seu próprio cinegrafista.

O profissional ganha seu kit de reportagem, com celular, tripé, luz, microfone sem fio e um aplicativo que permite a transmissão da gravação para a televisão, viabilizando a transmissão da notícia na hora em que ela acontece. Para o jornalista, este formato acaba facilitando para os veículos pequenos, já que amplia o leque de criatividade, criação e conteúdo, com ferramentas e custos mais acessíveis.

Além disso, para um conteúdo de qualidade Marco destacou para os acadêmicos a importância dos profissionais buscarem inspirações e observarem detalhes para o enriquecimento das reportagens, criando com embasamento e checagem de fatos. Segundo o jornalista, esse conteúdo precisa “trazer profundidade, trazer um bom texto, criar uma boa imagem, embalar muito bem essa informação.”

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo