Jornalista da CNN Brasil participa da aula inaugural dos cursos de Comunicação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na terça-feira, dia 27 de abril, ocorreu a aula inaugural dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital da Unijuí, com mediação da professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi sobre “Tendências de Mercado para a Comunicação”, com o jornalista e editor de conteúdo na CNN Brasil, Marco Antonio Mendes.

A aula inaugural teve início às 20h e, durante o evento, Marco levou os alunos, de forma virtual, para um tour pelos estúdios da CNN Brasil, apresentando a redação, camarins, estúdios de gravação e edição - uma oportunidade para conhecer mais da rotina profissional do jornalista que atua na área da Comunicação há 15 anos, e desde 2020 faz parte do quadro de jornalistas da CNN.

Durante o bate-papo, o jornalista falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Marco contou que foi inspirado por seu avô radialista. “Quando eu entrei de fato na graduação, não sabia que área eu iria seguir. Sabia que eu queria aprender jornalismo e onde eu me identificasse, iria seguir. Foi o que aconteceu. Nas aulas de telejornalismo, foi onde de fato eu consegui me encontrar.”

Ao ser questionado sobre a importância do profissional multimídia na Comunicação, Marco ressalta que para atingir o público da melhor forma é necessário dominar todas as plataformas, com a linguagem adequada para cada uma delas. “Não é mais uma questão de eu me tornar um jornalista  melhor ou mais preparado, é uma necessidade, o mercado exige que seja desta maneira.”

Segundo o jornalista, a pandemia acelerou a utilização de ferramentas que já estavam sendo utilizadas, mas ainda enfrentavam barreiras. Como por exemplo, o uso do celular como ferramenta de trabalho, ou uma reportagem feita de maneira totalmente online. Marco destaca que “as ferramentas digitais estão nos ajudando muito a facilitar a entrega da notícia, do agora”, possibilitando mudanças no mercado brasileiro, que foi o caso da CNN Brasil, ao inserir o videorrepórter, onde o repórter é seu próprio cinegrafista.

O profissional ganha seu kit de reportagem, com celular, tripé, luz, microfone sem fio e um aplicativo que permite a transmissão da gravação para a televisão, viabilizando a transmissão da notícia na hora em que ela acontece. Para o jornalista, este formato acaba facilitando para os veículos pequenos, já que amplia o leque de criatividade, criação e conteúdo, com ferramentas e custos mais acessíveis.

Além disso, para um conteúdo de qualidade Marco destacou para os acadêmicos a importância dos profissionais buscarem inspirações e observarem detalhes para o enriquecimento das reportagens, criando com embasamento e checagem de fatos. Segundo o jornalista, esse conteúdo precisa “trazer profundidade, trazer um bom texto, criar uma boa imagem, embalar muito bem essa informação.”

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.