Reitoria da Unijuí realiza encontro com o Executivo de Santa Rosa e recebe visita do Executivo de Três Passos - Unijuí

Representantes do Executivo de Três Passos estiveram na Unijuí na terça-feira, dia 27

A reitoria da Unijuí participou na segunda-feira, dia 26 de abril, de um encontro com o Poder Executivo de Santa Rosa. A Universidade esteve representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e pelo coordenador do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer. A Administração Municipal, por sua vez, esteve representada pelo prefeito, Anderson Mantei.

De acordo com a reitora, no encontro, realizado em Santa Rosa, foi discutido o posicionamento da Universidade em relação aos cursos de graduação e as possibilidades existentes em relação ao Polo Tecnológico e à Agência de Inovação e Tecnologia do Campus. O prefeito destacou alguns projetos para a cidade e a busca de parcerias, contando com a Universidade para seu desenvolvimento.

Foi discutida a manutenção da contribuição do Município à Fidene, com destaque para projetos realizados a partir de demandas do Executivo, considerando a Lei Municipal nº 5.533 de 6 de novembro de 2019. Ficou marcado para o mês de maio um novo encontro de planejamento de ações, a partir das atividades já realizadas pela Universidade e, também, projetos da gestão municipal.

“Aproveitamos a visita ao município para também conversar com o presidente da Fenasoja, Elias Dallalba, para alinharmos algumas iniciativas para a feira, que acontecerá em 2022, e que contará com a participação da Universidade, a partir dos cursos, da pesquisa e do debate de temas específicos, propostos para o evento”, destacou a reitora.

No Campus Santa Rosa, também foi analisada a reorganização das salas de aula e laboratórios, além da finalização do projeto do ginásio dentro do campus, na preparação da instituição a volta ao presencial dos estudantes.

E na terça-feira, dia 27 de abril, estiveram visitando o campus da Unijuí, em Ijuí, representantes do Poder Executivo de Três Passos: o vice-prefeito, Rodrigo Ype, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Nader Ali Umar, o secretário de Educação e Cultura, Gustavo Graffitti, e a secretária adjunta de Cultura, Andrea Baraldi.

Durante o encontro, foi debatido um projeto de aproximação entre a Universidade e as diferentes secretarias do Município. “Trabalhamos dentro de um reposicionamento da Unijuí, para que ela se torne um local de acolhimento, por meio de diversas ações, considerando sua locação e expertise, tais como: retomada da biblioteca pública, Museu da Colonização com consultoria do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Casa da Cultura, Centro de Informações Turísticas e projeto Cante e Encante”, explicou a reitora, que participou da reunião ao lado do vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon, e dos responsáveis do campus da Unijuí em Três Passos, Emerson da Cruz e Sandra Ottonelli. Outros assuntos abordados, durante o encontro, foram o Pólo Oleoquímico da cidade e demandas da biblioteca do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Nesta quinta-feira, representantes da Agit irão ao Município para discutir um desenho de proposta de parceria. Na primeira quinzena de maio, a reitoria participará de um novo encontro, para organização das ações.

Reunião foi realizada em Santa Rosa, na segunda-feira