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Especialização em Coaching e Gerenciamento de Pessoas inicia sexta em Santa Rosa e ainda é possível se inscrever

           

A Escola Superior de Gestão e Negócios da Unijuí vai ofertar a Especialização em Coaching e Gerenciamento de Pessoas em Santa Rosa, com início nesta sexta-feira, no dia 25 de setembro. O curso terá a coordenação do Doutor Ariosto Sparemberger e do Mestre Luciano Zamberlan. 

O objetivo do curso é proporcionar a profissionais, que estão sendo cada vez mais desafiados a assumir novos comportamentos, cargos, projetos a desenvolver competências visando a busca de qualidade, produtividade e inovação para as organizações e também o atendimento de expectativas pessoais e profissionais.

Segundo o professor Luciano Zamberlan “o curso possui metodologias que, além de estarem fundamentadas nos principais conceitos da área, procura privilegiar a discussão em torno de estudos de caso de diversos segmentos empresariais, e, principalmente, a aplicação prática dos conteúdos abordados nas diferentes disciplinas. Além disso, este curso possui dupla certificação: além do certificado de especialista que os estudantes recebem ao final das disciplinas, eles também são certificados em Coaching e Mentoring durante curso, o que lhes permite atuar profissionalmente nesta área ainda enquanto o curso está em andamento”. 

Desta forma,  buscará desenvolver, nos estudantes, competências pessoais e profissionais, visando a atuação nas organizações, potencializando suas competências na área de Gestão de Pessoas, tendo como ferramenta a formação em Coaching, realizando uma gestão de pessoas humanizada e ética, adequada ao novo contexto de formação de profissionais empreendedores para uma administração estratégica em organizações, conciliando tanto as expectativas das organizações quanto dos trabalhadores. 

Luciano também destaca a relevância do curso: “vai proporcionar uma formação de alto nível que se destaca pelas formas dinâmicas e diferenciadas pelas quais as aulas são conduzidas. Esta pós-graduação tem recebido excelentes avaliações por parte das pessoas que já participaram das edições anteriores, que a consideram como sendo uma experiência transformadora em suas vidas e que contribuiu significativamente para impulsionar suas carreiras”.

Ainda dá tempo de garantir inscrição ao curso. Mais informações com a Unidade de Educação Continuada da Unijuí, no (55) 3332-0553 ou educacaocontinuada@unijui.edu.br. Confira outras ofertas no site, clicando neste link.


 Por Leticia Breunig, estudante de Jornalismo e estagiária na Usina de Ideias da Unijuí.


Rally Latinoamericano de Innovación recebe inscrições

                

O Rally Latinoamericano de Innovación é uma competição internacional que visa promover a inovação aos estudantes universitários da América Latina. E nesta edição, que vai ocorrer durante 28 horas consecutivas nos dias 2 e 3 de outubro, de modo totalmente virtual, a Unijuí será uma das sedes do evento. Inscreva-se pelo site do evento, neste link, a partir desta quarta-feira, 23 de setembro. O prazo máximo é até um hora antes do início da competição.

A competição ocorrerá simultaneamente em diversos países da América Latina. As equipes devem selecionar um desafio, entender o problema, moldar as equipes, propor uma solução, identificar os beneficiários, validar e ajustar o que consideram necessário até que uma proposta, que deverá ser apresentada por um vídeo com duração de até três minutos, seja alcançada, sendo que cada grupo terá 28 horas para desenvolver a ideia. Depois da conclusão, cada grupo terá um tempo de dois minutos para a defesa do trabalho. Além disso, deve ser entregue ainda um relatório programado (que inclui uma análise via Canvas) que explica o potencial impacto sustentável e social da proposta. Todo o material entregue pelas equipes se tornará parte de domínio público. 

              

Mais sobre a participação da Unijuí neste evento

No ano de 2019 a Unijuí participou com uma delegação do Campus Santa Rosa. Na ocasião, o evento foi sediado pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, sendo a primeira vez que uma universidade brasileira participou do Rally. A partir desta participação e depois de conhecer na prática a metodologia do evento, a Unijuí conseguiu trazer uma das sedes para o Brasil em 2020, tendo o apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).

O evento será organizado no Brasil com o apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Ccriatec), setores ligados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.


Ueti, Unijuí e Prefeitura de Ijuí realizam a primeira Fenadi Virtual

 Evento celebra a vida, ao mesmo tempo que se apropria das tecnologias digitais de comunicação para tratar de diversidade cultural e levar o que Ijuí tem de melhor para o mundo. A divulgação oficial ocorre nesta terça, dia 22, às 17h, no Centro de Eventos da Unijuí - Campus Ijuí. 

              
 

Diante do atual cenário de pandemia em que a sociedade se encontra, diversas pessoas e organizações precisaram se reinventar e planejar de forma diferente suas atividades. Por esse motivo, a União das Etnias de Ijuí (Ueti), a Unijuí e a Prefeitura Municipal uniram esforços para pensar uma solução para dar continuidade à Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi) que, em 2020, chega a sua 34ª edição. Dessa forma, surgiu a ideia inovadora da Fenadi Virtual, uma celebração multiétnica diferente das demais que ocorreram no município. Transmitido virtualmente pelo YouTube da Ueti, entre 12 e 19 de outubro, o evento tem o objetivo de levar a diversidade cultural de Ijuí para o mundo, ao mesmo tempo em que celebra a vida e a união dos povos. O lançamento oficial ocorre dia 22 de setembro de 2020, às 17h, no Centro de Eventos da Unijuí - Campus Unijuí. 

A programação contará com salas virtuais e atrações off-line, como o Drive-in e o Festival Gastronômico. Os promotores da festa procuraram fugir do formato tradicional de lives que, segundo eles, está um pouco saturado. Por esse motivo, foi pensado em um talk show diário, de duas horas de duração, mais uma hora de reprises de momentos importantes da história dos 33 anos da Fenadi. Além disso, na semana do evento, estão previstas atrações simultâneas separadas em 10 salas transmitidas no YouTube, algumas ao vivo e outras com conteúdo gravado. 

De acordo com o presidente da Ueti, Nelson Casarin, esse novo formato possibilitará um maior público no evento, devido ao alcance global possibilitado pelo on-line. “Essa é uma das coisas mais acertadas que estamos fazendo, porque estamos levando nosso grande evento, nosso grande diferencial não só para o estado, mas para o mundo, porque o virtual nos proporciona isso”, destaca. 

Segundo Casarin, a situação mundial fez com que a Fenadi precisasse ser reinventada, no entanto, esse movimento trará a possibilidade de apresentar o trabalho cultural que é  desenvolvido no município, referência no Estado e no País. Já o produtor cultural da Ueti, Francisco Roloff, ressalta a inovação da ideia: “é um projeto em uma plataforma nova, diferente de tudo o que já fizemos até hoje, que certamente está possibilitando um novo olhar. 

Não tenho dúvida que será um evento diferenciado e toda a comunidade certamente irá vivenciar isso. Eu acredito que estamos criando um projeto para o futuro”. Da crise à oportunidade Durante algum tempo, a organização do evento trabalhou com a perspectiva de que a Fenadi presencial acontecesse, mas conforme foram passando os meses, essa possibilidade foi descartada e passou-se a buscar outra alternativa, que não quebrasse a continuidade da maior celebração étnica e cultural do Rio Grande do Sul. “Há 33 anos acontece a Fenadi, então não pensamos em nenhum momento em não realizá-la”, afirma Élcio Ceratti Júnior, assessor cultural da entidade. 

O assessor destaca que o envolvimento com os grupos de dança e as rotinas de ensaios e reuniões estão fazendo falta para as etnias, e que a festa veio ao encontro dessa necessidade de um novo ânimo para o movimento: “essa Fenadi viria para nos manter vivos. Quando você corta ensaios, reuniões, você desmobiliza as pessoas, e essa era nossa principal preocupação. Quando elas estavam começando a esfriar, voltaram a viver o que gostam com a Fenadi Virtual”. 

O primeiro presidente da Fenadi e professor da Unijuí Adelar Francisco Baggio, também concorda com a realização do evento on-line: “acredito que tenha sido uma grande ideia, porque o mundo está parado, no geral. Não tem dança na Itália e na Alemanha, por exemplo. 

Os grupos como os nossos estão parados. A Fenadi Virtual vai ser um sucesso mundial, porque essas organizações estão se oferecendo para que ocorra essa interação, esse diálogo, entre o pessoal de lá e de cá”. 

Continuidade da Fenadi Virtual 

Apesar de surgir em um momento de crise, como alternativa para a impossibilidade da realização de eventos presenciais, o formato virtual da Fenadi pode ter vindo para ficar. A intenção é que a atração on-line continue sendo realizada após a pandemia acabar, além da organização já tradicional da festa. “A ideia de voltar no próximo ano com a Fenadi Virtual já está sendo cultivada. Quem sabe possamos fazer na semana do folclore, em agosto. Faríamos a virtual para vender esse produto tão bonito que é a presencial. As pessoas teriam dois meses 

para se organizar para viajar. Isso iria permitir que famílias e excursões se organizassem para participar da ExpoIjuí/Fenadi em outubro”, explica o presidente da Ueti, Nelson Casarin. 

O assessor cultural da entidade, Élcio Ceratti Júnior, completa esse pensamento: “a ideia é implementar o que vínhamos fazendo de forma presencial e trabalhar essa possibilidade virtual, realizá-la de uma forma constante, pois nós temos a oportunidade de ir muito mais longe através da Fenadi Virtual”. 

A Fenadi Virtual é uma realização da Ueti com apoio da Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí com planejamento cultural da Impacto Desenvolvimento Cultural. Mais informações e a programação completa da Fenadi Virtual serão divulgadas a partir do dia 22, com o lançamento da Fenadi. 

 

Produção Textual: Amanda Thiel e Natália Langer 

Revisão: professora Gisele Noll 

Assessoria de Comunicação: Usina de Ideias 

Uma produção do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí 

 


Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Santa Rosa seleciona novos residentes

            

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertado pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), abre edital para seleção de novos residentes nesta segunda-feira, dia 21 de setembro. O período de inscrições encerra dia 23 de novembro de 2020. 

Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados e registrados em seu respectivo Conselho Profissional, nas áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Também podem se inscrever candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, das áreas acima indicadas, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro (1o) dia do período letivo de ingresso no Programa de Residência e a comprovação de inscrição no Conselho Profissional respectivo ocorra até 15 dias após ter iniciado as atividades da residência. O curso tem duração de dois anos, inicia em 01/03/2021 e finaliza em 28/02/2023.

Quadro de vagas:

- 1 vaga para a área de Educação Física (bacharelado);

- 4 vagas para a área de Enfermagem;

- 1 vaga para a área de Farmácia;

- 1 vaga para a área de Nutrição;

- 2 vagas para a área de Odontologia;

- 1 vaga para a área de Psicologia e

- 1 vaga para a área de Serviço Social.

O processo de seleção às vagas é composto de quatro etapas: Prova Escrita Objetiva, Carta de Interesse, Análise de Títulos e Entrevista. Esta prova escrita será aplicada em 05 de dezembro de 2020, no Campus Santa Rosa, com início às 9h. O resultado final da seleção será divulgado, no Portal da Unijuí, até o dia 04 de janeiro de 2021. Confira os detalhes do edital e faça a inscrição na Página do Programa, clicando neste link.

Mais sobre a proposta da Residência

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso em nível de Pós-Graduação Lato Sensu que forma profissionais para atuarem preferencialmente na atenção básica à saúde. O curso é realizado através de uma parceria entre a UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR). O programa oferece bolsas de estudo financiadas pelo Ministério da Saúde para profissionais de sete áreas da saúde. O curso exige dedicação de 60 horas semanais em Atividades de Formação e Atividades de Ensino em Serviços desenvolvidas nas Unidades e Serviços de Saúde de Santa Rosa.

 


Rizoma debateu saúde mental em ação do Setembro Amarelo

              

Em setembro, que é o mês de prevenção ao suicídio, temos a importante ação do Setembro Amarelo, campanha nacional com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade para reduzirmos os índices no país. Falar de saúde mental é importante, claro, o ano inteiro, mas nesta época do ano, fica mais evidente ainda. Em 2020, então, podemos dizer que falar sobre estas questões é mais do que urgente, principalmente em razão desta pandemia da covid-19 e de todas as questões que ela acabou desencadeando em nossas vidas: trabalho, família, lazer, economia, tudo isso, além da saúde sofreu um grande impacto. 

E a Fidene e suas mantidas como um todo estão engajadas nesta campanha. E é por isso que o Rizoma desta quinta discutiu “No ano da exceção, o mês de redobrada atenção: setembro amarelo e a  nossa saúde mental”. Confira na íntegra:

            

Para ajudar a compreender melhor as questões relacionadas à saúde mental, os convidados da semana foram: Carolina Baldissera Gross, psicóloga, mestre em Atenção Integral à Saúde e professora do curso de Psicologia da Unijuí. E o psiquiatra Bruno Guidolin, que atua na rede de Ijuí. O programa também contou com a participação especial da coordenadora do posto Ijuí do Centro de Valorização da Vida, o CVV, Vera Pompeo, que pontuou questões importantes do Setembro Amarelo. 

 

 


Incubada da Criatec Santa Rosa alia inovação e tecnologia no desenvolvimento de sistemas

             

Tendo como foco o desenvolvimento de sistemas, sites e aplicativos, a startup ImpacTech, de Santa Rosa, surgiu em meados de 2019, é uma das mais recentes incubadas na Criatec, inicialmente como um aplicativo para controlar a vacinação e a rotina de pets. A partir disso, foi criado um software completo para agendamentos, cadastro de clientes, vacinas, sistema de caixa, estoque e registros veterinários, denominado Meu Pet, com o objetivo de gerenciar petshops e clínicas veterinárias.

“Modificamos o sistema para ser uma ferramenta de uso veterinário e cliente final, assim vimos uma grande oportunidade de negócio e crescimento, na região, estado e Brasil”, afirma a empreendedora Pamela Sehn, cofundadora da ImpacTech juntamente com Bruno Primaz. As vendas para veterinários e petshops começaram em abril de 2020 e a empresa já atua em diversas cidades da região Noroeste. “O desafio agora é expandir para outras regiões do país”, relata ela. 

Para auxiliar nessa expansão, em 2020, o negócio passou a integrar a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), de Santa Rosa. No mês de fevereiro, iniciou o processo de pré-incubação, tornando-se efetivamente incubada no mês de agosto. “Viemos de outra cidade e era muito importante termos contato com empresas da região para networking, além de todo o apoio que a incubadora proporciona. Como não tínhamos experiência em administração de empresas, corremos atrás de quem poderia nos ajudar e entramos em contato com a Unijuí”, explica Pamela.

A empresa também desenvolve sistemas e aplicativos conforme a demanda dos clientes, para qualquer tipo de negócio e adaptado a todos os dispositivos, além de páginas na internet, desde portfólios pessoais ou empresariais até sistemas com áreas restritas. Além do Meu Pet, outros produtos já desenvolvidos foram o Baita Gula, um sistema completo de delivery, e o Magnifique, um aplicativo para gestão de salões de beleza, clínicas de estética, spas, tatuadores e barbearias.

Confira o site da ImpacTech

 


Home office na pandemia: as experiências na FIDENE/UNIJUÍ

             
  

A pandemia de covid-19 afetou muito o trabalho em diversas áreas. Na educação não foi diferente, exigindo adaptação das instituições e trabalhadores ao home office. Na FIDENE/UNIJUÍ esse regime de trabalho está acontecendo desde o mês de março para uma grande parcela dos professores e técnicos-administrativos das quatro mantidas: EFA, Museu, Rádio e Unijuí.

Desta forma, o Programa Sinergia e a Coordenadoria de Recursos Humanos realizaram uma pesquisa, no intuito de avaliar esta adaptação ao home office e apontar vantagens e desvantagens deste processo. O questionário foi enviado para 165 funcionários, com 112 respostas. Confira os detalhes da pesquisa neste link.

Mas muito além dos dados, a experiência e vivência de cada um é muito particular. Por isso ouvimos alguns depoimentos, que ajudam a entender, de outras formas, como tem sido o trabalho neste ano de 2020 na Instituição. 

Pertencente a grupo de risco para esta nova doença, Belair Stefanello, historiadora do Museu Antropológico Diretor Pestana, avalia que o home office está sendo fundamental para que eu possa desenvolver as atividades laborais: “contudo entendo que ele é uma alternativa somente para períodos excepcionais, como é o caso da pandemia. Embora a tecnologia me permite desenvolver as atividades de forma remota, o trabalho é o que a gente faz e não um local, eu preciso muito da interatividade com os colegas e a conexão com o espaço museu para me motivar. Em função disso procuro não fazer 100% home office e sempre que a bandeira permite faço turnos presenciais para recarregar as baterias. Aqui em casa somos três trabalhando remotamente e isso mudou muito a rotina, pois tem dias que só não tem vídeo chamada na cozinha, mas como somos todos adultos tem funcionado bem”, relata.

            

Da mesma forma, é o caso de Rudi Johann, programador da Unijuí FM: “me adaptei perfeitamente. Em casa você faz tarefas que no trabalho demandam mais tempo, no meu caso coisas demoradas da programação que é o meu trabalho posso deixar gerando em horários como a noite e no horário do intervalo ao meio dia”, salienta.

          

Integrante do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da Coordenadoria de Informática, Dionatan Kitzmann Tietzmann, trabalhou em Home Office, de forma integral, por cinco meses e atualmente está neste regime de forma parcial. “Minha adaptação a este regime de trabalho foi tranquila. Consigo manter a rotina e o foco no trabalho. Todas as ferramentas necessárias para desempenhar minhas atividades estão disponíveis e disponho de um ambiente adequado para trabalhar em casa. Durante o período de Home Office integral senti falta do contato com os colegas e de circular nos espaços da instituição. Por outro lado, é muito bom passar mais tempo com a família, especialmente com meu filho, que está em casa nesse período de pandemia”, avalia.

                

Ensino na pandemia

As aulas foram, sem dúvida, um dos grandes desafios impostos neste ano. Seja para professores, seja para os estudantes, e de todos os níveis de ensino ofertados. Para a professora de física da EFA, Rúbia Dallabrida Herrmann, no início a adaptação precisou ser rápida, com a realização de estudos dirigidos aos alunos pelo Portal. Duas semanas depois, com uma organização mais estruturada, ocorreu uma migração ao Class Room, com momentos síncronos e assíncronos de aulas. “Conseguimos um resultado, ficou muito melhor desta forma. Mesmo não sendo fácil essa adaptação, mas tendo em vista a necessidade foi muito importante. Agora, depois de um tempo, já estamos adaptados, nós professores e alunos, a este contexto de ensino. Entendo que as atividades presenciais na educação são fundamentais, em razão das relações e interação das pessoas, mas pelo Meet e outras plataformas, tento fazer com que seja dinâmico, para manter os alunos conectados da forma mais agradável possível. A utilização destes meios têm trazido benefícios para as turmas de forma geral. Muitos alunos que não participavam ou não conseguiam ter uma organização otimizada presencialmente, agora estão indo super bem nestas questões. Apesar de todos os problemas de saúde, 2020 me transformou enquanto profissional, consigo perceber evolução na minha formação, por conseguir me organizar para estudar também!”, complementa.

                  

Para o professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Pedro Buttembender, atuando de Santa Rosa, o home office já estava presente no seu planejamento e veio confirmar uma tendência. “Este, combinado com as atividades online síncronas e assíncronas, estabelecem, nos negócios e na educação, uma dinâmica inovadora nos processos de aprendizagem, tanto em termos de amplitude como de velocidade, permitindo desenvolver novas competências, reforçando as atuais, de forma muito mais rápida e responsivas. As metodologias educacionais e de trabalho também são transformadas, onde a maior liberdade, flexibilidade e autonomia está associada a organização, fluxos, disciplina individual e coletiva. As vantagens estão nos fluxos, na pontualidade, otimização e racionalização dos tempos, em especial nas atividades coletivas”, salienta.

Ele complementa: “a Universidade, graças a abertura dos professores e estudantes, chega e se faz presente em espaços e ambientes onde antes nunca conseguia chegar e se ver reconhecida. A nova dinâmica oferecida por todo este ambiente nos indica a necessidade de não apenas reorganizar estruturas, reformular programas político-pedagógicos e adaptar processos de trabalho e produção. Um novo desenho e compreensão na educação nos põem o desafio de entendermos a nova realidade, desprendermos das proteções corporativas, de distintas naturezas, das estruturas e das nossas competências passadas.  Nos reinventar significa desenvolver as novas competências que o futuro nos coloca, sem abrirmos mão de nossa identidade, de nossa história, de nosso passado”, finaliza.

              


Palestra “Inteligência Artificial para Tod@s” marcou o início da semana na Unijuí

            

“A inteligência artificial deixou de ser apenas um desafio técnico e passou a ser um desafio ético, social, cognitivo e psicológico: todas as áreas do conhecimento, de alguma forma, vão ser impactadas”. Assim observou o palestrante Diego Cortiz, em sua fala com o tema “Inteligência Artificial para Tod@s”, na noite desta segunda-feira, dia 14, em mais uma programação do Debates Sobre Inteligência Artificial (I.A), promovido pelas Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.

A atividade, realizada pelo Youtube da Universidade, teve o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). Diego Cortiz é professor e pesquisador nas áreas de inteligência artificial, ciências cognitivas e computação social. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e W3C Escritório Brasil.

Segundo ele, a I.A não é o futuro, mas o presente em nosso cotidiano: “está em aplicativo de mapas, música, filmes e séries, anúncios, por exemplo. Estamos rodeados por sistema de inteligência artificial, que na verdade são modelos específicos”, complementando que: “uma nova tecnologia sempre vai gerar discussões, porque, quando ela surge, ninguém sabe muito bem o que ela é, e para o que ela é, por isso pode causar rupturas, se soubermos lidar com esses desafios a tecnologia será mais benéfica para a sociedade”, observou. 

Confira o debate na íntegra

             

Trabalhos sobre o tema

Serão aceitas inscrições de trabalhos para o Debates Sobre Inteligência Artificial -  d.I.A., dentro da programação do Salão do Conhecimento, na forma de resumo expandido, até o dia 07 de outubro. As orientações e informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento

Mais sobre o Salão do Conhecimento 2020

Neste ano desenvolve a temática  “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Mais detalhes na página do evento.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

 


Desafio de Inovação Social recebe inscrições até o dia 20 de setembro

              

Com o objetivo de buscar soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), a Unijuí propõe aos estudantes da Universidade o Desafio de Inovação Social. O evento multidisciplinar visa a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento.

As inscrições para o as atividades estão prorrogadas, sendo possível garantir participação até o domingo, dia 20 de setembro, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. Poderão se inscrever e participar do Desafio de Inovação Social estudantes bolsistas vinculados aos projetos da Unijuí, com mais de 18 anos, também egressos da Unijuí, além de membros da comunidade regional. 

A programação será realizada nos dias 25 e 26 de setembro pela Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com o patrocínio da 3Tentos Agroindustrial, Cérelus e Novatech Agro. Também tem o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social - Itecsol e da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec. Mais informações: 3332-0212 ou itecsol@unijui.edu.br.

Premiação

1º Lugar

- R$ 1.000,00 (Mil reais  em dinheiro;)

- Uma vaga na pré-incubação da ITECSOL - Incubadora de Economia Solidária e Tecnologias Sociais (valor econômico de R$ 1.428,00);

 ●        2º Lugar

- R$ 800,00 (oitocentos reais) em dinheiro;

 ●        3º Lugar

- R$300,00 (trezentos reais) em dinheiro.

A premiação também vai englobar 04 bolsas PROFAP, no valor de 500,00, por 20 horas, sendo 02 em 2020 e 02 as outras duas em 2021. Este incentivo será para trabalhar no projeto de Extensão em Educação Ambiental.

 


“Inteligência Artificial para Tod@s”: palestra será realizada nesta segunda-feira

              

A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promove, nesta segunda-feira, 14 de setembro, mais um evento da série Debates Sobre Inteligência Artificial, intitulado “Inteligência Artificial para Tod@s”.

Devido a pandemia de covid-19, a palestra será realizada pelo youtube da Unijuí, com o palestrante Diego Cortiz, professor e pesquisador nas áreas de inteligência artificial, ciências cognitivas e computação social. É Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e W3C Escritório Brasil.

O debate é uma promoção das Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. 

Mais sobre o Salão do Conhecimento 2020

Neste ano desenvolve a temática  “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. Mais detalhes na página do evento.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

 


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