A reforma tributária, elaborada pelo ministro Paulo Guedes, pode tornar os livros mais caros no País – o que tem gerado debates acerca do tema. A ideia é que a nova Contribuição Social sobre Operações de Bens e Serviços (CBS) substitua as contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e para os programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Essa mudança acaba com a isenção e taxa o livro em 12%. Hoje, o mercado de livro é protegido pela Constituição de pagar impostos. A lei 10.865, de 2004, também garantiu ao livro a isenção de Cofins e PIS/Pasep.
Para debater o tema “Imposto da leitura: qual o impacto da taxação de livros?”, o Rizoma Temático da Unijuí FM desta quinta-feira, dia 22 de abril, convidou a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morganah Marcon; o coordenador do projeto Traças Digitais e professor do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Anderson Amaral; e o proprietário da Literatus Xoks, Nadélio Petersen.
Contrapondo os argumentos da Receita Federal, que alega que "famílias com renda de até dois salários mínimos não consomem livros não didáticos" e "a maior parte desses livros é consumido pelas famílias com renda superior a dez salários mínimos", a diretora da Biblioteca Pública destacou que a quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil - realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, mostra que, em 2019, existiam cerca de 100 milhões de leitores no Brasil, que representavam 52% da população. Deste total, 70 milhões pertenciam às classes C, D e E. “Há um equívoco muito grande nessa afirmação de que as classes mais baixas não leem. A pesquisa mostrou que, dentro desta faixa dos 70 milhões, a renda varia de um a cinco salários mínimos. Muitas pessoas não têm o poder aquisitivo para comprar, mas têm acesso ao livro na escola, na biblioteca”, reforçou Morgana, que acredita que taxar livros mostra que o governo não quer que as pessoas adquiriam conhecimento. “Tendo um povo não leitor fica, obviamente, mais fácil de controlar.”
Nadélio explicou que, embora a Contribuição Social recaia sobre o livro, o setor não possui imunidade tributária. “Embora o livro não seja tributado na sua circulação, o faturamento de quem vende é. Estes 12%, se aprovados, representarão cerca de 30% no consumidor final, porque a tributação tem um efeito cascata neste setor. Além deste prejuízo, teremos o impacto em outros agentes, como as pequenas editoras”, reforçou.
Na avaliação do professor Anderson Amaral, tributar os livros é uma solução empobrecida para um problema complexo. “O País carece de um projeto capaz de enfrentar as dificuldades na educação. Precisamos trabalhar a valorização da cultura, do letramento, da educação como um todo. Trabalhar o empreendedorismo e o desenvolvimento de uma atitude criativa”, disse.
Confira o programa na íntegra:
“Seu futuro tá ON”, mote da nova campanha EaD Unijuí, representa as inúmeras possibilidades do Ensino a Distância ao estudante – que pode estudar em qualquer horário e de onde estiver. A afirmação é da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, ressaltando que a flexibilidade é um dos principais diferenciais desta modalidade.
“Nossos cursos de graduação EaD possuem diversos diferenciais, como um corpo docente qualificado, que também atua nos cursos da modalidade presencial. Além disso, também contamos com uma plataforma e um material didático desenvolvidos especificamente para o Ensino a Distância. Essa plataforma é bastante interativa e conta com materiais escritos, podcasts, vídeos, atividades planejadas e materiais que remetem para leituras complementares”, explicou a professora.
Uma das grandes dúvidas do público é se o diploma EaD tem o mesmo valor que o diploma de um curso presencial. E a resposta é: sim. As metodologias utilizadas no Ensino a Distância, como destaca a vice-reitora, são adaptadas para essa modalidade e fazem com que os estudantes tenham a mesma aprendizagem que poderiam ter num curso presencial. “A marca do EaD é ser adequado ao tempo do aluno. Outra dúvida, bastante comum, é que os cursos nesta modalidade são mais ‘fáceis’. E isso não é verdade. Atendemos a todos os requisitos de avaliação, ao cumprimento de todas as atividades que teríamos presencialmente”, completou Fabiana Fachinetto.
Diferente da graduação presencial, que possui dois vestibulares ao longo do ano – com exceção do curso de Medicina, o EaD conta com modalidade trimestral, ou seja, há três momentos de ingresso durante o ano. As inscrições para o segundo módulo, que inicia-se no dia 31 de maio, já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de junho, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
“Normalmente, num curso presencial, o estudante, para integralizar o curso em cinco anos, precisa realizar de cinco a seis disciplinas todos os dias da semana. No EaD é diferente. O aluno faz um conjunto de três disciplinas, realiza o encerramento, e vai para outro conjunto de disciplinas”, explica a professora, lembrando que ocorreram alterações e, agora, os professores ofertam atividades síncronas, em tempo real, aos estudantes do EaD. Quem não pode conferir a aula, pode revê-la em outro horário. “Esse momento é importante para que os alunos possam tirar dúvidas e para que os professores possam dar dicas”, reforça.
15 cursos de graduação
A Unijuí realiza a oferta de 15 cursos EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; de licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Ingresso
O estudante pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por realizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados ganharão 50% de desconto no primeiro módulo do curso.
Universidade obteve conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, pelo oitavo ano consecutivo
Pelo oitavo ano consecutivo, a Unijuí conquistou o conceito 4, em uma avaliação que vai de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) - nota considerada excelente.
Atribuído anualmente, o IGC é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES) e tem, entre seus indicadores, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Graduação e a média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No caso do CPC, trata-se de um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores de graduação em ciclos avaliativos, sendo calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, com base na avaliação de desempenho do estudante, professores (titulação e vínculo de trabalho), infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). “Significa que, nesse IGC, são consideradas as notas dos cursos que realizaram o Enade em 2019 na Unijuí”, explica a procuradora institucional da Unijuí, Cristiane Villa.
Nesta edição do Enade, foram avaliados, no campus Ijuí, os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física - Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Tecnologia em Estética e Cosmética; no campus Panambi, Engenharia Mecânica; e no campus Santa Rosa, Educação Física - Bacharelado, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
Para além dos cursos de graduação, a composição do IGC considera a nota dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que a Universidade apresenta: Educação nas Ciências é avaliado com o conceito 5; Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos e Modelagem Matemática e Computacional com a nota 4; e Atenção Integral à Saúde com a nota 3, dentro de uma escala de 1 a 7 - considerando que na apresentação somente do Mestrado a nota máxima é 4. Já o programa de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade possui conceito A - como não fechou o quadriênio do ciclo avaliativo, o programa ainda não teve avaliação.
Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, é extremamente importante receber, por mais um ano, este resultado. “Além de ser um indicativo de avaliação externa que se mostra em crescimento nestes últimos 8 anos, o resultado considera a responsabilidade e a qualidade do trabalho institucional realizado por todos envolvidos - professores, técnicos administrativos e nossos acadêmicos. Nossa meta institucional é chegarmos ao conceito 5 nos próximos anos, materializando o trabalho realizado e principalmente o impacto social na formação de nossos jovens e na produção de conhecimento.”
Graduado em Filosofia e mestre em História, o professor Dinarte Belato foi o convidado especial da aula magna dos cursos de História e Letras da Unijuí, e também do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, realizada na noite da última terça-feira, dia 20 de abril.
Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a aula magna teve o intuito, segundo o professor Josei Fernandes Pereira, de fazer uma análise interdisciplinar profunda acerca das pandemias, a partir do tema “História das pandemias que assolaram a humanidade”.
A oportunidade de dialogar sobre a temática foi ressaltada pela professora Taíse Possani, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras: Português e Inglês; e pelo professor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, que salientou, ainda, a possibilidade dos participantes debaterem o papel da universidade, da escola, da intelectualidade neste contexto. Estudantes, professores e profissionais da Unijuí e de outras instituições, de todo o País, participaram da atividade.
Antecedendo o convidado, o professor Anderson Amaral fez um breve resgate das obras literárias que são marcadas pela questão da pandemia – ou melhor, de pestes ou pragas, como eram chamadas.
Segundo Dinarte Belato, os historiadores não imaginavam que fariam parte de uma experiência como esta. “Falamos de algo com uma característica própria, de um fenômeno que emerge como um surto e que se expande muito rapidamente num determinado período. Nas sociedades antigas, quando as relações ainda eram pequenas, estes fenômenos aconteciam em espaços menores. Mas, à medida em que o mundo se expandiu, se unificou, sobretudo a partir do século 16, quando os europeus vão para o mundo inteiro, as epidemias viram pandemias e atingem o planeta”, explica.
Confira o evento na íntegra:
O professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, Daniel Rubens Cenci, participa nesta quinta-feira, dia 22 de abril, como palestrante na II Semana Internacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Nacional de Itapuá, do Paraguai.
O docente estará à frente da discussão sobre “Crescimento infinito e paradoxos em um planeta finito: a realização de metas de desenvolvimento sustentável”, a partir das 20h - horário no Brasil.
O evento acontece a partir do convênio de cooperação firmado entre a Unijuí e a Uni, e será transmitido via Facebook da Uni, neste link.
Campanha foi lançada nesta quarta-feira, dia 21; inscrições vão até o dia 4 de junho
O mercado de trabalho, cada vez mais, exige profissionais dinâmicos, qualificados e com capacidade de organização e inovação. Os avanços tecnológicos, impulsionados pela Covid-19, revelaram uma necessidade ainda maior de adaptação e qualificação para inserção e destaque no mercado de trabalho. E com a tecnologia cada vez mais em voga, e a praticidade de cursar uma graduação por meio do ensino a distância, já não há desculpas para não começar o seu processo de transformação agora.
Pensando nesse novo contexto, impactado pela pandemia, a Unijuí lança nesta quarta-feira, dia 21 de abril, a nova campanha dos cursos EaD, com o mote “Seu futuro tá ON!”. “Desde o ano passado, todos precisamos nos adaptar a uma realidade online, aos desafios impostos pela tecnologia a qual não tínhamos tanta afinidade e domínio. Esse novo cenário fortaleceu ainda mais os cursos na modalidade de Ensino a Distância, que já vinham se colocando como uma oportunidade àqueles que não conseguem cursar uma graduação de forma presencial”, explicou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola.
Por meio dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, e através dos polos de Palmeira das Missões, Uruguaiana, Tenente Portela, Porto Alegre e Planalto, a Unijuí oferta 15 cursos EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
As inscrições para o segundo módulo podem ser realizadas até o dia 4 de junho, pelo endereço unijui.edu.br/ead. Antes do início das aulas, agendadas para 31 de maio, o estudante já pode degustar de três disciplinas, em qualquer um dos cursos: Marketing Estratégico, Gestão de Vendas e Pesquisa de Marketing. Cada uma delas possui 40 horas.
O Vestibular EaD compreende uma prova online, mas o candidato pode optar por outras duas formas de ingresso: nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, realizados a partir de 2005; ou a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
Acadêmica de Farmácia Luísa Taborda
Um novo componente curricular, chamado de Projeto de Vida e Carreira, vem proporcionando novas experiências aos estudantes. Ministrado pelos professores Luciano Zamberlan e Sônia Fengler, ele faz parte da Graduação Mais – o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, que tem disciplinas focadas na Formação Pessoal e Profissional dos acadêmicos. São os alunos, inclusive, que optam pelas disciplinas que desejam realizar.
“Na disciplina de Projeto de Vida e Carreira, sugerimos, dentre as diversas atividades realizadas, que os estudantes citassem pessoas inspiradoras. E aí surgiram vários nomes, como familiares e pessoas famosas, a exemplo da modelo Gisele Bündchen, Madre Teresa de Calcutá e a pintora Frida Kahlo. Para alguns nomes citados, encaminhei uma mensagem, sem a pretensão de que fosse respondida. E para a minha surpresa, uma delas, a escritora Martha Medeiros, respondeu”, destacou o professor Luciano Zamberlan.
Quem citou o nome de Martha foi a estudante do primeiro semestre do curso de Farmácia, Luísa Taborda. Ela ficou sabendo do retorno durante uma das aulas da disciplina. “Fiquei muito surpresa quando recebi o áudio, com uma mensagem muito inspiradora, que me motiva ainda mais a querer ficar perto do que me faz feliz e lutar pelos meus sonhos, com muita paixão e determinação. A Martha Medeiros me inspira pelas lindas crônicas que escreve, pelo carisma que demonstra com seus leitores, pela sua trajetória de carreira e história de vida”, reforçou a estudante.
No áudio enviado, Martha Medeiros diz que ficou honrada em ser citada. E conta que, quando estava na faculdade de Comunicação, não sonhava o que seria do seu futuro. Mas disse que sabia que era importante manter-se perto daquilo que a fazia feliz. “Ou seja, dos livros, músicas, cinema, da arte, né? Eu comecei a minha carreira sendo publicitária, que envolve tudo isso, de certa maneira, e só depois eu construí uma trajetória na literatura. Até hoje eu penso da mesma maneira: que a gente não pode se afastar muito do universo que nos faz feliz, seja ele qual for. Não que seja uma garantia de sucesso, né. A gente sempre tem que estudar muito, ralar muito, a gente nunca chega lá. A evolução é um processo constante, sem ponto definido de chegada. Mas se além de todo esse esforço a gente sentir o mínimo de paixão pelo que faz, aí é bem provável que a gente se realize naquilo que se propôs a fazer”, disse a escritora, que desejou sorte à acadêmica.
Para quem é de outra área, e busca qualificação, a Unijuí oferece, no campus Ijuí, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Finanças e Mercado de Capitais e Controladoria e Gestão Empresarial. No campus Três Passos, os cursos Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
Na modalidade Ensino a Distância (EaD) há os cursos de Marketing, Gestão Bancária e Negócios e Engenharia de Avaliações e Perícias.
Mais informações em educacaocontinuada@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0553.
O atendimento clínico é uma prática psicológica cada vez mais abrangente, que transcende os consultórios particulares e chega às instituições públicas ou privadas com fins terapêuticos, espaços da comunidade onde as relações subjetivas e patológicas se manifestam. Para manter-se atualizado na área, a Unijuí oferece o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições, com carga horária de 360 horas.
“Um dos diferenciais do curso é poder trabalhar com um corpo docente formado, em sua maioria, por psicanalistas. Profissionais que já atuam há bastante tempo e trazem a sua experiência de formação e de escuta clínica, seja na clínica propriamente dita ou nas instituições, até os estudantes. Além disso, o aluno tem a oportunidade de conhecer alguns autores de livros com os quais estudam, já que muitos deles têm publicações reconhecidas nos espaços de formação”, explicou a coordenadora da especialização, professora Tania M Souza.
Ela destaca que o curso permite ao profissional uma experiência de formação, da qual ele pode sair mais autorizado a exercer seu trabalho. “O estudante tem uma vivência única, de compartilhar as angústias e indagações, que são próprias do trabalho do psicólogo. Nosso trabalho seria muito solitário se não tivéssemos os nossos pares de trabalho para compartilhar. E como as aulas articulam teoria e prática, acaba-se tendo essa experiência de construção compartilhada”, reforçou.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos.
Para quem é de outra área, e busca qualificação, a Unijuí oferece, no campus Ijuí, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Mental; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Finanças e Mercado de Capitais e Controladoria e Gestão Empresarial. No campus Três Passos, os cursos de Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
Na modalidade Ensino a Distância (EaD) há os cursos de Marketing, Gestão Bancária e Negócios e Engenharia de Avaliações e Perícias.
Mais informações em educacaocontinuada@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0553.
A Unijuí esteve representada, entre os dias 30 de março e 1º de abril, na 40ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA), que aconteceu de forma online. Organizada pela Setrem de Três de Maio, a reunião contou com a apresentação oral de 12 trabalhos e com a apresentação de outros 97 trabalhos na forma de pôster – sendo que, destes, 20 partiram da Unijuí.
Representando a Universidade, estiveram os professores Emerson André Pereira, José Gonzalez e Ivan Carvalho, para além dos docentes que apresentaram trabalhos como coautores. Também estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que fazem parte de pesquisas na Unijuí.
“Durante a reunião foram tratados temas como o cenário da produção de sementes de aveia no País, aveia no sistema silvipastoril, o uso da aveia na produção argentina, doenças e qualidade do grão. É importante lembrar que o Brasil vem crescendo em produção de grãos e que a nossa região é um dos celeiros na produção de aveia”, explicou o professor Emerson André Pereira, lembrando, ainda, dos benefícios do cereal para a saúde humana: a aveia previne doenças crônicas, controlando a glicose e o colesterol; além de ser uma aliada no combate à depressão, já que proporciona bem-estar por conter triptofano, precursor da serotonina, responsável pelo controle do humor.
A reunião, conforme aponta o professor, foi importante para divulgar o trabalho de pesquisa realizado na Unijuí – sobre aveias forrageiras, cobertura de solo e grão; e também foi uma oportunidade para incentivar os estudantes a participar de pesquisas. “Como eles estiveram à frente de apresentações, estimulamos que desenvolvam mais habilidades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão”, disse. Durante a reunião, também foram discutidos lançamentos de novas cultivares – tema que vai ao encontro do Programa de Melhoramento Genético da Universidade. “Estamos inclusive trabalhando para termos cultivares lançadas pela Unijuí”, reforça Emerson.
Conforme lembra o docente, a reunião acontece desde 1980. Em 1983, 1987 e 1993, aconteceu em Ijuí por meio da Cotrijui. Depois de um longo período, voltou a ser realizada na cidade em 2018, organizada pela Unijuí.
Na próxima terça-feira, dia 20 de abril, acontece a aula magna dos cursos de História e Letras da Unijuí, e também do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí.
O evento, que terá transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, a partir das 19h30, abordará a “História das pandemias que assolaram a humanidade”. À frente do debate, estará o professor Dinarte Belato, que possui graduação em Filosofia e mestrado em História.
Para quem quiser acompanhar, este é o link.
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