O cooperativismo vem se fortalecendo em várias dimensões da organização econômica e social e está presente em diversas iniciativas que contam com a participação da Unijuí. A Universidade inclusive é parceira de uma sequência de painéis virtuais, coordenados pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender, que tem o intuito de gerar um olhar que valorize e reconheça o panorama do cooperativismo em cada um dos países e, consequentemente, da América Latina. Os painéis acontecem por meio de uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo (Rilac), Observatório de Cooperativas (OBSCoop/USP) e Económicas/UBA.
O primeiro painel foi realizado no dia 23 de abril e contou com representantes da Argentina, Colômbia e Brasil. Participaram Davi Rogério de Moura Costa, professor doutor na Universidade de São Paulo/Brasil, coordenador do OBSCOOP; Mirta Vuotto, professora doutora na UBAeconómicas – ARG, coordenadora da Rilac; e Juan Fernando Alvarez, professor da Faculdade de Estudos Ambientais e Rurais da Pontifícia Universidade Javeriana/Colômbia.
O próximo painel está agendado para o dia 7 de maio, das 10h às 12h, e contará com a presença de representantes do Equador, Chile e Uruguai. Na sequência já estão confirmadas as datas de 14 e 21 de maio para os paineis seguintes.
A Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo – Rilac é uma organização internacional que reúne pesquisadores de vários países com trabalho efetivo de pesquisa e de fomento ao cooperativismo na economia social. Esta rede, criada em 2000, tem como uma de suas principais ações coletivas a promoção do Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo - EILAC. Realizados a cada dois anos, estes encontros são itinerantes entre os países, sendo que já foram sede o Brasil, Argentina, Colômbia Equador, Chile e Paraguai.
O próximo Eilac será realizado no Brasil em 2022 e terá como sede a PUC de Curitiba - Paraná. Está sendo constituído um comitê de coordenação geral do evento, junto com a formação de comitês que trataram dos diferentes temas envolvidos na promoção e organização do EILAC.
Para o professor Pedro Luís Büttenbender, um dos coordenadores do comitê do próximo EILAC, a presença ativa da Unijuí nestas ações, na rede Rilac e estando na liderança destas atividades, significa o reconhecimento da qualificada integração da universidade com o movimento cooperativista, bem como os novos frutos que poderão ser gerados a partir da aproximação entre as organizações cooperativas, suas entidades de representação e as Universidades, aportando não apenas o fortalecimento, inovações e avanços ao cooperativismo, mas também formando novos profissionais com competências para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), por meio da Unijuí, realizou nesta terça-feira, dia 27 de abril, a doação de 200 classes escolares e 20 cadeiras à Secretaria Municipal de Educação (Smed). A pasta havia entrado em contato com a Universidade, solicitando a doação dos materiais, que serão utilizados nas escolas da rede municipal.
“A Universidade, no processo de reinvenção institucional, reorganizou a sua estrutura interna, o que permitiu que tivéssemos uma grande quantidade de materiais que podem ser destinados a outras instituições. Hoje, realizamos a doação de mesas e cadeiras à Secretaria Municipal de Educação, que contribuirá com a qualificação de estruturas na Educação Básica”, destacou a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que realizou a entrega dos bens ao secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza, durante um encontro realizado naUnijuí.
“Além de destinar estes itens, trabalhamos num processo de planejamento, de relação, de construção de parcerias entre a Universidade, a partir dos cursos de graduação e pós-graduação, que vai ao encontro do próprio planejamento da gestão da Secretaria Municipal”, completou a reitora.
Cláudio de Souza explicou que houve um aumento no número de alunos na rede municipal e que as classes e cadeiras escolares serão muito bem utilizadas. “Nós manifestamos nosso agradecimento por esta parceria. A Unijuí tem um envolvimento muito grande com a educação municipal, desde a formação dos professores até ações como esta, de doação de materiais”, comentou o secretário.
Participaram do ato de assinatura do termo de doação, além da reitora e do secretário de Educação, o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin; a secretária adjunta de Educação, Luciana Deutschmann; o coordenador do Núcleo Patrimonial de Ijuí, Jeferson Dalla Rosa; e o coordenador do Núcleo de Logística, João Lucas Pereira dos Santos. A equipe da Smed também esteve reunida, na sequência, com a reitora e o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde da Unijuí está com inscrições abertas para Aluno Eventual no curso de Mestrado. Inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de maio, por meio do preenchimento do formulário, neste link.
Conforme consta no edital, são ofertadas quatro vagas em cada uma das seguintes disciplinas: Atividade física e exercício físico para populações especiais (quinta-feira pela manhã); Senescência e Senilidade (quinta-feira à noite); Epidemiologia (sexta-feira à tarde); Biomarcadores celulares e moleculares das populações (sexta-feira à noite) e Comunicação Científica Escrita (sábado pela manhã). As aulas irão ocorrer de forma remota.
O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional em associação ampla entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Ele dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
Mais informações pelo telefone 3332 0200 - Ramal 3214 ou pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br.
O desenho da paisagem requer conhecimento de representação gráfica de vegetação e ambientação de paisagismo. Para isso, o professor Matheus Cargnelutti, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, organizou um evento para os seus alunos no dia 14 de abril, intitulado “Oficina de Desenho da Paisagem e Pintura em Aquarela”. A atividade contou com o artista Cleiton do Carmo, de Brasília - DF, que compartilhou seus conhecimentos, com demonstrações do seu trabalho e aplicação de exercícios práticos com os participantes da oficina.
“Com um talento extraordinário na área de expressão e representação gráfica, Cleiton do Carmo, além de desenhista e aquarelista, também está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB). Ele apresentou aos nossos estudantes do 1º semestre a evolução dos seus trabalhos desde que ingressou na universidade, motivando os alunos e mostrando que talento não está apenas relacionado com um dom artístico, mas com muito treino e dedicação. Só temos a agradecer ao Cleiton pela disponibilidade e empenho para o sucesso da nossa oficina", disse o professor Matheus Cargnelutti, responsável pelo evento.
Jornalista do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli
Na quinta-feira, 15 de abril, foi transmitida a primeira LiveCom - uma live produzida pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, na disciplina de Produção e Redação Multimídia, orientada pela professora Daniéli Antonello. O bate-papo foi com a jornalista e repórter do portal G1 e social media da RBS TV, Fabiana Bonugli.
A live teve início às 20h, e foi transmitida através do Instagram dos cursos @jornalismopublicidadeunijui, sendo visualizada por aproximadamente 50 pessoas, que interagiram em relação à temática. A entrevistada Fabiana Bonugli, é formada em Jornalismo pela PUCRS e falou sobre “O futuro da comunicação e o mercado de trabalho no ambiente digital”.
Segundo a entrevistada, o futuro digital estará em maior destaque do que está atualmente. "Vejo o digital crescendo cada vez mais e imagino um maior e melhor aproveitamento de vídeos dentro do digital. Acho que a gente usa ainda vídeos de uma maneira, aproveitamos muito de TV no digital. Acredito que em 10 anos o vídeo não será reaproveitado, vão ter conteúdos projetados, feitos exclusivamente para o digital e isso vai ser o que estará rolando. Vejo no digital esse futuro”.
Para colocar em prática a atividade, alguns desafios foram superados, como trabalhar em uma produção prática durante a pandemia, já que isso dependia da estabilidade de casos para a live ir ao ar. Além disso, produzir conteúdo de maneira remota e toda a logística de pôr em prática a live. A professora orientadora da atividade explica esses desafios. "Acredito que tivemos três grandes desafios. O primeiro foi trabalhar numa produção prática que dependia muito da estabilidade de casos de Covid-19 no Estado para que fosse ao ar. A segunda, de produzir a primeira LiveCom totalmente remota e com todos os alunos em suas casas. Pode parecer simples, mas não ter a possibilidade de estar na universidade, conversar com os técnicos, avaliar o cenário, fazer teste de áudio, vídeo e luz, por exemplo, exigiu da turma muita dedicação, maturidade e resiliência para encontrar soluções para as adversidades que surgiram durante todo o processo de produção. O terceiro desafio, foi a logística. Permitimos, no momento da live, somente três alunos no laboratório. Tenho certeza que toda a turma gostaria de estar presente, mas o momento requer cuidado com nós e com o outro também e, por isso, permitimos a permanência somente das apresentadoras e uma aluna responsável pela produção textual”.
Durante o início do mês de março, para conter o avanço da pandemia de coronavírus, regras mais duras foram impostas e com elas muitas dúvidas surgiram sobre a efetividade da produção. "Demos start no dia 25 de março e, durante três semanas consecutivas, desenvolvemos nas aulas online um produto com texto, áudio e vídeo numa mesma produção”, explica Daniéli, sobre a dinâmica de organização do trabalho.
Para o desenvolvimento do trabalho, a turma foi dividida em duplas, responsáveis por áreas essenciais em uma produção multimídia, um aluno ficou responsável pelo cenário, outros pela produção de áudio e vídeo, produção textual, criação de arte e as apresentadoras LiveCom. Durante a semana que antecedeu a primeira LiveCom, foram publicados conteúdos no Instagram dos cursos relacionados à live, buscando chamar a atenção dos estudantes, através de vídeos, cards, enquetes interativas. A estudante de Jornalismo, Ariane Wendland, ficou responsável pela produção de artes. "Participar da produção da primeira LiveCom foi uma experiência de muito aprendizado, onde pude colocar em prática a teoria estudada durante as aulas. Mesmo trabalhando de longe, vivenciei com toda a equipe, composta por acadêmicos do curso, o envolvimento com a produção de um evento online."
A live foi intermediada por duas apresentadoras, Marina Moesch e Evelin Ramos, alunas de Jornalismo. Evelin relata que, “além de apresentar, precisávamos estar por dentro de tudo que acontecia. Editamos o roteiro junto com as roteiristas, fizemos exercícios de voz, tivemos inúmeros ensaios e reuniões até a chegada da live. Também teve um bate-papo com a entrevistada antes do ao vivo, para tirar algumas dúvidas, e isso foi fundamental na nossa preparação. Essa foi a primeira vez em que estive em frente às câmeras em um ao vivo. Foi um desafio. Apesar da nossa preparação, o nervosismo do 'gravando' é inevitável. Foi uma experiência magnífica, que com certeza agregou bastante conhecimento e me mostrou o quanto importante é aproveitar as oportunidades que a universidade oferece e nos desafiar”.
Daniéli ressalta: “com certeza, a primeira LiveCom superou as expectativas. E isso só foi possível pelo comprometimento dos alunos, pela colaboração dos técnicos de laboratórios que não mediram esforços para a efetivação dessa produção prática. Pelo amparo da coordenação dos nossos cursos e de tantas outras pessoas que auxiliaram nesse processo”.
A professora enfatiza a importância de aulas práticas para o desenvolvimento dos alunos. "É ali que eles podem colocar os conhecimentos, habilidades e técnicas aprendidas durante o semestre à prova. Oportunizar espaços que unem teoria e prática é estimulante e muito recompensador. O entusiasmo deles e a adrenalina de estar ao vivo, sem dúvida, oportunizou experiências que muitas vezes só temos no mercado de trabalho”.
Fabiana finalizou o bate-papo salientando: “se envolvam em projetos da própria universidade, isso é muito legal, aproveitem tudo que a faculdade tem para oferecer para vocês, isso é muito importante."
Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.
Que o mercado está cada vez mais seletivo, você já sabe. Mas o que fazer para, em meio a tantos profissionais, ingressar em uma boa vaga de trabalho e ter a carreira dos sonhos? O primeiro passo é ter um diferencial, uma alta performance profissional que depende, muito, de uma formação adequada e em nível superior – conforme destaca o coordenador dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) na Unijuí, Luciano Zamberlan.
“É pensando nisso que a Unijuí, há mais de seis décadas, tem o compromisso com a qualidade do ensino. Nós construímos uma reputação em torno da nossa formação profissional, que vai desde os cursos presenciais até os cursos ofertados na modalidade EaD. Acreditamos na formação de pessoas com consciência crítica, capacidade reflexiva e sobretudo capazes de colocar seus talentos a serviço da sociedade”, destacou o docente.
Para quem deseja graduar-se adaptando a rotina de trabalho aos estudos, a Unijuí oferece um leque de 15 cursos de graduação presenciais, nas áreas de gestão e educação, que possuem uma série de diferenciais: primeiro, a interação do estudante com professores, e não apenas com tutores, como acontece em muitas instituições. “Os alunos têm à disposição e-books, vídeos, podcasts, infográficos e fóruns, onde podem se apropriar da informação, construir sua trilha de aprendizagem e, de fato, constituir as competências necessárias”, explicou Zamberlan. Os estudantes têm a possibilidade de interagir com os professores durante todo o seu processo de graduação. “A troca de informações com os docentes permite dar um salto no processo avaliativo”, comenta.
O EaD possui três momentos de ingresso, durante o ano, e para o segundo módulo já é possível realizar a inscrição em unijui.edu.br/ead. O candidato pode optar por realizar a prova do vestibular online; escolher utilizar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Universidade; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – desde que realizado a partir de 2010. “Estes candidatos, se aprovados, recebem 50% de desconto no primeiro módulo do curso”, reforçou o professor.
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O Coral Unijuí abriu as inscrições para o processo seletivo simplificado de seleção de vozes e instrumentistas.
O edital destina-se à seleção de vozes femininas e masculinas e, também, à seleção de cantores instrumentistas para teclado, bateria, violão, baixo, guitarra e percussão. O Coral Unijuí possui instrumentos e muitas vezes cria acompanhamentos instrumentais para o seu repertório.
Inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 3 de maio, por meio do e-mail coral@unijui.edu.br. É necessário preencher e encaminhar a Ficha de Inscrição, anexa ao edital, e colocar como assunto do e-mail e nome do documento em word: “Nome do candidato mais inscrição Coral Unijuí 2021”. Exemplo: Maria Silva - Inscrição Coral Unijuí 2021.
São requisitos para participar da seleção: ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades; ter disponibilidade para participar dos ensaios quarta-feira à noite e sábados à tarde, além das demais atividades do grupo; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral.
Serão aceitas inscrições de toda a comunidade. Mais informações no edital, que pode ser acessado neste link.
Cia Cadagy prorroga data de inscrição
A Cia Cadagy prorrogou a data de inscrição para seleção de novos integrantes para as linguagens artísticas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas e arte circense. Interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril, pelo e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br, mediante confirmação. O processo seletivo será realizado no dia 5 de maio, de forma online, às 14h.
São requisitos para participar da seleção: ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que são realizados nas quintas-feiras das 18h30 às 22h e aos sábados, das 8h às 12h, bem como das demais atividades do grupo; ser integrante da comunidade externa ou da comunidade interna da Fidene/Unijuí (estudante, docente ou técnico); e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações da Cia Cadagy.
Mais informações podem ser consultadas no edital, neste link.
Estudantes do curso de Gastronomia da Unijuí terão uma surpresa ao retornar às aulas práticas. Isso porque a Universidade realizou investimentos no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, que vão desde a aquisição de vidrarias e utensílios, até máquinas profissionais.
Um dos destaques é a cafeteira elétrica Tramontina Express Pro em Aço Inox com Moedor. Segundo a coordenadora do curso, professora Adriane Huth, a máquina será utilizada pelos estudantes para colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos na disciplina de Bebidas, Enologia e Enogastronomia. O mesmo componente também ganhou novas vidrarias, coqueteleiras e diversos materiais.
“Também adquirimos vários equipamentos para panificação e confeitaria, que serão utilizados na disciplina de Panificação e Confeitaria II, realizada no 3º semestre do curso”, explicou a professora. Dentre as aquisições estão um forno profissional, que vai se somar ao forno combinado, já existente no laboratório, e bannetons – cestos utilizados para produção de pães com fermentação natural.
“Nós contamos com um laboratório completo e profissional para prática dos estudantes. Desde o primeiro semestre, eles estão inseridos em atividades no laboratório. Ao se formarem, os profissionais estarão aptos para trabalhar em qualquer cozinha profissional”, destacou Adriane.
O curso de Fisioterapia da Unijuí realiza na próxima terça-feira, dia 27 de abril, sua aula inaugural, com o tema “Conectando histórias e pessoas”. O evento será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.
A programação terá início às 19h, com o acolhimento dos acadêmicos pelos professores do curso. Às 19h20, a estudante do 4º semestre do curso de Farmácia e paciente da Unijuí Saúde, Vanessa Hoffmann, fará um relato, a partir do tema “A experiência e a importância da Fisioterapia na minha vida”.
Às 20h, a aula contará com depoimentos de pacientes assistidos pela Unijuí Saúde e de fisioterapeutas atuantes na linha de frente no enfrentamento à covid-19.
Para acompanhar o evento, basta acessar este link.
Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, em especial o Decreto Estadual 55.799, de 21 de março de 2021, que aplica as medidas sanitárias segmentadas referentes à vigência da chamada bandeira preta no Estado do RS, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
1 - Todas as aulas teóricas dos cursos de graduação presenciais permanecem na forma online até 26 de abril;
2 - Aulas Práticas e Estágios (da área da saúde - rede básica e hospitalar) que acontecem em campo externo à instituição, retornam a partir de 12 de abril de 2021. A organização sobre o retorno será efetuada pelos coordenadores e comunicada aos estudantes. Para os demais cursos, no qual o campo de atuação já permitia, permanece a programação sem alterações;
3 - Aulas práticas e Estágios obrigatórios internos, turnos manhã e tarde, , junto aos laboratórios de ensino, inclusive UNIR, UNILAB, Farmácia Escola e IRDER retornam a partir de 12 de abril de 2021, exclusivamente para as turmas concluintes em 2021 (9º e 10º semestre). A programação destas disciplinas será reorganizada pelos coordenadores e comunicado aos estudantes;
4 - Estágios obrigatórios que ocorrem na Clínica de Psicologia e no Hospital Veterinário, que envolvem atendimento à pessoas da comunidade e seres vivos, se mantém seguindo os protocolos de biossegurança;
5 - Aulas dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presenciais (especializações, MBAs) e Stricto Sensu (mestrados e doutorados) mantêm-se na forma online até 26 de abril;
6 - As aulas da EFA permanecem no formato online. Havendo mudança do cenário, será comunicado. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais;
7 - O atendimento presencial ao público na instituição, nos quatro campi, será em regime de plantão, mediante agendamento pelos canais oficiais até às 20h:
Ijuí - 55 3332-0200;
Três Passos - 55 3522-2122;
Santa Rosa - 55 3511-5200;
Panambi - 55 3375-4466.
Atendimento via WhatsApp para todos os campi: 55 3332-0200
8 - Atendimento presencial aos estudantes, pelas coordenações de curso, precisa ser agendado previamente, priorizando os canais online - google meet, telefone, email;
9 - Reuniões e Eventos institucionais até maio devem ocorrer somente de forma online;
10 - Formaturas presenciais permanecem suspensas até o mês de maio, sendo que a expedição dos diplomas será efetuada por ato administrativo e comunicada diretamente às comissões de formaturas. Qualquer mudança será informada nos canais oficiais da instituição até novo Decreto do Governo estadual;
11 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo as Diretrizes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, mantém-se fechado para o atendimento ao público, sendo o atendimento nos canais online: telefone (55)3332-0257, e-mail: madp@unijui.edu.br;
12 - A Biblioteca Mario Osorio Marques está atendendo mediante agendamento. As demandas podem ser encaminhadas para o e-mail: biblio@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332-0407.
13 - A Rádio UNIJUÍ FM, permanece com seu funcionamento em regime de plantão. Atendimento prioritário pelos telefones (55) 3333-4011 / 3332-0572 / 99131-5487; e-mail radio@unijui.edu.br, e mídias sociais;
Acessos rápidos:
Estudantes de Graduação:
Campus Ijuí: atendimento@unijui.edu.br / 55 3332-0444
Campus Santa Rosa: cae.sr@unijui.edu.br / 55 3511-5200
Campus Três Passos: atendimentotp@unijui.edu.br / 55 3522-2122
Campus Panambi: central.panambi@unijui.edu.br / 55 3375-4466
Estudantes de Lato Sensu: educacaocontinuada@unijui.edu.br / 55 3332-0553
Estudantes de Stricto Sensu:
Atenção Integral à Saúde: ppgais@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3214
Educação nas Ciências: poseduca@unijui.rdu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3023
Desenvolvimento Regional: ppgdr@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3102
Direitos Humanos: ppgd@unijui.edu.br / 55 3332-0545 ou 55 3332-0200 - Ramal: 3510
Modelagem Matemática e Computacional: ppgmmc@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal 3408 / ou 55 3332-0205
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade:ppgsas@unijui.edu.br / 55 3332-0200 - Ramal: 3331
EFA: Familiares e Alunos: webefa@unijui.edu.br / 55 3332-0220
Museu: madp@unijui.edu.br / 55 3332-0257
Rádio: radio@unijui.edu.br / 55 3333-4011
Reiteramos que vivemos um dos piores momentos da pandemia que exige o cumprimento rigoroso do que indica os protocolos de biossegurança distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. Neste sentido, em todos os espaços institucionais, é obrigatório o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização constante.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
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