Biblioteca Universitária participa de reunião do grupo de bibliotecários do Comung - Unijuí

Na última sexta-feira, dia 23 de abril, as bibliotecárias da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom), juntamente com a coordenadora do setor, participaram de uma reunião virtual com o grupo de bibliotecários do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), coordenado atualmente pela Universidade de Caxias do Sul.

Em pauta, esteve a reaproximação do grupo, que não se reunia desde 2018, bem como a troca de experiências de ações desenvolvidas no período da pandemia de covid-19. A maioria dos relatos demonstrou que as bibliotecas das Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias trilharam um caminho semelhante, com a adaptação aos protocolos sanitários e a restrição de acesso ao acervo e redução/alteração de horários, mas mantendo o atendimento à comunidade acadêmica. Muitas das bibliotecas que oferecem capacitações aos usuários passaram a fazer as seções de forma virtual, e a maioria também não está fazendo cobranças de multas por atraso durante o período de aulas teóricas remotas.

Com a sistemática de reuniões virtuais, os encontros antes anuais poderão ocorrer de forma mais sistemática, sendo agendada uma próxima reunião para o mês de maio, em que se discutirá sobre repositório institucional e avaliações do MEC no formato online.

Para saber as adaptações que a Biblioteca da Unijuí realizou para atender estudantes e professores durante o período de pandemia, que ainda persiste, acesse a matéria que circulou em janeiro no Comunica, neste link.