Manter-se em constante aperfeiçoamento é uma das marcas da jovem Marceli Martinelli, hoje estudante do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância (EaD). Bacharel em Administração, já realizou o MBA em Marketing e o curso de mestrado em Engenharia de Produção. “Já no Ensino Médio, percebi que algumas áreas, como Administração e Contabilidade, possibilitavam colocações rápidas no mercado de trabalho. Foi então que resolvi cursar Administração. Minhas experiências de trabalho, de lá para cá, foram nas áreas de recursos humanos, finanças, administração e gestão da produção, além da docência após a formação no mestrado”, explicou Marceli, destacando que o que a motivou a buscar o curso de Ciências Contábeis foi a necessidade de se profissionalizar. “O curso tem permitido ampliar minhas áreas de atuação na docência, além de ser uma possibilidade a mais de colocação no mercado de trabalho.”
O mercado muda constantemente, como lembra Marceli, e as empresas devem buscar se adaptar para atender às demandas. Na mesma linha, estão os profissionais. “As Instituições de Ensino Superior e escolas de profissionalização, por sua vez, são indispensáveis para a colocação dos profissionais no mercado de trabalho. É isso que me estimula, como docente, a seguir buscando a qualificação. Para atender às expectativas das pessoas que optam pelo conhecimento para fazer a diferença em suas áreas de atuação”, afirma.
Com início do curso em setembro de 2020, Marceli pretende finalizar a graduação na Unijuí em janeiro de 2024. É a primeira vez, como conta, que cursa na modalidade EaD. “Me surpreendi positivamente com a organização, preparo e atendimento de todos os profissionais envolvidos no curso. Praticamente toda semana temos algumas aulas on-line para sanar dúvidas, e todos os componentes apresentam, além dos conteúdos, aulas gravadas pelos professores, para facilitar o aprendizado e acompanhamento direto dos tutores”, explica Marceli.
Para quem deseja estar preparado para o mercado de trabalho, a Unijuí oferta 15 cursos de graduação na modalidade EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
O candidato pode optar por realizar a prova do vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por realizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados ganharão 50% de desconto no primeiro módulo do curso.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/ead.
A empresa Simula e Aprova, graduada pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 17 de maio, um novo produto: o Simula CFC. A empresa desde 2015 auxilia Instituições de Ensino Superior na preparação de acadêmicos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Com a missão de auxiliar alunos e bacharéis de Ciências Contábeis a obterem aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, a plataforma reúne aproximadamente 1.000 questões que estiveram presentes nos últimos 20 exames (2011 – 2020). Além disso, o usuário terá à disposição, em um primeiro momento, cinco provas comentadas da atual banca (Consulplan).
O desenvolvimento do Simula CFC aconteceu através de uma demanda vinda por parte de alunos e bacharéis de Ciências Contábeis. É um exame muito difícil e a última edição teve cerca de 25% de aprovados.
Para utilizar o Simula CFC, basta acessar o site www.simulaeaprova.com.br, fazer o cadastro e escolher a melhor forma de pagamento. Após o pagamento ser efetivado, é possível usufruir do sistema, de forma ilimitada, por três meses, respondendo os simulados online, identificando as dificuldades através das correções, acesso a materiais e dicas.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, dia 13 de maio, um MeetUp com o tema “Da ideação ao investimento: os desafios da trajetória empreendedora". A transmissão aconteceu pelo canal da Criatec no Youtube.
A discussão foi conduzida pelo convidado, Anderson Diehl, que é membro da Anjos do Brasil, aceleradoras Wow, Grow Plus, Ventuir e da Bossa Nova Investimentos, maior micro venture capital da América Latina, mentor e líder alumni região sul do InovAtiva Brasil, maior programa gratuito de aceleração de startups da América Latina.
O membro da Anjos do Brasil trouxe a importância de as empresas terem o perfil empreendedor e buscarem a inovação. Também foram abordadas algumas dicas do que não fazer em seu investimento.
Anderson iniciou falando sobre a importância das ideias. “As ideias começam com a gente tendo elas, a partir do contexto de que vamos resolver um problema, identificando uma dor. Ela é aquele pensamento que surge tentando trazer uma solução de forma mais eficiente, eventualmente inovando e de certa forma inventando. A tentativa e o erro fazem parte de nossos projetos. O empreendedor precisa ter persistência e resiliência a ponto de não desistir”, ressaltou.
Baseado em suas decisões como inovador, ele relata que, durante a jornada como empreendedor, é fundamental ir adquirindo competências, estudar, ler, se especializar, participar de eventos e ter pessoas competentes envolvidas em seu negócios. “Costumo dizer que sozinho a gente vai rápido e juntos vamos longe. Quando estamos construindo um negócio é muito bom que a gente reúna competências. Hoje eu procuro investir em startups que tenham no mínimo três sócios, porque no momento que você começa a distribuir conhecimentos, fica mais fácil de ter sucesso”, explica.
Iniciativas de empreendedorismo têm a capacidade de transformar o País, segundo ele. “No momento em que se consegue ser mais eficiente com um estado ineficiente, gerando emprego e renda, proporcionando oportunidades para as pessoas, a gente consegue impactar vidas. Eu sou da teoria que, se cada um ajuda um, a gente ajuda milhões”, destacou Anderson.
Confira o evento na íntegra:
A partir desta quinta-feira, dia 13 de maio, até o sábado, dia 15, os pontos de cultura se reúnem, de forma virtual, para o 10º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul. O evento, que terá como base de transmissão o município de Ijuí, visa estimular a reflexão sobre os desafios do fazer cultural em tempos de pandemia e as perspectivas da política Cultura Viva no Estado.
Antecedendo a abertura oficial, o Rizoma Temático foi ao ar na Rádio Unijuí FM, nesta quinta-feira, com o tema “Cultura Comunitária: pontos que enriquecem e potencializam o desenvolvimento (crítico e social) da sociedade”. Para abordar a temática, foram convidados o coordenador adjunto do Colegiado de Culturas Populares e conselheiro estadual de Cultura, Mario Augusto da Rosa Dutra; o fotógrafo, geógrafo e coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva RS, Leandro Artur Anton; e a integrante da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) e da Comissão Estadual do Redes, Vera Lucia Silva.
Conforme explicou Leandro, os pontos de cultura nasceram de um programa, Cultura Viva, criado pelo governo federal em 2004 e que iniciou o processo de reconhecimento de organizações culturais em todo território brasileiro. “Organizações que trabalham a cultura como direito e que salvaguardam o patrimônio imaterial da cultura brasileira. Que têm o pensamento de que cultura não é só arte no sentido das linguagens, mas a construção das relações humanas e dos saberes”, disse. Em 2014, o programa governamental tornou-se uma política de estado. Hoje, somente no Rio Grande do Sul, são cerca de 240 organizações reconhecidas.
Segundo Mario Augusto, até 2004, as culturas populares não tinham o mesmo valor. Com o programa, o trabalho desenvolvido pelas organizações pode ser reconhecido e, principalmente, potencializado. “É importante lembrar que a cultura de base comunitária não refere-se apenas à periferia. A região central também precisa da cultura viva. E naquele ano, isso passou a acontecer”, afirmou, destacando que, apesar das conquistas, o debate é constante – tanto que, no Fórum que inicia-se hoje, serão discutidas políticas públicas e novas ideias que possam resultar em avanços.
Atuando há mais de 40 anos no município e região, a Aipan foi reconhecida como ponto de cultura em 2014, através do projeto "Cultura socioambiental em duas comunidades escolares de Ijuí: Thomé de Souza e Otávio Caruso Brochado da Rocha". Conforme explicou Vera Lúcia, para além dos debates, a Associação realiza oficinas, para o reaproveitamento, por exemplo, do óleo de cozinha usado na produção de sabão.
Para acompanhar 10º Fórum, acesse o canal do Youtube Cultura Viva RS.
Acompanhe o Rizoma Temático na íntegra:
Neste sábado, dia 15 de maio, acontece o primeiro encontro do Clube do Livro, a partir das 15h, via Google Meet. A obra em debate é o clássico distópico de Ray Bradbury, “Fahrenheit 451”. Para participar, acesse este link.
Com o objetivo de promover a leitura, a literatura e refletir acerca da realidade a partir dos livros, o Clube do Livro – Literatura como luz à existência, busca desenvolver a formação de leitores de diferentes faixas etárias em uma proposta interativa.
Sob coordenação e apoio dos professores Anderson Amaral de Oliveira, Taíse Neves Possani, Anamaria Pereira Moreira e da estudante do Curso de Letras – Português e Inglês Marina Kinalski de Souza, a iniciativa promove interações mensais online, pautando diferentes obras literárias a cada encontro. As atividades do Clube do Livro contemplam toda a comunidade interessada na discussão de bons livros.
O Clube do Livro conta com apoio do curso de Letras Português e Inglês, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e Projeto de Extensão Traças Digitais.
Pensado para aumentar a competitividade das empresas, o curso superior de tecnologia em Gestão da Qualidade da Unijuí prepara o profissional para atuar na gestão da qualidade dos processos, produtos e rotinas de diferentes organizações, que resultem numa maior efetividade das atividades de produção e comercialização de bens e serviços. Ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), o curso tem duração de dois anos e meio e conta com a marca de uma Universidade com mais de 40 anos de formação superior nas áreas de gestão e negócios.
“O curso de Gestão da Qualidade pode ser incorporado por um grande número de organizações, dos mais diferentes tipos, embora tenha uma característica mais focada em empresas industriais, que trabalham com manufatura, com a produção de produtos em série ou empresas que operam com serviços. Elas precisam ter padrões de qualidade para vender seus produtos em determinados mercados”, explicou o coordenador dos cursos EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan.
De acordo com o docente, o curso conta com disciplinas bastante específicas, que contemplam desde sistemas de gestão de qualidade, análise de mercadorias, ergonomia, até o gerenciamento de projetos. “O curso dá ênfase à melhoria do processo de qualidade dos produtos, permitindo que a empresa tenha condições de ampliar a escala de seus produtos e serviços”, reforçou o professor.
Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o curso, acesse unijui.edu.br.
A Unijuí também oferta outras opções na modalidade Ensino a Distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
O projeto Alquimia II, realizado a partir de um termo de cooperação entre a Unijuí e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), começa a apresentar resultados: os primeiros cinco celulares, apreendidos de penitenciárias, foram recondicionados pela Universidade e entregues nesta terça-feira, dia 11 de maio, a dois educandários da rede estadual: a Escola de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto e a Escola de Ensino Fundamental Centenário. A entrega, que simbolizou o pontapé do projeto, foi realizada na sede do Ministério Público.
Conforme explicou a promotora de Justiça da Comarca de Ijuí, Rosélia Brusamarelo, diante da pandemia de covid-19, percebeu-se que muitos alunos não tinham um celular para fazer o acompanhamento das aulas em casa. Enquanto isso, muitos aparelhos apreendidos em presídios eram descartados. Foi então que, em Osório, nasceu o projeto Alquimia II, a partir de uma reformulação do Alquimia I, implantado em 2010, em que máquinas caça-níqueis apreendidas eram utilizadas para montagem de computadores, que beneficiavam alunos e salas de cursos de apenados.
“Todos nós gostaríamos muito que os alunos estivessem frequentando presencialmente as aulas. Mas isso muitas vezes não pode acontecer e muitos estudantes não têm condições de adquirir um aparelho. Por isso a importância do projeto se torna imensurável: oportuniza que os alunos acompanhem as aulas e que possamos reduzir os índices de evasão”, explicou a promotora Rosélia Brusamarelo, lembrando que o projeto acontece de forma regional, com cinco comarcas. A ideia, num segundo momento, é mobilizar a comunidade, para que também faça a doação de smartphones.
“Essa iniciativa é de extrema importância porque, por vezes, encontramos famílias super vulneráveis, com quatro filhos e com um único, ou sem nenhum aparelho celular para assistir às aulas”, destacou a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Marlise Bortoluzzi.
Coordenador do projeto na Unijuí, o professor Edson Luiz Padoin destacou que é uma alegria contribuir com esta iniciativa e poder dar mais essa devolutiva para a comunidade. “Hoje, realizamos a entrega de cinco aparelhos, prontos para que os estudantes possam instalar os aplicativos indicados pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Alguns, dos 25 celulares recebidos, estavam estragados ou não são smartphones. Mas, seguimos trabalhando em outros. A expectativa é que, em breve, cerca de 100 aparelhos sejam enviados à Instituição”, explicou o docente, lembrando que um bolsista trabalha no projeto, junto com técnicos e professores.
“O projeto é de fundamental importância para a rede estadual, que possui muitos alunos carentes, que não têm condições de adquirir um smartphone para realização das atividades escolares. Optamos pelas duas escolas, Luiz Fogliatto e Centenário, inicialmente, por terem famílias com grandes necessidades. Mas estamos na expectativa de que novos aparelhos sejam encaminhados para serem recondicionados”, reforçou a assessora pedagógica da 36ª CRE e representante na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Ângela Linck.
O ato também contou com a presença da vice-diretora da Escola Estadual Centenário, Márcia Regina Sloczinski, e da diretora da Escola Estadual Luiz Fogliatto, Elise Severo.
Central também conta com mais um serviço reconhecido de amostragem
Anualmente, a Central Analítica da Unijuí recebe a visita de auditores da Rede Metrológica – RS, que realizam a avaliação do sistema de gestão da qualidade e do processo analítico. Esse processo, realizado neste ano entre os dias 8 e 12 de fevereiro, permite que a Central Analítica integre o grupo de laboratórios reconhecidos pela Rede Metrológica, conquistando para Ijuí e região a certificação do reconhecimento de um laboratório que atende aos padrões internacionais de qualidade em seus serviços.
A Central Analítica da Unijuí é o único laboratório de prestação de serviços na área de análises ambientais da região Noroeste do Estado que possui reconhecimento junto à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul em conformidade com os critérios estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, o que possibilita o cadastro junto à FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler e obtenção do alvará sanitário da Vigilância Sanitária. Esse reconhecimento viabiliza a prestação de serviços para empresas, prefeituras e a comunidade regional que necessitam avaliar parâmetros físico-químicos e microbiológicos em águas e efluentes líquidos. A Central também realiza a análise de combustíveis para emissão de boletim de conformidade, exclusivamente para distribuidoras de petróleo.
Na mesma auditoria, realizada neste ano, o laboratório solicitou a ampliação do escopo de serviços, buscando o reconhecimento para a atividade de amostragem, tendo em vista o aumento nas exigências dos órgãos fiscalizadores para que o laboratório realize coletas de águas e/ou efluentes nas empresas. A demanda foi atendida.
O coordenador da Central Analítica e professor da Unijuí, Alessandro Hermann, ressalta o trabalho em equipe desenvolvido pelos profissionais que atuam no laboratório para a manutenção desse reconhecimento, bem como a importância para a região Noroeste de haver um laboratório atendendo com padrões internacionais de qualidade em análises de águas e efluentes e agora, também, de amostragem, mantendo assim o compromisso da Universidade com a qualidade de seus serviços.
“Além disso, o laboratório proporciona estágios para os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Química e Farmácia da Unijuí”, reforçou o docente.
O contato com a Central Analítica pode ser realizado pelo telefone 3332-0442 ou pelo e-mail centralanalitica@unijui.edu.br.
Universidade conta, atualmente, com três Complexos localizados no Campus Ijuí
Salas de Simulação Realística fazem parte do Complexo 2
Na busca por uma formação de excelência aos seus acadêmicos, a Unijuí vem se modernizando ao longo dos anos, qualificando a sua infraestrutura e adquirindo dezenas de equipamentos. Isso acontece nas mais diversas áreas, a exemplo da Saúde, que hoje conta com três Complexos, todos localizados no campus da Universidade em Ijuí.
“Desde 2018, trabalhamos com a ideia central de reorganizar os espaços da área da saúde, a partir da integração entre os cursos, para que os estudantes tenham diferentes experiências na área interna da instituição. Estruturamos, então, três Complexos, que atendem aos diferentes cursos e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde. Estes espaços foram pensados a partir da complexidade da estrutura do currículo dos cursos, começando pelo momento de aprendizado do estudante nas áreas básicas, passando por simulações de práticas e finalizando com experiências profissionais”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
No início dos cursos, os acadêmicos têm contato com o Complexo 1, que centraliza laboratórios da área básica, como, por exemplo, Fisiologia, Anatomia, Microscopia, Bioquímica, além do Laboratório de Análises Clínicas, o Unilab. Este complexo se caracteriza pela entrada do estudante na área da saúde, com experiências na área básica dos cursos. À medida que os currículos avançam com uma complexidade nas disciplinas, os estudantes passam a ter atividades no Complexo 2, onde são realizadas simulações e simulações realísticas. “Esse complexo surgiu a partir de uma reorganização, de um laboratório que já existia no Complexo 1, a partir do curso de Enfermagem e de novas necessidades, com o curso de Medicina”, reforça a reitora, lembrando que o Complexo 2 fica localizado no prédio recentemente construído na saída do campus, próximo ao Hospital Veterinário. É lá que os estudantes da Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina realizam as suas simulações, a partir de equipamentos modernos e com alta tecnologia.
Já no Complexo 3 está localizada a Unijuí Saúde, que envolve a Clínica Escola de Fisioterapia, o Consultório de Nutrição e a Unidade de Reabilitação Física (Unir), habilitada para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Nestes espaços, os estudantes realizam o atendimento a pacientes sob supervisão de professores. “Este é o espaço da prática profissional. É o momento que o estudante vivencia as experiências da profissão e pode discutir, aprender a partir da interação com outros profissionais e com seu professor. Além disso, o diferencial é que o espaço é multiprofissional, o que possibilita a interação entre as áreas e uma visão global do paciente”, completou a reitora, lembrando que a Universidade ainda conta com a Clínica de Psicologia e o Laboratório de Atividade Física, localizados na Sede Acadêmica em Ijuí e também no campus Santa Rosa, que também integram a área da saúde.
Contar com diferentes espaços durante a formação é um ganho para os estudantes da área da saúde. Benefícios também visíveis à comunidade, que usufrui do atendimento e do conhecimento de professores e acadêmicos. “Para a Unijuí, estes três Complexos têm uma importância fundamental no sentido de qualificar e aprimorar a área da Saúde como um todo. Temos espaços de práticas formativas e também de pesquisa, envolvendo acadêmicos e mestrandos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde. Este movimento institucional reforça nosso caráter comunitário ao prestar um atendimento de qualidade à comunidade e possibilitar uma formação de excelência aos estudantes”, finalizou a reitora.
Aconteceu na última sexta-feira, dia 7 de maio, o lançamento do livro “Relações e Tensões entre América Latina e Estados Unidos no Âmbito da Evolução da Geopolítica Ambiental Global”. A obra é resultado de uma parceria entre a Editora Unijuí e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile.
O livro visa abordar assuntos relacionados à geopolítica ambiental e características determinantes da geopolítica do século 21, que serão os problemas decorrentes da crise ambiental global. A este respeito, assinalou-se que as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a escassez de recursos naturais, a crescente carência de água doce, entre outras questões, associadas aos problemas sociais que delas decorrem, como os refugiados do clima, os conflitos de guerra por recursos escassos e outros semelhantes, estão a elevar o conflito geopolítico a um nível qualitativamente diferente e com possibilidade de ser muito mais grave no século 21.
É essencial a busca por soluções acordadas internacionalmente e, caso elas não funcionem a tempo ou simplesmente falhem, a História nos alerta que soluções de poder diretas e brutais podem entrar em jogo.
O livro foi desenvolvido, baseado nessas questões, por especialistas latino-americanos que refletem sobre o assunto. A obra foi organizada pelo doutor em Estudos Americanos, Fernando Estenssoro, e pelos autores: mestra em Ciências Sociais, Anabella Busso; doutora em Relações Internacionais, Ana Mirka Seitz; doutor em Ciências Humanas, Jerônimo Siqueira Tybusch; mestranda do Programa da Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria, Francieli Iung Izolani; doutor em Relações Internacionais, Cristian Lorenzo; doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Daniel Rubens Cenci; mestre em Integração Latino-Americana, Vinícius Garcia Vieira; doutor em Direito, Luiz Ernani Bonesso de Araújo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul, Thiago Luiz Rigon de Araujo.
O evento foi transmitido no canal do Youtube da Unijuí, com horários diferenciados para cada país: Brasil e Argentina às 17h e Chile às 16h. Para conferir, acesse este link.
Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo
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