HackaPower vai propor desafios na área de energia - Unijuí

HackaPower vai propor desafios na área de energia

Maratona foi lançada em evento online, nesta segunda-feira, dia 26 de abril

Entre os dias 21 e 23 de maio, ocorrerá uma maratona de equipes, que serão incentivadas a desenvolver soluções tecnológicas para desafios de energia. A chamada HackaPower – Transformando Ideias em Soluções, foi lançada nesta segunda-feira, dia 26 de abril, em um evento realizado de forma online e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

“O evento é uma união de esforços, de várias entidades, e irá propor a construção de soluções a partir de dois tópicos: energias renováveis e redes elétricas inteligentes (ou Smart Grids)”, destacou o professor Peterson Cleyton Avi, ressaltando que o evento é organizado em parceria entre a Unijuí - por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e projeto Cidades Inteligentes; e o Programa Inova RS - Noroeste e Missões, um Programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Direcionada a estudantes, startups, empresas de engenharia e tecnologia da informação (TI) ou qualquer outra pessoa que se interesse pelo tema, a HackaPower será 100% online e gratuita. A maratona vai ocorrer pela plataforma Discord, mas a apresentação das soluções, no último dia, será transmitida ao vivo pelo Youtube e pelas redes sociais do evento, da Unijuí e da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

“Entre os principais objetivos da maratona estão inovar, já que há o estímulo à criatividade, orientada à resolução de problemas reais do setor de energia; aprender sobre os principais desafios de energia e contribuir para a sua superação. Também são objetivos da HackaPower conectar pessoas e entidades que trabalham no setor de energia e proporcionar a experiência do desenvolvimento e validação de uma solução”, explicou a Gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS, Bárbara Righi Cenci, lembrando que as equipes contarão com o auxílio de mentores – profissionais tanto do campo da energia, da tecnologia, quanto da área de negócios, que darão suporte aos participantes durante a maratona.

O evento de lançamento também contou com a apresentação de experiências dos empreendedores Jean Diniz, cofundador da startup SolarView, que oferece soluções para monitoramento de energia solar, e de Daniele Schneider, head de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santo Ângelo e sócia proprietária da escola de programação e tecnologia Código Kid Santo Ângelo. Na oportunidade, os palestrantes frisaram a relevância de experiências como o HackaPower para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a criação e amadurecimento de negócios.

As inscrições para a HackaPower podem ser realizadas até o dia 16 de maio, de forma individual ou em equipes com no mínimo quatro pessoas e, no máximo, seis. Inscrições e informações podem ser obtidas em criatecunijui.com.br/eventos.