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Fórum ampliado de professores discute a nova proposta de Graduação da Unijuí

                

A Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu, nesta terça-feira, dia 25, o Fórum online ampliado de professores para discutir sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, estruturados a partir de módulos por competências, projetos integrados e Formação Pessoal e Profissional, o qual foi aprovado, enquanto Diretrizes Gerais, no último Conselho Universitário. 

Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão. 

O grupo de professores tem o objetivo de assessorar nas discussões, produzindo diretrizes e resoluções em relação ao que sustenta Currículo por Competências e Modular, Projeto Integrador, Disciplinas na Modalidade EaD, Formação Pessoal e Profissional e Estudos Independentes.  

Participaram deste momento, o professor Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação. Os temas debatidos, consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. 

O evento foi mediado pela Reitora da Unijuí, professora Drª. Cátia Maria Nehring, e pela professora,  Ma. Fabiana Fachinetto, Vice-Reitoria de Graduação, que conduzem o processo da nova Graduação para todos os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o Curso de Medicina e os Tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.

Um cronograma com agendas de trabalho já foi compartilhado com o grupo, a qual se inicia em 31 de agosto para a continuidade das ações necessárias para a implantação efetiva desta proposta desafiadora. 

 


Palestra sobre Inteligência Artificial contou com a participação do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

                   

A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promoveu, na noite de terça-feira, dia 25, o evento “O futuro é hoje: debates sobre Inteligência Artificial”.

Com uma programação promovida pelas pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no youtube, e contou com  a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Esta programação foi o primeiro evento do Salão de Conhecimento deste ano, agregando, simultaneamente, milhares de participantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da Unijuí e de outras instituições de ensino superior. 

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, na abertura da atividade, a inteligência artificial transpassa por todas as áreas do conhecimento: “qualquer profissional que tenha uma formação superior depende da tecnologia para exercer sua atividade”. Por sua vez, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que a temática debatida é muito importante para todo profissional ou futuro profissional, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado e debatido.

              

O debate sobre Inteligência Artificial

O professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), Edson Luiz Padoin, foi quem apresentou a temática aos participantes: “este é um assunto presente em nosso cotidiano e é importante começarmos a debater. A informática está presente em todas as atividades, e, com o surgimento da internet conseguimos ter acesso a qualquer informação, por isso olhamos para o futuro conhecer a Inteligência Artificial é imprescindível”, ressaltou.

Para o secretário de Inovação, Luís Lamb, palestrante convidado da noite, o conhecimento da Inteligência artificial é imprescindível para que as empresas tenham bons resultados. Ele abordou como a história do desenvolvimento científico e previsões de mercado vão impactar na economia, por exemplo. “Em 2020 já estamos sentindo o impacto da inteligência artificial, sabemos que a inovação, ciência e tecnologia estão entrelaçadas e é necessário fazer uma mudança em nossa forma de pensar”, salientou.

O secretário questionou os alunos e pesquisadores de como será o mundo onde empresas com presença digital tem um valor cada vez maior, também mostrou estudos que projetam, para dez anos, um impacto muito forte na economia pela inteligência artificial, o que também impactará diretamente no trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O secretário trouxe explicações sobre a importância de estar atento com estas mudanças tecnológicas para o melhor desenvolvimento de uma empresa e dos profissionais. 

“O tema mais debatido em no ano de 2019 no Fórum Mundial de Davos foi o impacto da inteligência artificial sobre as empresas e as relações de trabalhos. Os países já estão desenvolvendo estratégias nacionais para isso. E esta pandemia, por um lado trouxe uma grande crise sobre todos nós, por outro, mostrou que as tecnologias digitais para o trabalho remoto e mediação e análises de dados vieram para ficar. O seu valor será ainda maior nos próximos anos”, finalizou.   

Confira a atividade na íntegra:

              

Mais sobre o Salão do Conhecimento 2020

Neste ano desenvolve a temática  “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

Desafio de Inovação

No evento desta terça-feira, os participantes também foram convidados a participarem do Desafio de Inovação Social, um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado  para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  visando a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, de forma individual, no site do evento, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. O evento é limitado a 80 participantes.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência e estudante de Jornalismo da Unijuí.

 


Estudantes da Unijuí realizam intercâmbio virtual em Universidade do Paraguai

           

Não teve setor ou aspecto que não tenha sido afetado pela pandemia da covid-19. Porém, mesmo diante de uma dura realidade, estudantes e instituições de ensino buscam uma reinvenção neste ano. E a Unijuí, mantendo o seu compromisso com a internacionalização, tem mantido as ações de cooperação e adaptando as atividades para a realidade atual.

Nesse sentido, o intercâmbio acadêmico para estudantes de graduação se adaptou a este momento em que a mobilidade é restrita, e estudantes da Unijuí estão tendo a possibilidade de realizar Intercâmbio Virtual. A cooperação entre a Unijuí e a Universidad Autónoma de Encarnación - UNAE, do Paraguai, possibilita que estudantes de diferentes cursos da Unijuí realizem o intercâmbio acadêmico virtual, cursando disciplinas online disponibilizadas pela instituição parceira, no segundo semestre de 2020. Os trâmites para viabilizar esta oportunidade foram realizados pela atuação do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí. 

Confira os nomes e cursos dos intercambistas: Gabrielle Tolfo Sangiogo Meerwald (Ciências Contábeis), Júlia Thomé da Cruz Lima (Direito), Gabriel Nervis (Direito),  Bárbara de Souza dos Santos (Administração), Taciana Kogler (Administração), Mariane Martins de Albuquerque (Ciências Contábeis) e Paulo Afonso Ribas dos Reis Filho (Ciências Econômicas). 

A UNAE se destaca pelo compromisso com a qualidade da educação, infraestrutura, internacionalização, extensão universitária e formação extracurricular. O intercâmbio virtual é uma excelente oportunidade para os estudantes fazerem parte de seus estudos em uma universidade estrangeira, compartilhar conhecimentos com novos colegas e professores, envolver-se em uma nova forma de aprendizagem e, também, aprimorar uma língua estrangeira”, observa a professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação.

O estudante Paulo Afonso Ribas dos Reis Filho, que cursa Ciências Econômicas, é um dos estudantes que está participando do intercâmbio virtual com a instituição paraguaia. “Confesso que fazer um intercâmbio nunca passou pela minha cabeça como uma possibilidade concreta, visto que trabalho desde o início da faculdade, se tornava inviável. Porém, com a pandemia surgiu essa oportunidade de realizar o curso na modalidade virtual e está sendo muito bom compartilhar experiências com os colegas paraguaios, além de ser um desafio em função da língua espanhola, com a qual não tinha nenhuma familiaridade”, salienta.

Da mesma forma, Mariane Martins de Albuquerque, estudante de Ciências Contábeis, que também está realizando a experiência do intercâmbio virtual, acredita que será uma grande oportunidade. “Vai trazer grandes conhecimentos, tanto pessoal quanto profissional, além de aprender outra cultura e língua diferente da nossa. Estou muito feliz em fazer parte desta experiência”, complementa.




CPA realiza entrega do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional para a Reitora da Unijuí

                  

A Comissão Própria de Avaliação da Unijuí - CPA realizou oficialmente a entrega do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional de 2019, à Reitora Cátia Maria Nehring, documento este que apresenta os processos e resultados das avaliações realizadas no contexto da autoavaliação institucional, coordenada pela CPA e da avaliação externa, regulada pelo Ministério da Educação – MEC relativa ao ano de 2019. A atividade ocorreu em 20 de agosto de 2020.

Nas palavras da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o planejamento articulado com a avaliação, tanto interna quanto externa, indica as diretrizes de possíveis alterações de condução de processos ou da manutenção deles, visando sempre a melhoria constante do fazer da Instituição, que resulta também em projetos de desenvolvimento que afetam toda a comunidade regional. Assim este relatório e a avaliação institucional da Unijuí cumpre o seu papel de diagnóstico e indicações de diretrizes para o planejamento dos cursos e da Instituição. 

Sobre o Relatório de Autoavaliação

Magna Dalla Rosa, Coordenadora da CPA, enfatiza que este relatório organizado anualmente pela CPA, tem a responsabilidade de sistematizar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. O mesmo evidencia a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2019, as potencialidades, as fragilidades (questões a serem melhoradas) e os indicativos de prioridades para 2020, buscando constituir-se em uma ferramenta de gestão para a constante qualificação da Universidade. 

Para acesso ao Relatório de 2019, clique aqui.


GT de Internacionalização do Comung promove série de webinars

               

O cenário pandêmico tem demandado mudanças no campo da internacionalização e evidenciado a necessidade de uma consciência de que os problemas e suas soluções vinculados à pesquisa são, ao mesmo tempo, temas de dimensão mundial e local. Diante dessa constatação, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars. Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.

Os encontros serão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt

“O objetivo é promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições no Sul do Brasil, criando novas oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as Universidades do Comung e de outros países”, disse a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

O primeiro webinar ocorre no dia 25 de agosto, às 11 horas, tendo como tema Do regional ao global: a atuação do Observatório do Desenvolvimento Regional em redes de pesquisas e no contexto Covid-19, (em Inglês), com a professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Grazielle Betina Brandt. Pela Unijuí, no dia 13 de outubro, o professor Daniel Cenci vai realizar a conferência  “La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol)”.

Programação completa:

 25/08:The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (Inglês), com professora Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).

01/09:Graduação I e Utech I – Urcamp (Português), com o professor Fábio Josende Paz (Centro Universitário da Região da Campanha).

08/09:Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (espanhol), com o professor Rafael Bueno da Rosa Moreira (Centro Universitário da Região da Campanha).

15/09:Trauma, Stress and Mental Health during COVID-19 pandemic in Brazil (inglês), com o professor Rodrigo Grassi de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

22/09:Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (inglês), com o professor Ivan Cunha Bustamante Filho (Universidade do Vale do Taquari – Univates).

29/09:Crossing frontiers through research (Inglês), com a professora Márcia Borba (Universidade de Passo Fundo – UPF).

06/10:The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (Inglês), com a Professora Tatiana Vargas Mais  (Universidade La Salle – Unilasale).

13/10:La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol), com o professor Daniel Rubens Cenci

(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).

20/10: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (Inglês), com o professor Gustavo Fioravante Vieira (Universidade La Salle – Unilasale).

03/11:Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (Espanhol), com a professora Micheli Piucco (Universidade de Passo Fundo – UPF).

10/11: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (Inglês), com o professor Adriano Martimbianco de Assis (Universidade Católica de Pelotas – UcepeL).

17/11:Redesigning work in the pandemic and wellness (Inglês), com A professora Manoela Ziebell de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

01/12: Research collaboration system within the Latin-Nordic Beyond Alliance for Knowledge _ Bak (inglês), com o professor Fernando Rosado Spilki  (Universidade Feevale).

Fonte: Comung.

 


Unijuí possui vagas remanescentes para a Unicasa

               

O período de inscrições para as Vagas Remanescentes da Unicasa - 2º/2020 está aberto e vai até dia 31 de agosto. As vagas são destinadas para alunos matriculados em cursos de graduação presencial, e não é necessário ser bolsista do Prouni. Serão disponibilizadas no total 17 vagas, sendo 13 para estudantes do sexo feminino e 04 para estudantes do sexo masculino.

Dessa forma, os candidatos deverão entregar toda a documentação comprobatória que consta no Edital 05/2020, acesse neste link. O resultado da seleção dos candidatos beneficiados com as vagas remanescentes na Casa do Estudante será divulgado em 01 de setembro, a partir das 17h. A assinatura do contrato de utilização da Unicasa será em 02 de setembro, às 14h30, no Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional - Naai.

 


Criatec é selecionada em edital do SEBRAE e vai receber R$ 100 mil para realizar ações em Ijuí e Santa Rosa

              

O projeto da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (CRIATEC),selecionado no Edital de Chamada Pública Incubadora de Empresas 01/2020, receberá apoio financeiro no valor de R$ 100 mil reais para investir no fomento e geração de empresas, no fortalecimento do ecossistema regional, além de qualificar o pacote de serviços disponibilizado para as empresas incubadas nas unidades Ijuí e Santa Rosa. 

Elaborado pela equipe da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (AGIT), o projeto tem o objetivo de desenvolver uma plataforma de incubação virtual  para poder aumentar o número de empresas atendidas, ofertar uma conjunto de ações ordenadas para o desenvolvimento de negócios, incluindo consultorias e atividades para acesso a novos mercados, também para realizar um conjunto de ações ordenadas para atrair novos empreendedores.

Para os coordenadores do projeto unidade Ijuí, Maria Odete Palharini, e na unidade Santa Rosa. Lucas Escher, os recursos recebidos para a realização do projeto permitem aumentar a taxa de sucesso do programa de incubação e acelerar o desenvolvimento das empresas atendidas, podendo gerar mais empresas focadas em inovação e em gerar riquezas para a região Noroeste.

Segundo os coordenadores, o Sebrae é um importante parceiro do movimento do empreendedorismo inovador brasileiro, composto por Instituições de ensino e pesquisa, incubadoras, aceleradoras e coworking. A parceria das Instituições mantenedoras e do Sebrae potencializa a inovação tecnológica, o empreendedorismo social, compromissos com o desenvolvimento econômico da região.

               


Palestra sobre Inteligência Artificial marca o primeiro evento do Salão do Conhecimento em 2020

             

Como “aquecimento” ao Salão do Conhecimento 2020 acontece, na próxima semana, palestra que desenvolverá a temática da Inteligência Artificial, uma amostra do que vem por aí no principal evento de divulgação científica da Unijuí. Com a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e do professor da Unijuí, Edson Padoin, será intitulada “O Futuro é hoje - debates sobre inteligência artificial”, e acontecerá na próxima terça-feira, dia 25, às 19h10, de forma aberta, com transmissão pelo canal da Unijuí no youtube.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, em entrevista à Unijuí FM, este tema que será desenvolvido no Salão do Conhecimento e também discutido neste evento da próxima semana, promovido para os estudantes e professores da Universidade, é muito importante na atualidade, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado. Ainda de acordo com o professor, diante deste cenário de pandemia, esta palestra e o próprio Salão do Conhecimento, exigem adaptação da Universidade para garantir a qualidade nas discussões, o que vem acontecendo ao longo de todo este ano, como já pode ser observado na Semana Acadêmica Integrada, realizada de forma totalmente virtual no primeiro semestre.

Sobre o Salão do Conhecimento

Nesta edição, que acontecerá de 20 a 23 de outubro, nos quatro Campi da Universidade, será desenvolvido o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento possibilita a submissão de trabalho completo, no evento Jornada de Pesquisa, ou resumo expandido, no Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão e Seminário de Inovação e Tecnologia. A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada durante o evento,  na forma de pôster e comunicações orais. Em virtude da pandemia de covid-19, até a data do evento a situação será monitorada e o formato de apresentação poderá sofrer alterações, caso seja necessário.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor deverá informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento. 

É um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. É promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

 


Profissionais são capacitados para darem início aos trabalhos do Programa Inova RS

                

Nesta semana iniciaram as atividades do Projeto Inova RS, iniciativa da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em que a Unijuí está inserida, com diversas outras entidades e instituições, coordenando os trabalhos na região Noroeste e Missões.

Cada uma das oito regiões do Inova RS selecionou três profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, que irão trabalhar em parceria com os comitês técnico e estratégico. O programa tem duração de dois anos, com os objetivos de conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local, além de fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais, entre outros.

Agora como gestores da inovação, estes bolsistas irão auxiliar na implementação de um escritório de projetos local, empregando o domínio de metodologias de gestão adequadas a cada projeto. Além disso, vão elaborar, organizar e atualizar planos de gerenciamento e documentação correlata aos projetos; realizar coleta, análise, representação e apresentação de dados e participar ativamente no gerenciamento de grupos de processo: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento, entre outras atividades.

Durante esta semana ocorreram atividades de capacitação aos selecionados, com a participação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb. Segundo o coordenador das ações na região, o professor da Unijuí Daniel Knebel Baggio, o Projeto está organizando com a preocupação de trazer modernização para o Estado e desenvolver o empreendedorismo. “Uma vez que todos os envolvidos estejam capacitados, as próximas etapas serão de atuação e diálogo com os atores da região, além da definição de prioridades e o trabalho com os projetos propriamente ditos”, salienta.

Expectativas de quem vai atuar nas ações

Foram selecionados para a Região Noroeste e Missões, os seguintes bolsistas, que irão atuar em Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa: Bárbara Righi Cenci, Patrícia Lazzarotti Garcia e Cleber Eduardo Graef. Confira as depoimentos sobre as expectativas com as atividades:

“Estou bastante otimista com o Projeto. Acredito que iremos desenvolver um ótimo trabalho no sentido de criar sólidas interações entre os atores da quádrupla hélice (governo, instituições de ensino, empresas e sociedade civil) e consolidar o ecossistema de inovação da Região Noroeste/Missões” - Cleber Eduardo Graef.

“Estamos bastante entusiasmados com o início desta caminhada e buscaremos a articulação e engajamento de representantes da quádrupla hélice (sociedade, universidade, empresários e poder público) atuantes na região Noroeste e Missões para a construção de um ecossistemas de inovação que tenha aderência ao contexto regional e possa trazer desdobramentos econômicos e sociais relevantes” - Bárbara Righi Cenci.

 "Minha expectativa está em ajudar na mudança de mindset dos empresários, para que estes internalizem em seus processos e produtos a inovação como estratégia de diferenciação e competitividade. Conduzir as conexões entre os atores pertencentes quádrupla hélice da região, para que estes aproveitem as suas potencialidades, de maneira criativa e inovadora, reforçando os aspectos culturais e históricos e desta forma criando uma visão conjunta de futuro que valorize tanto o tradicional como o inovador para o crescimento e desenvolvimento econômico regional" - Patrícia Lazzarotti Garcia.

Na região Noroeste e Missões

Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa são concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação. 

O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.

 


Rizoma debateu “Ódio, intolerância e preconceito: a redescoberta do Brasil”

         

No dia 13 de agosto, uma manhã de quinta-feira como esta, o Museu Antropológico Diretor Pestana realizaria, com estudantes de escolas, uma discussão com a temática "Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências", e foi impedido devido a um ataque de ódio coordenado. Um grupo invadiu a sala de debate virtual e passou a promover discursos odiosos direcionados a temática e também a reproduzir em áudio e vídeo alguns absurdos. O evento foi cancelado e a Instituição registrou Boletim de Ocorrência, além de publicar uma nota à comunidade

Como programa de uma Rádio Educativa, parte integrante de uma instituição comunitária com mais de 60 anos de história, o Rizoma é comprometido com os Direitos Humanos e com as vozes que muitas vezes são silenciadas neste Brasil desigual. Por isso esta semana, no programa temático, vamos debater “Ódio, intolerância, preconceito: a redescoberta do Brasil”. Esse país que a cada dia se mostra menos cordial, caricato de si mesmo, repleto de ódio, preconceito, intolerância, de absurdos e de ignorâncias. Mas que também tem muita gente que batalha e luta por uma nação digna e melhor!!!

Foram convidados representantes de povos indígenas que ajudaram a entender que Brasil é esse. Também trataram sobre as suas identidades, lutas e buscas por Direitos. Participaram desta discussão Jozileia Daniza Kaingang, antropóloga, consultora da ONU MULHERES que atua na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Mauro Cipriano, mestrando em Direitos Humanos pela Unijuí. Confira na íntegra:

 


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