Pesquisa na Gestão e Governança Cooperativa  é destaque internacional - Unijuí

Pesquisa na Gestão e Governança Cooperativa  é destaque internacional

O cooperativismo vem se fortalecendo em várias dimensões da organização econômica e social e está presente em diversas iniciativas que contam com a participação da Unijuí. A Universidade inclusive é parceira de uma sequência de painéis virtuais, coordenados pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender, que tem o intuito de gerar um olhar que valorize e reconheça o panorama do cooperativismo em cada um dos países e, consequentemente, da América Latina. Os painéis acontecem por meio de uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo (Rilac), Observatório de Cooperativas (OBSCoop/USP) e Económicas/UBA.

O primeiro painel foi realizado no dia 23 de abril e contou com representantes da Argentina, Colômbia e Brasil. Participaram Davi Rogério de Moura Costa, professor doutor na Universidade de São Paulo/Brasil, coordenador do OBSCOOP; Mirta Vuotto, professora doutora na UBAeconómicas – ARG, coordenadora da Rilac; e Juan Fernando Alvarez, professor da Faculdade de Estudos Ambientais e Rurais da Pontifícia Universidade Javeriana/Colômbia.

O próximo painel está agendado para o dia 7 de maio, das 10h às 12h, e contará com a presença de representantes do Equador, Chile e Uruguai. Na sequência já estão confirmadas as datas de 14 e 21 de maio para os paineis seguintes.

A Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo – Rilac é uma organização internacional que reúne pesquisadores de vários países com trabalho efetivo de pesquisa e de fomento ao cooperativismo na economia social. Esta rede, criada em 2000, tem como uma de suas principais ações coletivas a promoção do Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo - EILAC. Realizados a cada dois anos, estes encontros são itinerantes entre os países, sendo que já foram sede o Brasil, Argentina, Colômbia Equador, Chile e Paraguai.

O próximo Eilac será realizado no Brasil em 2022 e terá como sede a PUC de Curitiba - Paraná. Está sendo constituído um comitê de coordenação geral do evento, junto com a formação de comitês que trataram dos diferentes temas envolvidos na promoção e organização do EILAC.

Para o professor Pedro Luís Büttenbender, um dos coordenadores do comitê do próximo EILAC, a presença ativa da Unijuí nestas ações, na rede Rilac e estando na liderança destas atividades, significa o reconhecimento da qualificada integração da  universidade com o movimento  cooperativista, bem como os novos frutos que poderão ser gerados a partir da aproximação entre as organizações cooperativas, suas entidades de representação e as Universidades, aportando não apenas o fortalecimento, inovações e avanços ao cooperativismo, mas também formando novos profissionais com competências para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.