Disciplina utiliza técnicas de Design Thinking para solucionar problemas - Unijuí

Disciplina utiliza técnicas de Design Thinking para solucionar problemas

Pensando em trabalhar com a aplicação de novas ideias por meio do uso de técnicas que auxiliam a mudar a forma de pensar o fazer do cotidiano da profissão, a disciplina de Metodologias para Inovação, parte das ofertas de Formação Pessoal e Profissional da Unijuí, abordou temáticas que permearam a inovação, a aplicação do Design Thinking e a mudança de mindset. A disciplina foi ministrada pela professora do curso de Design, Bárbara Gündel.

Os estudantes foram desafiados a pensar propostas de soluções para problemas que a sociedade estava enfrentando, com objetivo de colocar em prática o que haviam aprendido em sala de aula. “Uma coisa que enfatizei com eles era a questão de pensarem bem o processo e aplicação das técnicas, não necessariamente se a proposta de resultado era viável ou não, mas, sim, que utilizassem todas as etapas que estudamos para conseguir chegar a esse resultado”, destaca a professora.

O estudante do curso de Direito, Pedro Vinícius Pretto Soares, comenta que a possibilidade de cursar a disciplina foi extremamente importante para que se mantivesse motivado em dar continuidade aos seus estudos. “Desde pequeno tinha problemas com sistemas pré-estabelecidos, especialmente no que diz respeito ao formato tradicional de ensino. Sempre pensei fora da caixa e ia contra a maré do que todos seguiam. A disciplina de Metodologias para Inovação acabou caindo muito bem porque trabalhou justamente essa mudança de mindset, de sair da zona de conforto e fazer, literalmente, mudanças que podem agregar tanto na qualidade de ensino quanto na prática do ensinar”, conta.

Para a professora Bárbara, por meio dessa nova metodologia de formação proposta pela Graduação Mais, será possível qualificar ainda mais o processo formativo dos estudantes, buscando trabalhar de forma efetiva as competências e inovações exigidas pelo mercado de trabalho. “Entendo a estruturação em módulos uma forma muito mais fácil de o estudante se enxergar já desde o início dentro daquele curso, daquela profissão, porque agora eles conseguem visualizar de maneira clara o que estão aprendendo, o motivo e onde irão aplicar”, finaliza.