Unijuí para muitos: experiências transformadoras - Unijuí

Unijuí para muitos: experiências transformadoras

Um dos momentos mais importantes durante a trajetória acadêmica é o estágio. É a partir dele que o estudante acompanha o dia a dia de profissionais experientes, vivenciando as práticas da profissão e tem a possibilidade de colocar em ação os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com o intuito de aliar a teoria à prática, atualmente a Unijuí conta com cerca de 150 estagiários, sendo 109 estágios obrigatórios e 42 remunerados, em diferentes cursos de graduação e nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Para a analista de Recursos Humanos da Unijuí, Solange Andréa Bohn, o estágio é necessário para o desenvolvimento de todo profissional e, em muitos casos, é o primeiro contato com o mercado de trabalho. “A partir do estágio, o estudante passa a ter mais clareza das habilidades necessárias para a sua área de atuação, tendo a oportunidade de aprimorá-las”, comenta a analista.

Com o objetivo de estar mais próxima da profissão, a estudante do 2º semestre de Medicina Veterinária, Giovana Valandro Minetto, iniciou seu estágio de maneira voluntária já no primeiro semestre da graduação, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR). “Esta experiência acrescentou muito, me dando a certeza de que é com os animais que quero trabalhar. Além de me trazer muito aprendizado, o estágio está me proporcionando conhecimento prático, o que me dará maior segurança na hora de exercer minha profissão como médica veterinária”, relata.
Prestes a concluir o curso, a estudante do 10º semestre de Nutrição, Laura Neckel da Cruz, realiza estágio no Consultório de Nutrição da Universidade e considera essa etapa fundamental para sua formação. “A importância desse estágio na minha formação é muito grande. Me ensinou a ter autonomia no atendimento e a ter um olhar perceptivo que sabe reconhecer as reais necessidades do paciente”, afirma. Apaixonada pela área, Laura destaca que desde o início de sua graduação muitos aprendizados e descobertas surgiram através das oportunidades oferecidas. “Com toda a certeza, a experiência no Consultório de Nutrição prepara o acadêmico para o mercado de trabalho. Me sinto muito feliz por ter essa possibilidade para qualificar minha formação”, complementa.

Para se destacar em uma seleção de estágio, Solange pontua que é essencial que o estudante mantenha seu currículo atualizado, buscando conhecimento além da sala de aula. Desta forma, participar de cursos, eventos da área e projetos de extensão são atitudes importantes para destacar-se. Para ingressar como estagiário remunerado na Unijuí é necessário passar por um processo seletivo, que geralmente é composto por análise de currículo e entrevista com a banca examinadora. Para informações ou saber sobre as vagas abertas no momento, acesse unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí