Especialização em Produção e Tecnologia de Sementes fecha primeiro ano na qualificação de profissionais - Unijuí

Visando capacitar os profissionais na área da produção e tecnologia de sementes para analisar, conceber e manejar sistemas de produção de sementes de espécies graníferas, forrageiras, olerícolas e florestais, a Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes chega ao seu primeiro ano como uma alternativa efetiva na formação dos profissionais da região.

Engenheira agrônoma e estudante da especialização, Graziela Corazza ressalta a importância de se manter qualificado. “O mercado competitivo e dinâmico exige cada vez mais a busca por informação atualizada”, afirma, acrescentando que “a Pós-Graduação na Unijuí veio em um momento oportuno e está agregando muito conteúdo e valor aos profissionais que estão participando."

A coordenadora do curso, professora Gerusa Massuquini Conceição, afirma que mesmo com a pandemia de covid-19, a Pós-Graduação manteve seu planejamento inicial e conseguiu efetivar as atividades propostas, completando o primeiro ano da qualificação dos profissionais que compõem a turma. “Conseguimos aplicar a teoria de forma online e realizar todas as visitas técnicas previstas. Então os estudantes tiveram tanto as aulas práticas nos campos de produção e nas unidades de beneficiamento e armazenamento de sementes, quanto a teoria - aí, sim, aplicada de maneira remota”, comenta a professora, acrescentando que “as aulas práticas só foram possíveis graças à colaboração das empresas parceiras, que receberam os nossos estudantes."

Gerusa salienta, ainda, que a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul se destaca pelo número de empresas destinadas à produção de sementes, impulsionando o agronegócio no Estado e fazendo com que as sementes aqui produzidas sejam comercializadas em diversos estados do Brasil. É dentro deste contexto que a Unijuí se insere com o compromisso de formar profissionais altamente qualificados e capacitados para atuar nesse importante segmento do agronegócio, que é o setor sementeiro. “A nossa especialização aborda assuntos que vão desde a legislação até a análise e o controle de qualidade de sementes. Assim, os acadêmicos passam por todas as etapas de produção, desde o manejo de campo até o laboratório, para que as sementes cheguem ao consumidor final com elevada qualidade,” destaca.

O estudante Giordano Goi Dezordi afirma que, para ele, havia uma lacuna entre o aprendizado na formação acadêmica e a continuidade da qualificação profissional na área, enfatizando a importância de ofertas como a pós-graduação. “Era um curso que estava em falta porque existem diversas empresas que trabalham com a produção de sementes. Acredito que quem fizer o curso vai ter um ganho muito grande na sua vida e no seu currículo”, afirma.

Egresso da Universidade, o acadêmico Pedro Mastella diz que foi motivado pela vontade de manter-se atualizado e pela busca de novos aprendizados. “É sempre bom acrescentar novas experiências sobre os processos de produção e acerca das novas tecnologias que estão surgindo nesse meio,” comenta. “Avalio a especialização como uma ferramenta de ensino que traz um significado e uma importância muito grande para nós, profissionais,” finaliza Pedro.

Para 2022, uma segunda edição da especialização será ofertada pela Unijuí. Interessados em participar da nova turma devem manifestar o interesse na página da especialização ou com a Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332-0553.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí