Na última semana, a Unijuí esteve reunida com a Ceriluz para a entrega do sistema de leitura remota de medidores de energia - conjunto de programas computacionais para realização da leitura remota dos dados dos medidores de energia de clientes do grupo A da empresa, englobando aproximadamente 300 medidores.
O novo sistema, desenvolvido pelo Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí, possibilita a utilização de uma série de informações de forma online para análise de carga do sistema e identificação de interrupções no fornecimento de energia, possibilitando a análise de forma rápida e segura da qualidade de energia fornecida aos consumidores, aumentando a confiabilidade do sistema como um todo e reduzindo significativamente o tempo necessário para realizar o faturamento, minimizando o tempo entre a leitura inicial e a emissão da fatura para pagamento por parte do consumidor.
Participaram, pela Unijuí, os professores Paulo Sérgio Sausen e Mauricio de Campos, o técnico Gustavo Machado e as analistas da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon e Miriam Spohr. Pela Ceriluz, estiveram o engenheiro eletricista e responsável técnico, Bráulio Schussler, e o gerente de P&D Mateus Trevisol.
A parceria foi estabelecida no início do mês de abril entre as duas Instituições, com acompanhamento pela Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (Agit) e promete continuidade em novos projetos para o aperfeiçoamento de outras variáveis do sistema.