Unijuí para muitos: qualificando profissionais para o mundo - Unijuí

Unijuí para muitos: qualificando profissionais para o mundo

Por meio do Ensino Superior, o estudante pode realizar seus maiores sonhos e transformar sua realidade. Os avanços do mundo moderno fazem com que o mercado se torne mais competitivo, exigindo profissionais cada vez mais qualificados. Os cursos de graduação, nesse contexto, se apresentam como uma solução para esse gargalo, tendo em vista a formação e preparação desses futuros profissionais por meio do desenvolvimento de habilidades e competências.

Com o intuito de formar profissionais multitarefas, capazes de lidar com a diversidade de demandas de maneira dinâmica e com os desafios do mercado de trabalho, a Unijuí oferece laboratórios e equipamentos para que os estudantes possam treinar na prática as teorias aprendidas em sala de aula. Além disso, oportuniza atividades em conjunto com a comunidade, preparando-os para o mercado de trabalho.

“Entrei para Unijuí no Vestibular de Verão de 2004, em primeiro lugar no curso de Jornalismo. A Unijuí foi minha primeira e única opção. Na época, eu não cogitei cursar Jornalismo em outro lugar. Havia visitado, com a escola, os laboratórios de Comunicação, como parte de um programa de orientação vocacional, e me apaixonei, sobretudo pelo laboratório de foto”, comenta a egressa de Jornalismo e Relações Públicas, Leila Martina Baratieri Endruweit, que atualmente atua como jornalista na Deutsche Welle, empresa pública de comunicação com redações em mais de 30 idiomas, em Bonn, Alemanha.

Leila viveu intensamente o ambiente universitário chegando cedo na Universidade e saindo apenas após a aula, à noite. Foi estagiária na Sala de Exposições Java Bonamigo e bolsista no Núcleo de Eventos do curso de Educação Física. Ainda, durante o curso de Jornalismo, apaixonou-se pelo curso de Relações Públicas e seguiu os estudos.

A jornalista pretende continuar se atualizando para se manter uma profissional multiplataforma, trabalhando de maneira integrada com as demais áreas da Comunicação. De acordo com ela, a Unijuí ajudou a se tornar uma profissional versátil, capaz de atuar em diferentes áreas e atividades, o que foi fundamental para o sucesso na sua carreira. “Afinal, quanto mais competências você tem, mais consegue seu espaço”, disse.

Para a jornalista, a Unijuí foi a porta de entrada para seus sonhos, garantindo as ferramentas necessárias para que pudesse realizá-los. “Não só pelas aulas práticas e teóricas, mas pelas oportunidades de bolsa e de estágio, que me fizeram ter uma ampla visão do mundo profissional antes mesmo de terminar o curso. Também contei sempre com o apoio e os conselhos de professores queridos, sempre dispostos a ajudar e a dar dicas. Até hoje mantenho contato com vários deles, agora como colega de profissão”, finaliza.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí