Uma série de vantagens tem pesado na balança e levado jovens, em todo o País, a procurar por cursos de licenciatura após a conclusão do Ensino Médio. Essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade, os cursos de licenciatura chamam a atenção por ter um custo mais baixo e por, no futuro, apresentarem alta empregabilidade, boa remuneração e, na maioria dos casos, estabilidade.
“A escolha por um curso de licenciatura implica no compromisso com uma formação que é fundamental para o desenvolvimento do País, que é responsável por formar as novas gerações e profissionais de todas as áreas. O professor é o sujeito que não para ao longo da sua vida, que é dinâmico e que vai estar constantemente se atualizando”, lembra o professor do curso de História da Unijuí, Josei Fernandes Pereira.
Com as taxas de natalidade diminuindo, famílias cada vez menores e menos jovens ingressando no Ensino Superior, o número de formandos, todos os anos, ainda não é capaz de atender à alta demanda do mercado. “Os professores estão envelhecendo e não estão tendo substitutos. Isso faz com que muitos profissionais sigam trabalhando, mesmo após atingir a idade de aposentadoria”, destaca o professor.
A maioria dos estudantes, quando chegam à fase de conclusão do curso, já passaram por estágios ou estão empregados, como destaca Josei. “Lembrando que o profissional pode atuar em diferentes áreas. Um licenciado em História, por exemplo, pode atuar em empresas, em institutos de pesquisa, em casas de cultura, museus, na produção de roteiros de filmes e séries. São muitas as oportunidades para um profissional formado e com criatividade, característica dos cursos da Unijuí”, reforça.
O Piso Nacional da Educação é uma conquista e a remuneração, que parte da média de R$ 2,5 mil, pode chegar a R$ 13 mil, dependendo da área de atuação do licenciado. “Quem ingressa em uma vaga via concurso público possui os diferenciais de plano de carreira e estabilidade profissional. Além disso, o licenciado pode empreender. Temos vários egressos da Unijuí que decidiram abrir a sua própria escola de idiomas, sua própria escola de Educação Infantil”, comenta a coordenadora dos cursos de licenciatura da Unijuí, professora Taíse Neves Possani.
Como lembra Taíse, a profissão vem mudando, com maior presença da tecnologia no âmbito educacional. Isso faz com que o profissional transite de outras maneiras, principalmente na produção de conteúdos, na elaboração de jogos e aplicativos de aprendizagem, por exemplo. “O licenciado é o profissional preparado para pensar processos educativos de ensino e aprendizagem. Preparado para pensar em estratégias pedagógicas, de ensino”, reforça a professora.
De forma presencial, a Unijuí oferta os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia. Todos estes contam com vagas no Vestibular de Verão, cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, pelo endereço unijui.edu.br/vestibular. Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia. Para este processo seletivo, as inscrições são contínuas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/ead.
“Os cursos de licenciatura da Unijuí têm a característica de preparar profissionais para atuar de forma criativa, inovadora e integrados a outras áreas. O estudante sai da Unijuí com potencial para trabalhar de forma interdisciplinar, para desenvolver projetos, eventos e organizar tarefas extracurriculares. Sem falar que as experiências acadêmicas, seja no campo da pesquisa ou da extensão, são muito ricas”, finaliza o professor Josei.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental, Criatec da Unijuí, está com inscrições abertas para o Desafio de Inovação Socioambiental. O evento, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro, propõe a busca por soluções de mercado para os problemas que são apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo a responsável pelo braço de Negócios de Impacto Socioambiental da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, o Desafio faz parte do cronograma de ações de prospecção da Criatec, sendo uma oportunidade para aqueles estudantes que desejam empreender ou viver uma experiência empreendedora. “Sem contar a riqueza da troca de conhecimentos e experiências geradas nesse espaço”, reforça. Nesta edição, a Incubadora conta com os apoiadores Sicredi das Culturas RS/MG, 3 Tentos, Elementar e Infinitum, que também terão a oportunidade para apresentar propostas de desafios das suas empresas, que estejam relacionadas com a temática dos ODS.
As propostas elaboradas devem, obrigatoriamente, vincular-se a soluções que resolvam ou busquem atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados, a partir de problemas que serão socializados com o grupo durante a realização do evento.
Poderão se inscrever e participar do desafio estudantes de todas as áreas e bolsistas vinculados aos projetos, egressos e também membros da comunidade regional. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de novembro, de forma individual, pelo endereço criatecunijui.com.br.
O evento será limitado a 50 participantes, e os participantes poderão formar equipes de três a seis pessoas, onde receberão capacitação e mentoria para a elaboração e a apresentação das propostas. Inscrição e a capacitação não terão nenhum custo ao participante.
A equipe vencedora receberá R$ 1.000,00 em dinheiro e uma vaga na pré-incubação da Criatec (valor econômico de R$ 3.600,00). A segunda colocada receberá R$ 800,00 em dinheiro e a terceira, R$ 500,00 em dinheiro.
Confira, abaixo, o cronograma do Desafio:
Sexta-feira, 19 de novembro
19h - Abertura e recepção
19h30 - Dinâmica de validação e formação de equipes
19h45 - Apresentação dos problemas
20h15 - Apresentação da ferramenta mapa de empatia
20h30 - Atividades nas equipes
21h30 - Apresentação da ferramenta Modelo C
22h - Entrega da ferramenta mapa de empatia (apresentação para os mentores)
Sábado, 20 de novembro
8h30 - Apresentação da ferramenta para elaboração do Pitch
9h - Atividades nas equipes
11h30 - Rodada de mentorias
12h - Intervalo para o almoço
13h15 - Atividade nas equipes
16h30 - Entrega dos Pitch
17h - Apresentação do Pitch
18h - Divulgação dos resultados e entrega da premiação
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Patrícia Grubert de Quadros e Isadora Sulzbacher Ourique
A disciplina Projeto de Vida e Carreira, que integra o currículo das Formações Pessoais e Profissionais, incentivou os estudantes a pensar sobre sonhos, objetivos e metas, tendo como base o processo de formação acadêmica. O componente é ofertado pelo professor Luciano Zamberlan, na modalidade Ensino a Distância (EaD). “Essa é uma disciplina que surgiu exatamente para que o aluno pudesse ter a oportunidade de refletir a respeito das escolhas que fez para a vida e para a carreira, e para que consiga formatar, de certa maneira, alguns objetivos e metas que pretende alcançar no futuro”, explica o professor.
No componente, os estudantes são instigados a discutir aspectos ligados à rede de relacionamentos, inspiração, aptidões, metas e de que forma pretende alcançá-las. Isadora Sulzbacher Ourique é estudante do 2° semestre de Biomedicina e destaca que gostou muito da experiência. “Foi ali, nas aulas, que comecei a ter um tempo dedicado a refletir sobre as escolhas que ando fazendo na minha vida e quais são as consequências das mesmas. Também tive a oportunidade de traçar novos caminhos e repensar atitudes. Acho que todos os estudantes deveriam alguma vez passar por essa disciplina. Ela fez com que, de certa forma, saísse diferente de como entrei”, afirma.
A estudante Patrícia Grubert de Quadros, do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo, comenta que sua experiência na universidade melhorou muito depois da disciplina. Ela conta que passou a ter outra mentalidade em relação à garduação e mais responsabilidade, não só no curso, mas em diversas áreas da vida. “Eu me comprometi a melhorar muitas coisas que eu estava querendo há anos e não tinha um ponto de partida. O professor Luciano Zamberlan nos incentivou a fazer um projeto de vida e carreira, onde descrevemos nossos sonhos e o que fazer para começar a realizá-los. Também consegui enxergar melhor minha relação com a família e amigos, onde os mais próximos escreveram minhas qualidades e defeitos, podendo, assim, fazer com que eu evoluísse em diversos aspectos. Foi com certeza uma matéria muito válida para a minha vida. Fiquei super feliz em ter tido a oportunidade de cursá-la. Inclusive, todos que participaram puderam se beneficiar e assistiram às aulas online comigo, onde aprendemos juntos e criamos novos objetivos de vida”, comenta a estudante.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
A Unijuí viveu quatro dias de intensa programação com a segunda edição do Salão do Conhecimento, realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, totalmente online e aberto às comunidades acadêmica e externa. Um amplo evento promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que abrange o 29º Seminário de Iniciação Científica, a 26ª Jornada de Pesquisa, a 22ª Jornada de Extensão e o 11º Seminário de Inovação e Tecnologia.
Este é o segundo ano que, em função da pandemia, o evento foi realizado de forma remota. Foram apresentados mais de 600 trabalhos, divididos em 90 salas virtuais do Google Meet, além de uma diversidade de palestras, seminários, oficinas e painéis temáticos, transmitidos pelo YouTube da Unijuí e pelo Google Meet. Um grande encontro virtual do conhecimento, que envolveu estudantes, professores, técnicos-administrativos, pesquisadores, extensionistas e pessoas externas à Instituição.
O tema que guiou as atividades propostas para o Salão do Conhecimento foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”. O evento também foi um espaço para discussões acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, que é um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os trabalhos apresentados partiram de temáticas relacionadas aos ODS, assim como os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que estabeleceram relações entre suas áreas de conhecimento e os Objetivos.
O encerramento foi realizado pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, com um agradecimento especial a todos os setores da Universidade que se envolveram na organização e execução do evento. “Colocamos como objetivo que as salas não poderiam ser apenas administradas, elas deveriam ser mentoradas, parte de uma discussão. A maioria dos ambientes virtuais foram grupos de estudos que se apresentaram e discutiram trabalhos, o que muito nos orgulha”, destacou o professor.
O Salão do Conhecimento também se faz, especialmente, aos estudantes e pesquisadores que acreditam no Ensino Superior, como colocou o vice-reitor da Unijuí. “Agradecemos muito a todos que acreditam na Educação Superior, na ciência e se esforçam para que, a partir do estudo, a Universidade seja um lugar que ajuda a transformar o mundo”, finalizou Fernando Jaime González, já deixando o convite para o evento de 2022.
Nesta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4 de novembro, acontece o evento “Invista na sua evolução: Experiências que transformam sua carreira profissional”. O objetivo é oportunizar que a comunidade conheça mais sobre os cursos de Mestrado e Doutorado ofertados na Unijuí, que estão com processos seletivos abertos para ingresso em 2022, além de facilitar a aproximação das pessoas com os programas e áreas de seu interesse.
A programação será completamente online, das 19h às 21h. No canal da Unijuí no YouTube, haverá transmissão de palestras com professores e convidados da Pós-Graduação. Paralelamente, estarão abertas salas de bate-papo no Google Meet, em que os participantes poderão acessar e conversar diretamente com os professores dos cursos, para saber mais sobre os programas, as linhas de investigação e esclarecer suas dúvidas.
Esta é a primeira edição do evento neste formato, reunindo todos os cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade. “Geralmente cada programa organiza espaços para que os candidatos possam interagir com professores do curso, mas são iniciativas individuais. Esta é a primeira vez que se oferta um evento com a participação de todos”, destaca a assessora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unijuí, Cláudia Didoné.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, ressalta que a programação foi pensada para as pessoas que têm perspectiva de investir na sua qualificação profissional. “Será uma excelente oportunidade de estar em contato com egressos, estudantes e professores dos nossos cursos, fazer conexões, tirar todas as dúvidas e se preparar para o processo seletivo”, afirma.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Para receber informações atualizadas sobre a programação, o participante pode realizar a sua inscrição no site do evento, onde também está disponível o cronograma completo e os links de acesso para as palestras e bate-papos.
Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing
Com o intuito de acolher os estudantes na Unijuí, o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) está organizando rodas de conversa intituladas “Vamos falar sobre?”, para dialogar temáticas importantes. O bate-papo irá ocorrer de forma online, pelo Google Meet, a cada 15 dias, com estagiários do curso de Psicologia e também os profissionais que atuam no setor.
Os encontros terão as seguintes temáticas: “Vamos falar sobre como organizar o seu tempo para estudar”, na quarta-feira, dia 3 de novembro, às 17h30; “Vamos falar sobre ansiedade na avaliação acadêmica”, no dia 17 de novembro, às 17h30; “Vamos falar sobre saúde mental pós-pandemia”, no dia 1º de dezembro, às 17h30; e “Vamos falar sobre saúde mental do aluno bolsista”, no dia 15 de dezembro.
“Pensando na volta às aulas presenciais e nesse momento, num contexto completamente atípico, percebemos que muitas questões precisam ser debatidas, tanto de ordem emocional quanto acadêmica”, ressalta a coordenadora do Saai, Marta Borgmann.
São disponibilizadas cerca de 25 vagas. Para se inscrever, o estudante deve escolher a roda de conversa que deseja participar e entrar em contato pelo e-mail naai@unijui.edu.br. A inscrição deve ser feita até um dia antes da programação.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 29 de outubro, a palestra “Ciência é a liberdade”, com o professor doutor Alberto Antonio Rasia Filho, que atualmente atua na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A palestra, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, foi transmitida pelo canal da Unijuí no YouTube e faz parte do cronograma de atividades do Salão do Conhecimento 2021.
Ao longo de sua fala, Alberto exemplificou personalidades da história que contribuíram para a evolução científica da saúde, como o médico Ignaz Semmelweis, precursor de procedimentos antissépticos. “Semmelweis percebeu que lavando as mãos antes do parto, a chance de infecções puerperais diminuía. Mesmo assim foi criticado, hostilizado e demitido. Ciência é liberdade, não preconceito, como neste caso ocorreu”, comentou.
O palestrante ainda explicou que a ciência é livre e não faz mal a ninguém, mas seu uso indevido sim. “Foram os homens que levaram a ciência pelo mau caminho. Existem animais que possuem toxinas como autodefesa, agora, se eu retirar a toxina deste animal para machucar outras pessoas, eu que fiz mau uso da ciência”, acrescentou.
Alberto encerrou sua fala lembrando uma frase do filósofo chinês Confúcio, que disse que “se ao longo do caminho encontrar duas pessoas, uma de bom proceder e outra de mau proceder, ambas são mestres, uma do que fazer e outra do que não fazer”. “É por isso que vamos tomar a ciência como liberdade, mas somente a belíssima aplicação dela, com respeito, ética e com os melhores propósitos”, finalizou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí participou do X Simpósio Iberoamericano de Desenvolvimento e Integração Regional, uma realização da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional - Rede Cidir. Neste ano, o evento aconteceu online e foi organizado pela Universidade Gastón Dachary (UGD) e pela Universidade Nacional Misiones (UNaM), da Argentina.
A participação da Unijuí se deu, especialmente, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Desenvolvimento Regional. A temática geral do evento foi “Comércio Internacional, desenvolvimento e integração regional. Desafios de paradigmas emergentes". Em dois dias de evento, foram apresentadas pesquisas e painéis sobre: comércio regional e desenvolvimento sustentável de fronteiras; inovação e empreendedorismo; cidades e territórios inteligentes; integração, saúde e educação; e práticas de desenvolvimento sustentável.
A Unijuí é uma das fundadoras da Rede Cidir, criada em 15 de dezembro de 2006. Entre as edições já realizadas, concentra o maior número de estudos e pesquisas submetidos e apresentados, entre as Universidades participantes. Neste ano, seis trabalhos foram submetidos e aprovados, por professores e estudantes da Unijuí:
Turismo e desenvolvimento: possibilidades e repercussões em Território Missioneiro - RS: Luciana Scherer e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes;
Ecologia política: uma visão do sul global: Marjorie Reis Muller, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Leonir Terezinha Uhde, Sparemberger Cristão;
Gestão do conhecimento e inovação em cooperativas: um estudo de caso em cooperativa do segmento saúde: Pedro Luís Büttenbender, Claudia Adriana Biczuk, Luciano Zamberlan e Ariosto Sparemberger
Caminho das Missões Internacional: uma experiência de desenvolvimento transfronteiriço e construção de um bem viver: Luciana Scherer e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes
Cidades Inteligentes: Planejamento e ações no município de Horizontina-RS: Maicon Rafael Hammes, Argemiro Luis Brum, Maria Margarete Baccin Brizolla, Marcela Hammes Teixeira e Fabrício Desbessel;
Ocupação territorial para o desenvolvimento da agricultura no Brasil: as políticas governamentais e as consequências ambientais: Maria Anastácia Johann Deckmann, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e Marjorie Reis Muller.
O professor da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender, que é um dos fundadores da Rede e também ex-presidente, destaca que as atividades se consolidam como um espaço de cooperação entre as Universidades. “Especialmente neste ambiente transfronteiriço, promove o desenvolvimento científico, tecnológico e territorial. O Simpósio contribui com a articulação de projetos estratégicos de cooperação, intercâmbios acadêmicos e fortalecimento das instituições. Agora, os novos passos podem ser avanços para maior cooperação interuniversitária latino-americana, com a Europa e outros continentes, o que também converge com as prioridades do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional”, acrescenta o docente.
Durante o Simpósio, o professor Pedro foi o responsável pela Reunião da Comissão de Pós-Graduação da Rede Cidir, também realizou um pronunciamento de encerramento para o evento, que está disponível neste link. O professor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí também participou de reuniões das Comissões de Pós-graduação e de Pesquisa.
No encerramento também foram encaminhados temas, que devem integrar um novo acordo de cooperação internacional entre as Universidades, a ser oficializado durante o ato comemorativo aos 15 anos da Rede Cidir, em dezembro:
- Obter o reconhecimento de disciplinas e seminários entre os cursos de Pós-Graduação das instituições participantes;
- Promover eixos temáticos de pesquisa que formem núcleos de fortalecimento do conhecimento em rede;
- Gerar cursos de Pós-graduação cooperativos, e obter graus conjuntos, em modalidades a definir;
- Promover a formação de estudantes em outras Universidades da rede;
- Expandir e fortalecer os programas de integração e mobilidade acadêmica (professores e estudantes);
- Ampliar e fortalecer a rede internacional de incubadoras de negócios e inovação das Universidades integrantes da Rede Cidir.
A Unijuí recebeu na tarde desta sexta-feira, 29 de outubro, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para discutir a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAME. A Universidade foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação que traçará um raio-x da educação da rede municipal de Ijuí durante o período de pandemia: 2020 e 2021. O trabalho acontece por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e Escritório de Relações Universidade-Comunidade.
Pela Unijuí, participaram da reunião a reitora, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; e Graciele da Rosa Bertoldo, analista de projetos, responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade. Pela Smed, participaram o secretário, Cláudio de Souza; o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin; e a assessora de Comunicação, Lisiane Feigel.
Conforme explicou o secretário, Cláudio de Souza, a Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Educação trouxe a orientação para que as redes municipal, estadual e federal de ensino realizassem avaliações diagnósticas para medir a aprendizagem nestes dois anos de pandemia. No mês de agosto, houve um movimento regional, entre os municípios que compõem o Conselho dos Secretários Municipais de Educação da Região da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), e outras cidades. A partir daí, ficou definido que farão parte do Sistema de Avaliação, além de Ijuí, Coronel Barros, Nova Ramada e Bozano.
“Nós sabemos que ficaram lacunas na aprendizagem dos alunos neste dois anos, e precisamos pensar em estratégias para serem desenvolvidas em 2022. Por isso, buscamos a Unijuí para nos ajudar neste processo. A Universidade tem expertise, história e experiência na área da educação para não só planejar e aplicar a avaliação, mas também nos auxiliar no diagnóstico final”, explicou o secretário.
Mais de 3,6 mil alunos, do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, realizarão a prova no dia 23 de novembro, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Para conhecer a realidade de cada escola, também serão aplicados questionários às direções e aos professores dos educandários. “Para nós, da Secretaria Municipal, será muito importante termos essas informações para a tomada de decisão em 2022”, completou Cláudio de Souza.
Durante a reunião, a reitora, professora Cátia Maria Nehring, agradeceu à equipe da Smed pela confiança depositada na Unijuí para organizar e aplicar esta avaliação em toda a rede de ensino. “Toda a educação ganha com este movimento, com este diagnóstico, e principalmente os professores, que terão subsídios para guiarem suas ações”, reforçou.
Secretário adjunto de Ciência, Inovação e Tecnologia destaca parceria com a Universidade
Na manhã desta sexta-feira, 29 de outubro, estiveram visitando a Unijuí o secretário adjunto de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT), Ricardo Bastos, o diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco, e o integrante da equipe da SICT/RS, Diego Silva. Além do grupo de reitoria, os integrantes visitaram a Incubadora de Empresas da Universidade - Criatec. A atividade, que contemplou visitas aos grupos empresariais do município, como ACI, e também a Prefeitura de Ijuí, se deu pela coordenação do Projeto Inova RS - voltado à inovação das regiões a partir da criação e fortalecimento dos ecossistemas de inovação.
Para Ricardo Bastos, secretário adjunto da SICT/RS, a Universidade estar engajada como um pilar para o desenvolvimento da comunidade é fundamental para que as boas ações obtenham resultados. "Criar formas de pensar e viabilizar a inovação aberta por meio de uma parceria que contemple governo, universidade, empresas e sociedade civil é o diferencial para que as regiões prosperem", destaca.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, ressaltou que a Universidade está conectada a essas necessidades de reposicionamento para o crescimento da região e já tomou a iniciativa da criação e fomento das hélices a partir do anúncio de uma parceria que vai desenvolver, em especial, as regiões em que seus quatro campi estão inseridos. "No entanto, é importante frisarmos ainda duas frentes: a capacitação dos setores contábeis das empresas às questões de inovação que, por muitas vezes, geram dúvidas e temores a essas ideias; bem como a criação de uma legislação consistente que promova o incentivo dessas empresas à adesão dos projetos de inovação", destaca.
Durante a visita, os integrantes do ecossistema de inovação Noroeste Missões receberam um certificado e medalha em reconhecimento ao empenho e engajamento, demonstrado a partir de ações realizadas no âmbito do Programa Inova RS e apresentados no Evento Anual de Avaliação e Reconhecimento ocorrido em dezembro do último ano.
As áreas prioritárias da região Noroeste Missões, coordenada pelo professor da Unijuí Daniel Knebel Baggio, são: geração de energia, agronegócio e eletrometalmecânico. "Nós fizemos quatro projetos que terão um financiamento de aproximadamente R$ 500 mil para execução. A partir disso, se criaram dois comitês, um estratégico - para pensar e conduzir as ações, e outro técnico - que é quem faz o mapeamento das questões voltadas à inovação na região. Há ainda uma outra instância a qual chamamos de Mesa e que envolve todos os atores que fazem parte do Inova como convidados e que estão envolvidos na quádrupla hélice, ou seja, governo, sociedade, instituições de ensino e empresas", explica.
A partir dessa visita, será implementado o Programa Avançar, lançado pelo governo do Estado e que tem a previsão de lançamento de editais de incentivo que superam R$ 30 milhões.
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