Uma das iniciativas desenvolvidas pela Unijuí foi apresentada nesta sexta-feira, 26 de novembro, durante a nona edição do Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Realizada de forma online, a feira Pitch Comung reuniu relatos de ações executadas pelas 14 instituições integrantes do Consórcio, que mostram como incluir o empreendedorismo no Ensino Superior.
Coordenador do projeto Cidades Inteligentes, o professor Peterson Cleyton Avi apresentou a maratona realizada no primeiro semestre deste ano, a HackPower: transformando ideias em energia, destinada a estudantes, egressos, startups, empresas de base tecnológica e demais interessados. Realizada pela Unijuí por meio do Projeto Cidades Inteligentes, da Criatec e da Agência de Inovação Tecnológica (Agit); a iniciativa contou com a parceria do Sebrae, a partir do projeto Empreenda Mais; e do governo do Estado, através do Programa Inova RS - Noroeste e Missões.
“O evento foi pensado a partir da crise energética, discutida desde o ano passado, mas que acabou se intensificando neste ano. Tivemos 158 pessoas ativas na plataforma, em 24 equipes, sendo que 16 chegaram à apresentação dos pitchs”, explicou o professor, lembrando que os participantes tiveram que pensar em soluções para o fomento e incentivo à cadeia do biogás; soluções para o pós-venda em relação à energia fotovoltaica; e gerenciamento de demandas das concessionárias: picos de cargas.
Hoje, cinco equipes discutem a implementação das suas soluções, sendo que uma já está em processo de incubação. Para conferir todos os cases apresentados na feira virtual, clique aqui.
Desde o início de 2021, a Unijuí conta com a Graduação Mais, um novo modelo de cursos de graduação que aproxima os acadêmicos de inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, a exemplo dos currículos por competências e módulos, Projetos Integradores e Formação Pessoal e Profissional.
Desde o primeiro semestre, os estudantes são inseridos na realidade de seus municípios, aproximando-se da realidade do mercado de trabalho, por meio dos Projetos Integradores - componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre.
Entre o primeiro e segundo semestre de 2021, 240 desafios foram cadastrados na plataforma unijui.edu.br/soumais, por empresas, instituições hospitalares, entidades e órgãos públicos de Ijuí e região. Somente no Módulo II, há 70 desafios com projetos, em plena execução, em áreas como saúde, terceira idade, educação, saúde animal, inclusão social, direito social e direito do consumidor.
“Lembrando que também contamos com 188 mentores cadastrados na plataforma, 52 com atuação neste segundo semestre. Os mentores são profissionais com atuação no mercado de trabalho, que se candidatam voluntariamente para orientar os projetos, em parceria com os professores”, explica a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Graduação Mais, para além dos Projetos Integradores, se destaca pela metodologia utilizada em sala de aula, onde as atitudes dos acadêmicos são trabalhadas em todos os componentes, e principalmente nas disciplinas de Formação Pessoal e Profissional.
“Ao trabalharmos por competências, pensamos no profissional que queremos formar para o mercado de trabalho. Construímos os currículos pensando que os estudantes precisam ser formados a partir de uma tríade: conhecimento, que é o saber científico; aplicabilidade, ou saber fazer aquilo que aprendeu teoricamente; e saber ser. Buscamos trabalhar as atitudes destes futuros profissionais, seja em termos de comunicação, de trabalho em grupo, gerenciamento de conflitos, de ética e responsabilidade, que são valores muito importantes”, explica a professora Fabiana.
Como lembra a vice-reitora, pesquisas mostram que 90% das pessoas são contratadas pelas suas habilidades, pelo saber científico e pelo saber fazer, mas um grande número de desligamentos está associado ao não conseguir trabalhar em grupo e não conseguir ser proativo. “Nossa proposta é bastante robusta porque ela procura abarcar estas três facetas de competências que, com certeza, vão refletir na competência profissional dos nossos estudantes”, frisou a professora.
Até segunda-feira, dia 29 de novembro, é possível se candidatar ao Vestibular de Verão da Unijuí, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibular. Na página, é possível conhecer os mais de 30 cursos de graduação presenciais que fazem parte da Graduação Mais.
Os objetivos que levam um estudante a fazer um intercâmbio são muitos: busca por novas vivências acadêmicas e culturais, aprimoramento de idiomas, experiências profissionais, ampliar o conhecimento em determinada área, entre outros. Vivências acadêmicas no exterior contribuem como um diferencial para o mercado de trabalho, além de uma experiência pessoal que marca um processo evolutivo durante o período da Graduação ou Pós-Graduação.
A Unijuí tem à disposição dos estudantes o Escritório de Relações Internacionais (ERI), que cuida de cada detalhe e auxilia os acadêmicos neste processo. A Universidade possui convênio com mais de 30 instituições do exterior, em 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal, Paraguai, Uruguai e Rússia.
Bruna Carolina Ulsenheimer é egressa do curso de Medicina Veterinária da Unijuí e, em 2019, período em que estava na fase final da Graduação, realizou um intercâmbio de um semestre na Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), de Portugal. Durante o período, cursou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, em que grande parte das disciplinas estudadas foram do Mestrado e, algumas da Graduação.
“Em todo este período, sempre me senti muito confortável e segura, pois tive todo suporte necessário e apoio da Unijuí, por meio do ERI, principalmente com as questões burocráticas. Busquei uma experiência internacional em que pude construir uma bagagem muito rica em conhecimento e aprendizado. Também tive a oportunidade de conhecer métodos inovadores e novas práticas de diagnóstico e tratamento que estavam sendo pesquisados e desenvolvidos em Portugal. Foi uma experiência fundamental em minha vida, pois pude observar tamanha evolução profissional e também pessoal”, afirma Bruna.
O acadêmico do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Airton Cristiano Viebrantz, fez um intercâmbio para Marii Curie-Skłodowskiej (UMCS), em Lublin, na Polônia, no segundo semestre de 2019. “Meu principal objetivo era desenvolver a oralidade em Língua Inglesa. Além disso, vivenciar a Língua Inglesa sendo usada por diferentes falantes não nativos, aprender novas metodologias de ensino e descobrir mais sobre diferentes culturas e costumes. Foi de grande importância vivenciar um ambiente acadêmico com diferentes metodologias e abordagens, em que estudantes intercambistas de todo o mundo compartilhavam seus conhecimentos, vivências e visões de mundo”, destaca Airton.
A egressa do curso de Psicologia da Unijuí Caiane Steurer Schneider, afirma que fazer um intercâmbio traz um olhar cultural diferente da área de ensino, permitindo ao estudante integrar outras metodologias de conhecimento. “Na psicologia, por exemplo, as aulas eram expositivas, mas também fazíamos estudos autônomos e laboratórios de aulas práticas, sendo um complemento diferente e muito rico na minha graduação. Entre tantas experiências, destaco os trabalhos realizados a campo, que me proporcionaram ver e debater a Psicologia dentro da cultura portuguesa e se tornaram um incentivo para que eu buscasse conexões entre estudos realizados também em outros países”, finaliza.
O que você precisa saber sobre intercâmbio
Existem alguns pré-requisitos para que o estudante possa participar de um intercâmbio, veja:
- Ter 20% dos créditos do curso concluídos, algumas instituições exigem 50%;
- Média aritmética de 75 pontos nas disciplinas concluídas;
- Carta de recomendação de um professor que já deu aula para o candidato durante o curso;
- Ser fluente no idioma em que as aulas serão ministradas.
O estudante pode permanecer um ou dois semestres no exterior. Neste período, ele recebe isenção de mensalidade na Unijuí e também na instituição onde realiza o intercâmbio. Deve ser pago somente um crédito, para manter o vínculo institucional, na disciplina de intercâmbio do exterior. O acadêmico também conta com um plano de estudos personalizado, elaborado antes da viagem, de acordo com o seus interesses de aprendizado pessoal e avaliando o que pode ser aproveitado no retorno à Unijuí.
Além de todos os benefícios acadêmicos, muitas Universidades também oferecem oportunidades de estágios não remunerados a intercambistas.
O ERI indica que os estudantes procurem informações com antecedência, para não perder prazos de envio de documentos e matrícula. O fluxo de candidatura é contínuo, ou seja, aceita inscrições durante todo o ano, e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Para saber mais informações sobre os intercâmbios oferecidos pela Unijuí, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais, pelo WhatsApp (55) 9 8146-1888 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.
Visando a preparação dos docentes que atuarão na Graduação Mais no primeiro semestre de 2022, acontecerá no dia 1º de dezembro, às 13h45, o lançamento da formação para professores dos Módulos 1 e 3. O evento acontecerá de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, e é organizado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e Vice-Reitoria de Graduação. Para o evento são esperadas mais de 150 pessoas, entre professores, técnicos-administrativos, tutores e técnicos do NIP.
Durante a tarde serão lançadas duas formações que pertencem à implementação da nova Graduação: “As transformações no contexto da formação superior e o currículo por competência” e “Planejamento Reverso”. As capacitações acontecerão a distância, a cargo dos professores do NIP, Ester Eliana Hauser, Isabel Koltermann Battisti e Luciano Zamberlan, e da coordenadora Mariane Denise Martins.
Conforme explica a coordenadora do NIP, Mariane Martins, estas formações são imprescindíveis para atuação dos professores na Graduação Mais. “Hoje, o grande desafio é implementar este currículo. É necessário que o professor mude sua prática, sendo coerente com o novo projeto de curso. Para isso ele precisa compreender qual é a concepção de competência que a Unijuí adotou para, então, construir um planejamento. Assim o Planejamento Reverso é apresentado como um referencial conceitual que ajuda o professor a pensar o seu planejamento em sala de aula, visando o desenvolvimento de competências dos estudantes”, explica.
Para realizar estas formações, o Núcleo trabalhou intensamente, estudando e visitando universidades comunitárias, buscando construir um planejamento baseado nos desafios institucionais, como a implementação da Graduação Mais. Neste planejamento, a formação foi dividida em dois grandes Grupos: Formação Geral e Formação Específica, que se subdividem em Formação para Iniciantes; Formação para disciplinas EaD e Ferramentas para a educação; Implementação da nova graduação; Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa; e Grupo de estudos dos coordenadores.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, de forma híbrida
Presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, durante a abertura. Fotos: Claudia Velho
Teve início nesta quinta-feira, 25 de novembro, o 9º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O evento, que segue até esta sexta-feira, 26, acontece de forma híbrida, com atividades online e também na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pela Unijuí, participam de forma presencial a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; e o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg.
Com o tema “A universidade comunitária inovadora: fortalecendo o DNA do Ensino Superior”, o Fórum busca socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia e a relação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) com a sociedade e a inovação. O evento também procura disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo com base em alianças estratégicas.
Nesta quinta-feira, o Fórum contou com uma reunião entre reitores e com o lançamento do Startup Plus University, antecedendo a abertura oficial do evento. Em sua fala, o presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, destacou que o Comung está celebrando 25 anos de trajetória, marcada pela construção de uma cultura de inovação e de desenvolvimento nas comunidades. “Diante da comoditização do Ensino Superior, mantemos nosso compromisso com a qualidade e com a excelência, através da produção do conhecimento que colocamos à disposição da sociedade”, completou, lembrando que o Comung quer, cada vez mais, conectar todos os atores - setor produtivo, empresas, governos e sociedade civil ao conhecimento que é produzido nas universidades.
A palestra da noite ficou a cargo o sociólogo e doutor em Economia, professor Luiz Roberto Liza Curi, que falou sobre os “Desafios e oportunidades da Educação Superior no Brasil”. “Mais do que falar sobre as oportunidades, meu objetivo é falar sobre as relevâncias e irrelevâncias que marcaram a trajetória da Educação Superior no Brasil. Sendo que muitas destas relevâncias foram construídas a partir de um procedimento, de um estímulo feito pela universidade à sociedade, para que ela enfrentasse os problemas conjunturais e participasse do processo de resolução." Ele completa que a universidade é uma entidade mobilizadora da sociedade, e não apenas "ofertadora" de cursos. "São fortalezas da sociedade brasileira", disse.
Neste ano, a campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata, completa 10 anos. A iniciativa tornou-se uma importante ferramenta em busca da sensibilização dos homens para uma doença que teve uma estimativa de novos casos acima de 65 mil em 2020, e que matou 16 mil em 2019, apenas no Brasil.
Para debater o tema “Novembro Azul: desmistificando preconceitos sobre a saúde do homem”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 25 de novembro, teve como convidados o médico urologista do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) de Ijuí, Leonardo Bandeira; a médica oncologista do Hospital Unimed Noroeste/RS, Letícia Castro; e a neuropsicóloga do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual, CER III - Unir da Unijuí, Tainara Mello.
Conforme explicou a médica Letícia Castro, os homens morrem mais cedo e morrem mais por câncer, em comparação às mulheres. E esse fato está relacionado à falta de cuidados com a saúde. “Os homens procuram menos auxílio médico e acessam menos as unidades de saúde. Eles associam muito o ambiente de saúde a um ambiente feminilizado. Eles também não sabem quem procurar: as mulheres, desde cedo, têm como referência o ginecologista, e os homens não. Somado a isso, eles têm uma rotina de trabalho que acaba não sendo compatível com as unidades de saúde”, comentou a médica, lembrando que toda essa série de fatores faz com que diagnósticos de câncer de próstata, por exemplo, ocorram tardiamente.
Segundo a neuropsicóloga Tainara Mello, o senso de onipotência, de agente que precisa manter a família, que não pode demonstrar fragilidade, faz com que muitos homens não procurem ajuda médica com regularidade. “Infelizmente, todo ser humano acaba se preocupando com a saúde quando ela acaba. Tudo bem que existam piadas em torno do toque retal, mas isso não pode ser um limitador para que os homens cuidem da sua saúde", comenta a profissional, ao se referir ao exame realizado para analisar possíveis alterações na próstata, que podem ser indicativos de câncer.
Médico urologista, Leonardo Bandeira destacou que o cenário, aos poucos, está melhorando na região, e que utiliza o bom humor para tranquilizar seus pacientes. “O toque retal é um exame físico como qualquer outro. Depois que o homem realiza, percebe que aquilo que pensava não passava de fantasia, de preconceito”, completou.
Para conferir o programa na íntegra, acesse:
Na terça-feira, 23 de novembro, foi finalizada a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Same. A Unijuí foi escolhida pelos municípios de Ijuí, Bozano, Coronel Barros e Nova Ramada para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação que traçará um raio-x da educação nas redes municipais durante o período de pandemia: 2020 e 2021. O trabalho acontece por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade.
“Essa é uma avaliação diagnóstica, censitária, que envolve todos os alunos da rede municipal destes quatro municípios, desde o 2º até o 9º Ano do Ensino Fundamental. Aplicamos testes padronizados, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com o principal objetivo de avaliar e apontar elementos para o enfrentamento do processo pandêmico nos próximos anos”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que professores da Universidade, com experiência na Educação Básica e nestas áreas do conhecimento, estiveram à frente da organização da prova, elaborada a partir de matrizes conhecidas e validadas, como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para além da prova, também foi aplicado um questionário socioeconômico aos mais de 4 mil estudantes que participaram da avaliação. “Com o retorno deste material à Universidade, nossos professores farão a análise, questão por questão, para que seja possível traçar um panorama de como foi a aprendizagem neste período. Este será um instrumento importante para os gestores municipais, para os diretores e, principalmente, para os professores, que terão informações sobre como os estudantes vão chegar em determinada série em 2022”, reforçou a reitora, lembrando que os primeiros resultados devem ser entregues no mês de fevereiro.
No dia 17 de novembro, a avaliação foi aplicada no município de Bozano, na Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber. “Na rede municipal de Bozano a aplicação foi bastante tranquila, apesar de as turmas estarem ansiosas. Estamos vivendo tempos difíceis, a educação tem sofrido muito e essa avaliação vai nos auxiliar no planejamento das ações dos próximos anos”, destacou a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Bozano, Mônica Ceccato Tonel.
Também no dia 17, as provas foram aplicadas em Nova Ramada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I. Esse diagnóstico trará subsídios para o planejamento da Educação Básica nos próximos anos, conforme explicou o prefeito, Marcus Bandeira. “Conversamos com pais, alunos e professores e destacamos a importância de participar desta avaliação. Queremos informações sobre como estão nossos estudantes, turmas, e toda a nossa rede, para podermos corrigir os prejuízos destes 20 meses de pandemia”, apontou.
Já no dia 18 de novembro, a aplicação aconteceu em Coronel Barros, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, onde ocorreram poucas faltas. “Os alunos estavam entusiasmados para serem avaliados. Os resultados desta prova vão ser balizadores do planejamento da educação municipal. É importante que tenhamos dados científicos para saber o que teremos que priorizar no âmbito da educação. Precisamos de políticas públicas sérias. Temos um novo professor, um novo aluno e uma nova realidade na escola”, apontou o secretário de Educação de Coronel Barros, Odilar de Vargas.
Fechando o ciclo, foram aplicadas nesta terça-feira, 23, em Ijuí, os últimos questionários do Same. Segundo o secretário de Educação, Cláudio de Souza, o Dia D, como foi chamado, será muito importante para que o município tenha uma radiografia destes dois anos de pandemia e quais as principais deficiências existentes. “Nos preparamos para esta data, para esta avaliação, e tivemos uma participação massiva dos estudantes. Teremos, com esta prova, a possibilidade de avaliar as habilidades dos nossos alunos, nestas duas áreas: Língua Portuguesa e Matemática, traçando as melhores estratégias para corrigir possíveis falhas a partir do próximo ano”, comentou.
Em Ijuí, as provas foram aplicadas nas Escolas Anita Garibaldi, Davi Canabarro, Ruy Ramos, Estado do Amazonas, Joaquim Nabuco, 15 de Novembro, Thomé de Souza, Soares de Barros, Dona Leopoldina, Deolinda Barufaldi, Eugênio Ernesto Storch, João Goulart, Joaquim Porto Villanova e Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).
O Same atende à Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Educação, que trouxe a orientação para que as redes municipal, estadual e federal de ensino realizassem avaliações diagnósticas para medir a aprendizagem nestes dois anos de pandemia.
Até a próxima terça-feira, 30 de novembro, permanecem abertas as inscrições para os candidatos estrangeiros que desejam ingressar como estudantes regulares em cursos de Mestrado ou Doutorado na Unijuí. O prazo foi prorrogado, conforme consta no Aditivo ao Edital nº 21/2021, disponível aqui.
O edital tem o objetivo de elevar o número de acadêmicos de países com os quais a Unijuí mantém relações de cooperação, além de ampliar a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiar a formação de recursos humanos de alto nível.
Contam com duas vagas para o Mestrado e uma para o Doutorado, para ingresso em 2022, os Programas de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos. Também são ofertadas duas vagas nos cursos de Mestrado em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
Os requisitos para inscrição são: ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas de conhecimento compatíveis com o curso pretendido; compreender e ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por todas as despesas de viagem e de manutenção durante toda a estada no Brasil.
Em caso de dúvida, contate o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo WhatsApp 55 9 8146-1888.
Encerra-se no domingo, dia 28 de novembro, as inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertada pela Unijuí e pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). A Especialização Lato Sensu oferece 11 vagas, destinadas a profissionais das áreas de Educação Física - bacharelado (1 vaga), Enfermagem (4 vagas), Farmácia (1 vaga), Nutrição (1 vaga), Odontologia (2 vagas), Psicologia (1 vaga) e Serviço Social (1 vaga). Os selecionados irão atuar no período letivo de 2022/2024.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, neste link. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir as informações sobre sua inscrição e o boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$ 200 e deve ser paga até o dia 29 de novembro.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 2 de dezembro. O processo de seleção conta com quatro etapas distintas: no dia 4 de dezembro, será realizada a prova escrita na Unijuí - campus Santa Rosa; deve ser apresentada a carta de interesse na sala da Coordenação do Processo Seletivo; e entregues as cópias dos documentos a serem pontuados na etapa de análise de títulos. A última etapa é a entrevista, que será realizada no dia 16 de dezembro.
O resultado final da seleção será divulgado até o dia 21 de dezembro. Acesse mais informações e o edital na íntegra neste link.
Para quem desejar realizar um curso de Mestrado ou Doutorado, a hora é agora: a Unijuí está finalizando o período de inscrições para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado para se inscrever ou ter acesso aos editais.
Para quem é ligado aos temas da educação escolar e superior e educação em sentido amplo, a Unijuí conta com o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de novembro. Há 25 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado.
Com o objetivo de utilizar a modelagem matemática para a melhoria dos processos produtivos - em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais para atuar no Ensino Superior e em empresas, o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional conta com 25 vagas para o curso de Mestrado e 10 vagas para o curso de Doutorado. As inscrições vão até o dia 26 de novembro.
A Unijuí também está com inscrições abertas, até o dia 26 de novembro, para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica, além de alternativas e soluções de intervenção nos progressos sociais de territórios coletivamente construídos. São 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado.
Para fechar, também estão abertas as inscrições para o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, até o dia 6 de dezembro. Contando com 25 vagas, o curso busca formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar, capazes de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participando de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional.
A Universidade também conta com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Direitos Humanos, com inscrições já encerradas.
Inscrições e informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado.
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