Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Há mais de 25 anos, Laboratório de Sementes da Unijuí é credenciado junto ao Ministério da Agricultura

A Unijuí coloca à disposição de seus estudantes, e a serviço da comunidade externa, uma série de laboratórios, nas mais diferentes áreas. Como exemplo, o Laboratório de Análise de Sementes, que realiza a prestação de serviços à comunidade, além de servir de base à pesquisa e ao ensino para os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e à especialização em Produção e Tecnologia de Sementes. 

“No momento da semeadura, a qualidade das sementes é decisiva para a tomada de decisão do produtor. Portanto, o Laboratório de Sementes tem grande importância para a comunidade externa, que pode encaminhar amostras para serem avaliadas, e para a formação dos nossos estudantes, por meio das disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes, Fitopatologia, e através do suporte à produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), de dissertações de mestrado, e ao desenvolvimento da pesquisa de forma geral”, destacou a professora doutora do curso de Agronomia, Gerusa Massuquini Conceição, responsável técnica pelo laboratório.

O Laboratório de Sementes está habilitado para realizar análises de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem da germinação e tetrazólio, germinação, pureza, umidade e massa de mil sementes. Por estar credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1995, emite Boletins de Análise de Sementes de lotes destinados à comercialização, além de laudos para sementes de uso próprio. O laboratório presta serviços a empresas de sementes, agricultores e demais organizações.

“Seguimos um rigoroso controle de qualidade dentro do laboratório. Temos um corpo técnico bastante qualificado, que atua na realização das análises”, destacou a professora, lembrando que entre os projetos do Laboratório de Sementes está a ampliação da abrangência da região atendida e a constante qualificação dos processos. Para isso, foram adquiridos novos equipamentos, visando atender à demanda.

Para contatar Laboratório de Sementes, o telefone é 99149-9555. 

A professora lembra que, neste momento, a Unijuí prepara, em parceria com a Germinar Consultoria, a terceira edição do curso de Análise de Sementes, que busca capacitar profissionais do agronegócio para avaliação e monitoramento da qualidade de sementes em laboratório. Previsto para ter início no dia 23 de agosto, o curso focará nas espécies do milho, trigo, soja e azevém. Inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de agosto, em unijui.edu.br, no campo Qualificação Profissional.


Promovida oficina de Hand Lettering aos estudantes de Design e Arquitetura e Urbanismo

Hand lettering é um termo utilizado para caracterizar o desenho de letras à mão livre de uma forma artística, com diversas formas de aplicações. Nesse sentido, foi realizado um evento online no mês de maio, intitulado “Oficina de Hand Lettering”, organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Expressão e Representação Gráfica da Unijuí, para ampliar as possibilidades de criações artísticas dos estudantes do primeiro módulo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, os quais, paralelamente, desenvolveram propostas de intervenções urbanas para Ijuí na disciplina de Projeto Integrador. 

O evento também contou com a participação da professora Vivian Lunardi e dos seus alunos do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, que puderam aprender a técnica do hand lettering e ainda conhecer um pouco do ambiente online da Unijuí e interagir com os acadêmicos.  

O evento iniciou com uma explanação sobre a técnica, materiais utilizados, aplicações e apresentação de trabalhos executados pela artista de hand lettering, Gabriele Schmidt. Na sequência, a artista executou um exercício tendo como tema o slogan “Unijuí, ousamos transformar realidades, sonhos, pessoas e até nós mesmos”, onde cada participante criou a sua versão em hand lettering.

Durante a oficina, houve um concurso entre os participantes, onde a artista escolheu o melhor trabalho para ser presenteado com uma obra sua. A vencedora foi a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Fernanda Dambros, que desenvolveu o trabalho a seguir:


Webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” começa segunda-feira

Coordenador do curso de Educação Física, Robson Borges será mediador no primeiro encontro.

Foto ilustrativa, realizada antes da pandemia

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí promovem na segunda-feira, dia 26 de julho, às 19h15, o primeiro encontro do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”. O projeto consiste em seis seminários online, distribuídos em um encontro por mês, até o mês de dezembro. 

O primeiro webinar terá como palestrante o professor doutor Raphaell Moreira Martins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e será mediado pelo coordenador do curso de Educação Física na Unijuí, professor doutor Robson Machado Borges. O tema a ser debatido é “Educação Física escolar em tempos de pandemia”.

Segundo o professor Robson, os seminários buscam encontrar soluções para as adversidades que surgem na vida profissional dos educadores. “O objetivo do evento é possibilitar reflexões e alternativas para dificuldades enfrentadas por docentes em sua atuação profissional nas aulas de Educação Física escolar”, comenta o professor.  

Os palestrantes do webinar são professores doutores que, em sua maioria, atuam no Proef em universidades de diversos estados do Brasil, com mediação dos docentes do Proef que atuam na Unijuí. 

O Proef é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A Unijuí é um dos polos do programa, que visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.

Sequência

Em agosto ocorre o segundo webinar, às 19h15, no dia 23. O tema proposto para esse encontro é “O desenvolvimento dos jogos motores e das brincadeiras na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Admir Soares de Almeida Júnior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A convidada a palestrar no mês de setembro é a professora doutora Meily Assbú Linhales, também da UFMG. O tema “Abordagem dos temas relacionados à saúde na Educação Física escolar” será debatido no dia 27 de setembro. No mês seguinte, será a vez da professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), discorrer sobre as “Metodologias ativas na Educação Física escolar”, dia 18 de outubro.

No dia 22 de novembro, o tema “O ensino do esporte na Educação Física escolar” vai ser debatido pelo professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E o último encontro ocorre no dia 6 de dezembro. A temática deste encontro será "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”. O palestrante será o professor doutor Ari Lazzarotti Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: https://forms.gle/whznJPtVxH7nTB4VA. Todos os encontros do evento serão transmitidos pelo canal da Unijuí no Youtube.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo


Biblioteca Universitária capacita estudantes EaD

No último mês, aconteceu uma formação extracurricular para todos os estudantes dos cursos EaD da Unijuí, promovida pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, com a parceria do NIP/SEaD. A transmissão foi realizada via google meet e teve como pauta o "Uso da Biblioteca via site e o acesso ao Portal de Periódicos Capes para a iniciação à pesquisa científica". 

A formação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste e teve a participação da coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, bem como da coordenadora dos cursos de Licenciatura EaD, professora Taíse Neves Possani, e do coordenador do Setor de Educação a Distância (SEaD), Sandro Cesar Dias, bem como demais tutores EaD da Unijuí. 

Inicialmente, a coordenadora da Biblioteca, Laura Scheren Dalpiaz, falou sobre a importância de os acadêmicos utilizarem o espaço da Biblioteca Universitária e também as bibliotecas virtuais que são oferecidas a eles, um diferencial importante ofertado pela Unijuí, uma vez que são duas as bibliotecas virtuais contratadas pela Instituição, a Pearson e a Minha Biblioteca (disponíveis no Portal do Aluno). Já a professora Taíse Neves Possani parabenizou os responsáveis pela iniciativa e aos alunos da modalidade EAD pela participação nesse evento de formação promovido pela Biblioteca, que tem como objetivo estender suas experiências formativas dentro da instituição. 

Em sua explanação técnica, a bibliotecária Eunice Schwaste abordou sobre o uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Coordenadoria de Gestão Acadêmica e à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa, mas com diferencial de acesso aos estudantes e professores Unijuí. Também, foram mostrados os serviços oferecidos pela Biblioteca, como renovações, reservas e Repositório Institucional. 

Dando sequência à formação, a bibliotecária trouxe à temática do evento a apresentação do que representa o Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades, como os estudantes devem fazer para se cadastrar e ter acesso ao conteúdo do Portal de forma remota, além de orientações sobre a pesquisa dentro do Portal através de livros, revistas e bases de dados. A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.

Laura Dalpiaz enfatizou que “este foi o primeiro evento do gênero proporcionado pela Biblioteca Universitária aos estudantes EaD, o que foi um marco nas capacitações ofertadas pela Bumom que, certamente, fará muitas outras pela possibilidade de interação online com o público-alvo”. 

Já no dia 07 de julho, via YouTube da Unijuí, foi ofertada capacitação sobre a ABNT - referências e citações, bem como sobre a ferramenta More (para organização de referências e citações), realizada pela bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima. 

A Biblioteca também oferta, a qualquer momento e a partir de agendamento prévio, capacitação sobre normas da ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos, usando como base o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Científicos, que deve ter sua segunda edição lançada em fevereiro de 2022.


Unijuí FM celebra aniversário de 20 anos com programação especial

No dia 20 de julho de 2001, a Unijuí ganhava voz, após anos de esforço coletivo para a construção de um espaço que reunisse boa música, jornalismo de qualidade e informações sobre a Universidade. Surgia assim a Rádio Educativa Unijuí FM. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, na música, no jornalismo, na sociedade e no mundo. Mas a Unijuí FM manteve-se presente no cotidiano do ouvinte e, mais recentemente, também do internauta, através das mídias sociais, renovando-se constantemente, sem perder sua essência: a de tocar histórias.

Nesta terça-feira, dia 20 de julho, duas décadas depois do primeiro play, a Rádio Unijuí preparou uma programação especial para comemorar junto com o público essa data. Devido à pandemia, foram organizados dois eventos online, com muita música, interação, nostalgia e, é claro, boas histórias.

Rizoma Temático

O Rizoma Temático desta semana foi realizado excepcionalmente na terça-feira. Com o tema “20 anos de Unijuí FM: de volta às origens”, o programa reuniu integrantes da primeira equipe de locutores e jornalistas da Rádio, que resgataram o início dessa trajetória e relembraram momentos marcantes. Os convidados foram Luiz Henrique Berger, Douglas Fortes, Elano Beckmann, Vera Raddatz, Michele Guma, João Anschau, André Pinheiro e Silvana Lima.

O jornalista Douglas Fortes, que era apresentador do programa Plural, destacou o desafio de construir uma emissora educativa. “Não tinha e não tem manual. O rádio é uma essência que se reinventa a cada dia”, ressalta ele. Elano Beckmann, que apresentava os programas Elástico e Encontro Casual, também fala nesse sentido. “Existia um projeto, uma proposta inicial, mas a gente foi chamado para criar tudo do zero”, relembra. 

Atuando como professora do curso de Comunicação na época, Vera Raddatz relatou que, nas reuniões de planejamento sobre a programação da Rádio, dois pontos eram cruciais. “Precisa ter música boa. Pensávamos muito sobre o que era essa ‘música boa’. A segunda questão era: a linguagem tem que ser ousada e criativa”, conta.

Estagiário no período de fundação da Rádio, o jornalista João Anschau, bastante emocionado, comentou sobre o aprendizado com a emissora. “A gente aprendeu bastante nesta época. É preciso destacar nossas coberturas externas. Por exemplo, chegamos a fazer dois anos seguidos a cobertura do Fórum Social Mundial”, disse.

Tendo atuado por duas vezes como diretor da Unijuí FM, Luiz Henrique Berger relembrou a emoção de ser selecionado para a primeira equipe Rádio. “Foi algo muito emocionante para mim ter sido escolhido com essas feras que estão aí, que hoje são doutores. Fomos construindo a Rádio dentro do perfil que se imaginava”, relata ele. 

Confira o Rizoma Temático na íntegra:

Live

A live de aniversário “Unijuí FM: 20 anos tocando histórias” teve início às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Rádio. Com apresentação do jornalista Douglas Dorneles, o evento teve cerca de duas horas e meia de duração e alcançou quase quatro mil visualizações entre as duas plataformas.

A noite começou com um show do Projeto Acústico, com Roberto Bones, Régis Clean e Johann, que presentearam os ouvintes com um bom pop. Na sequência, Carol e PC foram os responsáveis por levar o som da música popular brasileira ao público. Ainda teve Lucas, Pimenta e Julian com o tradicional rock da Unijuí FM e Vinícios Hoch, na companhia de Nando e Rene encerraram com músicas nativistas. As apresentações trouxeram um repertório variado, perpassando por diversos gêneros musicais que fazem parte da programação da Rádio.

Entre os shows, a jornalista Carine Da Pieve realizou entrevistas com convidados especiais. O primeiro a subir ao palco do Salão de Atos da Unijuí foi o proprietário da Farmácia Vegetalium, Helio Pohlmann, representante dos apoiadores da Rádio. Ele contou que, ao decidir apoiar a emissora, há 20 anos, acreditou na ideia proposta, que era como uma pequena semente. “Uma boa semente lançada ao solo produz bons frutos. E isso aconteceu com a Unijuí FM. Nesses 20 anos, trouxe uma programação eclética, de alta qualidade”, declara Hélio.

Também foi convidada ao palco a ouvinte que ganhou dois ingressos para curtir os shows presencialmente, através de um sorteio no Instagram. A estudante do curso de Direito da Unijuí, Jordana Appel, relatou que sempre acompanha a Rádio. “É uma das minhas melhores amigas, minha companheira, eu sempre estou com o rádio ligado na UnijuíFM”, revela.

A reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Nehring, foi a última entrevistada da noite. Ela ressaltou o compromisso que a emissora possui com a comunidade. “A Rádio tem a responsabilidade social de ser um canal de comunicação e de pluralidade, levando não só notícias da nossa Unijuí, mas de todo complexo Fidene, de todo município, região e país”, destaca a reitora.

Além das atrações musicais e entrevistas, o evento contou com muita interação com o público. Diretamente do Estúdio Master, as locutoras Marina Moesch e Amanda Thiel repercutiram ao vivo alguns dos comentários feitos por quem acompanhava a live no Facebook e YouTube. Elas também realizaram o sorteio de brindes dos apoiadores e anunciaram os vencedores. Foram 20 prêmios sorteados, para 20 anos de histórias.

Nos intervalos entre os blocos, foram exibidos os depoimentos que fazem parte da série especial de vídeos de aniversário da Rádio. Foram produzidos 20 vídeos, representando 20 fatos marcantes que marcaram essas duas décadas. O evento também contou com uma ação de divulgação por influenciadores de Ijuí e região, que foram convidados para curtir presencialmente o evento e realizar cobertura pelas redes sociais.

A transmissão teve sonorização de Juliano Camera e filmagem de Schmalz videografia. Também contou com apoio de: Agrovel, Bem Seguro, CCAA Ijuí, Ceriluz, Acordare, Edegar Cavalheiro Formaturas, Engeter, Literatus Xôk’s Ijuí, Oca Imóveis, Topway English School, NetCopy, Open Gastro Pub, Pano Leve, Dr. Autopeças, SD Restauração de Móveis, Sicredi, Tabaimóveis, Totem Vestibulares, Loja Topmix, Unimed, Mecânica Unicar e Yázigi Ijuí.

Live na íntegra:


Aulas da Pós-Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva iniciam nesta sexta-feira

Iniciam nesta sexta-feira, dia 23 de julho, as aulas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva. Com carga horária de 360 horas, o curso capacita enfermeiros para atuar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), capacitando-os para exercer atividades de maior complexidade, onde são esperadas competências específicas e atuação respaldada no conhecimento científico, focado em oferecer um atendimento resolutivo e seguro ao paciente.

As UTIs são unidades hospitalares destinadas ao atendimento de pacientes graves ou de risco, que necessitam de assistência médica e de enfermagem ininterruptas, com equipamentos específicos e recursos humanos especializados. 

Lidiane Borba, ao saber que a Unijuí estava ofertando a especialização, não teve dúvidas em retornar à Universidade. "Me formei em Enfermagem pela Unijuí em 2020 e, desde janeiro de 2021, atuo como enfermeira. Com a minha inserção no mercado de trabalho, senti a necessidade de expandir meus conhecimentos e decidi me especializar em uma área que tive afinidade durante as práticas realizadas durante a minha graduação”, contou a profissional.

Coordenado pela professora Bruna Nadaletti, o curso tem o intuito de ampliar e atualizar os conhecimentos do profissional na avaliação, fundamentação de técnicas conservadoras ou intervencionistas e conceitos necessários para a atuação na assistência direta ao paciente crítico. A especialização ainda propicia estágio em uma UTI.

Para saber mais, acesse unijui.edu.br/pos

A Unijuí também está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Fitoterapia Clínica; Justiça Restaurativa e Mediação; Nutrição Clínica: metabologia e terapia nutricional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, no Campus Ijuí; de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Coaching e Gerenciamento de Pessoas, no Campus de Três Passos. 

Há também opções de especializações na modalidade Ensino a Distância (EaD) em Marketing; MBA em Gestão e Negócios Bancários; Psiquiatria e Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão.




Sindilojas em Ijuí é apoiador de ações dos Projetos Integradores da Unijuí

O Sindilojas reforçou ainda mais o seu vínculo com a Unijuí e com a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade. Agora, a entidade é uma das parceiras na realização e divulgação do novo componente curricular, chamado de Projeto Integrador. Por meio dele, os estudantes são desafiados a propor soluções para desafios reais, demandados pela comunidade, empresários, instituições públicas ou privadas.

A parceria foi debatida no último mês, em uma reunião que contou com a presença do presidente do Sindilojas, Bruno Alberto Haas, e da secretária-executiva Ana Paula Menezes. Representando a Unijuí estiveram o assessor do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Tiago Rohde, e os professores Luciano Zamberlan e Fernanda Serrer.

Por meio da plataforma Sou Mais - acessível em unijui.edu.br/soumais, empresários podem cadastrar desafios, que serão encaminhados aos acadêmicos. Soluções serão trabalhadas durante o semestre, com o auxílio de professores e mentores - profissionais com experiência na área em que o desafio foi proposto, e apresentadas após a conclusão.

Os Projetos Integradores são capazes de mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, unindo teoria à prática e aproximando o acadêmico, desde o primeiro semestre do curso, à prática profissional e à realidade de suas comunidades. 

Confira o vídeo produzido pelo Sindilojas:


Educação Física EaD proporciona formação inovadora

A modalidade EaD dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Unijuí se destaca por sua excelência e pelas oportunidades de contato com a prática profissional ainda durante a graduação. As ofertas oportunizam aos estudantes fazer parte de um processo de ensino e aprendizagem que articula teoria e prática, com foco nas vivências corporais em contexto real de atuação durante todo o curso.

“A estrutura do curso está pautada numa perspectiva generalista, humanista e crítica que permite uma formação destacada no cenário nacional”, afirma o coordenador dos cursos, professor doutor Robson Machado Borges. Ele ainda acrescenta que os professores se destacam pelas suas produções e participações em redes de pesquisa. “São doutores e mestres pesquisadores, com experiência profissional sobre o que ensinam”, acrescenta.

O bacharel em Educação Física pode atuar em Secretarias de Esporte e Lazer; em academias de ginásticas, musculação, cross training, pilates, dança, lutas, capoeira e treinamento funcional; programas de esporte e lazer em instituições do Sistema S; em Organizações Não Governamentais; clubes esportivos; na gestão e administração de empreendimento no campo das práticas corporais; e em parques de esportes na natureza. Já o profissional formado com licenciatura nesta área pode trabalhar em escolas nos três níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); educação inclusiva; no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em escolas especiais, em projetos socioeducativos; e em Secretarias do Esporte e Lazer.

A Unijuí conta ainda com diversos espaços, proporcionando também ao estudante da modalidade EaD variadas experiências, tais como academia de musculação; laboratórios de anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e de atividades físicas; ginásio de esportes, quadra de esportes poliesportiva, pista de atletismo, campo de futebol, sala de dança, sala para lutas e piscina.

Para saber mais sobre os cursos acesse os links: Licenciatura e Bacharelado

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo


Unijuí prepara retorno presencial escalonado para o segundo semestre

Mais de um ano se passou desde que a Unijuí teve que adaptar suas atividades para o ambiente digital, em razão da pandemia de covid-19. Agora, em atendimento às normativas do Ministério da Educação (MEC), a Universidade se prepara para retomar as aulas de forma presencial e o convívio entre estudantes, professores e funcionários. 

Seguindo todos os protocolos de segurança estipulados pelas prefeituras, Estado e União, a Instituição dá início ao segundo semestre no dia 26 de julho, próxima segunda-feira, para o curso de Medicina. No dia 2 de agosto, retornam os acadêmicos dos demais cursos presenciais de graduação. O retorno, no entanto, será de forma escalonada e diferenciada entre os campi.

Turmas diurnas retornam totalmente à presencialidade - sejam em disciplinas teóricas, práticas ou estágios. Para as turmas com aulas à noite, o encaminhamento é diferente. 

Nos campi Ijuí e Santa Rosa, para diminuir o fluxo de pessoas, as turmas do 1º ao 5º semestre terão aulas presenciais na semana de 2 a 6 de agosto e, na semana seguinte, permanecem com aulas online. Já as turmas do 6º ao 10º semestre começam as aulas de forma virtual na primeira semana e, na segunda semana, entre os dias 9 e 13 de agosto, têm aula presencial. É importante lembrar que na semana que o primeiro grupo estiver presencial, o outro estará com aulas online e vice-versa.

Já nos campi de Três Passos e Panambi, as turmas do 1º ao 10º semestre serão divididas e terão aulas presenciais na semana do dia 2 de agosto e, na semana subsequente, as aulas serão online - e assim sucessivamente.

A frequência é obrigatória nas aulas presenciais e online, conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 28/2011. Estudantes e professores com comorbidades, que não realizaram a segunda dose da vacina contra a covid-19, estão dispensados de comparecer às aulas presenciais ou de ministrá-las presencialmente até 15 dias após a realização da mesma, devendo comprovar a situação junto à Universidade.

“Hoje a mensagem é de esperança e até um pouco de ansiedade. Estamos próximos do nosso tão esperado retorno ao presencial, após um ano e meio de reinvenção, adaptação e muita coragem - nossa, enquanto Instituição; dos nossos professores que se desafiaram a fazer a melhor entrega possível dentro de um cenário totalmente novo e desconhecido; e dos nossos estudantes, que se propuseram a romper as barreiras e os desafios e fazer com que o conhecimento prosperasse”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Universidade está tomando todas as medidas de segurança e higienização necessárias para o retorno presencial. 

“Entretanto, acreditamos que cuidar de si também é cuidar do outro. Por isso, pedimos a todos que levem seu álcool gel e sua garrafa de água, e não compartilhem os objetos de uso pessoal. O uso de máscara permanece sendo obrigatório em qualquer espaço da instituição”, reforçou.

No banner inicial do site unijui.edu.br, é possível conferir a Instrução Normativa emitida pela Universidade para o retorno às aulas.


Reposicionamento de marca é tema de Projeto Integrador

Ao final do primeiro semestre, iniciaram as apresentações dos Projetos Integradores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Administração e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, sob orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin. Um dos grupos desenvolveu um projeto voltado ao reposicionamento da marca Diziotti no mercado.

O grupo é composto pelas acadêmicas de Publicidade e Propaganda, Keroly Vitória do Amaral, Milena Markiewicz Moureira e Nicole Kieling Zadorozny Lage; pela de Jornalismo Luiza Ribeiro da Rosa; pelo de Administração Flávio Gilnei Boa Vista; e pelo do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, César Augusto Nast Lourenzon. A parte demandante do Projeto Integrador é composta pela empresária e dona da marca, Cinara Lia Ziotti Bohn Soares e pela responsável pela comunicação da marca, Celísia Liane Ziotti Bohn. 

Por meio de entrevistas semiestruturadas, o grupo fez contato com as irmãs responsáveis para entender as reais demandas da parte desafiante. Inicialmente, o objetivo do projeto era a criação de uma marca. Entretanto, no decorrer do desenvolvimento, o objetivo mudou para o reposicionamento no mercado da marca Diziotti.

Dado o desafio, o grupo precisou buscar novas estratégias para elaboração de soluções. “Foram realizadas diversas pesquisas, tanto de criação de marca quanto de reposicionamento e estratégias para as mídias sociais, através da qual o grupo obteve novos conhecimentos e experiências pelas quais agradece”, explica a acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Milena.

Após muitas pesquisas e conversas com a parte demandante, com professores orientadores e mentores, Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e Jacson Silveira, os alunos elaboraram soluções para o desafio. Foi definido o arquétipo da marca, os atributos e o seu slogan: “Feita para mulheres donas de si”. Além disso, foi estruturado um manifesto e um moodboard com referências visuais para as fotografias da marca. Por fim, o grupo organizou um plano estratégico com foco no aumento de engajamentos da marca nas mídias sociais, especificamente pelo Instagram. 

O grupo produziu um vídeo com as principais informações sobre seu Projeto Integrador. A evidência audiovisual tem a narração da acadêmica de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Nicole. 

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí

Confira os materiais produzidos:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.